sexta-feira, setembro 09, 2011

ORIGEM DA CAABA - PRIMEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) -JUMA MUBARAK
 TEMA DA SEMANA: IBRAHIM, OS SEUS DESCENDENTES (AS) E A ORIGEM DA CAABA - PRIMEIRA PARTE

O mês de Ramadan já passou. Brevemente estaremos no mês de Dhul Hijja. A partir deste Juma e até terminar os dias de Haj, In Sha Allah, passarei a enviar mensagens relacionados com este importante pilar do Islão. A primeira mensagem é referente ao Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Abraão (que a Paz de Deus esteja com ele), os seus descendentes e a edificação da Caaba. Por ser extensa, a referida mensagem será dividida em três partes.

O trabalho centrou-se nos últimos versículos, bastantes elucidativos, do primeiro juz do Cur’ane (Alif Lam Mim). Ibrahim (Aleihi Salam), não foi Judeu nem Cristão. Obediente a Deus, foi um verdadeiro hanif (adorou e transmitiu a mensagem do Deus Único). Através dos seus filhos Ismael e Isaac (Aleihi Salam), formaram-se três ramificações importantes no contexto religioso do mundo; Judeus, Cristãos e Muçulmanos. Ibrahim (Aleihi Salam) é o tronco comum destas 3 religiões.

E lembrai-vos quando Abraão foi posto à prova pelo Seu Senhor com certos mandamentos, que ele cumpriu e então Allah disse-lhe: “Designar-te-ei Imame (chefe) dos “povos.” E Abraão apelou: “E (concedei essa graça) também aos meus descendentes.” O Senhor respondeu: “A minha promessa não alcançará os iníquos”. Cur’ane 2:124.

Deus testou-o com taharat –( pureza). Cinco referentes ao corpo e cinco à cabeça, nomeadamente, cortar o bigode, enxaguar a boca, utilização do Missak, aparar as unhas, raspar os pêlos púbicos, a circuncisão e a lavagem depois de efetuar as necessidades naturais.

Uma referência semelhante é feita pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que disse:

De entre as coisas relacionadas com o fitra (instinto natural) humano, constam: bochechar com água, usar água para limpar as narinas, aparar o bigode, limpar os dentes, cortar as unhas, remover os pêlos axilares e púbicos e a circuncisão”. Ahmade.

(Outra passagem refere que Deus testou Ibrahim Aleihi Salam) para;

1)-Abandonar o seu povo descrente;
2)- Disputar com nimrod – rei da Babilónia, acerca de Deus;
3)- Sendo paciente quando ele foi atirado para o fogo, embora sabendo da situação traumática que estava a ser sujeito. Ibn Abaas (Radiyalahu an-hu) referiu: A última declaração de Abraão, quando ele foi atirado ao fogo, foram as palavras referidas no Cur’ane, 3:173 Deus é suficiente para Nós e Ele é o ótimo Guardião”. Bukhari 60:87. Depois veio a ajuda de Deus: “Porém ordenamos: ó fogo sê frescor e poupa Abraão.” Cur’ane 21:69;
4)- Saindo da sua terra natal quando Deus lhe ordenou para tal;
5)- Paciência com as exigências monetárias e materiais dos hóspedes enviados por Deus; e
6)- E ordem de Deus para sacrificar o seu filho Ismael. Depois de passar por estas provas, Ibrahim (Aleihi Salam), foi nomeado “Líder de toda a humanidade”. Pediu a Deus para também fazer de líderes, a sua descendência. Deus aceitou, mas advertiu de que na sua descendência, haverá pessoas injustas entre os seus “filhos” e que esses não vão beneficiar da promessa de Deus.

 “E o agraciamos (a Ibrahim) com Isaac e Jacob e designamos, para a sua prole, a profecia e o Livro; concedemos-lhe a sua recompensa neste mundo, e no outro contarse- á entre os virtuosos.” Cur’ane 29:27.

“E quando fizemos da Casa um lugar de assembleia e um asilo para os povos, (dissemos): “Tomai a estância de Abraão como um local de oração. “E ordenamos a Abraão e a Ismael (dizendo-lhes): “Purificai a Minha Casa para aqueles que andam à sua roda, para os que nela meditam e para os que se curvam e se prostram (aí em adoração).” Cur’ane 2:125.

“E lembrai-vos quando Abraão disse: “Meu Senhor, faz com que esta cidade seja de Paz e agracia com seus frutos os seus habitantes que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final…” Cur’ane 2:126.

A Casa de Deus será visitada para a oração, como um lugar de passagem. As pessoas regressarão às suas casas e de seguida visitarão o local novamente sem quaisquer apreensões, por ser um lugar livre de inimigos e de conflitos armados. Durante a época pré-islâmica, as pessoas eram alvo de ataques e sequestros. As pessoas que estavam ao redor da Caaba, encontravam-se protegidas e seguras. Ibrahim (Aleihi Salam) pediu a Deus: Senhor Nosso, escuta a minha súplica”. Cur’ane 14:40 . Deus honrou a Sua Casa, tornando-a segura.

Todas as pessoas se encontram ansiosas para realizar visitas repetidas à Caaba. A exortação para que a Casa seja purificada, refere-se não só à limpeza, mas também à proibição de utilização de dinheiros provenientes de atividades ilícitas na conservação e reconstrução da Caaba. A purificação também abrange a intenção de afastar dela, qualquer adoração falsa, para que nenhuma outra divindade seja mencionada a não ser o Deus Único. Mais tarde, os Coraishs, na era pré- islâmica, colocaram figuras de 300 ídolos, aos quais também passaram a adorar. Após a entrada em Maka de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), com o seu cajado, destruiu todos os ídolos, voltando a purificar a Casa de Deus.

Por isso, as Mesquitas - as Casas de Deus são locais limpos e isentos de quaisquer figuras de santos, profetas ou de ídolos.

Ibrahim (Aleihi Salam) pediu a Deus para conceder o sustento somente para os que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final. No entanto, Deus também revelou que irá fornecer sustento também aos incrédulos.

 Tanto a estes como àqueles, agraciamos com as dádivas do teu Senhor, porque as dádivas do teu Senhor jamais foram negadas a alguém”. Cur’ane 17:20. Porém, Deus refere: “Diz” aqueles que forjam mentiras acerca de Deus, não prosperarão. Terão o seu gozo neste mundo, então seu regresso será a Nós. Depois lhe infligiremos severo castigo, por sua incredulidade”. Cur’ane 10:69:70.

Incentivo a todos os meus familiares e restantes irmãos e irmãs de fé, que ainda não
cumpriram com o 5º. Pilar do Islão, para se apressarem no cumprimento desta obrigação. Se reúnem as condições necessárias, façam a intenção e criem dentro de vós esta preocupação. Se não reúnem as referidas condições, façam também a intenção: quem sabe se Allah Subhana Wataala não nos reserva uma surpresa?

Sabemos o que se passou ontem, mas o futuro só é do conhecimento do nosso
Criador e Sustentador.

Um Bom Dia de Juma
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
08/09/2011- Maputo - Moçambique - África

Nenhum comentário: