quinta-feira, janeiro 05, 2012

A parte final do Surat Al-Baqarah: PRIMEIRA PARTE



Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso)
JUMA MUBARAK

Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso: (284) A Deus pertence tudo o que está nos céus e tudo o que está na terra. E quer mostreis o que tendes em mente ou o oculteis, Deus vos fará prestar contas por isso. Então Ele perdoará a
quem quiser e castigará a quem quiser. E Deus é Omnipotente.

285) O Mensageiro crê no que lhe foi revelado pelo seu Senhor, assim como os crentes. Todos crêem em Deus, nos Seus Anjos, nos Seus Livros e nos Seus Mensageiros. (e dizem): “Não fazemos distinção alguma entre os Seus Mensageiros”. E dizem: “Ouvimos e obedecemos. Queremos o Teu perdão, ó nosso Senhor! E para Ti será o nosso retorno”.

 (286) Deus não sobrecarrega a nenhuma alma, para além das suas possibilidades. Para ela o bem que ganhou e contra ela o mal que praticou. (Rezai): “Ó nosso Senhor! Não nos condenes se esquecermos ou errarmos. Ó nosso Senhor! Não nos sobrecarregues como sobrecarregastes os nossos antepassados. Ó nosso Senhor! Não nos imponhas o que não temos forças para suportar. E tolera-nos, perdoa-nos e tem misericórdia de nós. Tu és o nosso Protector, ajuda-nos, pois, contra o povo descrente”. AMIN. Surat Al Baqarah. In: Alcorão Sagrado – versão Portuguesa de M. Yiossuf M. Adamgy.

Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) referiu que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) estava sentado com Jibrail (Aleihi Salam) - Anjo Gabriel – que a Paz de Deus esteja com ele, quando o anjo ouviu um ranger (próprio duma porta a abrir-se). Ele ergueu a cabeça e disse: “É como uma porta no céu hoje aberta, a qual nunca tinha sido aberta antes”. Depois quando um anjo desceu através dela, ele disse: Este é um anjo que desceu à terra e que nunca o tinha feito antes”. Ele cumprimentou e disse: “Alegrai-vos pelas duas luzes que te foram dados e que nunca tinham sido dados antes a qualquer Profeta: Fatiha al Kitab e a parte final do Surat Al-Baqarah. Qualquer letra que recitares, obterás recompensas. Muslim 4:1760.

Os Surats Fatiha e os três últimos versículos do Surat Al Baqarah, exercem um fascínio nos recitadores e naqueles que estão a ouvir. Há umas décadas atrás, quando era jovem, era habitual ouvir nos momentos de tristeza, os referidos versículos, mas em especial a última parte do Surat Al Baqarah. Depois do enterro de alguém mais próximo, à noite, reuníamos e recitávamos o Cur’ane. Depois o Imamo fazia o duá (prece) para o falecido. Quando ele chegava às palavras “Wua fuã ná, Warfirlaná, Warham-ná..…- Tolera-nos, Perdoa-nos e tem Misericórdia de nós…”, apesar da maioria dos presentes não compreender a tradução, ficávamos comovidos e nos nossos olhos, escorriam lágrimas. A lembrança do falecido e as palavras recitadas em árabe, tocavam os nossos corações. Mais tarde, depois de conhecer o respectivo significado, é que compreendi o valor dos versículos.

Abdullah (b. Umar) (Radiyalahu an huma), referiu que quando o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalama) foi levado para a jornada nocturna (Mi’raj), recebeu do nosso Criador, três presentes: As cinco orações, a conclusão do Surat Al Baqarah e a remissão dos pecados graves para aqueles que do seu Umah não associem nada a Deus. Muslim 01:329.

Mas importa agora conhecer o motivo, porque Deus, nosso Senhor e Criador, revelou os três últimos versículos do Surat Al Baqarah.

Estes versículos foram revelados ainda em Maka, cerca de um ano antes da saída do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) para Madina. Os que renunciaram à idolatria e seguiram a orientação do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), para adoração do Deus Único, foram perseguidos e passaram momentos difíceis. Foram submetidos a enormes crueldades, sofrimentos físicos e psíquicos. Por causa disso, outros perderam os seus haveres. Estes versículos constituem uma autêntica oração, e serviu para os muçulmanos pedirem a Deus, proteção contra os descrentes, que não os deixavam em paz. Com esta oração, ganharam uma força espiritual que lhespermitiu sofrer pacientemente, sem utilizarem, em retaliação, qualquer violência ou outro tipo de vingança. Ainda hoje estes versículos trazem a paz e a tranqüilidade para os nossos corações, quando somos atingidos por algum infortúnio.

“Abdul Rahman B. Yazid relatou: Eu encontrei Abu Massud perto da casa de Deus (Caaba) e disse-lhe: “Um hadice foi-me transmitido da tua autoridade, acerca dos dois últimos versículos do Surat Al Bagarah”. Ele respondeu: “Sim. O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) de facto disse: “Qualquer um que recite à noite, os dois últimos versículos do Surat Al Baqarah, eles serão suficientes para ele”. Muslim 4:1761. Também referido no Bukhari 59:345.

In Sha Allah, continua na próxima semana.

Um bom dia de juma.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá
05/01/2011

Nenhum comentário: