domingo, fevereiro 22, 2009

A Barba

Infelizmente muitos muçulmanos hoje em dia falham em reconhecer a importância da barba achando que ela é apenas uma ''sunnah''. Deixar crescer a barba está longe de ser apenas um ato recomendável, os 'ulamá (sábios) concordam que deixá-la crescer é obrigatório e cortá-la é haraam. Este veredito é baseado em inúmeros ahadith do Profeta (salla Allahu 'alaihi wa Salam) e também no hábito de seus companheiros; tal é a importância que eles atribuiam que eles consideravam aqueles que cortavam as barbas como sendo efeminados, imitadores das mulheres e não aceitavam seus testemunhos.

Hoje nós vemos muslims que raspam ou cortam a barba e deixam crescer os bigodes, fazendo exatamente o oposto da ordem Profeta (salla Allahu 'alaihi wa Salam) prefirindo seguir a moda dos incrédulos. Que Allah nos permita reconhecer a importância desta matéria e nos permita obedecer seu Mensageiro (salla Allahu 'alaihi wa Salam).
Segue abaixo um poema bem humorado traduzido do inglês, feito por um irmão da Inglaterra sobre a barba. "Eu fui jantar no salão da residência universitária um dia no ano passado quando duas irmãs começaram a rir de mim, eu tinha um resto de comida preso na minha barba, elas começaram inocentemente a rir da minha barba dizendo que ela era desarrumada, inatural e anti-higienica, pouco elas sabiam da ira que eu senti como resultado disso eu canalizei essa ira, liberando minha raiva através da minha caneta e assim foi produzido esse poema.. Eu recitei esse poema na Universidade de Leicester no dia da celebração do Eid e foi recebido com muitas risadas e aclamação - alhamdulillah. Devido a demanda popular e aos muitos requerimentos eu decidi digitar esse poema e mandar por email para os meus amigos no Islam. Deixe-me lembrar a todos para não ficarem ofendidos ja que isso não é uma fatwa - somente um poema que foi produzido espontaneamente como resultado dessa experiencia desafortunada." Tushar (12th March 2001]


A Beleza da Barba! por Br Tushar Imdad-ul-Haque Bhuiya

"Glorificado seja Aquele que embeleza as mulheres com longas mechas de cabelos
E Homens com longas barbas
Há beleza na barba
Ah sim, há beleza na barba!
Quando o leão ruge todos os animais se submetem
Pois o leão é o rei da selva
O leão com sua gloriosa juba
E um homem Muslim cresce sua juba com orgulho
Mostrando ao resto da humanidade que ele deve ser respeitado
Será que alguém poderia imaginar um leão sem sua juba?
Não, vós não podeis!
Então imaginem um homem sem sua barba
Ai das mulheres mundanas que zombam das barbas!
Desejando maridos com faces raspadas
Ai das mulheres que zombam da Sunnah do Profeta
Em nome da higiene, asseio e textura lisa
Verdadeiramente as mulheres mundanas não podem gostar da barba
Mas aquela que deseja o Paraíso ama a barba!
A barba é um presente dado ao homem
Algo que só ele pode crescer; uma mulher nunca poderá!
Quando ele pensa, ele gentilmente passa a mão;
Quando ele come; ela estoca comida;
Quando ele está com crianças, elas brincam com ela com vontade;
Quando ele está com sua esposa, ela a acaricia com amor;
Quando o inimigo a vê, o temor é sentido por seus corações!
Ah! Com certeza há beleza na barba
Todos os Profetas tinham barbas - sim eles tinham!
O Profeta Muhammad tinha barba - tão grande! tão grande!
Todos os companheiros tinham barbas - ó sim! ó sim!
Todos os sábios tinham barbas - eu sei! eu sei!
Todos os eruditos têm barbas - é verdade! é verdade!
Todos os piedosos têm barbas - veja só! veja só!
Todos os Muslims tem barbas!? - Ah se! Ah se!
Quem não tinha barbas? Os kafirun!
Quem tinha faces raspadas? Os kafirun!
Quem crescia os bigodes? Os kafirun!
"E o que o nosso Profeta ordenou?" Eu aqui lhe pergunto
Ele nos ordenou a deixar crescer a barba e a aparar o bigode!
Deixar crescer a barba e aparar o bigode!
Que razão maior que essa poderia existir
O fato que nosso Profeta nos disse
Que nós deveríamos nos mostrar para o mundo
Como homens de barba completa com honras incontáveis
Ó irmão muslim! Porque você deseja se parecer com uma mulher
Quando seu abençoado pêlo facial é a diferença entre você e o sexo oposto?
Ó pobre irmão Muslim! Porque você imita o kaafir
Ao invés de seguir o Profeta do Islaam?
Ó tola irmã muslimah! Porque você é tão cega?
Enfeitiçada pelos atores de Hollywood que não tem raciocínio!
Ó infeliz irmã! Você não está assustada com sua escolha
Você prefere ter um macaco efeminado ao invés de um exaltado gorila másculo!
Então certamente eu amo minha barba
E amo os caracóis e pêlos entrelaçados
Que nenhum óleo, gel ou supercola poderiam esticar
Minha gloriosa longa, encaracolada, desarrumada e fofa barba!
Um local de brincadeiras para as crianças;
A inveja dos malaios
E a amada por Allah!
Eu posso ser rejeitado por mulheres mundanas por causa deste pêlo na minha face
Mas quem liga! Pois minha mãe a ama e ela põe todas essas irmãs em desgraça!
Sejam pacientes irmãos Muslims, que rejeitam um visual da moda por uma aparência profética
Paraíso com as Huris de olhos amendoados é nossa morada final!!!!"
Tushar Abu Hurayrah narrou que o governante do Iêmen, nomeado pelo imperador persa Kisra, enviou dois emissários ao Profeta (salla Allahu 'alaihi wa Salam)). Quando chegaram ante ele, advertiu-os que tinham raspado a barba e deixado crescer o bigode. Odiando a aparência feia deles, virou sua face e disse: “Oh homens, quem lhes disse para fazer isso?” Eles responderam: “Nosso amo (Kisra)!”. O Mensageiro (salla Allahu 'alaihi wa Salam) disse: “Mas meu Senhor, Exaltado e Glorificado seja Ele, me ordenou que poupasse a barba e apare o bigode.” [Registrou por Ibn Jarir at-Tabari, Ibn Sa’d e Ibn Bishran. Verificado como hasan (bom) por al-Albani (Fiqh us-Sirah de al-Ghazali p. 359)] Ibn ‘Umar (que Allah esteja comprazido com ele) narrou que o Mensageiro de Allah (salla Allahu 'alaihi wa Salam)) disse: “Aparem o bigode, mas deixem crescer a barba.” [Al-Bukhari, Muslim e outros]. A’ishah relatou que o Mensageiro de Allah (salla Allahu 'alaihi wa Salam)) disse disse: “São dez as condições da fitrah: aparar o bigode, deixar cerscer a barba, usar o siwak para escovar os dentes, inalar água para limpar o nariz e enxaguar a boca, cortar as unhas, o lavar as juntas dos dedos, depilar os pêlos das axilas, raspar os pêlos púdicos, o lavar as partes íntimas com água, e a circuncisão”. [Muslim, Abu Dawud, Ahmad, Ibn Abi Shaybah, e outros. Sahih ul-Jami nº.: 2222] Todos os profetas (alaihis-salam), os Sahabahs (companheiros do Profeta), os grandes “ulama”, e os Salafs (muçulmanos exemplares) da Ummah (Nação) deixavam crescer a barba. Não existe nenhum relato que diga que algum deles se barbeava. Por exemplo, Allah nos disse que o profeta Araão (alaihis-salam) se dirigiu ao seu irmão Moisés (alaihis-salam) da seguinte maneira: (Araão) disse: “Ó filho de minha mãe! Não me apanhes nem pela barba nem pela cabeça. Por certo receei que dissestes: ‘Causaste separação dos filhos de Israel, e não observaste meu dito!” [Ta-ha 20: 94] Além disso, existem relatos autênticos que indicam que os Califas probos, como também outros sahabahs e tabi’in tiveram grandes barbas. Abu Bakr tinha uma barba grossa [Qut ul-Qulub 4: 9], Umar tinha também uma importante barba [Al-Isabah 2: 511], Uthman tinha uma barba grande [Al-Isabah 2: 455], e a barba de Ali era tão larga que ocupava o espaço entre seus ombros [At-Tabaqat (3: 25) de Ibn Sa’d].

Portanto, raspar a barba é claramente um desvio do caminho dos crentes.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Um comentário:

Omar Israfil Dawud Bin Ibrahim disse...

Salam Aleikum wa Rahmatulahi wa Barakatu

Irmão
Fico muito feliz em saber que já fomos irmãos de clero e hoje somos Irmãos de Islam, pois já fui Diácono da Igreja Católica Apostólica Brasileira também. Hoje mantenho também um blog: http://anovacruzada.blogspot.com
Gostaria muito de fazer parte de sua rede de amigos Irmãos.
Salam Aleikum.

Omar Israfil Dawud Bin Ibrahim