terça-feira, abril 13, 2010

O PROFETA MUHAMMAD E SUA PREOCUPAÇÃO COM A MULHER

Os direitos que as mulheres modernas buscam ainda hoje foram concedidos às mulheres muçulmanas a 1431 anos atrás. Apesar dos mitos e dos regimes tribais que assolam alguns povos muçulmanos, a religião islâmica e o Profeta Muhammad SAASW sempre deu uma especial atenção a esse ser que merece toda nossa consideração e respeito. E é preciso que fique bem claro, se algum muçulmano não trata devidamente às mulheres, trata-se de uma responsabilidade individual e não podemos culpar a religião por isso. Emobora os mal tratos à mulher aconteça em todo mundo independente de religião e povos vamos demonstrar no texto abaixo escrito por sua Eminência o Cheikh Khaled Taky Eldin e traduzido pelo Professor Samir EI Hayek, que o islamismo e o seu Mensageiro sempre se preocuparam com bem estar dela enquanto , filha,esposa,companheira,guerreira e etc.

Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. O Único, o Absoluto, Que na gerou nem foi gerado e ninguém é comparável a Ele, Presto testemunho que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho que Mohammad é o Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz. Ele o enviou como misericórdia para a humanidade, que a orientou das trevas da ignorância para a luz do conhecimento E da fé.

Caros irmãos:

A mulher é o ser nobre na religião islâmica. Antes da revelação da lei islâmica, ela não tinha muitos direitos. Quando surgiu o Islam, ele foi justo com ela. Os árabes, antes do Islam, consideravam-na uma vergonha, que deveria ser descartada. Uma parte dos romanos e dos persas considerava-a um instrumento de prazer, outra parte discutia se a mulher tinha alma ou era um corpo sem alma. Mesmo em épocas recentes a mulher não tinha direito à herança, não tinha direito à instrução, não tinha direito ao voto, antes que as legislações modernas concederem alguns direitos a ela.

A questão no Islam é totalmente diferente. Além do enobrecimento do Alcorão à mulher, sendo ele o Livro de Allah que foi revelado ao Seu Profeta Mohammad (S), vamos apresentar das tradições a esse respeito, de como ele tratou do direito da mulher, e como a considerou. Para isso, vamos analisar alguns aspectos da vida do Rassulullah (S).

1) O Rassulullah (S) como esposo.

O Rassulullah (S) era um excelente esposo. Não se sabe que ele tenha insultado alguma mulher ou tenha gritado com ela. Ao contrário, narra-se que ele respeitava as esposas e as tratava dignamente, com amor e respeito. Ele disse: “As mulheres são irmãs dos homens.” Aicha (R), esposa do Rassulullah (S), foi perguntada como ele tratava a família? Ela respondeu: “Ele estava a serviço de sua família, ajudando-a nos afazeres de casa. Quando chegava a hora da oração, ele se dirigia para a sua prática.” (Relatada por Bukhári). Esse é o aspecto da hombridade, da perfeição do humanismo, com o esposo auxiliando à esposa nos afazeres de casa.

O Profeta (S) recomendou aos muçulmanos o bom tratamento às mulheres. Ele disse: “O melhor dentre vós é quem trata melhor a sua família, e eu sou quem trata melhor a minha família.” Ele também disse: “Os melhores dentre vós são os que tratam melhor as suas esposas.” O Profeta (S) considerou o sustento à esposa o melhor dos atos que aproximam o servo de Allah. Ele disse: “Toda vez que você gastar algo com a intenção de agradar a Allah, você será recompensado, mesmo o bocado que você coloca na boca de sua esposa.” Ele disse, ainda; “Se o homem dar de beber à esposa será recompensado por isso.” (Narrada por Ahmad).

Essas condutas mostram a extensão do carinho, do respeito e da cooperação que o Rassulullah (S) recomendou entre os casais. Se isso fosse cumprido, a casa ficaria repleta de felicidade e de segurança.

2) O Rassulullah (S) como pai:

O Rassulullah (S) recomendou cuidarmos dos filhos em geral, principalmente das filhas. Ele considerou a educação das meninas algo necessário, bem como instruí-las e educá-las como atos que elevam a pessoa de tal forma que estará junto a ele no Paraíso. Ele disse: “Quem tiver 3 meninas e as sustentar e cuidar delas entrará no Paraíso.” Perguntamos: “E se forem duas?” Ele respondeu: “Mesmo se forem duas.” Perguntamos novamente: “E se for uma só?” Ele respondeu: “Mesmo se for uma só.” (Tradição narrada por Musslim).

3) Sua recomendação quanto à mãe:

O Profeta (S) ordenou que fossemos benevolentes para com as nossas mães, colocando os seus direitos acima dos direitos do pai. Isso demonstra a sua importância e o
respeito que o Profeta tinha por ela. Abu Huraira (R) relatou que um homem foi ter com o Profeta (S) e lhe perguntou: “Ó Rassulullah, quem é a melhor pessoa a quem devo oferecer a minha amizade?” Ele respondeu: “A tua mãe”. O homem perguntou novamente: “E quem mais?” Ele respondeu: “A tua mãe”. “E depois dela”, ele perguntou. O Profeta (S) respondeu: “A tua mãe”. “E depois dela?”, ele perguntou, novamente. O Profeta (S) respondeu: “Ao teu pai” (Musslim).
Muitas tradições foram narradas a esse respeito que demonstram e esclarecem que o Paraíso está sob os pés das mães. É a forma mais elevada de homenagem e engrandecimento.

4) Sua recomendação quanto ao tratamento à mulher em geral

Quem analisa a história irá verificar como a Europa tratava a mulher. Incutia-lhe a responsabilidade pelo pecado original, perguntava se ela possuía alma ou não, como é o caso do homem. Ao mesmo tempo, o Rassulullah (S) concedia o direito de voto às mulheres, da mesma forma que o fez com os homens. Isso mostra a participação da mulher na vida política. A mulher tinha o direito de procurar instruir-se. Ela participava das aulas nas mesquitas e nos outros locais da mesma forma que os homens, ao ponto de uma delas perguntar ao Rassulullah (S) como ela se purificava da menstruação e outras perguntas pertinentes às mulheres. Aicha (R) relatou que as mulheres dos Ansar (habitantes de Madina) faziam todo tipo de perguntas, sem reservas, para se instruírem na religião. (Narrada por Bukhári). As mulheres pediram um dia especial para elas para que fossem instruídas pelo Rassulullah (S), e ele as atendeu, convicto da necessidade da mulher de se instruir, porque isso iria se reverter na instrução da família e na construção da sociedade.

Quanto às mulheres guerreiras, que participaram das batalhas juntamente com o Rassulullah (S), elas são muitas. Isso demonstra, também, que a mulher participava de todas as atividades, e que desempenhava um papel preponderante na vida da sociedade. Eis Ummu Ammar, que empunhava a espada na batalha de Uhud, protegendo o Rassulullah (S). Ele disse a seu respeito: “Toda vez que me virava para a direita ou para a esquerda, via Ummu Ammar ali, defendendo-me com a sua espada.” Ela também participou da Batalha de Yamáma, contra o falso profeta, Mussailama, quando perdeu a mão.

Quanto às mulheres que participaram da migração (Hijra), podemos citar Rucaiya, filha do Rassulullah (S), Ummu Salama, Assmá filha de Ummais...

Entre as que deram o voto de confiança ao Rassululah (S) podemos citar Sumaiya, filha de Caab, Assmá, filha de Omar, e muitas outras.

Esses exemplos demonstram que o Rassulullah (S) formou companheiras e tratou a mulher como ser humano, capaz, com plenos direitos e deveres. Ele mostrou que a mulher é corpo e alma, que quando a mulher é bem instruída, será a causa da formação de uma sociedade sustentada pela ciência, pela moral, pela força, pela religiosidade e pela paz. A mulher, na vida do Rassulullah (S) tinha um local de destaque.

Por isso, dizemos que o Islam e o seu Profeta proporcionaram à mulher o que nenhuma outra legislação humana ofereceu. Por isso, é nosso dever lermos cada vez mais a respeito da luz profética, ensinar aos nossos filhos e às nossas filhas, divulgando isso entre a sociedade.

Que Allah abençoe a todos e aos seus filhos, Amém.

Obsevações: A palavra Rassullo em árabe significa "Mensageiro".


Compilado por Hajj Hamza Abdullah Islam - O menor dos Servos de Allah Sw

Nenhum comentário: