terça-feira, setembro 14, 2010

O Que Aprendemos de Ramadan?

Por: Sheikh.Khaled Taky El Din

Louvado seja Allah, Senhor do Universo e que a paz e a graça de Allah esteja com o nosso amado Profeta, com os seus familiares e com todos os seus companheiros.

Ramadan terminou sendo testemunha a favor ou contra nós. Para que o muçulmano complemente os sinais da fé que adquiriu durante esse mês abençoado, deve conservar algumas condutas que o ajudarão a auferir a satisfação de Allah. Entre essas condutas, citamos:

· Conservar o temor a Allah

"Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Allah" (2:183).

A nossa preocupação durante o mês de Ramadan era atingirmos o temor a Allah.

O significado do temor é ter receio de Allah, agir de acordo com o que foi revelado, contentar-se com pouco e preparar-se para o dia da partida.

Abu Zar (R) relatou que o Rassulullah (S) lhe disse: "Teme a Allah onde estiver, e pratica um bom ato após o mau ato que o apagará. Certamente Allah criou as pessoas com bom caráter." (Narrado por Tirmizi)

Essa tradição nos ordena temer a Allah onde estivermos.

· O Sentir-se Observado

O mês de Ramadan nos ensinou sentirmos que estamos sendo observados por Allah. Jejuávamos em segredo e manifestamente, pela nossa convicção de que Allah conhece tudo a nosso respeito, tem ciência dos nossos atos. Sentimos a Sua observação e, por isso, tememos desobedecê-Lo, e não por causa das pessoas.

"A Allah pertence tudo quanto há nos céus e na terra. Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Allah vo-lo julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é Onipotente." (2:284).

Aprendemos prestar contas de nós mesmos, observarmos os nossos corações durante o Ramadan para não quebrarmos o nosso jejum, porque sabemos e acreditamos que Allah conhece o que há dentro dos corações.

"Dize: Quer oculteis o que encerram os vossos corações, quer o manifesteis, Allah bem o sabe, como também conhece tudo quanto existe nos céus e na terra, porque é Onipotente." (3:29).

· A prática da religião e nos preocuparmos com a Outra Vida como a preocupação principal na nossa vida que nos facilita o nosso viver.

"Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é deveras árdua, salvo para os humildes, que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele retornarão." (2:46).

Anas Ibn Málik (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: "Quem se preocupa com a Outra Vida, Allah lhe concederá a riqueza no coração, unificará a sua família, e lhe submeterá o mundo. Aquele que se preocupa com o mundo, Deus o empobrecerá e desunirá a sua família, e não lhe proporcionará do mundo a não ser o que lhe foi destinado.” (Tirmizi).

· O Enaltecimento dos Rituais de Deus, glorificado e exaltado seja

Deus, glorificado e exaltado seja mostrou que o enaltecimento de Seus rituais faz parte da piedade nos corações.

"Quem enaltecer os rituais de Allah, saiba que tal (enaltecimento) partirá de quem possuir piedade no coração." (22:32).

· O Atendimento ao Chamado de Deus

O nosso atendimento foi rápido, sem vacilo ao chamamento do Senhor, obedecendo-O quanto ao jejum durante o mês de Ramadan. Pedimos a Deus que sejamos desta forma em todas as horas e situações, pois Deus nos prometeu um uma magnífica recompensa.

"Os quais, mesmo feridos, atendem ao chamamento de Allah e do Mensageiro. Para aqueles que fazem o bem e são tementes, dentre eles, haverá uma magnífica recompensa." (3:172)

O Senhor, glorificado e exaltado seja, mostrou que o atendimento às Suas ordens é a vida verdadeira, pois Ele é o nosso Criador e conhece o que é benéfico, e Ele só nos ordena o que é benéfico para as suas criaturas.

"Ó crentes, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." (8:24)

· Nós provamos o gosto dos rituais e desejamos continuar a praticá-los.

Diz-se que os sinais do crente são a sua alegria e felicidade com as suas benevolências.

“O verdadeiro crente é aquele se alegra com a bondade e se entristece com a maldade.”

“O Persistir na Prática das Orações em Seus Devidos Tempos bem Como a Prática das Orações Voluntárias” (Tirmizi)

· O Continuarmos a Praticar as Orações em Seus Devidos Tempos Bem Como as Práticas das Orações Voluntárias
.
Aprendemos durante o mês de Ramadan praticar as orações em seus devidos tempos, de nos livrarmos dos nossos afazeres para as praticarmos devidamente, não deixando os nossos afazermos nos desviarem de nos lembrarmos de Deus. Pedimos a Ele que continuemos assim, pois isso faz parte das características dos muçulmanos que creem na Outra Vida, pois Deus lhes preparou uma excelente recompensa.

"Homens a quem os negócios e as transações não desviam da recordação de Allah, nem da prática da oração, nem do pagamento do zakat. Temem o dia em que os corações e os olhos se transformem, para que Allah os recompense melhor pelo que tiveram feito, acrescentando-lhes de Sua graça; sabei que Allah agracia imensuravelmente a quem Lhe apraz." (24:37-38).

Aprendemos durante o mês de Ramadan de praticarmos muitas orações voluntárias. Deus elogiou aqueles que praticam muitas orações voluntárias e explicou que apagam os pecados.

"E observa a oração em ambas as extremidades do dia e em certas horas da noite, porque as boas ações anulam as más. Nisto há mensagem para os que recordam." (11:114).

Dentre essas orações voluntárias estão as orações noturnas que Deus descreveu os praticantes que fazem parte dos tementes e que são os servos do Clemente:

"São aqueles que passam a noite adorando o seu Senhor, quer estejam prostrados ou em pé." (25:64).

· O Continuarmos a Praticar as Orações da Noite e da Alvorada em Congregação

Aprendemos durante o mês de Ramadan a praticarmos as orações da Alvorada e da Noite em congregação. Pedimos a Deus que nos ajude a continuarmos a fazê-lo. O Rassulullah (S) mostrou os méritos dessas duas orações em congregação.

O Rassulullah (S) disse: “Quem praticar a Oração da Noite em congregação é como se tivesse orado durante a metade da noite. Quem praticar a Oração da Alvorada em congregação é como se tivesse orado a noite toda.” (Musslim)

O Profeta (S) disse: “Avisa os que caminham na escuridão da noite para as mesquitas que terão luz total no Dia da Ressurreição.” (Tirmizi)

· O Continuarmos a Recitar o Alcorão Sagrado

"Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Allah é a (coisa) mais importante. Sabei que Allah está ciente de tudo quanto fazeis." (29:45)

Aprendemos durante o mês de Ramadan a sermos assíduos na recitação do Alcorão. Deus descreveu aqueles que recitam seu Livro e crêem na Outra Vida, que fazem um comércio perene com Deus.

“Por certo que aqueles que recitam o Livro de Allah, observam a oração e fazem caridade, privativa ou abertamente, com uma parte daquilo com que os agraciamos, almejam um comércio imorredouro." (35:29)

O Profeta (S) disse: “Recitem o Alcorão porque, no Dia da Ressurreição irá interceder pelos recitadores.” (Musslim).

· Acostumar-se a fazer preces e pedir perdão durante a madrugada.

Deus, glorificado e exaltado seja, mostrou os méritos das preces durante a madrugada e descreveu os madrugadores como os tementes.

"Em verdade, os tementes habitarão entre jardins e mananciais, desfrutando de tudo com que o seu Senhor os agraciar, porque foram benfeitores. Porque possuíam o hábito de pouco dormir à noite. E, ao amanhecer, imploravam o perdão de suas faltas. E há em seus bens uma parte para o mendigo e o desafortunado." (51:15:19).

Abu Huraira (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “O nosso Senhor, Bendito e exaltado seja, toda noite, Se manifesta no céu aparente no último terço da noite e diz: ‘A quem Me suplicar atenderei. A quem Me pedir concederei. A quem Me pedir perdão perdoarei.” (Bukhári).

· O continuar a ter vontade em ouvir as lições religiosas e aprender os preceitos religiosos

Aprendemos durante o mês de Ramadan a assistirmos as aulas religiosas e a participarmos das reuniões de recordação de Deus, aprendendo os preceitos, lendo livros islâmicos. Isso representa muitos benefícios para os muçulmanos. Tomara que permaneçamos nessa situação nos dias seguintes.

"Ele concede sabedoria a quem Lhe apraz, e todo aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá logrado um imenso bem; porém, salvo os sensatos, ninguém o compreende." (2:269).

Deus deu preferência aos sábios sobre os outros.

"Tal homem poderá, acaso, ser equiparado àquele que se consagra (ao seu Senhor) durante as horas da noite, quer esteja prostrado, quer esteja em pé, que se precavê em relação à Outra Vida e espera a misericórdia do seu Senhor? Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os ignorantes? Só os sensatos é que são lembrados disso." (39:9).

"Ó crentes, quando vos for dito para vos apertardes, (dando) nas assembléias (lugar aos demais), fazei-o; e sabei que Allah vos dará lugar no Paraíso! E quando vos for dito que vos levanteis, fazei-o, pois Allah dignificará os crentes, dentre vós, assim como os sábios, porque está inteirado de tudo quanto fazeis." (58:11).

"Exaltado seja Allah, o Verdadeiro Rei! Não te apresses com o Alcorão antes que sua inspiração te seja concluída. Outrossim, dize: Ó Senhor meu, aumenta-me em sabedoria!" (20:114).

Anas Ibn Málik relatou que o Rassulullah (S) disse: “Procurar o conhecimento é dever de todo muçulmano (homem ou mulher)” (Ibn Mája).

Abu Huraira (R) relatou que ouviu o Rassulullah (S) dizer: “A vida terrena é amaldiçoada, e amaldiçoado o que nela há, a não ser quem se recorda de Deus, quem o acompanhar, o sábio e o estudante.” (Ibn Mája).

· O Restringir a Língua e os Outros Órgãos

Aprendemos com o Ramadan restringirmos as nossas línguas, tendo cuidado com o que prenunciamos para não quebrarmos o nosso jejum. Seria ótimo continuarmos a termos cuidado com o que dizemos.

O Profeta (S) disse: Quem crê e Deus e o Dia do Juízo Final que diga boa palavra ou se cale. Deus, exaltado seja, disse: “Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele esteja presente uma sentinela pronta (para a anotar).” (50:18).” (Bukhári).

Abdullah Ibn Omar relatou que foi perguntado ao Rassulullah (S): “Quem é a melhor das pessoas?” Respondeu: “O que possui coração magnânimo e a língua veraz.” Declararam: “Conhecemos quem tem língua veraz, quem é que possui coração magnânimo?” Respondeu: “O piedoso, o puro, que não comete pecado nem iniqüidade, nem exagero, nem inveja ninguém.” (Ibn Mája).

· A nossa assiduidade na participação na prestação de serviços sociais aos muçulmanos, na prática de boas obras durante o mês de Ramadan nos convoca a continuarmos à serviço dos muçulmanos.

O Profeta (S) disse: “Cada muçulmano deve dar em caridade.” Perguntaram-lhe: “Ó Rassulullah, e quem não tiver para dar?” Respondeu: “Que trabalhe, beneficiando-se e dê em caridade.” Perguntaram: “E se não conseguir?” Respondeu: “Deve ajudar o necessitado.” Perguntaram: “E se não encontrar?” Respondeu: “Que pratique o bem e se abstenha de praticar o mal, pois isso constitui em caridade.” (Bukhári).

O Rassulullah (S) disse: “Em qualquer dia da vida, as falanges (articulações) do ser humano devem oferecer uma caridade. Para isso, o estabelecer a justiça entre duas pessoas é uma caridade; ajudar um homem a subir em sua montaria e ajudá-lo com a carga da mesma é também uma caridade; a boa palavra é uma caridade; e cada passo que der em direção à oração é uma caridade; e retirar do caminho um obstáculo é também uma caridade.” (Musslim)

O Rassulullah (S) disse: “Àquele que aliviar, de um crente, uma angústia, das angústias desta vida, Deus aliviará algumas das angústias no Dia do Juízo; e àquele que resolver a dificuldade de um necessitado, Deus resolverá as dificuldades, tanto nesta, como na Outra Vida; e à pessoa que for discreta para com as faltas de um muçulmano, Deus será discreto com as faltas dela, nesta e na Outra, e Deus estará ajudando o servo enquanto este estiver ajudando o seu irmão.” (Musslim)

· A Educação da Alma na Obediência em Continuidade e Empenho

"Entre os homens há também aquele que se sacrifica para obter a complacência de Allah, porque Allah é Compassivo para com os servos." (2:207).

"Por outra, quanto àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda. Sabei que Allah está com os benfeitores." (29:69)

· O dever de Contiuarmos a Obedecer a Deus em Todos os Momentos

Deus é o Senhor de todos os meses, e o Senhor do mês de Ramadan é o Senhor do mês de Chauwal. A adoração do indivíduo é uma ordem exegida em todos os tempos e situações.

"Ó crentes, perseverai, sede pacientes e constantes, estai sempre vigilantes e temei a Allah, para que prospereis." (3:200).

O melhor ato é o pouco e permanente

Ó gente, assumam os serviços o que podem fazer, pois Deus não Se cansa até vocês se cansarem. Os atos mais apreciados por Deus são as perenes, mesmo que sejam poucos.” (Bukhári).

· O Continuarmos a Obedecer a Deus após o Ramadan

Entre as obediências é o jejum durante seis dias de Chauwal

O Rassulullah (S) disse: “Quem cumpre o jejum durante todo o mês de Ramadan, seguido do jejum dos seis dias de Chawal, saiba que isso é tão bom, como se tivesse jejuado durante toda a vida.” (Musslim)

Peço a Deus que nos oriente para o que Ele goste e aceita, de palavras e atos, pois Ele é Senhor disso e o Onipotente.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen


Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Pedimos e agradecemos pela vida dos irmãos Omar Hussein Hallak que não mede esforços para incrementação desse blogger e de sua Eminência Sheikh.Khaled Taky El Din, esse homem de Allah SW que nos ensina os caminhos do din, com tanta sabedoria e dedicação. Que Allah SW mutiplique seus anos de vida, a felicidade e alegria de seus familiares até o dia do Juizo Final amin.


Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Nenhum comentário: