terça-feira, fevereiro 14, 2012

Dez dicas para muçulmanos à espera de um filho

Por: Sadaf Farooqi 
Traduzido para o português por Danielle Aisha. 

As excitantes novas mal foram digeridas e o felizardo casal Muçulmano começa a planejar e a se preparar para a iminente chegada de seu bebê. Apesar do nível de ansiedade, excitação e antecipação depender muito se esta é a primeira gravidez, ou uma subseqüente que irá adicionar a uma prole já existente, mesmo assim, ninguém consegue se contiver, mas entusiasticamente esperar para uma refrescante nova tarefa na jornada da paternidade. 

Desde tempos imemoriais são vistas mulheres dando a luz com sucesso. Cada ser humano que nós vemos é uma prova do fato que algum dia, anos atrás, uma mãe grávida carregou aquele indivíduo durante vários estágios de dificuldade e fraqueza nata. 

[31:14] E recomendamos ao homem benevolência para com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e sua desmama é aos dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque retorno será a Mim. 

Ainda assim, quando uma mulher embarca nesta jornada, mesmo se não for sua primeira vez, ela é tomada por uma miríade de diferentes e algumas vezes conflitantes emoções – euforia, ansiedade, esperança, desespero, alegria, medo, excitação e incerteza, nomeando somente algumas delas. 

Para Muçulmanos, este novo desenvolvimento apela para níveis elevados de taqwa (consciência de Allah), e completo tawakkul (confiança em Allah) sem desvios. Como já estive nesta jornada duas vezes, e tendo experimentado responder as questões de muitas irmãs que voltaram-se a mim para aconselhamentos quando elas estavam a caminho de construir uma família, eu decidi compartilhar hoje algumas dicas para os muçulmanos à espera de um filho, para o benefício futuro daqueles que estão a caminho de se tornarem pais, ou esperam que isto aconteça um dia: 

1) Você não é a única assustada com isso 
Se você se encontra imaginando quão difícil pode ser dar a luz e cuidar de um bebê, tenha certeza que toda mulher se sente desta maneira quando fica grávida. Ninguém nasceu para ser a "mãe perfeita"; na verdade, a dita "mãe perfeita" não existe. Toda mãe que já viveu, cometeu erros e aprendeu com eles. A maioria teve dias muito ruins durante qualquer um dos seus trimestres de gravidez, quando a náusea e as dores no corpo a fizeram chorar; quando seus pés incharam até o nono mês e ficar de pé ou andar se tornaram um pesadelo; quando elas disseram as coisas mais detestáveis durante as variações de humor, ou quando elas pensaram que nunca estariam aptas a passar por nenhum dos difíceis estágios. Você não está sozinha. 

2) Busque o perdão 
As gestantes sentem-se culpadas de queixarem-se das dores, do cansaço e da fraqueza; de reclamar da falta de força; de estar privada do prazer dos hobbies e passatempos que costumava ter, e por se sentir assustada e preocupada sobre o futuro. Elas se sentem culpadas pois no fundo sabem que na verdade, elas estão sendo abençoadas por Allah, ao lhe ser dado um bebê através de uma gravidez segura e progressiva. Elas sabem que muitas mulheres que não podem conceber dariam tudo para estarem no lugar delas – mesmo assim, elas não conseguem evitar se sentirem sem esperanças as vezes, sozinhas, chorosas e miseráveis. Saiba que seu corpo está passando pela maior mudança possível – tal mudança envolve sublevações emocionais e físicas; muito choro, preocupação e lamentação. Entretanto há uma maneira muito efetiva para se aliviar da culpa correspondente: arrependimento todos os dias. Ele limpará qualquer mal que você fizer. Lembre-se de continuar com esse procedimento benéfico durante a gravidez. Recite o istarfirullah (Perdoe-me Allah) pelo menos cem vezes ao dia. Leva apenas alguns minutos. 

3) Agradeça a Allah 
Ser abençoada com uma criança é realmente algo que deveríamos agradecer. Lembre-se que você é abençoada saber que você é fértil é muito positivo, um sentimento que levanta a moral da mulher. Lembre-se da mortificação sentida por um número incontável de mulheres que não são aptas a conceber após estarem casadas por muitos anos é muito pior emocionalmente e psicologicamente do que poucos meses de dor, fraqueza e fadiga. Mesmo se sua gravidez "não for planejada" ou "indesejada" – force a si mesmo a agradecer a Allah por esta bênção, pois uma criança piedosa é um dos maiores meios de se beneficiar e de recompensas após um Muçulmano deixar esta vida. Pense no quadro geral e se console pensando, por exemplo, "Em alguns anos, eu nem pensarei nesta dor e fraqueza, inshAllah (Se Deus Quiser), mas estarei desfrutando da companhia de uma bela criança!" Também, lembre-se que filhos piedosos são uma das maiores fontes de recompensas contínuas para um Muçulmano após a sua morte. 

4) Faça sua lição de casa/ adquira conhecimento 
Ganhe conhecimento sobre a gravidez e o nascimento; não somente as regras islâmicas, mas também conhecimento médico sobre o que está acontecendo dentro do seu corpo. Ler na internet é uma maneira muito eficiente de descobrir o básico, contanto que você seja apta a diferenciar entre os fatos e os mitos. 

5) Apresente o Alcorão para o seu bebê 
Quando o feto está completamente formado, logo após os primeiros três meses de gravidez, ele pode ouvir sons de dentro do corpo da mãe. Enquanto seu bebê está dentro de você, ele primeiramente identifica e se acostuma com a sua voz. É neste ponto que os profissionais da saúde aconselham aos pais a começarem a falar com seu bebê como se ele estivesse bem na frente deles. O bebê rapidamente identifica a voz das pessoas que ele mais ouve especialmente a da mãe. Capitalize nesta interação, uma ligação exclusiva com o seu filho, a qual irá se extinguir assim que a gravidez tiver terminado. Recite o Alcorão (se puder, sem correr) todos os dias até a data do parto, uma vez que seu quarto mês de gravidez se iniciou e seu bebê estará ouvindo cada palavra que você proferir. Quando uma mãe fala, as ondas sonoras da sua voz viajam até o bebê, então imagine que ótimo efeito da melodiosa e reconfortante recitação do Alcorão terá sobre o feto! Divida sua recitação para que o bebê ouça todo o Alcorão na sua voz antes de você dar a luz. Em adição, recite a du’aa que a mãe de Maryam Bint ‘Imran fez quando ela estava esperando seu bebê: “idz qaalati imra-atu ‘imraana rabbi innii nadzartu laka maa fii bathnii muharraran fataqabbal minnii innaka anta alssamii’u al’aliimu” [3:35] "Recorda-te de quando a mulher de Imran disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a ti, integralmente, o fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, o Sapientíssimo." Com este du’aa, você pode renovar sua intenção todo dia que este bebê será um servente de Allah piedoso que devotará sua vida a lutar pela causa de Allah. Você verá o resultado fantástico de dedicar seu filho a Allah durante a gravidez, uma vez que seu bebê nascer seguramente e começar a crescer. A criança irá demonstrar uma afinidade nata em relação ao Alcorão e outras formas de adoração desde muito cedo em sua infância, inshlAllah! 

6) Seja paciente 
O Profeta Muhammad (saws) disse que, "…a mulher que morre durante a gravidez é uma mártir." [Narrado por Ahmad (23804), Abu Dawood (3111) e al-Nasaa'i (1846)]. Isto significa inevitavelmente que enquanto ela está grávida, ela é equivalente a um guerreiro ou trabalhador no caminho de Allah. Imagine! Você está trazendo uma vida ao mundo… mas não somente uma vida. Sua prole é a continuação de uma linhagem – um predecessor para muitas outras gerações, inshAllah. A dificuldade que você está passando está escrita para você pela magnanimidade do trabalho tirado de você – a grandeza da responsabilidade de trazer uma vida, ou ainda a continuação de uma vida existente, neste mundo! Não é de se admirar que você está cheia de medos, em um turbilhão emocional, mudanças de humor, falta de sono, fadiga física, inchaço e no final, dificuldade de movimentação. Ser paciente significa tentar não dizer coisas desagradáveis ou negativas; não extrapolar e fazer a vida mais difícil para as outras pessoas, e perseverar na adoração e obediência a Allah como usual, apesar das dificuldades. 

7) Busque aconselhamento
A importância do apoio moral entre irmãs muçulmanas e consultas mútuas não pode ser subestimada. Isto faz a gestante sentir-se muito bem ao ouvir as experiências passadas de amigas e parentes. Entretanto, ao falar com outras mulheres e buscar seus conselhos, é muito importante não diminuir sua individualidade. Allah criou você com exclusividade, e isto significa que nem tudo que funciona para os outros irá funcionar igualmente para você. Também, as experiências de uma mesma mulher, diferenciam de uma gravidez para a outra. Se você tiver muitas náuseas e vômitos na primeira gravidez, é possível que, na segunda, dores de cabeça severas ou inchaço serão os maiores desafios. Saiba que todas as mães usam um método de tentativa e erro para passar pelos rigores da gestação, e você também deverá fazer isso. 

8) Siga a sua intuição
Allah guia Seus servos piedosos inspirando-os a fazer algo – Ele pode colocar uma idéia em sua cabeça, fazer você se deparar com um artigo, um livro, ou um telefonema de alguém, que se tornará o meio para encontrar a solução correta para o seu problema. Enquanto é sempre inteligente buscar o aconselhamento de mulheres mais velhas e mulheres que já tenham passado por isso, você deve também confiar em seus instintos ou sua intuição. Uma mulher é programada de certa maneira, e ela deve fazer o que ela acha certo para ela e para o seu bebê que ainda não nasceu. 

9) Não peça desculpa o tempo todo 
Da mesma maneira se você escolher não seguir o conselho de alguém sobre a sua gravidez, você não deve se sentir culpada sobre isso ou se desculpar para a pessoa profusamente. Você tem o direito de escolher o que você acha que é melhor para você e seu bebê. E isto inclui escolher o obstetra apropriado, plano de parto e modo de parto (parto em casa, na água, etc.). 

10) Abra espaço para os erros
Por último, mas não menos importante, lembre-se que cometer erros é normal e perfeitamente aceitável. Se você fizer algo errado, retifique sua posição e aprenda com a repetição dos erros. Todas as mães cometem erros; é assim que elas ficam boas no que fazem. Allah perdoará você por seus erros, contando que você volte-se a Ele em arrependimento sincero (como mencionado no número dois acima) e esteja consciente Dele quando tomar uma decisão sobre você e seu bebê. Não há maneira correta ou errada de criar um bebê e o que funciona para cada dupla de mãe e filho é único. O nascimento do seu bebê irá, inshAllah, sinalizar o fim da maioria das suas dificuldades físicas, mas irá iniciar o próximo estágio da sua jihad – amamentar e cuidar do seu bebê em tempo integral. Com cada dia que passa, a cada hora, você aprenderá os procedimentos e Allah fará com que fiquem mais fáceis. Cada bebê que se sucede é da mesma forma mais fácil de cuidar do que o último, como você já terá passado por isso, até o dia que você literalmente amamentará e trocará uma fralda meio dormindo, sem nem ao menos acender a luz! 

fonte http://muslimmatters.org/2010/05/17/the-family-way-ten-tips-for-expecting-muslims/

Nenhum comentário: