sexta-feira, julho 03, 2009

O dia da Ressurreição

O que é o Dia da Ressurreição?

É o dia em que o Vivente, O Subsistente acabará com toda a vida e todas as criaturas viventes, cumprindo com Sua palavra:

“Tudo quanto existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo” 55:26-27.

“Tudo perecerá, exceto o Seu Rosto Seu é o Juízo, e a Ele retornareis!” 28: 88.

Logo virá o momento em que Allah SWT fará ressuscitar todos os seus servos e fará com que eles se apresentem perante Ele e os julgará pelo que fizeram na vida. Neste dia a humanidade sofrerá grandes horrores e só se salvará desses horrores aqueles que se prepararam para esse dia com uma boa provisão de fé e de boas obras. Ao finalizar esse dia, as criaturas serão conduzidas para a sua morada eterna e definitiva: O Paraíso ou o Inferno. Esse é o Dia da Ressurreição.

Os Nomes do Dia da Ressurreição

Allah SWT nomeou de diversas formas esse dia no Quran al Karim, alguns sábios dizem que o numero chegou a 50 nomes, e isso devido a gravidade desse dia e sua importância e como forma de alertar e exortar Seus servos quanto a isso. Vejamos alguns deles:

1) O Dia do Levantamento (Yaum al Qiamah):
“No Dia do levantamento os congregaremos, prostrados sobre os seus rostos, cegos, surdos e mudos; o inferno será a sua morada e, toda a vez que se extinguir a sua chama, avivá-la-emos.” 17:97
Qiamah é um substantivo árabe que significa a ação de levantar, e é uma das coisas que sucederá nesse dia, no qual as pessoas levantarão de seus túmulos para se apresentarem diante do Senhor do Universo.

2) O Dia Final (Yaum al Akhir)

“Com isso se exorta a quem dentre vós crê em Allah e no Dia Final. Isso é mais puro e mais virtuoso para vós, porque Allah sabe e vós ignorais.” 2:232
As vezes também é chamado de “Al Akhira” (A Última) ou “Ad Dar al Akhira” (A morada da Última vida)
“E que é a vida terrena, senão diversão e jogo? Certamente a morada no outro mundo é a verdadeira vida. Se o soubessem!” 29:64
Denomina-se Dia Final porque não haverá mais dias depois deste.

3) O Dia da Ressurreição (Yaum al Ba’ath)

“Ó humanos, se estais em dúvida sobre a ressurreição, reparai em que vos criamos do pó, depois do esperma, e logo vos convertemos em algo que se agarra e, finalmente, em feto, com forma ou amorfo, para demonstrar-vos (a Nossa onipotência);” 22:5
Al Ba’ath é quando Allah SWT dá a vida aos mortos e a ressurreição dos mortos será quando forem reunidos no Dia da Ressurreição.

4) Dia da Saída (Yaum al Khuruj)

“Dia esse em que ouvirão verdadeiramente o estrondo; tal será o dia da saída!” 50:42
Foi denominado dessa maneira por ser o dia em que os mortos sairão de seus túmulos quando tocar a trombeta.

5) A Calamidade (Al Qari’ah)

“A calamidade! Que é a calamidade? E o que te fará entender o que é a calamidade?” 101:1_ 3
Chama-se assim porque sacudirá os corações por causa do terror.

6)A Grande Catástrofe ou Evento (At Tammah al Kubra)

“Mas, quando chegar o grande evento”79:34
At tamma é aquilo que supera tudo, o acontecimento que será mais alarmante e grande.

7) Dia da Lamentação (Yaum al Hasrah)

“E admoesta-os sobre o dia do lamento, quando a sentença for cumprida, enquanto estão negligentes e não crêem.” 19:39

Denomina-se assim pelas fortes lamentações e arrependimentos que os kuffar e pecadores farão nesse dia.

8) Dia da Rendição de Contas (Yaum al Hisab)

“Sabei que aqueles que se desviam da senda de Allah sofrerão um severo castigo, por terem esquecido o Dia da Rendição de Contas” 38:26
O significado de Hisab é que Allah fará a contagem das boas e más obras de Seus servos e fará a contagem da Sua bondade para com eles. Logo pesará os elementos bons e ruins de cada ação e o que superar o outro é o que vai determinar se essa ação foi boa ou má, se a balança se inclinar para o bem a obra é boa, se a balança se inclinar para o mal a obra foi má. O Profeta SAAS disse: “Todos estarão perante Allah e Ele lhes falará diretamente sem necessidade de um intérprete.”

9) O Evento Inevitável ( Al Waqi’ah)

“Quando acontecer o evento inevitável” 56:01
Denomina-se assim pela certeza de sua chegada e sua existência.

10) Dia da Vida Eterna ( Yaum Al Khulud)
“Entrai nele (o Paraíso), em paz! Eis aqui o Dia da Eternidade!” 50:34
Nesse dia os humanos serão conduzidos a sua morada definitiva. Os Kuffar estarão eternamente no fogo e os crentes estarão nos jardins do Paraíso.

Aqueles que negam a ressurreição:

Desde tempos remotos, muitas pessoas têm desmentido a verdade da ressurreição. Outros apesar de aceitar o seu advento, a descreveram de formas nunca vistas nem mencionadas pelos Profetas de Allah As. O Quran menciona as palavras dos que desmentem este dia e condena os kuffar , lhes ameaçando com um grave castigo. Allah SWT disse:

“E se te deslumbras com algo (ó Mensageiro),mais deslumbrante é a pergunta que fazem: Quando formos convertidos em pó, reapareceremos como novas criaturas? São os tais que negam seu Senhor; são os que levarão cangas em seus pescoços, e serão condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente.”13:5

“Dizem: Não existe outra vida além da terrena e jamais seremos ressuscitados. Se os vires quando comparecerem ante seu Senhor! Ele lhes dirá: Não é esta a verdade? Dirão: Sim, por nosso Senhor! Então, Ele lhes dirá: Provai, pois, o castigo, por vossa incredulidade!” 6:29-30
“Dizem: Quê! Quando estivermos reduzidos a ossos e pó, seremos acaso reencarnados em uma nova criação? Dize-lhes: Ainda que fossem pedras ou ferro, Ou qualquer outra criação inconcebível às vossas mentes (seríeis ressuscitados). Perguntarão, então: Quem nos ressuscitará? Respondeu-lhes: Quem vos criou da primeira vez! Então, meneando a cabeça, dirão: Quando ocorrerá isso? Responde-lhes: Talvez seja logo!” 17:49-51

Evidências da Ressurreição

As evidencias para a fé na ressurreição estão no Quran e na Sunnah. O Quran está cheio desde sua abertura até seu final com menções do que ocorrerá nesse dia. Isso inclui detalhes do que acontecerá tal dia, confirma com anúncios verdadeiros e parábolas para meditar e se encaminhar. O Quran também menciona as evidencias e argumentos para refutar aqueles que a negam.

É totalmente racional a evidência da ressurreição, não sendo como alegam os desviados que a mente nega a possibilidade da ressurreição. Os profetas (AS) jamais se apresentaram com algo que seja contra a razão. Por isso os sábios dizem que as leis divinas não trazem coisas que surpreendam a razão nem aportam coisas que contrariem a razão e a lógica.

Vejamos as evidências do Quran Al karim com relação à Ressurreição:

1º) Allah SWT, O Conhecedor de tudo nos adverte quanto a ressurreição. Essa é a maior das evidências, a afirmação de Allah a respeito. Quem crê em Allah, na veracidade do Mensageiro de Allah e no Livro que Ele revelou não tem nenhuma razão para negar o que Allah nos informou a respeito da ressurreição, da recompensa, da prestação de contas, do paraíso e do inferno. Allah SWT utiliza-se de diversas formas para que essa afirmação tenha mais efeito nos corações das pessoas. Algumas vezes mostra como uma afirmação taxativa:

“Allah! Não há mais divindade além d’Ele! Ele vos congregará para o indubitável Dia da Ressurreição. Quem é mais leal do que Allah, quanto ao que diz?” 4:87
Em outros versículos Allah jura pela Sua criação:

“Pelo monte (Sinai), Pelo Livro escrito, Em um pergaminho desenrolado. Pelo templo freqüentado. Pelo céu elevado, E pelos oceanos transbordantes. Que o castigo do teu Senhor está iminente. Ninguém pode evitá-lo.” 52:1-8.

Em outros versículos Allah ordena que o Mensageiro de Allah SAAS jure:
“Pedir-te-ão que os inteires dos fatos: É isso verdade? Dize: Sim, por meu Senhor que é verdade, e jamais podereis impedi-lo.” 10:53.

Em outros pontos recrimina aqueles que negam a ressurreição:

“Recorda-lhes o dia em que Ele os congregará, como se não houvessem permanecido no mundo mais do que uma hora do dia; reconhecer-se-ão entre si. Então, aqueles que tiverem negado o comparecimento ante, Allah serão desventurados e jamais serão encaminhados.” 10:45
“Tal conhecimento dar-se-á na vida futura; porém, eles estão em dúvida a respeito disso, e, ainda, quanto a isso estão cegos!” 27:66.

Em outros, elogia aqueles que crêem na ressurreição

“Os sábios dizem: Cremos nele (o Alcorão); tudo emana do nosso Senhor. Mas ninguém o admite, salvo os sensatos. (Que dizem:) Ó Senhor nosso, não desvies os nossos corações, depois de nos teres iluminados, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Munificiente por excelência. Ó Senhor nosso, Tu consagrarás os humanos para um dia indubitável. E Allah não faltará com a promessa.” 3:7-9.

Às vezes nos informa de que é uma advertência veraz

“Nisto há um sinal para quem teme o castigo da outra vida. Isso acontecerá no dia em que forem congregados os humanos; aquele será um dia testemunhável, Que só adiamos por um prazo predeterminado.” 11:103-104.

“Ó humanos, temei vosso Senhor e temei o dia em que um pai em nada poderá redimir o filho, nem o filho ao pai. Certamente, a promessa de Allah é verdadeira! Que não vos iluda a vida terrena, nem vos iluda a sedutor, com respeito a Allah!” 31:33.

Às vezes Allah SWT elogia a Si mesmo por devolver a vida aos mortos enquanto que os falsos deuses que são adorados pelos idolatras nada podem criar ou devolver a vida:

“Ainda: Quem origina a criação e logo reproduz? E quem vos dá o sustento do céu e da terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Allah? Dize-lhes: Apresentai as vossas provas, se estiverdes certos” 27:64;

2º) A primeira criação é uma evidencia para a ressurreição. Todos os dias somos testemunhas de novas vidas criadas: bebes que nascem aves que saem do ovo, animais que nascem peixes que enchem os rios e mares, etc. Agora a pergunta é: Como pode um ser humano ver todas essas coisas ocorrendo na sua frente e negar que isso possa ocorrer novamente depois que Allah SWT aniquile toda essa vida?

Os que pedem evidências com relação ao dia da ressurreição estão deixando de lado a questão de que sua primeira criação é maior ainda. Pois o Quem pode criá-los pela primeira vez poderá repetir sua criação. O quran tem diversas passagens nesse sentido. Allah SWT disse:
“Porém, o homem diz: Quê! Porventura, depois de morto serei ressuscitado? Por que não recorda o homem que o criamos quando nada era?” 19:66-67

Em outros lugares, o Quran nos lembra a criação do primeiro ser humano. Allah SWT criou nosso pai Adam (AS) de terra. Aquele que pode fazer da terra um ser humano completo não tem problema algum em reproduzi-lo como homem completo depois da morte do mesmo.

O Quran também nos lembra da nossa própria criação a partir da descendência de Adam (AS), Allah SWT diz:

“Ó humanos, se estais em dúvida sobre a ressurreição, reparai em que vos criamos do pó, depois do esperma, e logo vos convertemos em algo que se agarra e, finalmente, em feto, com forma ou amorfo, para demonstrar-vos (a Nossa onipotência); e conservamos no útero o que queremos, até um período determinado, de onde vos retiraremos crianças para que alcanceis a puberdade. Há, entre vós, aqueles que morrem (ainda jovens) e há os que chegam à senilidade, até ao ponto de não se recordarem do que sabiam. E observai que a terra é árida; não obstante, quando (Nós) fazemos descer a água sobre ela, move-se e se impregna de fertilidade, fazendo brotar todas as classes de pares de viçosos (frutos). Isto, porque Allah é Verdadeiro e vivifica os mortos, e porque é Onipotente.” 22:5-7

“Ele é Quem origina a criação, logo a reproduz, porque isso Lhe é fácil. Sua é a mais elevada similitude, nos céus e na terra, e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.” 30:27.

3º) Allah SWT pode realizar a Grande Criação, portanto pode fazer algo menor que isso.
Por ex: Para os humanos é detestável dizer que este não poderá fazer algo insignificante quando alguém já fez coisas mais difíceis. Então se um homem vence um homem forte, não se diz a ele que ele não conseguirá lutar contra um homem fraco e insignificante. Quem pode construir um palácio não tem problemas em construir uma casa comum.

Allah SWT sempre tem os mais grandiosos atributos, a criação toda é muito mais complexa que a criação do homem. Como então podemos dizer que Quem criou os céus e a terra não pode criar algo que é bem menos complexo que é o ser humano?

“Isso será o seu castigo, porque negam os Nossos versículos e dizem: Que! Quando estivermos reduzidos a ossos e pó, seremos, acaso, reencarnados em uma nova criação? Não reparam em que Allah , Que criou os céus e a terra, é capaz de criar outros seres semelhantes a eles, e fixar-lhes um destino indubitável? Porém, os iníquos negam tudo.” 17:98-99.

“Seguramente, a criação dos céus e da terra é mais importante do que a criação do homem; porém, a maioria dos humanos o ignora.” 40:57.

4º) O Poder de Allah Ta’ala em transformar a criação mudando-a de um estado para o outro.

Os que negam a ressurreição crêem que a humanidade será aniquilada e desaparecerá convertendo-se em pó e crêem que fazê-la voltar será impossível. Allah SWT diz:
“Dizem (os incrédulos): Quando formos consumidos pela terra, seremos, acaso, renovados em uma nova criatura? Qual? Eles negam o comparecimento ante o seu Senhor!” 32:10
Em mais de um lugar Allah SWT nos demonstra a máxima expressão de divindade e de Seu domínio em poder transformar a criação de um estado para o outro, pois Allah dá a vida e a morte, cria e destrói, extrai a vida do morto e extrai a morte da vida.

“Allah é o Germinador das plantas graníferas e das nucleadas! Ele faz surgir o vivo do morto e extrai o morto do vivo. Isto é Allah! Como, pois, vos desviais? É Ele Quem faz despontar a aurora e Quem vos estabelece a noite para o repouso; e o sol e a luz, para cômputo (do tempo). Tal é a disposição do Poderoso, Sapientíssimo.” 6:95-96.

Subhan Allah, das inertes e inanimadas sementes surgem plantas verdes e frescas que florescem e dão frutos. Essas plantas logo dão sementes inertes e inanimadas. Das aves vivas saem o ovo que é inanimado e sem vida, e do ovo saem as aves vivas que voam nos céus.

Isso mostra o grande poder de Allahu Ta’ala em transformar suas criaturas da inexistência para a vida e da vida para a morte, isso demonstra que Allah mantém suas criaturas abaixo de Seu poder e Sua Magnificência. Allah diz:
“Como ousais negar a Allah, uma vez que éreis inertes e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos ressuscitará e então retornais a Ele?” 2:28
Agora vejamos 3 evidências em um só local do Quran, acabando com os argumentos dos incrédulos:

“E Nos propõe comparações e esquece a sua própria criação, dizendo: Quem poderá recompor os ossos, quando já estiverem decompostos? Dize: Recompô-los-á Quem os criou da primeira vez, porque é Conhecedor de todas as criações. Aquele Que vos fez fogo das árvores verdes, eis-vos que, com elas, acedeis . Porventura, Quem criou os céus e a terra não será capaz de criar outros seres semelhantes a eles? Sim! Porque Ele é o Criador por excelência, o Onisciente! Sua ordem, quando quer algo, é tão-somente: Seja!, e é. Glorificado seja, pois, Aquele em Cujas Mãos está o domínio de todas as coisas, e a Quem retornareis.” 36:78-83

O que lançou esse desafio era um incrédulo que se dirigiu ao mensageiro de Allah SAAS trazendo alguns ossos inertes, logo os pulverizou e assoprou e logo disse: “Muhamad alegas que Allah pode ressuscitar isso?” Então Allah SWT revelou essas ayas para censurar esse incrédulo pela sua ignorância e desvio.

Se esse incrédulo fosse racional e inteligente não teria feito essa pergunta porque a sua própria existência e criação respondem a sua pergunta. Então se Allah fosse incapaz de realizar a ressurreição seria então mais incapaz de criar tudo pela primeira vez.
Allah é o Conhecedor de Tudo e conhece os detalhes da primeira criação, seus componentes e suas formas. Assim também conhece todos os detalhes da ressurreição.

Logo então Allah deixou clara a evidencia com uma prova esclarecedora, acabando com a alegação de outro incrédulo que disse:

“Quando os ossos ficam inertes voltam a sua natureza fria e seca e a vida necessariamente precisa de uma substancia portadora de uma natureza quente e úmida.” E assim Allah SWT lhe responde com um só versículo:

“Aquele Que vos fez fogo das árvores verdes, eis-vos que, com elas, acedeis”

Essa aya faz referencia a uma árvore da Península arábica que produz faíscas pelo atrito de pedaços seus, mesmo quando verdes, o que propicia o surgimento do fogo. Também faz alusão ao carvão, que é uma substância combustível de origem vegetal.

Subhan Allah, Allah nos informa a saída do combustível vegetal, com todo o seu poder calórico e sua natureza seca, que sai de uma árvore verde que é cheia de umidade e frescura. Ele que pode extrair algo de uma origem totalmente contrária a mesma, e que tem a Sua disposição os componentes e elementos para a criação, não tem nenhuma dificuldade em dar vida a ossos dispersos, como alegava o incrédulo.

Logo então, reafirmou suas palavras mostrando a grandeza da criação dos Céus e da Terra com relação a criação do homem, pois todo ser racional sabe que quem pode fazer algo imenso e magnífico pode logicamente fazer algo menor e mais fácil.

“Porventura, Quem criou os céus e a terra não será capaz de criar outros seres semelhantes a eles? Sim! Porque Ele é o Criador por excelência, o Onisciente!” 36:81

Logo Allah deixou-nos mais clara ainda a Sua afirmação afirmando que Suas ações não são como as dos demais. Os outros precisam de ferramentas e esforços e não podem ser independentes em suas ações pois precisam de ferramentas e assistência. Mas para Allah basta dizer a Sua criação:

“Seja” e ela vem a existência.

“Sua ordem, quando quer algo, é tão-somente: Seja!, e é.”
E termina de expor essa evidencia informando que a Soberania de tudo está em Suas mãos e Ele dispõe dela com Suas palavras e ações.

“Glorificado seja Aquele em Cujas Mãos está o domínio de todas as coisas, e a Quem retornareis.” 36:78-83.

5º) A ressurreição de alguns mortos nessa vida terrena. Alguns seres humanos foram testemunhas, em distintas épocas da volta a vida de vários cadáveres e ossos inertes e de como a vida se apoderou de alguns objetos inanimados. Allah nos relata alguns destes milagres surpreendentes.

Vejamos como exemplo povo de Mussa (AS). Vejamos o que o Quran nos fala sobre eles:
“E de quando dissestes: Ó Moisés, não creremos em ti até que vejamos Allah claramente! E a centelha vos fulminou, enquanto olháveis. Então, vos ressuscitamos, após a vossa morte, para que assim, talvez, Nos agradecêsseis.” 2:55-56

Em outro versículo Allah nos relata a história de um homem do povo de Israel que foi assassinado e cada tribo acusava a outra de ser o assassino. Logo Allah ordenou a seu profeta que dissesse ao seu povo que degolassem uma vaca, e eles fizeram, depois de exigirem com detalhes as suas características, logo foi-lhes ordenado que golpeassem o morto com parte da vaca e o morto ressuscitou ante seus olhos e lhes disse quem havia lhe assassinado. Isso é relatado na Sura Al Bacara (A vaca), onde Allah SWT disse:

“Então ordenamos: Golpeai-o (o morto), com um pedaço dela (rês sacrificada). Assim Allah ressuscita os mortos vos manifesta os seu sinais, para que raciocineis.” 2:73 .

Em outro versículo Allah SWT nos relata a historia daqueles que fugiram de suas casas por temor a morte; Allah lhes fez morrer e logo os ressuscitou. Allah diz:

“Não reparastes naqueles que, aos milhares, fugiram das suas casas por temor à morte? Allah lhes disse: Morrei! Depois os ressuscitou, porque é Agraciante para com os humanos; contudo a maioria não Lhe agradece.” 2:243 .

Allah também nos informou sobre um homem que passou por um povoado totalmente destruído e se perguntou como Allah poderia revivê-lo depois dessa destruição. Allah lhe fez morrer 100 anos e logo o ressuscitou. Quando lhe foi perguntado quanto tempo havia morrido pensou que estivesse por um dia ou parte dele.Logo foi ressuscitado o asno que lhe acompanhava e o homem pode ver o poder de Allah que repete o processo da criação: Primeiro os ossos voltam a sua forma e posição, logo são cobertos de carne e logo lhe é insuflado o espírito. A comida que estava com ele antes dele ter morrido ficou todo esse tempo inalterado, sem apodrecer ou emitir odor. Isso é mais uma evidencia surpreendente do poder de Allah:

“Tampouco reparastes naquele que passou por uma cidade em ruínas conjecturou: Como poderá Allah ressuscitá-la depois de sua morte? Allah o manteve morto durante cem anos; depois o ressuscitou e lhe perguntou: Quanto tempo permaneceste assim? Respondeu: Permaneci um dia ou parte dele. Disse-lhe: Qual! Permaneceste cem anos. Observa a tua comida e a tua bebida; constata que ainda não se deterioraram. Agora observa teu asno (não resta dele mais do que a ossada); isto é para fazer de ti um exemplo para os humanos. Observa como dispomos os seus ossos e em seguida os revestimos de carne. Diante da evidência, exclamou: Reconheço que Allah é Onipotente!” 2:259 .

Ibrahim AS pediu ao seu Senhor para que Ele lhe mostrasse como ressuscita os mortos e Allah nos relata a historia dizendo:
“E de quando Abraão implorou: Ó Senhor meu, mostra-me como ressuscitas os mortos; disse-lhe Allah: Acaso, ainda não crês? Afirmou: Sim, porém, faze-o, para a tranqüilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma parte deles sobre cada montanha; chama-os, em seguida, que virão, velozmente, até ti; e sabe que Allah é Poderoso, Prudentíssimo.” 2:260

Issa (Jesus) AS desenhava aves no barro e assoprava nelas e elas se tornavam aves vivas com a permissão de Allah, e também ressuscitava os mortos com a permissão de Allah. Allah SWT disse:

“E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal d vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Allah, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Allah, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis.” 3:49.

Vejamos também a história das pessoas da caverna (Ahl Al Kahf) no qual Allah os fez dormir por 309 anos e depois disso lhes fez despertar. Allah SWT diz:

“Então despertamo-los, para assegurar-Nos de qual dos dois grupos sabia calcular melhor o tempo que haviam permanecido ali.”18:12 .

“Eis que os despertamos para que se interrogassem entre si. Um deles disse: Quanto tempo permanecestes aqui? Responderam: Estivemos um dia, ou parte dele! Outros disseram: Nosso Senhor sabe melhor do que ninguém o quanto permanecestes” 18:19 .

“Eis que permaneceram na caverna trezentos e nove anos” 18:25 .

O grande sinal de Mussa AS foi um cajado que era lançado ao solo e se transformava em uma serpente pela graça de Allah. Allah SWT disse:
“Então (Moisés) arrojou o seu cajado, e eis que este se converteu em uma verdadeira serpente.” 26:32 .

Quando os magos lançaram suas cordas e seus cajados e eles se transformaram em serpentes , Mussa AS lançou seu cajado e este convertido em serpente devorou as cordas e cajados dos magos, apesar de seu grande numero. Allah SWT disse:
“Então Moisés arrojou o seu cajado, que se transformou numa serpente e engoliu tudo quanto haviam, antes, simulado.” 26:45

6º) Allah nos dá exemplo da germinação das plantas que dão vida a terra. Allah nos exemplifica Seu poder de devolver a vida aos cadáveres inertes e ossos sem vida, com a forma com a qual ele dá vida a terra e a revive com a germinação das plantas. Allah SWT disse:

“Contempla, pois, (ó humano), os traços da misericórdia de Allah! Como vivifica a terra, depois de esta haver sido árida! Em verdade, Este é o (Mesmo) Ressuscitador dos mortos, porque Ele é Onipotente.” 30:50 .

“E Allah é Quem envia os ventos, que movem as nuvens (que produzem chuva). Nós as impulsionamos até a uma terra árida e, mediante elas, reavivamo-la, depois de haver sido inerte; assim é a ressurreição!” 35:09.

“E entre os Seus sinais está a terra árida; mas quando fazemos descer a água sobre ela, eis que se reanima e se fertiliza. Certamente, quem as faz reviver é o Mesmo Vivificador dos mortos, porque é Onipotente.”41:39 .

“E Ele é Que envia, proporcionalmente, água dos céus, e com ela faz reviver uma comarca árida; assim sereis ressuscitados.” 43:11.

7º) A sabedoria de Allah e Sua Justiça implicam na ressurreição dos seres humanos para que sejam retribuídos e julgados pelo que fizeram na vida. Allah SWT criou o homem para Lhe adorar , enviou mensageiros e revelou livros sagrados para mostrar a forma de Lhe adorar. Alguns homens cumpriram sua função com a obediência a Allah, entregando suas vidas e bens pela causa de Allah. E outros negaram a obediência a Allah, pecando e fazendo más obras. Por acaso é justo que morra o correto e o desviado e que Allah não os faça ressuscitar para retribuir a cada um, o correto pela sua bondade e o malfeitor pela sua maldade?

Allah SWT disse:

“Porventura, consideramos os muçulmanos, tal como os pecadores?” 68:35-38.

Os kuffar desviados são os que crêem que todo o universo foi criado sem motivo, em vão, sem sabedoria nenhuma, e que não haverá diferença quanto ao destino do crente benfeitor e do kafir malfeitor e não haverá diferença entre o destino do piedoso e do corrupto.

Allah SWT disse:

“E não foi em vão que criamos os céus e a terra, e tudo quanto existe entre ambos! Esta é a conjectura dos incrédulos! Ai, pois, dos incrédulos, por causa do fogo (infernal)! Porventura, trataremos os fiéis, que praticam o bem, como os corruptores na terra? Ou então trataremos os tementes como os ignóbeis?” 38:27-28

Os ensinamentos proféticos e dos livros sagrados a respeito da Ressurreição:
A fé na ressurreição, no Paraíso, no Inferno são partes dos pilares da fé cujo conhecimento e profecia são compartilhados por todos os Profetas e seus seguidores sinceros. O Quran é o livro de Allah, O Conservado e salvo de toda alteração ou substituição e nos indica claramente que todos os profetas instruíram suas nações a respeito da ressurreição, lhes deram a noticia do Paraíso e lhes advertiram contra o Inferno. Como evidencia disso veremos os seguintes pontos:

1º) O Quran nos informa que todos os kafir destinados ao inferno, reconhecem que seus mensageiros lhes advertiram sobre a ressurreição. Allah SWT disse:

“A ponto de estalar de fúria. Cada vez que um grupo (de réprobos) for precipitado nele, os seus guardiães lhes perguntarão. Acaso, não vos foi enviado nenhum admoestador? Dirão: Sim! Foi-nos enviado um admoestador, porém desmentimo-lo, dizendo: Allah nada revelou! Estais em grave erro! E dirão (mais): Se tivéssemos escutado o meditado, não estaríamos entre os condenados ao tártaro!” 67:8-10 .

“E os incrédulos serão conduzidos, em grupos, até o inferno, cujas portas, quando chegarem a ele, se abrirão, e os seus guardiães lhes dirão: Acaso, não vos foram apresentados mensageiros de vossa estirpe, que vos ditaram os versículos do vosso Senhor e vos admoestaram acerca do comparecimento deste dia? Dirão: Sim! Então, o decreto do castigo recairá sobre os incrédulos.” 39:71 .

Todos os kuffar ao serem interrogados ao chegar ao inferno reconhecem que seus mensageiros lhes infundiram o temor com a advertência sobre o dia da ressurreição, mas eles negaram e desmentiram.

Allah SWT, O Veraz nos informa que Sua Justiça e Sabedoria implicam em não castigar quem não tenha recebido a mensagem o a quem não tenha sido apresentada a evidencia. Allah SWT disse:

“Jamais castigamos (um povo), sem antes termos enviado um mensageiro.” 17:15
“Foram mensageiros alvissareiros e admoestadores, para que os humanos não tivessem argumento algum ante Allah, depois do envio deles, pois Allah é Poderoso, Prudentíssimo.” 4:165
“Certamente te enviamos com a verdade e como alvissareiro e admoestador, e não houve povo algum que não tivesse tido um admoestador.” 35:24

2º) Quando Allah fez Adam AS descer a terra, lhe instruiu sobre a Ressurreição. Allah disse:
“E Ele lhes disse: Descei! Sereis inimigos uns dos outros e tereis, na terra, residência e gozo transitórios. Disse-lhes (ainda): Nela vivereis e morrereis, e nela sereis ressuscitados.” 7:24-25
Quando a Ira de Allah recaiu sobre Iblis (Satanás) e lhe expulsou de Sua Misericórdia, este pediu um prazo até a ressurreição e Allah respondeu ao seu pedido. Allah disse:
“Disse: Ó Senhor meu, tolera-me, até ao dia em que forem ressuscitados! (Allah lhe) disse: Serás, dos tolerados, Até ao dia do término prefixado” 38:79-81 .

3º) O Primeiro dos Mensageiros de Allah Nuh (Noé) AS advertiu seu povo sobre a Ressurreição e lhes deu exemplos e evidencias sobre seu advento. Ele disse a sua gente:
“E Allah vos produziu da terra, paulatinamente. Então, vos fará retornar a ela, e vos fará surgir novamente” 71:17-18 .

4º) O pai dos Profetas Ibrahim AS, Khalil ar Rahman (o amigo do Misericordioso), mencionou várias vezes o Dia Final. Quando ele estava implorando a Allah por Makkah e seu povo disse:
“E quando Abraão implorou: Ó senhor meu, faze com que esta cidade seja de paz, e agracia com frutos os seus habitantes que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final! Allah respondeu: Quanto aos incrédulos dar-lhe-ei um desfrutar transitório e depois os condenarei ao tormento infernal. Que funesto destino!” 2:126.

Quando implorou a Allah por si mesmo, seu pai e pelos crentes disse:

“Ó Senhor nosso, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos fiéis, no Dia da prestação de contas!” 14:41 .

Quando debateu com sua gente sobre o que eles adoravam além de Allah, deixou-lhes claro o direito de seu Senhor de ser adorado, porque Ele dá o alimento e a bebida, da a morte e a vida, cura os doentes e perdoa os pecados no dia da Retribuição. Ele disse:
“Que me dá de comer e beber. Que, se eu adoecer, me curará. Que me dará a morte e então me ressuscitará. E que, espero perdoará as minhas faltas, no Dia do Juízo.” 26:79-82

Logo disse:

“Conta-me entre os herdeiros do Jardim do Prazer. Perdoa meu pai, porque foi um dos extraviados. E não me aviltes, no dia em que (os homens) forem ressuscitados” 26:85-89

5º) Allah SWT nos fala de Sua conversação com Mussa AS:

“Sou Allah. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome, Porque a hora se aproxima – desejo conservá-la oculta, a fim de que toda a alma seja recompensada segundo o seu merecimento. Que não te seduza por aquele que não crê nela (a Hora) e se entrega à concupiscência, porque perecerás!” 20:14-16 .

Allah também disse com relação ao debate de Mussa com o Faraó:
“Dela vos criamos, a ela retornareis, e dela vos faremos surgir outra vez.” 20:55

6º) Hud AS advertiu seu povo e lhes instruiu ao temor ao encontro com seu Senhor, mas eles lhe desmentiram. Allah SWT disse:

“Não há mais vida do que esta, terrena! Morremos e vivemos e jamais seremos ressuscitados!” 23:37

7º) Allah SWT nos relata que Shu’aib AS disse a sua gente:
“E enviamos aos madianitas seu irmão, Xuaib, que lhes disse: Ó povo meu, adorai a Allah, temei o Dia do Juízo Final, e não injurieis na terra, corrompendo-a!” 29:36

8º) Allah nos relata a suplica de Yusuf AS ao seu Senhor:

“Ó Senhor meu, já me agraciastes com a soberania e me ensinastes a interpretação das histórias! Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no outro. Faze com que eu morra muçulmano, e junta-me aos virtuosos!” 12:101

9º) Alguns dos seguidores dos Mensageiros e Profetas têm suas palavras mencionadas por Allah no Quran Al Karim e que demonstram que eles sabiam sobre a Ressurreição, falam sobre o Paraíso e advertem contra o Inferno.

Vejamos Dhul Qarnain:

“Ó Zul Carnain, tens autoridade para castigá-los ou tratá-los com benevolência. Disse: Castigaremos o iníquo; logo retornará ao seu Senhor, que o castigará severamente. Quanto ao crente que praticar o bem, obterá por recompensa a bem-aventurança, e o trataremos com brandura.”18:86-88.

Vejamos os magos do Faraó que quando viram o milagre de Mussa AS se prostraram e se tornaram crentes e disseram:

“Nós cremos em nosso Senhor, Que talvez perdoe os nossos pecados, bem como a magia que nos obrigastes a fazer, porque Allah é preferível e mais persistente. E quem comparecer como pecador, ante seu Senhor, merecerá o inferno, onde não poderá morrer nem viver. E aqueles que comparecerem ante Ele, sendo fiéis e tendo praticado o bem, obterão as mais elevadas dignidades; Jardins do Éden, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente. Tal será a retribuição de quem se purifica.” 20:73-76.

Vejamos um crente da família do Faraó que conhecia a ressurreição e tinha certeza de seu advento; seu conhecimento não era distinto do nosso. Advertiu sua gente a respeito com detalhe e eloqüência, dentre as palavras que ele disse temos:

“Ó povo meu, em verdade, temo, por vós, o dia do clamor mútuo. No dia em que tentardes fugir, ninguém poderá defender-vos de Allah. E aquele que Allah extraviar não terá orientador algum.” 40:32:33.

“Ó povo meu, sabei que a vida terrena é um gozo efêmero, e que a outra vida é a morada eterna! Quem cometer uma iniqüidade, será pago na mesma moeda; por outra, aqueles que praticarem o bem, sendo fiéis, homens ou mulheres, entrarão no Paraíso, onde serão agraciados imensuravelmente. Ó povo meu, por que eu vos convoco à salvação e vós me convocais ao fogo infernal?” 40:39-41.

“É indubitável que aquilo a que me incitais não pode ser exorável neste mundo, nem no outro, e que o nosso retorno será a Allah, e que os transgressores serão os condenados ao inferno.” 40:43

Em suma irmãos, nisso tudo há sinais para os sensatos que meditam e raciocinam, e aqueles que raciocinam e que Allah não cegou suas mentes e corações podem ver claramente que a Ressurreição é uma verdade e que é a verdade emanada de Allah SWT e que isso foi revelado a todos os profetas e mensageiros que admoestaram os humanos em todas as épocas. Não negam a Ressurreição exceto os mentirosos e insensatos, que não conseguem enxergar os milhares de sinais que Allah nos mostra a cada dia para confirmar as Suas palavras. Mas basta-nos Allah por testemunha da verdade!

Imploro a Allahu Ta’ala que nos faça estar entre aqueles que escutam a exortação e seguem a orientação, e que nos conceda o bem nesta vida e o bem na outra vida e nos proteja do tormento infernal, imploro a Allah que nos firme na fé e na retidão e que nos perdoe e aos fiéis no dia da ressurreição e nos faça estar entre os virtuosos! Allahuma Amin

E que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhamad, e Louvado seja Allah, Senhor do Universo!

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

Fontes: Alcorão Sagrado – SUNAH DO PROFETA MUHAMMAD

Nenhum comentário: