terça-feira, maio 31, 2011

Manutenção dos Laços Familiares‏

Em nome de Deus o Clemente e Misericordioso


Louvado seja ALLAH, a Ele imploramos ajuda e orientação e buscamos refúgio junto a Ele quanto aos malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações. A quem Allah encaminhar ninguém poderá desviar, e a quem Allah desviar ninguém poderá lhe indicar o caminho certo. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores. O! Servos de ALLAH sejam tementes ao Criador que diz no Seu Livro Sagrado: "AN NISSÁ" 36 – “Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro, o viajante...”.

Caros irmãos! Observamos neste versículo que o direito do parente foi mencionado imediatamente após o culto exclusivo à Allah. Isso demonstra a grande importância da preservação dos Laços de Parentesco no Islam, pois representa o aperfeiçoamento da fé em Allah e no Dia do Juízo Final. A recomendação começa com os parentes mais próximos como a mãe e o pai e vai se afastando até alcançar os parentes mais distantes, em seguida os órfãos, os vizinhos, os amigos e os viajantes e assim se generaliza até alcançar o individuo mais distante e estranho que é o viajante; transformando a vida mais agradável na sociedade.

Desde o primórdio da divulgação do Islam O Fortalecimento dos Laços Familiares foi tratado como uma das propriedades de maior destaque desta religião. Relata-se que Hirkel perguntou a Abu Sufyan: “ O que o mensageiro vos ordena? Ele respondeu. Ele orienta a adorar unicamente ALLAH, a praticar orações, ser sincero, ser puro e preservar os laços familiares”. O Profeta Mohammad (S) em todas oportunidades que tinha lembrava seus companheiros da importância da manutenção dos Laços Familiares.

Certo dia Abu Ayub Al Anssarí perguntou ao Profeta (S): “Ó Mensageiro de ALLAH! Orienta-me a respeito de algo que ao praticá-lo garante adentrar o Paraíso. Respondeu: Adore ALLAH e não associe nada à ELE, pratique a oração e a caridade e mantenha os Laços Familiares”. Ao ser revelado ao Profeta o versiculo 92 da surat "AAL ‘IMRAN" - Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes... Abu Tal-ha relatou ao Profeta (S) que iria doar o seu pomar chamado de “Braihá-a” para seus familiares necessitados.

Então, disse o Profeta impressionado pela atitude de Abu Tal-há: “Em verdade esta doação que fizeste lhe proporcionará lucro garantido” isto significa que ser caridoso com parentes é um excelente investimento para o muçulmano para obter sucesso na outra vida. Vários são os relatos e dizeres do Mensageiro a respeito dos Laços Familiares. Disse o Mensageiro de ALLAH (S): A caridade para com o necessitado vale uma recompensa enquanto que praticar caridade para o parente necessitado tem dupla recompensa, o beneficio da caridade e o da manutenção dos laços familiares.

Destaca-se também a narrativa em que o mensageiro noticiou que O Egito em breve fará parte da nação Islâmica, e recomendou benevolência para com seu povo. Os estudiosos relacionaram esta recomendação ao fato de Hajar mãe de Ismael (AS) e Mariam Al-kutbiya uma das esposas do Profeta Mohammad (S), pertencerem ao povo egípcio. E quando foi revelado ao Profeta (S) o versículo “E admoesta os teus parentes mais próximos.” Ele convocou o povo de Kuraix e disse: Ó filhos de Abd Asshmmis, Ó filhos de Kaab bin Lu-ai, salvem-se do fogo infernal, Ó filhos de Abd Manef, Ó filhos de Hachem, salvem-se do fogo infernal, e por fim disse Ó filhos de Abd Mutalib salvem-se do fogo infernal.

 Ó Fátima salve-se do fogo infernal pois nada poderei fazer por vocês nesta vida e no dia do juízo final a não ser regar nos laços de sangue com benevolência e compaixão. Aqui O Profeta comparou os Laços de sangue à terra fértil que ao ser regada com benevolência e ternura, com certeza, dará bons frutos e compara a ruptura dos laços familiares com um solo árido incapaz de produzir bons frutos.

 O fortalecimento dos laços consangüíneos deve ser através da amizade, da misericórdia, da bondade, da caridade, principalmente aos órfãos e necessitados. O Mensageiro (S) disse: "Por Aquele Que me enviou com a verdade, que Ele não aceitará a caridade daquele que, possuindo parentes necessitados, ele a dá a outros. Por Aquele em Cujas Mãos está a minha alma, no Dia da Ressurreição, Ele não olhará para essa pessoa, não lhe falará e não o abençoará, e terá um severo castigo." Abu Huraira relata que ouvira um homem dizer “Ó Mensageiro de ALLAH, tenho familiares com os quais sempre trato de melhorar os laços, porém, eles desdenham de mim; cuido-os com generosidade, mas eles me maltratam; sou indulgente e compreensivo para com eles, mas eles são malévolos e intransigentes para comigo.” O Mensageiro de ALLAH (S) disse: “Se é assim tal como me contas, seria como se te fizessem engolir cinza escaldante; porém, desde que te mantenhas assim, ALLAH te dará o Seu apoio e te protegerá deles.” Relatado por Muslim.

Não devemos conservar os laços exclusivamente com os parentes que se relacionam conosco. O Profeta de ALLAH (S) disse: "O fortalecimento dos laços familiares não consiste em darmos com generosidade, em reciprocidade, mas darmos aos parentes que cortam os seus laços conosco." Portanto, não devemos condicionar o nosso relacionamento com os parentes à reciprocidade. Allah, O Altissimo, diz: "Temei a Allah, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Allah é vosso Observador" (4:1).

Ucba Ibn Abi Ámer relatou: "Encontrei-me, um dia, com o Mensageiro de ALLAH (S). Ele pegou na minha mão e disse: 'Ó Ucba, queres que te indique qual é a mais importante conduta das pessoas, neste mundo e no Outro?' Respondi: 'Sim, ó Mensageiro de ALLAH!' Ele disse: 'Deves te relacionar com quem corta as relações contigo, dar a quem te priva, e perdoar quem te causa injustiça.'" Portanto, o fortalecimento dos laços de parentesco aperfeiçoa a nossa fé, aumenta a nossa riqueza e prolonga a nossa vida, no sentido de abençoá-la. O Profeta (S) disse: "Aquele que deseja alcançar uma maior riqueza e uma vida mais farta deve fortalecer os seus laços consangüíneos."

Caros irmãos: O muçulmano consciente é benevolente para com seus parentes e se esforça para fortalecer os laços consangüíneos, não somente afastando-se das questões que geram desentendimento entre os familiares mas também orientando os menos experientes, ajudando os necessitados, prestando um conselho sincero, mantendo um rosto sorridente, e espalha suas saudações entre as pessoas.

Servos de Allah, temei a Ele, pois o Profeta (S) disse: "A pessoa arrependida é amada por Allah, e quem se arrepende de um pecado é como se não o tivesse cometido". Que ALLAH tenha piedade de nós ua SALAMU ALAIKUM!!!

O fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: