terça-feira, agosto 23, 2011

Lailatul Kadr (A Noite do Decreto)


Louvado seja Allah. Ele revelou o Alcorão para ser a luz da humanidade. E enviou Mohammad (S) para ser um alvissareiro e admoestador. Ele agraciou os crentes com o mês da misericórdia e do perdão e incluiu nele uma noite melhor do que mil meses. Prestamos testemunho do que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, Seu escolhido e querido dentre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como aos seus familiares, seus companheiros e aos que seguirem a sua orientação até o Dia do Juízo Final. Amém.
Caros irmãos:
Allah, Ta’ála, disse no seu Livro Sagrado: “Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses.” (97:1-3).
Abu Bakr Al Warac disse: “Ela foi denominada de Noite do Decreto porque nela foi revelado um Livro nobre, no idioma de um anjo nobre - o anjo Gabriel - para um Mensageiro nobre, pertencente a um povo nobre. Alguns sábios disseram quue foi denominada a noite do Decreto porque se decreta nela o que acontecerá durante o ano seguinte.
Allah Ta’ála, disse: “Na qual se decreta todo assunto prudente.” (44:4). São escritos nela as situações e os benefícios, sendo copiadas do Livro Matriz e mostrados aos anjos.
Diz-se, também, que quem praticar as suas orações noturnas terá honra e que as obediências durante ela possuem importante valor. Os anjos que se apresentam durante ela também têm enorme valor.
Entre a sua importância é honra suficiente ter uma surata com o seu nome. O Rassulullah (S) disse: “Quem praticar as orações noturnas na Noite do Decreto, com fé e esperança, Allah lhe perdoará todos os pecados anteriores.” (Mutafac Alaih).
Entre suas virtudes é que Allah revelou o Alcorão durante ela, e que é melhor do que mil meses. É uma noite abençoada. Allah, Ta’ála, disse: “Nós o revelamos durante uma noite bendita.” (44:3). Durante ela os anjos descem com a bênção e a misericórdia, circundan os que estão se recordando de Allah, e ela é paz até ao romper da aurora.
Catada (RA) disse: “Ela é bênção, tudo nela é bom até o despertar da aurora.” Hassan Al Bassri (RA) disse: “Durante a Noite do Decreto, os anjos continuam pairando, com suas asas, com a paz e a misericórdia de Allah, desde a oração do Crepúsculo até o despontar da alvorada.”
Mujáhid (RA) disse: “O jejum e as orações noturnas durante ela são mais benéficas do que o jejum e as orações noturnas de mil meses que não tenham a Noite do Decreto.”
Al Khalil Ibn Ahmad disse: “Ela foi denominada com esse nome porque a terra fica restrita devido ao enorme número de anjos durante ela. Allah, Ta’ála, disse: “Porém, quando o prova, restringindo a Sua graça.” (89:16).
Servos de Allah: 
O nosso nobre Profeta (S) nos ordenou procurarmos a Noite do Decreto durante os dez últimos dias do mês de Ramadan. Aicha (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Buscai a Noite Abençoada entre as noites ímpares (ou seja, a 21º, 23º, 25º, 27º e 29), das dez últimas noites de Ramadan” (Bukhari).
Ibn Rajab Al Hanbali (RA): “Os que amam a Allah  contam as noites, à espera dos dez últimos dias de Ramadan de cada ano. Ao os alcançarem, conseguem o almejado e servem o seu Amado.”
Anas (R) relatou que quando chegou o mês de Ramadan o Rassulullah (S) disse: “Esse mês já chegou. Ele possui uma noite que é melhor do que mil meses. Quem a perder perde todo o bem, e só se priva dela o desafortunado.”
Muitos sábios afirmam que a Noite do Decreto é a noite de 27 de Ramadan.
Os melhores atos durante essa noite abençoada é a súplica, a recitação do Alcorão, o cumprimento das orações, as orações noturnas, o evitar a prática dos pecados grandes e pequenos. Aicha (R) relatou que numa ocasião perguntou ao Profeta (S): “Ó Mensageiro de Deus, se eu chegar a descobrir a Noite do Decreto, como deverei orar, nessa noite?” O Profeta (S) lhe respondeu: “Dize: ‘Deus, Tu, Que és Perdoador, Que amas o perdão, perdoa-me!’” (hadice narrado por Ahmad, Ibn Mája e Tirmizi).
Sufian Al Sauri disse: “A súplica durante essa noite é mais agradável para mim do que a oração.” Ele quis dizer que muita súplica  é preferível à oração que não possui muita súplica. Se a pessoa recitar o Alcorão e suplicar será melhor para ela, como explicou isso Ibn Rajab Al Hanbali (RA).
Os nossos antecessores piedosos se preparavam para essa noite e a recebiam como se estivessem em comemoração. Abu Zar (R) costumava vestir as suas melhores roupas, perfumando-se para a Noite de Decreto que ele pensava ser.
Sábit Al Banáni e Hamid At Tawil (RA) costumavam vestir as suas melhores roupas, perfumavam-se e enfeitavam a mesquita na Noite do Decreto. Tamim Ad Dári (R) um enfeite que custava mil moedas de prata que ele usava durante a Noite do Decreto.”
Servos de Allah
O nosso nobre Profeta (S) costumava se empenhar nos dez últimos dias de Ramadan nas suas adorações, recitações do Alcorão e costumava ficar em retiro na mesquita. Aicha (R) relatou que quando começava os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Profeta (S) costumava ficar acordado por toda a noite, acordava também a sua família, e desapertava o seu cinto, ou seja, era o mais assíduo em orar para Allah. (Bukhari e Musslim).
Abu Huraira (R) disse: “O Alcorão era apresentado ao Profeta (S) uma vez por ano. No ano que ele faleceu foi-lhe apresentado duas vezes. Ele costumava ficar em retiro dez dias por ano. No ano que ele faleceu, ficou vinte dias em retiro.” (Bukhári).
Portanto, servos de Allah, empenham-se, pois só sobraram poucos dias de Ramadan. O Hassan (R) disse: “Allah tornou o mês de Ramadan um campo de disputa para as Suas criaturas. Eles disputam quem mais O obedece e O satisfaz. Alguns ganham outros perdem. Estranho é aquele que se diverte rindo no dia em que ganham os ganhadores e perdem os perdedores.”
Ó Allah, torna-nos daqueles que são aceitos nesse nobre mês. Ó Allah, aceita o nosso jejum, as nossas orações noturnas, as nossas inclinações e prostrações. Ò Allah, guia-nos para cumprirmos as orações da Noite do Decreto e perdoa os nossos pecados. Ó Allah: perdoa os crentes e as crentes, os muçulmanos e as muçulmanas, os vivos e os mortos, pela Sua graça e misericórdia, ó mais misericordioso dos misericordiosos.   

Mesquita de Guarulhos
Proferido pelo Cheikh Khaled Rezk Taky Eldin

Nenhum comentário: