sexta-feira, setembro 23, 2011

A Exelência do carater do Profeta (SAAS)


Assalamo Alaikom!

O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Nele buscamos refúgio do mal em nossas almas e de nossos pecados. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro; divulgou a mensagem, orientou a nação e se esforçou pela causa de Deus até o último dia de sua vida. Que a paz e bênçãos de Allah estejam com Seu servo e mensageiro, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos.

Em verdade, a palavra mais verdadeira está no Alcorão. A melhor orientação é a de Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno. A demais! 

Irmãos e irmãs no Islam, Allah (SWT) criou tudo que existe entre os céus e a terra, e criou tudo que existe aquém e além dos céus e da terra, Ele é o verdadeiro Criador. Deus criou os seres humanos com perfeição e dentre os seres humanos aperfeiçoou o caráter de Seus Profetas e Mensageiros. E dentre eles O Profeta Mohammad (s) atingiu a excelência em seu caráter. Disse o Mensageiro de Deus (s): “Eu fui enviado para aperfeiçoar o bom caráter.”

Queridos irmãos e irmãs, Allah preparou para os crentes que se esforçam em aperfeiçoar o caráter uma recompensa formidável, diz Allah no Alcorão: “E apressai-vos para um perdão de vosso Senhor e para um Paraíso, cuja amplidão é a dos céus e da terra, preparado para os piedosos. Que despendem, na prosperidade e na adversidade, e que contêm o rancor, e indultam as outras pessoas – e ALLAH ama os benfeitores-“ Al Imran 133 e 134.
                
Certo dia, perguntaram ao Mensageiro de Allah (s): O que é ser de bom caráter? Respondeu: “Ser de bom caráter é aproximar de quem se afastou de você, e ser generoso com quem foi egoísta, e perdoar quem foi injusto, e ser gentil com quem te mal tratou.” E quando Allah revelou o seguinte versículo para o Mensageiro de Deus: “Seja, Ó Mohammad, indulgente, e ordena o que é conveniente, e da de ombros aos ignorantes.” Cap. 7 vers. 199. O Mensageiro (s) perguntou ao Anjo Gabriel: E quanto a ira? Então o Anjo Gabriel subiu ao céus para obter a resposta e foi revelado o seguinte versículo: “E, se, em verdade, te instiga alguma instigação de Satã procura refugio em Allah. Por certo, Ele é Oniouvinte, Onisciente.” Cap 7 vers. 100.

Allah (SWT) qualificou o nosso amado Profeta (s) no Alcorão ao revelar o seguinte versiculo : “Porque és de nobilíssimo caráter” (Alc. 68:4).

E quando Aicha, a mãe dos crentes®, foi perguntada a respeito da educação do Mensageiro de Allah (s); Ela respondeu “A conduta do Profeta (S) era o próprio Alcorão.” E entra narrativa ela disse: “Ele era um Alcorão que caminhava pela terra”

Quanto a Clemência do Profeta de Allah (s) relata-se do dia da conquista de Makka, quando seguiam para aquela cidade que outrora o expulsara os seus chefes, Abu Sufyan Bin Harith Bin Abdul Muttalib e AbdAllah Bin Abi Umayah, ambos primos do Profeta eles eram quem mais maltratavam o Mensageiro e os seus companheiros. Antes de entrarem na cidade eles vieram ter com o Profeta (s) e ele os evitou, então Ali Bin Abi Talib orientou-os a ficarem de frente para o Mensageiro de Allah (s) e orientou-os a dizer o que os irmãos do Profeta Yussef (as) disseram a ele quando pedirão o perdão. “Disseram: Por Allah! Com efeito, Allah te deu preferência sobre nós, e por certo, estávamos errados. Então com clemência ele respondeu: “Não há exprobração a vós, hoje. Que Allah vos perdoe. E Ele é O mais Misericordiador dos misericordiosos.” Cap 12 ver 91 e 92.

E ainda na conquista de Makka, quando os descrentes estavam todos a espera da ordem do Profeta para que els fossem aniquilados, ficaram surpresos com sua clemência, isso por que seu coração estava livre de todo tipo de maldade e tirania e orgulho. Ele não prendeu ninguém , não impôs nenhuma penalidade, não utilizou força nenhuma mas apenas disse : “Ide, etais livres’.

Foi quando Omar ® questionou a respeito da atitude o Profeta ao dizer: Como os concede induto e eles maltrataram tanto? Respondeu o Profeta (s) pois espero que Deus faça sair das virilhas deles pessoas que irão adorar tão-somente a Ele, e que não irão associar a Ele parceiro algum.’

Anas Ibn Málik narrou: “Estava eu caminhando com o Mensageiro de Allah (S), e ele estava usando uma capa najranita que tinha franjas grossas; um beduíno emparelhou com ele, e deu um violento puxão na capa do Profeta. Então eu vi que o lado do ombro dele estava marcado pela franja, devido à violência do puxão do homem. Este disse: ‘Dá uma ordem para que me seja dado algo da riqueza que Allah te tem dado, ó Mohammad!’ O Mensageiro de Allah (S) se virou, e sorriu; então ordenou que fosse dada alguma coisa para o homem.” [Bukhári e Musslim.]

O Profeta (S) disse também: “O homem forte não é aquele que é bom nas justas; o homem forte é aquele que sabe se controlar quando está zangado.” [Musslim.]


O Profeta (S) disse ainda: “O homem forte não é aquele que nocauteia o seu adversário; o homem forte é aquele que tem controle sobre seu temperamento.” [Bukhári e Musslim.]

 O Profeta (S) tem certas direitos e certas obrigações, os quais, se o muçulmano os cumprir com sinceridade, irá receber amplas recompensas da parte de Deus. Tal pessoa irá desfrutar da intecessão do Profeta, no Dia do Julgamento. Ele ou ela terá ainda a honra de beber da Cisterna do Profeta e do Kauçar1. Algum dos deveres e das obrigações (da parte da pessoa) incluem

1. Amar o Profeta (S) mais do que a si mesmo, sua família, sua propriedade e seus filhos.

2. Obedecer ao Profeta (S) em tudo o que ele ordenou fazer, tal como fazer súplicas somente a Deus, buscar o auxílio de Deus na hora da necessidade, ser veraz e honesto, mostrar conduta amigável, etc.. A pessoa deverá ainda tornar evidente outras diretrizes que chegaram através do Alcorão e da autêntica sunna do Profeta (S).

Queridos irmãos e irmãs no Islam O Profeta Mohammad (S) é o modelo ideal que todos os muçulmanos deverão imitar, e cuja diretriz todos devem seguir. Deus (SWT) tem abençoado esta comunidade (umma) por meio de preservar a tradição (sunna) e a biografia (sira) do Seu Mensageiro. 

A despeito da passagem de muito tempo, a sunna e a sira do Profeta (S) permanecem, como se a gente estivesse vendo-as e ouvindo-as ainda hoje. 

Elas propiciam um exemplo vivo da vida do Profeta (S) para que os muçulmanos imitem e sigam. Elas inspiram, ainda, nos corações dos muçulmanos, amor e respeito para com ele. Deus (SWT) diz no Alcorão: “Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo” (33:21).

Rogamos a Deus dizendo a suplicado do Mensageiro: “Ó Allah, dirige-me no sentido de eu praticar o melhor dos feitos, e de ter o melhor dos caráteres, pois ninguém dirige a isso, a não ser Tu; e protege-me das más ações e das péssimas maneiras, pois ninguém pode barrá-las a não ser Tu.” [Al Nassá’i, e Al Arnaout chama-o sahih, na obra Jamil Usul.]

2. “Ó Allah, busco refúgio em Ti quanto à pior das maneiras, e das enfermidades, ao pior dos feitos, e dos desejos.” [Tirmizi, e verificado por Al Albani.]

3. “Ó Allah, faze com que nossos corações sejam harmoniosos uns com os outros, e concerta as disputas entre nós.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: