quarta-feira, junho 30, 2010

A Morte‏ Vista pela Tradição Islâmica


O Louvor é de Allah, nós O louvamos rogamos pela Sua ajuda e solicitamos Seu Perdão. Aquele aquém Deus encaminhar ninguém poderá desencaminhar e aquele aquém Deus permitir que se desencaminhe ninguém poderá encaminhar. Testemunho que não Divindade exceto Deus Único e Uno, e testemunho que Muhammad é Seu Servo e Mensageiro. Que a paz e as bênçãos de Deus esteja com o Profeta Muhammad, com seus familiares e companheiros e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Queridos irmãos e irmãs de Fé! Todos nós devemos estar ao par das obrigações que nós devemos cumprir quando ocorre o falecimento de um irmão ou irmã muçulmana. A maior delas é motivar a pessoa que está no leito da morte a prestar o testemunho de fé que é dizer La Ilaha Illa Allah Muhammad RassuLLAH, e quando certificamos do óbito deve-se fechar seus olhos, Não podemos deixar o morto exposto aos olhos alheios, ele deve ser coberto até o momento do banho, lavar e perfumar o cadáver, preparar a mortalha, fazer a oração fúnebre, liquidar todas suas dividas caso existam e sepultar o falecido o mais rápido possível. Devemos também nos atentar para as questões proibidas: Chorar em voz alta, a ida das mulheres ao cemitério durante o sepultamento, mas é permitido visitar o cemitério em outro dia. Deve-se observar também sobre a etiqueta (como devemos nos comportar no cemitério e no funeral).

Nada de inovações na religião como a leitura do Ushr kuran nos 7, 10 ou 40 dias após a morte, distribuição de doces dentre outros atos que não tem fundamento algum no Islamismo, tudo isso ilustrado com versículos do Alcorão e com base na tradição de nosso Profeta Muhammad (s).

A morte é uma realidade que ninguém pode negar, seja muçulmano ou não. Todos nós estamos caminhando para encontrarmos o nosso fim, ou seja, a cada segundo que passa, a cada dia, a cada mês estamos mais próximos da morte.
Por mais que nós tenhamos construído neste mundo por mais que tenhamos cuidado da saúde... Toda alma tem um prazo e quando chega a hora de partir não lhe será atrasada um instante nem adiantada. Essa é a verdade que é esquecida pela maioria das pessoas... Allah Swt diz: “Toda a alma provará o sabor da morte, e no Dia da ressurreição sereis recompensados integralmente pelos vossos atos” (3:185)

Dentro de tal evidência, por que nós negligenciamos à nossa morte já que todos temos
convicção que a cada segundo que se passou foi-se um parte de nós. Essa mesma pergunta foi feita a um sábio do Islam. Foi narrado que Sulaiman Ibn Abd al Malik entrou em Madina no mês da peregrinação e disse: “Há alguém que tenha conhecido algum dos sahabas?” As pessoas disseram: “Sim, Abu Hazim” Então mandou chamar, e quando ele chegou disse: “Oh Abu Hazim porque odiamos a morte?” Ele disse: “Todo vosso esforço tem sido em prol desse mundo e tens descuidado da outra vida, e odeias abandonar aquilo que você lutou para se dirigir a aquilo que não se preparou (ou seja, o dia do juízo)”. Sulaiman disse: “Disseste a verdade!” Depois disse: “Me pergunto o que será que Allah tem nos preparado?” Abu Hazim lhe disse: “Julgue suas ações segundo o livro de Allah!” Sulaiman disse: “E onde encontro?” Ele respondeu: “No seguinte versículo:

“Por certo os virtuosos estarão na delícia; E por certo, os iníquos, estarão no inferno” (82:13 e 14)

Sulaiman disse: “E onde está a misericórdia de Allah?” Ele respondeu: “A misericórdia de Allah está perto daqueles que fazem boas ações”. Sulaiman disse: “Me pergunto como será meu encontro com Allah” Ele disse: “Quem faz boas ações se sentirá como aquele que retorna a sua família depois de haver estado ausente de seu lar, em contra partida o malfeitor se sentirá como um escravo fugitivo quando é devolvido ao seu amo.” Então Sulaiman começou a chorar soluçando e disse: “Aconselha-me Oh Abu Hazim!” Ele disse: “Tema que Allah te veja enquanto estiveres fazendo aquilo que Ele proibiu e de que você não se encontre onde Ele lhe ordenou estar.”

Ali Ibn Abu Talib disse: “Este mundo está se afastando de nós e o mundo da outra vida está cada vez mais próximo. Cada um dos dois tem sua própria gente, assim pois, sejas das pessoas do outro mundo, e não sejas das pessoas deste mundo. O presente é tempo de esforço e não de prestar contas, mas o de amanhã será tempo de prestar contas e não de esforço.” (Bukhari)

Queridos irmãos e irmãs quando a pessoa der conta que morreu, quando ele ver os anjos da morte, a primeira coisa que ela deseja é voltar para a vida terrena. Tanto o crente como o incrédulo se arrependem e desejam voltar. O incrédulo deseja voltar para aceitar o islam e o muçulmano quer voltar para se arrepender e fazer melhores ações. “... até que a morte surpreenda a algum deles, este dirá: “Oh Senhor meu fazei-me voltar (à terra), na esperança de eu praticar o bem, no que tange ao que negligenciei.” (23:99) Oh Allah permita-me voltar a este mundo um minuto, Oh Allah uma hora, para eu rezar, para eu jejuar, para eu Lhe adorar, para eu me arrepender, para eu deixar os pecados e a desobediência... “Em absoluto não o farei. Por certo será uma palavra em vão que estará dizendo. E diante deles, haverá uma barreira até um dia em que eles ressuscitarão.” (23:100)

Por isso irmãos jamais deixem para amanhã as boas ações e a obediência, jamais pensem: “amanhã eu começo a rezar, ah quando eu envelhecer insha Allah usarei o hijab, Quem nos garante que estaremos vivos até lá? Por isso devemos sempre nos apressar em fazer boas ações porque depois quem rezará por nós? Quem fará jejum por nos, Quem fará caridade por nós? Quem recitará o Quran por nós? Quem fará Dua por nós? Quem obedecerá Allah por nós? Ninguém! O morto saberá qual será seu destino. Dependendo do tipo de anjos que estarão o recepcionando em seu túmulo, se forem os anjos da misericórdia seu destino será o Paraíso e se os anjos forem os do castigo então seu destino será o inferno.

Com relação a esses anjos o Profeta (S) disse: “Quando o servo crente está por abandonar esse mundo e passar para o outro, os anjos descem do céu e se apresentam ante ele com rostos brancos radiantes como o sol. Trazem com eles uma mortalha e bálsamos aromáticos do Paraíso. E se sentam ao alcance de sua vista. Então o anjo da morte aparece e se senta a altura de sua cabeça e diz: “Oh alma boa, saia ao encontro da misericórdia e complacência de Teu Senhor”. Então ela sai como uma gota de água que cai da boca de um jarro e eles a levam...
Em troca, quando servo incrédulo está por abandonar esse mundo e passar para o outro, os anjos descem do céu e se apresentam perante ele com rostos negros. Trazem
com eles uma aniagem do inferno e se sentam ao alcance de sua vista. Então o anjo da morte aparece e se senta na altura de sua cabeça e diz: “Oh alma perversa! Saia ao encontro da ira e a fúria de Allah”. Então a alma se encolherá de medo dentro do corpo e será arrancada pelo anjo” (al Hakim- sahih)

Segundo a sunnah sahiha que quando uma pessoa é colocada no seu túmulo e seus conhecidos e amados vão embora, o morto escuta seus passos indo embora. Quando eles forem embora por completo, dois anjos vêm até o morto, tratando-o com severidade, chamados Munkar e Nakir e lhe fazem sentar e perguntam: Quem é teu Senhor? Qual é tua religião? Quem é teu Profeta? Esse é o ultimo teste ao qual o crente será submetido. A isso se refere o versículo em que Allah SWT diz:

“Allah afirmará os fiéis com a palavra firme da vida terrena, tão bem como na outra vida; e deixará que os iníquos se desviem, porque procede como Lhe apraz.” 14:27

Assim, o crente responde: “Meu Senhor é Allah, Minha religião é o Islam e meu Profeta é Muhammad!” Ou então segundo outra narração dirá: “Testemunho que não há outra divindade exceto Allah e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro”. Então uma voz clama do céu dizendo: “Meu servo disse a verdade!” Então uma porta para o inferno será aberta para ele, e será dito: “Esse seria o seu lugar se você tivesse descrido em seu Senhor, mas como você era um crente, este é o seu lugar!” Então uma porta para o Paraíso lhe é aberta, e seu tumulo é feito espaçoso e confortável, como um dos jardins do paraíso.

Já o kafir, o pecador e o hipócrita, o Profeta SAAS disse que os dois anjos, Munkar e Nakir vem da mesma forma e com severidade lhe fazem sentar e lhe perguntam: “Quem é teu Senhor?” E ele apavorado reponde: “Oh não sei” e eles dizem: “Qual é tua religião?” e ele responde: “Oh não sei” e eles dizem: “Que dizes sobre este homem que lhes foi enviado?” Ele não conseguirá lembrar de seu nome, e eles lhe dizem: “Muhammad” então ele responde: “Oh não sei, ouvi as pessoas falarem algo” Eles lhe dizem: “Que nunca saibas ou possas repetir o que as pessoas diziam” Então uma voz diz: “Meu servo está mentindo!” Então uma porta para o Paraíso é aberto para ele e lhe é dito: “Esse seria o seu lugar se você tivesse acreditado no seu Senhor, mas como você era um incrédulo, Allah substituiu isso por isso” Então uma porta do

Inferno é aberta para ele...

Quando o crente está morrendo deseja de todo o coração encontrar-se com Allah, já o incrédulo e o muçulmano pecador odeia esse encontro. O Profeta SAAS disse: “Quem ama encontrar-se com Allah, Allah ama encontrá-lo, e quem odeia encontrar-se com Allah, Allah odeia encontrá-lo.” Então uma de suas esposas disse: “Mas todos odiamos a morte”. Ele respondeu: “Não é a isso que me refiro, e sim que quando o crente está para morrer são lhe dadas as boas-novas de que Allah está satisfeito com ele, e que gozará da Misericórdia de Allah, então não existe nada que lhe seja mais amado do que lhe espera. Então ama encontrar-se com Allah, e Allah ama encontrar-se com ele. Mas quando um incrédulo está morrendo lhe são dadas as noticias acerca do castigo e tormento de Allah, por isso não existe nada mais odiado por ele do que lhe espera. Então ele odeia encontrar-se com Allah e Allah odeia encontrar-se com ele”. (Bukhari)

Irmãos, o Profeta SAAS exortava seus companheiros a buscar o refúgio em Allah contra o tormento do túmulo. Busquem refúgio constantemente em Allah contra o castigo do túmulo, o Profeta SAAS nos ensinou a súplica que se deve fazer antes do taslim no tashahud em todas nossas orações: “Allahuma inni audho bika min adhab al jahannam, wa min adhab el qabr wa min fitnat al mahia wal mamat wa min fitnat al masih ad dajjal”.

Por fim irmãos, nós devemos refletir na morte, o profeta SAAS nos exortou lembrar constantemente da morte. E era costume dos virtuosos lembrarem-se da morte, isso porque a recordação da morte previne a pessoa do pecado e de ser iludido pelos encantos desse mundo, abranda o coração com a recordação de Allah e ajuda a suportar as aflições. Um sábio disse que quem lembra constantemente da morte será honrado com 3 coisas:

1) Será rápido em se arrepender,
2) Estará satisfeito com seu sustento; e
3) Não lhe faltará vontade nem energia para adorar a Allah.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Colaboração do Irmão – Omar – Masjid de Cuiabá MT – Que Allah SW o tenha entre os eleitos juntamente com todos os irmãos que louvam Allah SW naquele Centro Islâmico. Inshallah

Nenhum comentário: