sexta-feira, setembro 04, 2009

As Boas Maneiras no comer e beber

O Profeta de Allah SAAS, disse que os muçulmanos formariam a melhor nação da terra! E isso é uma grande verdade. Uma vez que os muçulmanos sigam Seus ensinamentos, não tenho nenhum de que isso se torne uma realidade. Vejamos esse artigo sobre as boas maneiras ao comer e beber segundo a sunnah do Profeta SAAS.

Ômar Ibn Abu Salama (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que quando era menino, encontrava-se sob a tutela do Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz). Certo dia, ele, Salama, estava comendo na presença dele, e sua mão remexia por todo o prato. Então o Profeta disse: “Jovenzinho, primeiro cita o nome de Deus, o Altíssimo, e depois pega a comida com a mão direita, e come, do que se encontra no prato, o que estiver diante de ti. (Muttafac alaih).

Um homem sentou-se com o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) para comer. O homem o fez com a mão esquerda. O Profeta o advertiu a respeito daquilo, dizendo-lhe: “Come com a mão direita.” O homem se ensoberbeceu, dizendo: “Não consigo”, apesar de conseguir fazê-lo. Disse-lhe o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz): “Você consegue.” Só deixou de fazê-lo por orgulho. Ele teve paralisia na mão e não conseguiu mais levá-la até a boca devido ao seu orgulho e a desobediência à ordem do Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz). (Musslim).

O homem não consegue dispensar, na vida, a comida e a bebida. O muçulmano, porém, não olha para a comida e a bebida como sendo os objetivos que se deve empenhar por elas. Mas faz da comida e da bebida um meio para conservar a vida e satisfazer a seu Senhor, glorificado seja.

Há boas maneiras as quais o muçulmano deve seguir ao comer e beber:
Comer o que é lícito: É dever do muçulmano consumir apenas alimento lícito e se afastar do alimento ilícito. Allah, exaltado seja, diz:
(يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُلُوا مِنْ طَيِّبَاتِ مَا رَزَقْنَاكُمْ وَاشْكُرُوا لِلَّهِ إِنْ كُنْتُمْ إِيَّاهُ تَعْبُدُونَ) (البقرة:172)
“Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos e agradecei a Allah, se só a Ele adorais.” (2:172).
Foi narrado que o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Procurar o que é lícito é dever de todo muçulmano.” (Tabaráni). Por isso, o muçulmano evita os alimentos e as bebidas ilícitas, como a carne de porco, o sangue, a carniça, as bebidas inebriantes, e desfruta das coisas sadias que Allah lhe proporcionou.

O equilíbrio: O muçulmano é equilibrado em desfrutar das atrações terrenas. Allah, glorificado seja, ordenou-nos seremos moderados na comida e na bebida, dizendo:
(وَكُلُوا وَاشْرَبُوا وَلا تُسْرِفُوا إِنَّهُ لا يُحِبُّ الْمُسْرِفِينَ)(لأعراف: من الآية31) “Comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Ele não aprecia os que se excedem.” (7:31). O Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Nenhum homem enche um pote pior do que enche seu estômago. Para o indivíduo, uns poucos bocados são suficientes para lhe manter retas as costas; contudo, se ele quiser encher o estômago, deverá dividi-lo em três partes, e deverá encher a terceira parte da barriga com comida, a outra terceira parte com bebida, e deixar vazia a terceira parte para o livre respirar.” (Tirmizi).

O lavar as mãos antes de comer: O muçulmano se preocupa com a higiene. O lavar as mãos antes e depois de se comer, porque a sua religião é religião da higiene e da purificação.

O iniciar em nome de Allah: O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse:
“Quando alguém de vocês quiser comer, que comece com a invocação do nome de Allah.

Se esquecer de fazê-lo no início, deve dizer, ao se lembrar: ‘Em nome de Allah no início e no fim.’” (Abu Daúd e Tirmizi). Foi relatado que o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) viu um homem começar a comer sem pronunciar o nome de Allah.

Ele comeu até sobrar um só bocado do alimento. Quando ele o levou para a boca, disse: “Em nome de Allah no início e no fim.” O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) sorriu e disse: “Satanás estava comendo com ele, mas quando esse homem citou o nome de Deus, Satanás vomitou o que tinha no estômago!” (Abu Daúd e Nassá-i).

Não se deve criticar nenhuma comida: “O Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) jamais criticava uma comida; se gostava dela, comia-a. Caso contrário, deixava-a.” (Muttafac alaih)

A intenção no comer: O muçulmano transforma tudo que faz em obediência e adoração com a boa intenção. Ele se alimenta atendendo à ordem de Allah, glorificado seja, para fortalecer o corpo e conservar a vida, desempenhando o seu papel em adorar a Allah.

O pensar nas mercês de Allah, o Agraciante: É dever do muçulmano olhar para o que está à frente dele de tipos e cheiros diferentes de alimento. Tudo brota da terra. Portanto, glorificado seja Allah que os fez brotar e os preparar para o ser humano.

O comer do lado do pote: o muçulmano come do lado da vasilha e não do meio dela. O Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) ordenou a Omar Ibn Abi Salama para que comesse o que tinha à frente dele. Ele disse: “Quando alguém estiver comendo, não deve comer da parte superior da vasilha, mas da parte de baixo, pois a bênção desce no centro da comida.” (Abu Daúd) e Tirmizi).

O comer em grupo: É meritório comer em grupo para que todos os presentes sejam abençoados. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “O alimento de uma pessoa é suficiente para alimentar duas; o de duas pessoas é suficiente para alimentar quatro, e o de quatro é suficiente para oito.” (Musslim).
Alguns companheiros do Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) se queixaram a ele de que comiam e não ficavam satisfeitos! Ele lhes disse: “Comei juntos e pronunciai o nome de Deus, que Ele vos abençoará.” (Abu Daúd).

Não se deve utilizar vasilhas de ouro ou de prata: Não é permitido ao muçulmano utilizar vasilhas de ouro ou de prata para comer e beber. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Qualquer um que comer ou beber de uma vasilha de ouro ou de prata irá ativar o fogo do Inferno no seu estômago.” (Musslim). O muçulmano come com a mão ou com quaisquer talheres à disposição.

O modo de se sentar à mesa: É recomendado que o muçulmano coma sentado no chão. Que fique sentado sobre uma perna e erga a outra. Não há inconveniente comer numa mesa. É desaconselhável ao muçulmano comer inclinado. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Nunca toco a comida, se me encontro reclinado.” (Bukhári).

Não se deve comer na rua: O muçulmano evita comer e beber, caminhando na rua, porque isso não se coaduna com as boas maneiras quanto ao alimento e as boas maneiras quanto às vias públicas.

Como se deve beber: Quando o muçulmano quiser beber água ou outro líquido permitido, deve beber em três goles, e respirar fora da vasilha. Deve pronunciar o nome de Allah no início e agradecer a Allah no fim. Não deve assoprar na vasilha. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) não assoprava na vasilha. (Ibn Mája). Foi narrado que o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Não tomeis água de um só gole (ou um só fôlego), como um camelo, mas bebei-a em duas ou três vezes (com intervalo para a respiração); depois citai o nome de Allah quando começardes a beber, e louvai-O quando terminardes.” (Tirmizi).

O louvar a Allah depois de terminar de comer: Quando o muçulmano termina de comer ele louva a Allah, glorificado seja, e O agradece. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem comer e disser ao terminar: ‘Louvado seja Allah Que me deu de comer e proveu-me sem nenhum esforço da minha parte’, ser-lhe-ão perdoados todos os pecados passados.” (Abu Daúd, Tirmizi, Nissá-i e Ahmad).

O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava, ao levantar-se da mesa, dizer: “Senhor, a Ti elevamos todos os nossos louvores, puros e bem intencionados. Tua bênção nos é indispensável, e jamais poderemos desdenhar o Teu sustento!” (Bukhári).

E dizia: “Allah fica satisfeito com o servo que, quando come O louva, e quando bebe O louva.” (Musslim, Nissá-i e Tirmizi).

O economizar na comida: O muçulmano faz economia com o seu alimento. Ele compra a quantidade de comida que lhe é suficiente, para não haver possibilidade de jogar partes da comida no lixo. Ele sabe que há muçulmanos em várias partes do mundo que não encontram um pedaço de pão nem um gole de água.

O resto de comida: O Islam é a religião de higiene. O muçulmano é limpo, não joga lixo na rua, mas o coloca em um recipiente destinado a ele. O jogar lixo na rua causa o aparecimento de muitos insetos, fazendo proliferar as epidemias e as enfermidades. O muçulmano é zeloso em consumir na medida necessária. Se ele comprar um alimento e verificar que é mais que suficiente para as suas necessidades, ele presenteia os vizinhos com uma parte.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

2 comentários:

Regina disse...

Todas as explicações, que eu, como muçulmana recém convertida, procuro, encontro nesse maravilhoso Blog, de maneira clara e simples. Muito obrigada!
Subhanna Allah!
Regina Nudi

Regina disse...

Todas as explicações, que eu, como muçulmana recém convertida, procuro, encontro nesse maravilhoso Blog, de maneira clara e simples. Muito obrigada!
Subhanna Allah!
Regina Nudi