sexta-feira, dezembro 18, 2009

A PROIBIÇÃO DA MENTIRA NO ISLAMISMO

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. Rogo a ELE que guarde este testemunho para o dia em que nem o dinheiro e nem os filhos terão valor algum.

Diz ALLAH O ALTÍSSIMO na surat At taubah 119: “Ó fiéis, temei a Deus e permanecei com os verazes!” E testemunho que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus.

O Imam Ahmad bin Hanbal relatou que ouvira O Profeta Mohammad (saaws) dizer: “O crente pode apresentar qualquer qualidade a não ser a traição e a mentira”. Caros irmãos e queridos do Profeta Mohammad (saaws) saibam que foi a através da verdade que ALLAH, louvado seja, criou os céus e a terra. E ELE, louvado seja, exigiu que todas as pessoas construam suas vidas na absoluta verdade. Se falam algo; falam somente a verdade e ao agir, agem de acordo com a verdade e o bom caráter.

A humanidade encontra-se numa situação de caos e incerteza devido ao abandono dos princípios da verdade, devido ao domínio das ilusões e devido a difusão de mentiras afastando-a assim da senda reta. Portanto é necessário que o muçulmano construa sua vida sobre os alicerces da verdade; é necessário que a verdade esteja presente em todos os aspectos de sua vida a fim de se tornar a principal característica da nação islâmica. No islam não existe espaço para ilusões e conjecturas e o Alcorão ridiculariza os que seguem suas próprias conjecturas.

Diz ALLAH na surat ANNAJIM: “Tais (divindades) não são mais do que nomes, com que as
denominastes, vós e vossos antepassados, acerca do que Deus não vos conferiu autoridade alguma. Não seguem senão as suas próprias conjecturas e as luxúrias das suas almas, não obstante ter-lhes chegado a orientação do seu Senhor! Porventura, obterá o homem tudo quanto ambiciona? Sabei que só a Deus pertence a outra vida e a presente.”

O Islam combateu a mentira e os mentirosos, em qualquer forma ou aspecto, visto que ela mancha quem a pratica, causa danos a outras pessoas e torna-se uma fonte de ameaça para a sociedade; a respeito disso A´isha relatou que não existia algo mais abominável para o Profeta Mohammad do que a mentira.

O islam ensinou a veracidade nas relações comerciais. Disse O Profeta a esse
respeito: “Não é permissível vender algum produto sem deixar tudo bem claro a seu respeito, nem é permissível para alguém que saiba de defeitos desse produto, omitir-se de mencioná-los.”

Portanto, adulterar pesos e medidas, dizer que determinado produto apresenta algumas características afim facilitar a transação comercial, alterar a procedência de produtos a fim de aumentar seu valor comercial, aproveitar da ignorância alheia para obter lucros, difamar pessoas, fraudar produtos e documentos, dentre outras formas de mentiras são condenadas pelo Islam...

Caros irmãos, a mentira, por menor que seja, ou até mesmo se for aplicada de brincadeira é considerada abominável.
Disse O Profeta: “O crente não atingirá o grau mais elevado da fé até que abandone por completo a mentira mesmo que seja de brincadeira; e nas discussões mesmo que tenha a razão a seu favor.”

Quando a mentira infiltra-se na sociedade as conseqüências podem atingir grandes dimensões causando injustiças, prejuízos morais e materiais, aborrecimentos e discórdia entre os indivíduos.

Certo dia foi perguntado ao Profeta (saaws): “Acaso o crente pode ser covarde? Respondeu: Sim! Acaso o crente pode ser avarento? Respondeu: Sim! Acaso o crente pode ser mentiroso? Respondeu: Não!”

Quanto maiores forem os danos e prejuízos que a mentira vem a causar, maior será o pecado, conseqüentemente maior será o castigo e punição de ALLAH. Portanto, quem transmitir uma noticia mentirosa e difamadora e infundi-la na sociedade de forma que tome proporções gigantescas, seja ele um simples membro, representante, ministro ou até mesmo presidente com intuito de se auto-promover estará cometendo um pecado proporcionalmente igual aos danos que sua mentira tenha causado.

“A esse respeito disse O Profeta (saaws):” que viu na noite que acendeu aos céus uma pessoa colocar os seus dedos na boca e rasgar suas bochechas repetidamente sem parar por que a mentira que praticara espalhou-se até alcançar o horizonte. Numa outra narrativa, O Profeta (saaws) disse: “Três tipos de pessoas não adentrarão o Paraíso;
O velho adultero, o líder mentiroso e o pobre orgulhoso.”

Caros irmãos! A pior das mentiras e difamações é aquela cometida contra a religião de ALLAH e contra o seu Mensageiro. Disse O Profeta Mohammad (saaws): “Mentir a meu respeito não é como mentir a respeito de qualquer outra pessoa; pois quem mentir a meu respeito tem seu acento garantido no inferno.”

Caros irmãos: O Islam recomenda que sejamos verazes com as crianças. Numa narrativa de Abd ALLAH Bin Amir (raa) relata que sua mãe o chamara quando Profeta encontrava-se em sua casa. Ela disse: Venha até aqui que lhe darei algo.
Então o Profeta (saaws) perguntou-lhe o que deste a ele? Ela respondeu: Dei-lhe uma tâmara. Ele então disse: Acaso sabia que se não tivesse dado a ele algo, teria sido computada como uma mentira? Vejam a preocupação do Profeta para que se diga a verdade para as crianças nas relações domiciliares.

Caros irmãos como conclusão basta lembrar o seguinte dito do Profeta: “A verdade conduz a bondade, e a bondade conduz ao paraíso, de certo que se um homem disser constantemente a verdade, ALLAH o inscreverá como realmente veraz. A mentira conduz ao fogo, deste modo se um homem disser sempre mentiras, ALLAH o inscreverá como irremediavelmente mentiroso.” Relatado por Bukhari e Muslim.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah (SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah! (Louvado Seja Allah (SW).

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH Ua Baraketuhu.
Contribuição do Irmão Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: