sexta-feira, setembro 09, 2011

ARTIMANHAS DO SHAYTÁN (Demônio)


Todos reconhecemos de que o Shaytán ou Satanás não se apresenta perante a pessoa e murmura dizendo: «Deixa-te de comportar de forma correta; podes cometer os pecados que quiseres, para que sejas de entre os miseráveis e corruptos tanto nesta vida como noutra». É óbvio que se ele procedesse assim, ninguém o seguiria nem o daria “ouvidos”.

Pelo contrário, o Shaytán utiliza várias artimanhas e estratagemas com o intuito de enganar a humanidade e desviá-la do caminho certo, pois essa foi a promessa feita por ele, assim como consta no sagrado Al-Qur’án: «Senhor meu! Por me ter desviado, seduzi-los-ei (os humanos) e desencaminharei a todos; excepto a quem de Seus servos houver protegido.» [Al-Qur’án 15:39-40].

Com este artigo, pretende-se iniciar um tema onde procurar-se-á descrever os diferentes métodos que o Shaytán utiliza para desviar as pessoas:

1.   EMBELEZA A FALSIDADE

Esta é a estratégia que Shaytán utilizou para desviar Ádam , quando o incitou a comer da árvore que ALLAH havia proibido, embelezando o ato e afirmando que quem comesse dela permaneceria eternamente no Paraíso ou se tornaria num Anjo.

Consequentemente,  Adamcomeu o fruto e foi expulso dali. Esta artimanha consiste em exteriorizar o que é falso tomando aparência de verdadeiro e vice-versa.

O Shaytán sempre tentará fazer com que as pessoas prefiram a falsidade e sintam aversão pela verdade, até que finalmente se afastam desta e se inclinam para o pecado.

Explicando isto, Imám Ibn Qayim (RA) escreve o seguinte:

«A estratégia do Shaytán é subjugar a mente de tal forma que esta fique completamente enganada; ninguém está a salvo da sua estratégia exceto quem ALLAH deseja. Assim, ele embeleza exteriormente o que nos é prejudicial até que isso pareça benéfico; afasta-nos de boas ações fazendo crer que são prejudiciais. Quantos não
são tentados desta maneira? Quantos corações se mantêm afastados do Islam e da bondade por estas razões? Quanta verdade não é apresentada de forma horrenda e quanta falsidade não é mostrada de forma elegante e desejosa?

O Shaytán envolve a mente até que seja desviada e entregue aos desejos, fazendo com que a pessoa siga caminhos de desobediência, instigando-a ao menosprezo dos atributos de ALLAH, da Sua Palavra revelada no sagrado Al-Qur’án e levando-a à destruição. Induz ainda à negligência de ordenar o bem e impedir o mal, com desculpa de sermos tolerantes com os demais e comportarmos de bons modos com eles, aplicando fora de contexto o versículo «Ó crentes! Velai pelas vossas próprias almas» e contradizendo o objetivo da vinda do profeta Muhammad.

De forma semelhante, encontramos hoje os aliados de Satanás utilizando a mesma estratégia para desviar a humanidade. Por exemplo, propagam ideologias argumentando acabar com a aflição, miséria e outros males, incitam à mulher a se desleixar do seu papel principal, abandonando os lares praticamente desnudas em
nome da liberdade, propagam filmes e novelas que insultam a honra e dignidade e envolvem pessoas com coisas proibidas, tudo em nome da arte; difundem ainda anúncios venenosos instigando às pessoas a deixarem o seu dinheiro nos bancos para se beneficiarem de juros, tudo em nome do progresso e ganância. Depois chamam àqueles que se apegam a valores morais e religiosos de “atrasados” ou “extremistas”.

Tudo isso faz parte da estratégia encetada pelo Shaytán desde o tempo de Ádam , pintando a falsidade com cores lindas e mostrando a verdade como se fosse algo repugnante com o único objectivo de afastar as pessoas desta.

Consta no sagrado Al-Qur’án: «Por ALLAH! Enviámos mensageiros às nações que te precederam, mas o Shaytán também fez ver as suas más acções como boas.»[Al-Qur’án 16:63].

Isso representa uma ameaça séria para a humanidade, caso esta não fi que atenta. Se
alguém considera o falso como verdadeiro e correto, acabará se esforçando de todas as formas e meios para apoiar e difundir essa “verdade” aparente, nem que seja levado à própria destruição:

«Quereis que vos informe quem sejais os maiores perdedores de suas obras? Aqueles cujo empenhos e frustrou na vida mundana enquanto creram haver realizado o bem.»
[Al-Qur’án 18:103-104].

Esses esforçaram-se arduamente para afastar as pessoas do caminho certo, lutando veemente contra os servos de ALLAH, porque realmente crêem que estão seguindo a verdade. Este é o principal motivo que influenciou os descrentes e fê-los preferir a vida terrena, afastando-se da Outra. ALLAH diz:

«E os designamos companheiros, que ornamentaram seu presente e seu passado.»
[Al-Qur’án 41:25].

Esses companheiros são demônios, que embelezam todos os assuntos mundanos, tornando-os tentadores e levando-os posteriormente a recusar o Ákhirah (Além), sentindo-se seguros desses conceitos e negando consequentemente a existência da Ressurreição, do Juízo Final, do Paraíso e do Inferno.

Nomes Atrativos a Coisas Proibidas

Uma das formas que o Shaytán utiliza para embelezar a falsidade é chamar coisas proibidas através de termos atrativos, com o objetivo de mostrar uma realidade falsa, enganar o Homem e incitá-lo a tomar parte dela. Por exemplo, sabemos que o Shaytán chamou à árvore proibida de “árvore da imortalidade” para atrair Ádam  a comer dela, dizendo:

«Ó Ádam! Te mostro a árvore da imortalidade e um poder incessante?».

Da mesma forma, ainda hoje atribuem nomes agradáveis a coisas proibidas. Chamam o álcool de “mãe da alegria”, os juros de “transação comercial” ou “interesse bancário”, o baile, a construção de estátuas ou pintura de corpos nus são denominados de “arte”, os drogados transformaram-se em “toxico dependentes”, o aborto é reconhecido como “interrupção voluntária da gravidez”, o fi lho ilegítimo que foi deixado com a mãe é conhecido por ter uma “família mono parental” e o homossexualismo virou “inclinação natural”.

A lista de novos termos ou atributos é grande e não termina por aqui; não tarda que a pedofi lia e o incesto, que têm ocorrido com tanta freqüência nos últimos tempos, também sejam redefi - nidos com termos mais “cômodos” e atrativos e passem a ser atos abertamente praticáveis, pois o caminho tende a ser esse.

2. INCITA A UMA POSIÇÃO EXTREMA

Em qualquer mandamento de ALLAH, o Shaytán esforça-se para que a pessoa tome uma das duas posições contraditórias: negligência ou exagero. Para ele, não há preferência entre ambas, pois qualquer um dos extremos que a pessoa venha a seguir são caminhos desviados e afastados.

No primeiro caso, o Shaytán instiga o servo à negligência e apatia, mostrando-lhe vantagens ou infundadas dificuldades para que não cumpra o mandamento Divino; ataca-o com a preguiça e indiferença e ainda lhe abre as portas de interpretações sem fundamento, até conseguir que a pessoa deixe de praticar e executar obras virtuosas que lhe foram ordenadas.

Já no segundo caso, o Shaytán encontra um crente sério, responsável e com muita disponibilidade para praticar boas ações, não conseguindo enganá-lo através do primeiro método.

Então, ele decide optar por uma estratégia oposta, instigando o crente a se esforçar demasiadamente, convencendo-lhe de que o que está a praticar não é suficiente e que suas ambições devem ser superiores.

Insiste que o servo trabalhe mais que os outros, durma ou descanse menos, não quebre o jejum quando os restantes quebram, se uns lavam as mãos três vezes então ele deve lavar cinco vezes, se para um determinado ato de adoração é sufi                                  ciente o Wudhú (ablução) então ele sente que deve efetuar o Ghussl (banho), aceita
imediatamente quando alguém lhe mostra dificuldade numa certa prática mas recusa-se a admitir ou acatar quando lhe é apresentada alguma facilidade na religião, criando dificuldades infundadas para si próprio onde o Islam deu facilidade. Portanto, o Shaytán instiga-o a atos de exagero e extremismo, levando-o a ultrapassar os limites e recomendações deixadas pelo profeta Muhammad .

Para ambos os casos, o objectivo do Shaytán é afastar o crente do caminho certo, fazendo com que não se aproxime do mesmo, no primeiro caso, e instigando que ultrapasse os limites, no segundo.

De salientar que o servo que se encontra desviado através de práticas exageradas, uma vez mergulhado em atos de adoração inovados na religião, talvez lhe seja mais difícil cair na real e reconhecer isso, pois acha que está a fazer algo de bom; no caso do negligente, é mais provável que venha a reconhecer, nem que seja no íntimo, de que está a falhar e cometer erros, pois estes são claros e evidentes.

Quantos não se desviam por meio destas duas estratégias? É difícil escapar delas exceto através da fé, conhecimento, força de combater interiormente o Shaytán e, acima de tudo, com a ajuda de ALLAH.

3. FRUTIFICA A COMODIDADE E PREGUIÇA

Comodidade, preguiça e procrastinação são fortes estratégias utilizadas pelo Shaytán
para impedir que as pessoas realizem os seus deveres assim como boas ações.

Consta num Hadice relatado por Bukhari em que o Profeta  disse: «Durante o sono,
o Shaytán amarra três nós por trás do vosso pescoço e murmura em cada um o seguinte: “A noite é longa, (portanto) continue a dormir”.

Quando a pessoa desperta e louva ALLAH, um dos nós se desfaz; quando efetua o Wudhú, o segundo nó é desfeito; quando ora (efetua o Salát), todos os nós são desamarrados. Depois disso, a pessoa sente-se vigorosa e alegre ao amanhecer; doutra forma, levantar-se-ia com preguiça e mal-humorada».

E de acordo com um outro Hadice, também relatado por Bukhari, o Profeta  foi perguntado acerca daquele que dorme até ao amanhecer, deixando passar a hora de Fajr, ao que respondeu: «Esse é aquele em cujos ouvidos o Shaytán urinou».

É necessário que sejamos determinados e firmes nos deveres e responsabilidades que temos por cumprir, aproveitando diariamente as nossas forças e energias de forma positiva. A pessoa que conseguir vencer o Shaytán logo pela manhã, não passará o resto do dia sonhando ou entretido em assuntos desnecessários, mas irá aproveitar
cada instante de forma produtiva e frutífera.

A determinação mostra o momento exato em que se deve agir e executar as diferentes tarefas, afastando simultaneamente a preguiça e procrastinação. Uma pessoa decidida e firme tem consciência de que o tempo perdido jamais voltará, lutando continuamente contra o seu ego e entregando-se às boas obras; somente aqueles que têm noção de que a morte é certa e iminente são competentes nas suas obrigações.

Através do murmúrio, o Shaytán induz à pessoa a preguiça e a atrasar as boas ações,
insinuando que ainda há tempo e pode fazer isso mais tarde. É por essa razão que Umar , aquele de quem o próprio Shaytán fugia, já afi rmava que não se deixa para amanhã o que pode ser feito hoje.

Quantos não-muçulmanos não vêem com bons olhos e admitem que o Islam é uma religião verdadeira, mas são impelidos pelo Satanás que lhes suspira: “Não se apresse, pense ainda mais sobre o assunto”, e muitos deles vão adiando a sua entrada no Isslam até que, infelizmente, chegam a morrer na descrença.

Assim também o Shaytán desvia o pecador quando este pretende se arrepender, iludindo-o através dos seus desejos e instigando-o de que ainda há tempo para isso e que, portanto, pode continuar a pecar para mais tarde implorar pelo perdão numa única vez.

São várias as suas artimanhas, pois atrasa qualquer tipo de pessoa: ao sábio que pretende transmitir o conhecimento, sussurra-lhe «descansa mais um pouco e depois vai»; ao crente que desperta durante a noite para adorar o seu Senhor, diz-lhe: «ainda há tempo, podes continuar a dormir»; ao trabalhador murmura-lhe «por que tanta pressa e dedicação, deixe para amanhã»; etc. Portanto, o Shaytán jamais cessará a sua função de incutir a preguiça e atrasar a prática de boas ações, fazendo com que as pessoas vivam somente na expectativa, ilusão e sonhos.

A diferença entre uma pessoa determinada e ativa e outra que é preguiçosa e que adia os seus afazeres para mais tarde, é como dois viajantes que atravessam uma cidade no seu percurso.

O primeiro compra logo os mantimentos e prepara-se para continuar a viagem, enquanto que o outro pensa «vou esperar um pouco, talvez permaneça aqui mais dias», e vai adiando a compra de provisão e o reinício da jornada até o último instante, altura em que encontrará apenas arrependimento e pesar.

Este exemplo é semelhante ao de muitas pessoas, pois enquanto algumas se preparam
para o Além ainda neste mundo e quando chega a hora da morte não ficam preocupadas, as outras enganam a si próprias achando que irão efetuar boas obras mais tarde, ficando sempre a adiar, e quando chega o momento de deixar este Mundo
para a derradeira viagem, acordam e encontram nada mais do que remorso e desespero.

Infelizmente, faz parte do instinto humano gostar da preguiça e viver sonhando, e o Shaytán sabe aproveitar-se muito bem disso, fatores com os quais devemos lutar constantemente.

Por isso, devemos despertar e compreender que nos encontramos no meio duma batalha, cujo inimigo jamais descansará; e ainda que pareça que esteja a descansar, na realidade, isso é mais uma das suas inúmeras estratégias.


Nenhum comentário: