terça-feira, janeiro 31, 2012

O Conhecimento

Assalamu Alaikum

Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Irmãos e irmãs no Islam, Allah louvado seja diz em Seu nobre livro no capitulo das Abelhas 43.Antes de ti não enviamos senão homens, que inspiramos. Perguntai-o, pois, aos adeptos da Mensagem, se o ignorais!

Os sábios no Alcorão disseram que os adeptos da Mensagem, a que se refere este versículo, são os sábios dentre os judeus e os cristãos. Mas vale esclarecer que apesar deste versículo estar relacionado aos judeus e aos cristãos especificamente; é obrigação de todo muçulmano buscar conhecimento nos assuntos religiosos de uma forma geral. E quando se deparar com alguma questão que ignora ou desconhece o muçulmano deve buscar auxilio com os sábios, como o Imam de sua mesquita ou uma pessoa que tenha conhecimento ou formação na jurisprudência islâmica. 

No entanto e infelizmente nos dias de hoje há quem alega ter conhecimento e na verdade é ignorante no que se diz respeito à religião. E por isso deve-se tomar muito cuidado com a fonte de conhecimento que buscamos. Sabe-se que a referência que o muçulmano tem para arbitrar em todos os assuntos é a jurisprudência islâmica; e ela está baseada em duas fontes de conhecimento O Alcorão e a tradição de nosso querido Profeta Mohammad (s). Portanto não é aceite nenhuma ação, por melhor que seja a intenção, a não ser que esteja de acordo com a jurisprudência islâmica.

A esse respeito diz Allah no capitulo d’As Mulheres 59. Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós! Se disputardes sobre qualquer questão, recorrei a Deus e ao Mensageiro, se crerdes em Deus e no Dia do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor alvitre.

Quando um Imam ou um Sábio dá um parecer sobre alguma questão que lhe é perguntada, ele adota o Alcorão e a Tradição do Profeta Mohammad (s) como referência para apresentar a resposta ou julgar uma questão. E o que lícito e adotado como lícito e o que é ilícito é adotado como ilícito. A esse respeito o Mensageiro (s) disse: “O lícito é claro, e o ilícito é claro; entre eles há algumas coisas ambíguas que as pessoas não conhecem. Aquele que evita as coisas duvidosas salvaguarda sua fé e sua honra; aquele que se envolve com as coisas duvidosas cai em atividades ilícitas. O seu caso é como do pastor que pastoreia seu rebanho nas vizinhanças de uma reserva exclusiva de pastagens, mas está sempre apreensivo de que algum dos animais possa invadir a pastagem. Sabei que cada rei tem uma demarcação exclusiva e proibida, e a demarcação proibida por Deus são as coisas ilícitas. Sabei também que há no corpo humano um pedaço de carne; quando este está saudável, todo o corpo fica saudável, e quando está doente, todo o corpo fica doente. É o coração.”

É por isso, queridos irmãos e irmãs, que quando se trata de religião não existe opinião particular. No Islam é inaceitável julgar alguma questão de acordo com nossa opinião particular. Allah, louvado seja, é Quem julga. E aqui perguntamos: Existe quem julgue melhor que Deus, e perguntamos ainda, existe quem entendeu as leis de Deus melhor que o nosso querido Profeta Mohammad (s)? É claro que não. Portanto devemos considerar o seguinte versículo do capitulo dos Aposentos: 1.Ó fiéis, não vos antecipeis a Deus e ao Seu Mensageiro, e temei a Deus, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.

É bom senso, que quando estamos doentes, buscamos o melhor médico especialista para tratar nossa doença; ou quando estamos construindo procuramos um renomado engenheiro e arquiteto para desenvolver e acompanhar uma obra. E da mesma forma deve-se buscar a fonte pura e confiável quando se diz respeito os assuntos e questões religiosas. Não é aceito como argumento as seguintes frases, “sempre fizemos assim”, ou “foi assim que nossos antepassados e nossos pais nos ensinaram”ou então “a mais de trinta anos fazemos assim...” Subhana Allah! Essa era resposta dos incrédulos para todos os Profetas e Mensageiros que Allah enviou para seus respectivos povos. Toda vez que algo ia contra seus anseios e desejos usavam essas frases como argumento. E isto não permitido para o muçulmano.

Porque o muçulmano consciente e temente a Deus aceita, e de bom grado, as palavras de Allah e as ações de Seu Mensageiro (s) como norma para todas as questões de sua vida. 

A esse respeito Allah diz no capitulo A Luz: 51.A resposta dos fiéis, ao serem convocados ante Deus e Seu Mensageiro, para que julguem entre eles, será: Escutamos e obedecemos! E serão venturosos. 52.Aqueles que obedecerem a Deus e ao Seu Mensageiro e temerem a Deus e a Ele se submeterem, serão os ganhadores!

Abu Musa ® relatou que o Profeta Mohammad (s) argumentou: “O caso da diretriz e do conhecimento com os quais Deus me dotou (e enviou para o vosso esclarecimento) é como a chuva que cai sobre a terra; parte desta terra é boa e fértil, onde o capim seco torna-se verde e cresce uma vegetação fresca; e parte dela é seca e armazena a água, e Deus a torna benéfica para os seres humanos; eles bebem dela até se fartarem, e a usam para o cultivo. Essa água também atinge um pedaço de terra que é uma planície aberta e ampla, onde a água não é retida nem tampouco pode ajudar a produzir capim. Similar é o caso daqueles que entendem o conhecimento da religião que Deus enviou (para o povo) por meu intermédio, e se beneficiam disso; e também daqueles que o aprendem e o ensinam para os outros. Outro exemplo é o daqueles que nem sequer levantaram as cabeças para aprender, e não aceitaram a diretriz de Deus, enviada a eles por meu intermédio.”

Abu Bakr era o homem sobre quem o peso da liderança caiu, no período mais sensível da história dos muçulmanos, assim que a notícia da morte do Profeta Muhammad (s), se espalhou, numerosas tribos se rebelaram e se recusaram a pagar o Zakat, alegando que ele era devido somente ao Profeta Muhammad (s).

Ao mesmo tempo, começaram a surgir numerosos impostores, alegando que a condição de profeta tinha passado para eles, além disso, o Império Romano do Oriente e o Império Persa começaram a ameaçar o recém-nascido estado islâmico de Madina. Diante de tais circunstancias, muitos companheiros do Profeta Muhammad (s), inclusive Omar, aconselharam Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele) fazer concessões aos sonegadores do Zakat, pelo menos uma vez. O novo califa não concordou, ele insistia em que era uma lei divina que não podia ser desrespeitada, que não havia diferença entre as obrigações do Zakat e o Salat e que qualquer acordo com as injunções de Deus acabariam por corromper as bases do Islam.

E em outra ocasião, e desta vez no califado de Omar ®, uma mulher admitiu perante o Califa ter praticado adultério. E Omar decretou a sua sentença. Então veio o Imam Ali, que Allah se compraza dele, pediu que o Califa pergunta-se a ela o que a levou a praticar o adultério. Ela respondeu que ela e seus filhos passavam fome à dias e quando foi pedir auxilio ao seu vizinho ele condicionou a ajuda em troca do adultério. E disse que temia a morte de seus filhos e por isso se submeteu ao homem. Então O Imamu Ali explicou que não poderiam sentenciar a mulher à morte por que Allah diz no Alcorão: Exceto aqueles que forem obrigados. E assim a mulher foi libertada. 

E para finalizar queridos irmãos e irmãs na fé, Allah, O Altíssimo , diz em Seu Livro: E dize: Ó meu Senhor aumente-me em sabedoria(taha 114). Verificamos que Deus não ordenou o Profeta (s) a pedir aumento em nenhum outro ponto além da sabedoria. Isto porque a sabedoria é a chave de todas as virtudes Com o conhecimento, o indivíduo estará protegido da idolatria e de todos os males e pecados... com o conhecimento se completa a boa conduta. Portanto devemos buscar o conhecimento e aplicar-lo em nossas vidas. O conhecimento sobre o Islam esta no Alcorão que nunca foi alterado porque Deus prometeu protege-lo, e esta nos ditos do Profeta (s). E os islam é aquele que o Profeta (s) ensinou, e nunca deve ser inovado ou alterado algo dele. Que Allah nos ilumine com o conhecimento de Seu Livro e o Conhecimento da Tradição de Seu Profeta (s). Amin! Ua Salamu Alikum!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: