quinta-feira, março 24, 2011

Qual é o termo correto para denominar as pessoas que abraçam o Islam, Convertido ou Revertido?

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Queridos Irmãos e Leitores,

Eu sempre sou questionado quanto ao termo aplicado aos irmãos e irmãs que abraçam o islamismo como religião. Eu particularmente utilizava o termo "Revertido" baseado no hadice do Mensageiro de Deus (Allah o abençoe e lhe dê paz): "Toda criança nasce com instinto natural" e o instinto natural é o Islam. Foi assim que aprendi.

Hoje me deparei com um artigo escrito pelo Sheikh Khalid Taky El Din, Secretário-Geral dos Teólogos Muçulmanos do Brasil , e repasso para aos leitores. O texto é um estudo teológico e com sustentação nas fontes legítimas da doutrina islâmica. Que Allah SW tenha misericórdia de nossas almas. Vamos ao artigo:

REVERTIDO OU CONVERTIDO?

Espalhou-se, recentemente, o debate entre os irmãos, que se convertem ao Islam, sobre a utilização do termo “converteu-se” ou “reverteu-se” ao Islam, aplicado ao novo muçulmano. Qual dos termos é o correto?

Há quem diga que deve ser denominado como revertido ao Islam, baseado no hadice do Mensageiro de Deus (Allah o abençoe e lhe dê paz): "Toda criança nasce com instinto natural" e o instinto natural é o Islam.

Se quisermos discutir isso do ponto de vista jurídico e doutrinário, devemos recorrer aos fundamentos da chari’a, aplicando na matéria o que recebemos do Mensageiro de Deus (Allah o abençoe e lhe dê paz) e o que é aceito pelos teólogos muçulmanos.

Ao estudar esse tema, nos livros dos fundamentos, não encontrei nenhum dos sábios muçulmanos que conheço denominando, aos que se convertem ao Islam, com o termo “revertido”.

O que é indicado no hadice do Mensageiro da Deus (Allah o abençoe e lhe dê paz) narrado por Jabir bin Abdullah (que Allah esteja satisfeito com ele): "Vi em um sonho que Gabriel estava próximo à minha cabeça e Miguel aos meus pés, dizendo um ao outro: Dá-lhe um exemplo. Disse: Ouça bem e entenda com o coração; o seu exemplo e de sua nação é o de um rei que adquiriu uma área, então, construiu nela uma casa, em seguida, colocou nela uma mesa servida, em seguida, enviou um mensageiro para convidar as pessoas à sua mesa. Alguns atenderam ao mensageiro, outros deixaram de fazê-lo. Deus é o Rei, a área é o Islam, a casa é o Paraíso e você, ó Mohammad, é o Mensageiro. Quem o atender ingressa no Islam, quem ingressa no Islam ingressa no Paraíso e quem ingressa no Paraíso come o que há nele.” (Al-Albani em Sahih al Jámi’ - n º 2465). O Mensageiro (Allah o abençoe e lhe dê paz) usou o termo ingressar no Islam e não retornar a ele (reverteu).

Esta opinião é corroborada por aquilo que foi registrado nos livros da doutrina e nas tradições de palavras dos sábios a respeito dos que ingressam no Islam, ou que se convertem ao Islam. O seu significado nos livros da doutrina: “Acreditou nele com convicção e submissão”.

Por isso, não vejo nenhuma razão para usar a palavra “reverteu ao Islam”, uma vez que não há prova legítima nem no Livro de Deus, nem na Sunna de Seu Mensageiro (Allah o abençoe e lhe dê paz), nem nas afirmações de qualquer sábio muçulmano. É um termo inventado, sem nenhum fundamento.

Devido à importância deste assunto, desejei chamar a atenção dos irmãos muçulmanos, Deus é Quem ajuda e concede o sucesso.

Sheikh Khalid Taky El Din

Secretário-Geral dos Teólogos Muçulmanos do Brasil

Fonte: http://www.takydin.net/

Nenhum comentário: