terça-feira, agosto 10, 2010

Ramadã Karim


Vejam o que  diz o Alcorão Sagrado a respeito do Ramadã.


183: (Surata Al Bakara) Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos,

184: (Surata Al Bakara) Durante dias contados. E quem de vós estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo numero de outros dias. E impende aos que podem faze – lo, mas com muia dificuldade, um resgate: alimentar um necessitado. E quem mais o faz, voluntariamente, visando ao bem, ser-lhe-á. E jejuar dês vos é melhor. Se soubésseis!

185: (Surata Al Bakara) Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão, como orientação para a humanidade e como evidencias da orientação e do critério de julgar. Entao, quem de vos presenciar esses mês, que nele jejue, e quem estiver enfermo ou em viajem, que jejue o mesmo numero que de outros dias. Allah vos deseja a dificuldade. E fê-lo para que inteireis o numero prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.

186 :(Surata Al Bakara) E quando Meus servos te perguntarem , por Mim,por certo,estou próximo , atendo a suplica do suplicante , quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.

187:(Surata Al Bakara) É – vos licita, na noite do jejum, a união carnal com vossas mulheres. Elas são para vos vestimentas, e vos sois para elas vestimentas. Allah sabia que vos traíeis a vos mesmo a esse respeito , e Ele voltou-Se para vos e indultou-vos. Entao agora vos juntais a elas e buscai o que Allah vos prescreveu. E comei e bebei, até que se torne evidente, para vos, o fio branco do fio negro da aurora. Em seguida, completai o jejum até o anoitecer. E não vos junteis a elas, enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas. Esses são os limites de Allah: então não vos aproximais deles. Assim Allah torna evidentes Seus sinais, para os homens, a fim de serem piedosos.“Quando chega o mês de ramadhan abrem – se

Hadith Sharif

O Dever que tem o crente que guarda o Jejum de ponderar suas palavras e seus atos.

1240. Abu Huraira (R) relatou que o profeta (S) disse: “Quando qualquer um de vos estiver jejuando, devera abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e bulhentas. Se alguma pessoa abusar desse ou iniciar com ele uma discussão, ele devera dizer que esta guardando o jejum.

1241. Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Se uma pessoa não se abstém de mentir e de praticar atividades indecentes, Deus não deseja que se abstenha de ciner e de beber.”

1243. Laquit Ibn Sabira (R) relatou: “Uma ocasião me apresentei perante o Profeta (S) e lhe pedi que me informasse sobre as abluções. Disse-me ‘Faze tuas abluções devidamente, e de modo completo, e limpe entre teus dedos ,esfregando – as com os dedos opostos, e lava bem os orifícios nasais,porem ,se esta jejuando , toma cuidado sobre este particular ( para que a água não entre pelos orifícios nasais).

O mérito de se convidar um crente que guarda o jejum a ceiar, e o mérito de um anfitrião que guarda o jejum. As suplicas que ambos podem oferecer.

1265. Zaid Ibn Khalud al Juhani (R) relatou que o profeta (S) disse: “Qualquer um que oferece uma refeição , para quebra do jejum , a outra pessoa , obtém o mesmo mérito que aquele que estava guardando jejum,sem diminuir , de modo algum.a recompensa da pessoa jejuadora.”

1266. Ummi Umara al Ansaria(R)relatou que o profeta a visitou e,quando ela pôs para ele alguma comida na mesa , ele pediu que ela também comesse, ao que ela disse: “Estou guardando jejum hoje!” Sobre isso o Profeta (S) declarou : “Os anjos suplicam a misericórdia de Deus sobre a pessoa que esta jejuando , e oferece comida a alguém , ate que este termine de comer.” (Tirmizi)

Regras do Jejum

“O jejum e o Alcorão intercederão pelo crente no dia do juízo. Dirá o jejum: Senhor meu, eu o privei dos prazeres e do alimento durante o dia, por isso, permita-me interceder por ele. E dirá o Alcorão: Eu o privei do sono durante a noite. Por isso, permita-me interceder por ele. E então, intercederão” (relatado por Ahmed).

“Quem jejuar o mês do ramadhan e conhecer os seus limites e se preservar do que deve se preservar lhes serão expiados os erros que antecederam”(relatado por Ahmad e Al Baihaqui).

“A uma pessoa que jejuar o mês de ramadhan , com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus , ser-lhes –ão perdoadas as faltas” (narrado por Al Bukhari e Musslim).

“Quando chega ao mês de ramadhan abrem – se as portas do paraíso e se fechamas portas do inferno e os demônios permanecem acorrentados” (relatado por Al Bukhari e Musslim).

“Quem quebrar o jejum de um dia do mês de ramadhan,sem razão nem doença que o permita fazê-lo , jamais poderá repor este dia mesmo que jejue a vida inteira” (relatado por Al Bukhari).

A quem é obrigatório o jejum de ramadhan

É obrigatório o jejum de ramadhan a todo muçulmano, mental e fisicamente capaz e responsável (que atingiu a idade da puberdade),exceto quem é ordenado a quebrar o jejum –como a mulher no ciclo menstrual ou no período pós –parto - ou quem lhe é permitido quebrar o jejum – como o doente e o viajante.

Mesmo não lhes sendo obrigatório o jejum, é aconselhável acostumar às crianças a jejuar a partir dos setes anos se forem capazes.

O que anula o jejum

1. Todo alimento e bebida ingeridos pela boca ou outras vias do corpo. Está incluso tudo o que é ingerido por via oral, como remédio e fumo. Assim, quem se alimentar ou beber, devera repor o dia de jejum perdido, e é seu dever e se arrepender e rogar o perdão de Deus.

2. A relação sexual. Quem manter relação sexual durante um dia de jejum devera repor o dia de jejum quebrado e também lhe é obrigatória uma expiação: libertar um escravo, na ausência ou incapacidade deste, jejuar dois meses seguidos, na incapacidade deste, alimentar sessenta necessitados se não puder jejuar.

3. A ejaculação sem a concretização do ato sexual (ou através da masturbação, alem de ilícito, quebra o jejum.

4. O vomito proposital.

Atos que não anulam o jejum

1. O vomito involuntário e ejaculação involuntário (durante o sono).

2. Quem comer ou beber por esquecimento deve completar o jejum e seu jejum é valido. Disse o profeta Muhammad (saas): “Quem esquecer enquanto de jejum, e comer ou beber, que complete o seu jejum, pois Deus o alimentou”.

3. É permitida colher sangue para exames ou para doação.

4. Escovar os dentes, gargarejar (na ablução), com o cuidado de não engolir água. Da mesma forma, tratamento dentário tem a mesma regra, sempre sendo proibido engolir qualquer resíduo.

5. Colírios e remédio introduzidos nos ouvido caso se assegure de que não engolirá nada pela garganta.
-remédio sublingual (para problemas cardíacos, por exemplo).-Injeçoes (exceto que alimentam como soro e vitamina).-O que é absorvido pela pele, como gorduras e pomadas.-anestesia (caso não acompanhe líquido que alimentam). Quem se alimentar depois da alvorada, pensando que ainda é noite , ou se alimentar antes do por sol,pensando que já é noite ,deve continuar o seu jejum depois de se esclarecer que errou (por respeito ao dia de jejum) e deve repor este dia após o Ramadan.

Fonte: http://www.islam.com.br/

Nenhum comentário: