sábado, agosto 27, 2011

Sunnah a ser observada no dia de Eid AL FITR

1 ) Fazer ghusl antes de sair para a oração.

Foi narrado em um hadith saheeh em al-Muwatta' e em outros lugares que 'Umar ibn ‘Abd-Allah costumava fazer o ghusl no dia de Eid al-Fitr antes de sair para o local de oração na parte da manhã. Al-Muwatta’ 428.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse que os muçulmanos unanimemente concordaram que é mustahabb (recomendável) fazer ghusl para a oração do Eid.

O motivo pelo qual é mustahabb é o mesmo para que se faça ghusl antes do Jumu'ah e outras reuniões públicas. No dia de Eid, a razão é ainda mais forte.

2) Comer antes de sair para orar no Eid al-Fitr e depois da oração de Eid al-Adha.

Faz parte da etiqueta não sair para rezar no Eid al-Fitr, até que se tenha comido algumas tâmaras, por causa do hadith narrado por al-Bukhari de Anas ibn Malik, que disse que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele) não costumava sair na manhã de Eid al-Fitr, até que ele tivesse comido algumas tâmaras ... as quais ele comia em número ímpar. Al-Bukhari, 953.

É mustahabb comer antes de se dirigir à oração para, assim, enfatizar o fato de que é proibido jejuar neste dia e demonstrar que o jejum acabou.

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) sugeriu que a razão para isso foi afastar a possibilidade de se adicionar mais dias ao jejum, e para que nos apressemos em obedecer ao comando de Allah. Al-Fath, 2 / 446

Quem não possuir tâmaras pode quebrar o jejum com tudo o que é permitido.

Mas no Eid al-Adha é mustahabb não comer nada até que se retorne da oração, para que, com isso, a pessoa coma da udhiyah que ofereceu em sacrifício. Se ela não vai oferecer um sacrifício, não há nada de errado em comer antes da oração.

3) Fazer o Takbir no dia de Eid.

Esta é um dos maiores Sunnahs no dia do Eid, porque Allah diz (interpretação do significado):

“[...] Mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (2:185)

Foi narrado al-Waleed ibn Muslim disse: “Eu perguntei al-Awzaa’i e Maalik ibn Anas sobre pronunciar o Takbir em voz alta nos dois Eids. Eles disseram: ‘Sim, ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar costumava pronunciá-lo em voz alta no dia do Eid al-Fitr, até que o Imam saisse (para conduzir as orações).’”

Foi narrado em um relato saheeh que ‘Abd al-Rahmaan al-Sulami disse: “Eles enfatizavam mais no dia do Eid al-Fitr do que o dia de al-Adha.”

Wakee’ disse que isto se refere ao Takbir (Vide Irwa’ al-Ghaleel, 3/122/).
Al-Daaraqutni e outros narraram que, na manhã de Eid al-Fitr e do Eid al-Adha, ibn ‘Umar se esforçava muito na recitação do Takbir até chegar no local de oração, então ele recitava o Takbir até que o Imam saísse.

Ibn Abi Shaybah narrou com um isnaad saheeh (cadeia de transmissão verídica) que al-Zuhri, disse: “O povo costumava recitar o Takbir no dia de Eid quando saíam de suas casas até chegarem ao local de oração, e até que o Imam saísse. Quando o Imam saia eles ficavam em silêncio, e quando ele dizia Takbir eles também diziam (Ver Irwa’ al-Ghaleel, 1/121)”.

Recitar o Takbir ao sair da própria casa para se dirigir ao local de oração e até que o Imam saia (para conduzir a oração) foi algo bem conhecido entre os Salaf (primeiras gerações). Este (ato) tem sido narrado por um grande número de estudiosos como Ibn Abi Shaybah, ‘Abd a l-Razzaaq e al-Firyaabi em Ahkaam al-Eidayn a partir de um grupo de Salaf. Por exemplo, Naafi’ ibn Jubayr costumava recitar o Takbir e ficou surpreso que as pessoas não o faziam, e ele disse: "Por que vocês não recitam o Takbir?"

Ibn al-Zuhri Shihaab (que Allah tenha misericórdia dele) costumava dizer: "O povo costumava recitar o Takbir a partir do momento em que eles saíam de suas casas até o Imam chegasse (até o local da oração)."

O período para Takbir no Eid al-Fitr começa a partir da noite anterior ao Eid e se estende até que o Imam chegue para conduzir a oração do Eid.

No caso do Eid al-Adha, o Takbir começa no primeiro dia de Dhu'l-Hijjah e dura até o entardecer do último dos dias de Tashreeq.
Descrição do Takbir:

Foi narrado no Musannaf de ibn Abi Shaybah com um isnaad saheeh de Ibn Mas'ood (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele costumava recitar o Takbir durante os dias de Tashreeq:
Allaahu akbar, Allaahu akbar, laa ilaaha ill-Allaah, wa Allaahu akbar, Allaah akbar, wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e para Allah é o louvor).

Também foi narrado em outro lugar por Ibn Abi Shaybah com isnaad saheeh, mas com a frase "Allaahu akbar", repetida três vezes.

Al-Mahaamili narrou com um isnaad saheeh também de Ibn Mas'ood:
"Allaahu akbaru kabeera, Allaahu akbaru kabeera, Allaahu akbar wa ajallu, Allaahu akbar wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, de fato, Allah é o Maior, de fato, Allah é o Maior e o Mais Glorificado, Allah é o Maior e para Allah é o louvor).” (Vide al-Irwa’, 3/126.)

4) Ofertar parabéns.
A etiqueta de Eid também inclui as felicitações e bons votos trocados por pessoas, não importa as palavras, tais como dizer um ao outro “Taqabbala Allah wa minna minkum (Que Allah aceite [as boas ações] de nós e de você)” ou “Eid Mubaarak” e outras expressões admissíveis de congratulações.

Foi narrado que Jubayr ibn Nufayr disse: “Quando os companheiros do Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) reuniam-se no dia do Eid, diziam uns aos outros: ‘Que Allah aceite (as boas ações) de nós e de você. ’”

‘Ibn Hajar disse que a sua isnaad é hasan. Al-Fath, 2 / 446.

Desejar felicitações foi algo bem conhecido entre os Sahaabah, e os estudiosos como Imam Ahmad e outros permitiram. Há evidências que sugerem que é desejável oferecer parabéns e votos de felicidades em ocasiões especiais, e que os Sahaabah felicitavam-se quando coisas boas aconteciam, como quando Allah aceitou o arrependimento de um homem. Eles dirigiram até ele e felicitaram-no por isso, e assim por diante.

Sem dúvida oferecer felicitações, está entre as características mais nobres dos muçulmanos.

O mínimo que pode ser dito a respeito deste assunto é que você deve, ao menos, retornar os cumprimentos daqueles que o parabenizarem pelo Eid, e permanecer em silêncio se os outros se calarem, como o Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Se alguém felicita você, responda, caso contrário, não a inicie (a felicitação)”.

5) Adornar-se, por ocasião do Eid.

Foi narrado que ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que 'Umar trouxe um manto brocado¹ que estava à venda no mercado e trouxe-o para o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele), e disse: “Ó Mensageiro de Allah, compre este e adornar-se com ele para o Eid e para receber as delegações.” O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) lhe disse: “Por certo, este é o adorno de quem não tem um quinhão (de piedade ou de recompensa na outra vida)...” Narrado por al-Bukhari, 948.

O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) concordou com a idéia de 'Umar para adornar-se no o Eid, mas o repudiou por escolher tal manto, pois era feito de seda.

Foi narrado que Jaabir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) tinha um manto que ele usava nos dois Eids e às sextas-feiras.” Saheeh Ibn Khuzaymah, 1756,

Al-Bayhaqi narrou com um isnaad saheeh que Ibn 'Umar costumava usar suas melhores roupas no Eid.

Assim, um homem deve vestir a melhor roupa que ele tem ao sair para o Eid.

Em relação às mulheres, elas devem evitar adornarem-se excessivamente quando saem para o Eid, pois, elas são proibidas de mostrarem seus adornos para homens não mahram. Também é haram para uma mulher sair perfumada ou expor os homens à tentação, pois, eles só vão sair com a finalidade de adoração.

6) Ir para oração por um caminho e voltar por outro.

Foi narrado que Jaabir ibn 'Abd Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “No dia do Eid, o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava variar sua rota”. Narrado por al-Bukhari, 986.

Foi dito que a razão para isso é o fato de que as duas rotas iriam testemunhar no Dia da Ressurreição, pois, a Terra também virá falar no Dia da Ressurreição e dizer o que foi feito nela de bom e de ruim.

E também foi dito que era a fim de manifestar os símbolos do Islã em ambas as rotas, ou manifestar a lembrança de Allah (dhikr), ou para irritar os hipócritas e os judeus, e para assustá-los com um grande número de pessoas que estavam com ele (o profeta). E foi dito que era para atender às necessidades do povo, para responder às suas dúvidas, ensiná-los, dar o exemplo e fazer caridade aos necessitados, ou para visitar os parentes e manter os laços de parentesco.

E Allah sabe melhor.

Islam Q&A.

1- Estofo entretecido de seda e fios de ouro ou prata, com desenho em relevo, usado por vezes em encadernações requintadas.

Nota extra:

Mulheres em período menstrual podem participar do Eid?

R: Sim, é Sunnah que as mulheres em período menstrual participem das comemorações.

Em al-Saheehayn e em outros lugares é narrado que Umm ‘Atiyah(que Allah esteja satisfeito com ela) disse: "Nós fomos ordenadas - em referência ao Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) – a convocar as adolescentes e as mulheres em reclusão para as orações do Eid, e ele ordenou que as mulheres menstruadas evitassem o local de oração dos muçulmanos. Narrado por al-Bukhari, 1/93; Muslim, 890. De acordo com outro relatório: “Fomos ordenadas a convocar as meninas adolescentes e aquelas em reclusão.”

De acordo com um relato narrado por al-Tirmidhi: “O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava convocar as virgens, adolescentes, mulheres em reclusão e as mulheres menstruadas para os dois Eids, mas as mulheres menstruadas deviam manter-se longe do local de oração e testemunho da reunião dos muçulmanos. Um delas disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, e se ela não tiver um jilbaab?’ Ele disse: ‘Então sua irmã (de fé) deve lhe emprestar um de seus.

Fonte:(tradução: www.amulhernoislam.com)

Nenhum comentário: