sábado, outubro 08, 2011

O Hoje é tudo o que você tem

Quando você acorda de manhã, não espera ver a noite – viva como se o hoje é tudo o que você tem. Ontem passou com o seu bem e mal, enquanto o amanhã ainda não chegou. O dia é como um palmo de sua vida, mas é como se você nascesse e morresse ao final do mesmo. Com essa atitude, você não será pego entre uma obsessão sobre o passado com todas as suas angústias e as esperanças do futuro com todas as suas incertezas.

Viva o hoje: Durante o dia você deve orar com o coração vigilante, recitar o Alcorão com compreensão e lembrar-se de Deus com sinceridade. Neste dia você deve ser equilibrado em seus assuntos, satisfeito com sua parcela designada, preocupado com sua aparência e saúde.
 
Organize as horas deste dia, de forma que você faça anos em minutos e meses em segundos. Busque o perdão de seu Senhor, lembre-se dele, se prepare para a despedida final deste mundo e viva o hoje alegremente e em paz. Contente-se com o seu sustento, sua esposa, seus filhos, seu trabalho, sua casa e sua posição na vida.
“Recebe, pois, o que te tenho concedido, e sê um dos agradecidos” (Alcorão 7:144)

Viva o hoje livre de tristezas, preocupações, raiva, ciúmes e malícias.
 
Você tem que gravar em seu coração uma frase: Hoje é o meu único dia. Se você tem comido o pão quente e fresco hoje, então o que importa o pão seco e podre de ontem e o pão antecipado de amanhã?
Se você é verdadeiro com você mesmo e tem uma resolução firme e sólida, se convencerá indubitavelmente do seguinte: Hoje é meu último dia de vida. Quando você alcançar essa atitude, vai se beneficiar a cada momento do seu dia, através do desenvolvimento de sua personalidade, ampliando suas habilidades e purificando suas ações.
Então você diz a si mesmo:
Hoje, serei refinado no meu discurso e não falarei mal, nem obscenidades. Também não caluniarei;
Hoje vou organizar minha casa e meu escritório. Não serão desordenados e caóticos, mas organizados e limpos;
Hoje vou ser minucioso sobre a minha limpeza corporal e aparência. Vou ser meticuloso no meu asseio e equilibrado no meu andar, falar e ações;
Hoje vou me esforçar para ser obediente ao meu Senhor, orar da melhor maneira possível, fazer mais atos voluntários de justiça, recitar o Alcorão e ler livros benéficos. Vou plantar bondade em meu coração e dele extrair as raízes do mal – como o orgulho, a inveja e a hipocrisia;
Hoje vou tentar ajudar aos outros – visitar os doentes, comparecer a um funeral, orientar as pessoas que estão perdidas e alimentar os famintos. Vou ficar lado a lado com os oprimidos e os fracos. Prestarei respeito ao estudioso, serei misericordioso com os jovens e reverentes com os idosos.
 
O passado partiu e se foi, não vou chorar por você. Não vai me ver relembrando você, nem por um momento, porque você viajou para longe, para nunca mais voltar.
O futuro está no reino do invisível, por isso não vou ser obcecado por seus sonhos.
Não vou ficar preocupado sobre o que está por vir, porque o amanhã é nada e ainda não foi criado. 

“Hoje é meu único dia” é uma das declarações mais importantes no dicionário da felicidade para aqueles que desejam viver a vida em sua plenitude, esplendor e brilho.
Dr. ‘Áidh al Qarani, Não Fique Triste

Nenhum comentário: