quarta-feira, outubro 13, 2010

A Difamação de AbdAllah Bin Ubai Ibn Salul

Sabemos que umas das coisas mais condenáveis no islam é a calúnia e a difamação. Na história islâmica temos alguns exemplos disso. E para mostrar que ninguém está livre desses atos abomináveis, vamos mostrar um khutub pronunciado por sua Iminência Sheikh Shekh Amer Egito e traduzido pelo irmão Omar H. Hallak. Essa calúnia foi cometida contra a "Mãe dos Crentes" Aisha (RAA), esposa do Profeta Muhammad (SAAS).

Em verdade, que Allah seja louvado. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo.


Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu Servo e Mensageiro; divulgou a mensagem, orientou a nação e se esforçou pela causa de Deus até o último dia de sua vida. Que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Diz Allah em Seu Nobre Livro:

Ó homens! Temei a vosso Senhor, que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher, e de ambos espalhou pela terra numerosos homens e mulheres. E temei a Allah em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços consangüíneos. Certamente Allah, de vós, é Observante.

Em verdade, a palavra mais verdadeira está no Alcorão. A melhor orientação é a de Mohammad (s). A pior coisa é a Bid`aa (A Inovação). E toda inovação é uma desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

Caros irmãos e irmãs no Islam! O assunto de hoje é “A Difamação de AbdAllah Bin Ubai Ibn Salul contra Aicha, esposa do Profeta Mohammad (s)”. Este evento é conhecido em árabe como Hadithatul Ifk. Trata-se de rumores falsos lançados contra Aicha, a mãe dos crentes, durante a viagem da campanha de Bani Mustalak. Ela viajara num coche coberto sobre um camelo reservado exclusivamente para ela. No ultimo dia de viagem, quando a caravana parou no local de repouso, o Profeta (s) ordenou à noite, repentinamente, aos muçulmanos que regressassem a Madina. No entanto, Aicha ® tinha saído a fim de satisfazer suas necessidades naturais e ainda não tinha regressado. Ela atrasou-se por que perdeu o colar que estava usando e este colar não lhe pertencia, então ela se preocupou em recuperá-lo e isto provocou a demora. Sem dar conta de sua ausência a caravana seguiu sem ela, os guias dos camelos não notaram a sua ausência ao recolocar o coche sobre o camelo por que ela era muito leve. Após ter recuperado o colar, ela retornou para o acampamento, mas para sua surpresa, não encontrou ninguém no local e por isso ficou muito preocupada.

Então, preferiu ficar no local e não se movimentar dali e, sentada, adormeceu. Já era noite, ela tinha convicção que os guias descobririam o seu erro e voltariam atrás, mas ninguém voltou. Quando chegou a manha, apareceu Safwan Bin Muattal, que foi especialmente incumbido pelo Profeta (s) para escoltar na retaguarda, para apanhar as coisas que eventualmente ficassem para trás.

Ao analisar o acampamento, em busca de objetos perdidos, ficou chocado ao ver a mãe dos crentes, Aicha. Safwan disse em voz alta: “LA Ilaha Illa Allah”. Ao ouvir essa voz Aicha despertou e logo cobriu seu rosto com o véu. Safwan baixou o camelo, Aicha subiu-o e sentou-se no coche sozinha. Tudo isso se passou sem que se dirigissem uma palavra. Safwan conduziu o camelo a pé, até alcançarem o exercito dos muçulmanos.

Quando chegaram, e os muçulmanos souberam do que tinha acontecido tiveram muita pena, mas ficaram descansados ao verem-nos chegar são e salvos. Todavia, os hipócritas aproveitaram essa portunidade para lançarem calunias contra Aicha. Quem lançou as calunias foi AbdAllah Bin Ubai Ibn Salul, o chefe dos hipócritas. Falaram muitas palavras feias, que criaram uma agitação curiosa na tropa dos muçulmanos. O Profeta (s) estava muito hesitante mas matinha-se calado. Logo após a chegada em Madina Aicha adoeceu, doença essa que durou um mês e por fora as pessoas passavam os dias em comentários, sem ela saber do que estava acontecendo. Antes, sentia o carinho o Profeta (s), mas esse carinho diminuira bastante, passava a porta de seu quarto e limitava-se a perguntar: “Como estais vós?” Estas atitudes criaram-lhe suspeitas e duvidas. Quando ela melhorou relativamente, saiu e encontrou-se com a mãe de Misstah que a informou do que se passava. Ao ouvir isso Aicha sentiu-se mal, o que piorou a sua doença. Quando o Profeta foi vê-la em sua visita habitual, Aicha pediu-lhe para ir passar uns dias na casa de seu pai, Abu Bakir ®. O Profeta autorizou-a e ela quando chegou imediatamente perguntou à sua mãe sobre que as pessoas falavam contra ela. A mãe consolou-a respondendo: “Minha filha tenha calma, por Deus! É raro haver uma mulher casta, casada com um homem que a ama, e ela não ter quem a inveje.” Aicha ® chorou muito e nesta noite não dormiu.

Entretanto, o Profeta iniciava uma investigação minuciosa sobre o assunto, na presença de seus companheiros, ouvindo a suas opiniões, perguntando as mulheres se tinham notado algo duvidoso na pessoa de Aicha. Contudo, todos afirmavam a inocência de Aicha. Então, o Profeta (s) subiu ao púlpito na mesquita e lamentou a atitude tomada por algumas pessoas na difamação de sua família. Depois, o Profeta (s) foi até a casa de Abu Bakir, entrou, cumprimentou os presentes, sentou-se e disse: “Aicha, ouvi a teu respeito tais rumores. Se és inocente, Deus confirmará a sua inocência, e se cometeste algum pecado, pede perdão a Deus, e volta-te a Ele arrependida porque um servo quando reconhece o pecado e se volta arrependido a Deus, Ele o perdoa.”

Ela dirigiu-se aos pais dizendo: “Respondei ao Profeta” Os pais disseram: “Por Deus! Não sabemos o que responder”. Aicha disse: “Realmente eu, por Deus, já sei que ouviste esta conversa a meu respeito e acreditastes nela. Por isso se vos disser que sou inocente, não me acreditarão, e se confessar perante vós qualquer pecado enquanto Deus sabe que sou inocente, acreditar-me-eis imediatamente. Portanto, eu não pedirei perdão por uma coisa que Deus sabe que não pratiquei. Limitar-me-ei a dizer o que o pai de Yussuf disse: Paciência! Vou implorar auxilio de Deus contra o que acabais de anunciar-me”. Aicha ® manteve-se firme e respondia a todos que Deus não é injusto.

Nesta ocasião. Deus revelou os seguintes versículos confirmando a inocência de Aicha e ao mesmo tempo definindo o castigo aplicavél. Surat Annur: Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

1.Uma surata que enviamos e prescrevemos, na qual revelamos lúcidos versículos, a fim de que mediteis.

2.Quanto à adúltera e ao adúltero, vergastai-os com cem vergastadas, cada um; que a vossa compaixão não vos demova de cumprir a lei de Deus, se realmente credes em Deus e no Dia do Juízo Final. Que uma parte dos fiéis testemunhe o castigo.

3.O adúltero não poderá casar-se, senão com uma adúltera ou uma idólatra; a adúltera não poderá desposar senão um adúltero ou um idólatra. Tais uniões estão vedadas aos fiéis.

4.E àqueles que difamarem as mulheres castas, sem apresentarem quatro testemunhas, infligi-lhes oitenta vergastadas e nunca mais aceiteis os seus testemunhos, porque são depravados.

5.Exceto aqueles que, depois disso, se arrependerem e se emendarem; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

6.E aquele que difamar a sua esposa, em mais testemunhas do que eles próprios, que um deles jure quatro vezes por Deus que é um dos verazes.

7.E na quinta vez pedirá que a maldição de Deus caia sobre ele, se for perjuro.

8.E ela se libertará do castigo, jurando quatro vezes por Deus que ele é perjuro.

9.E na quinta vez pedirá a incidência da abominação de Deus sobre si mesma, se ele for um dos verazes.

10.Se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco... e Deus é Remissório, Prudentíssimo.

11.Aqueles que lançam a calúnia, constituem uma legião entre vós; não considereis isso coisa ruim para vós; pelo contrário, é até bom. Cada um deles receberá o castigo merecido por seu delito, e quem os liderar sofrerá um severo castigo.

12.Por que, quando ouviram a acusação, os fiéis, homens e mulheres, não pensaram bem de si mesmos e disseram: É uma calúnia evidente?

13.Por que não apresentaram quatro testemunhas? Se não as apresentarem, serão caluniadores ante Deus.

14.E se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco, nesse mundo e no outro, haver-nos-ia açoitado um severo castigo pelo que propalastes.

15.Quando a receberdes em vossas línguas, e dissestes com vossas bocas o que desconhecíeis, considerando leve o que era gravíssimo ante Deus.

16.Deveríeis, ao ouvi-la, ter dito: Não nos compete falar disso. Glorificado sejas! Essa é uma grave calúnia!

17.Deus vos exorta a que jamais reincidais em semelhante (falta), se sois fiéis.

18.E Deus vos elucida os versículos, porque é Sapiente, Prudentíssimo.


19.Sabei que aqueles que se comprazem em que a obscenidade se difunda entre os fiéis, sofrerão um doloroso castigo, neste mundo e no outro; Deus sabe e vós ignorais.

Quando foram revelados os versículos o Profeta (s) ficou muito contente e deu a boa nova a Aicha da sua inocência confirmada por Deus. Então a sua mãe disse-lhe: “Levanta-te e agradece ao Profeta” Aicha respondeu: “Não! Por Deus, eu apenas agradecerei a Deus que anunciou a minha inocência.” Depois disso os que levantaram boatos difamatórios foram castigados, conforme manda o Alcorão como uma regra geral aplicável a todos os que estejam na mesma situação, pra proteger a honra da mulher casta.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamo Alaikom WA WB,

Nenhum comentário: