sábado, fevereiro 11, 2012

Não basta dizer La Ilaha Ilalah- É preciso viver esse Conceito- Esse é o nosso Passaporte para o Paraíso

Em nome de Allah (SWT), o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e dê paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Hoje falaremos sobre  dois HADITH(ditos) do Profeta Mohamad(SAAW) ; que muitas das vezes são interpretados  e vividos superficialmente. Procuraremos nesse pequeno khutub elucidar os seu verdadeiros  significados.  

O primeiro HADITH é « quem falar LAILAHA ILLA ALLAH entra na Jannah". Ou seja, quem falar que não há divindade alem de Allah entra no paraíso. Isso leva muita gente a crer  que ao dizer essa magnífica frase (1º Pilar do Islam)  não precisar de fazer mais nada, tampouco cumprir as obrigações e trabalhos prescritos em nossa Religião.

Este tipo de pensamento não tem relação nenhuma com o mencionado no HADITH. Os sábios ao interpretar o HADITH dito pelo profeta Mohamad (SAAW), apresenta dois significados, um deles é que no início do Islam, no tempo em que o mensageiro de Allah, lutava contra o politeísmo, contra o adultério,ignorância, que dominavam a maioria dos povos, a prioridade era destacar o monoteísmo, ou seja, impregnar na alma de cada infiel o conceito do Deus Único. Com esse de   DAWAH (chamar) executado pelo profeta Mohamad(SAAW), e com a revelação do Alcorão, os novos muçulmanos foram se orientando gradualmente, se educando e colocando em prática as instruções e as leis, por um período de aproximadamente de 23 anos. Esse árduo trabalho do Rassulollah veio consolidar os os cinco pilares do islam, um após o outro, até se completarem com o ultimo hajj do profeta antes de sua morte.

Em outro HADITH, fala que o islam se divide em 8 partes; a 1)FÉ, 2)Salat(oração), 3)o Zakat, 4)Jejum,5) Haj, 6)aconselhar o bem e mandar afastar o mal, 7)JIHAD, e 8) mal aventurado quem não levar nenhuma parte (boas obras)  para a outra a vida.

Outro significado apresentado pelos sábios sobre o HADITH, é que ao dizer a palavra do Tawhid, LA ILAHA ILLA ALLAH deve-se : 1) falar com a língua –2) acreditar com FÉ no coração – 3) praticar os pilares do Islam, 4) considerar os limites da CHARIA (lei islâmica) – 5) seguir a Sunna do profeta (SAAW) – 6) possuir bom comportamento para com os outros. (Crentes ou não).

Em outro hadiht o Profeta diz: Distingue-se o hipócrita por três características: 1) quando conta algo, mente; 2) quando promete, não cumpre; 3) e quando confiam nele trai, mesmo que jejue, pratique a oração e alegue que é muçulmano.”

No Sagrado Alcorção na surat AL BACARA vers 08 ao 10: “entre os humanos há os que dizem: Cremos em Allah e no Dia do Juizo Final. Contudo não são crentes. Pretendem enganar a Allah e aos crentes, quando enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso. 

Em seus corações há enfermidade, e Allah os aumentou em enfermidades, e sofrerão um castigo doloroso por suas mentiras.” O Alcorão mostra o valor da caridade na surat ATAUBA vers 103; “Recebe, de seus bens, uma caridade que os purifique e os santifique, e roga por eles, porque tua prece será seu consolo; em verdade, Allah é Oniovinte, Sapientíssimo. Os sábios esclarecem com a FÉ e com a palavra do TAWHID tem que ser acompanhada com aceitação das leis islâmicas, e o Jihad no caminho de Allah(SWT).

O segundo HADITH, que esta relacionado com o primeiro é a palavra do profeta(SAAW) aos seus companheiros: Que ninguém entra no paraíso pelas suas obras. Eles perguntaram nem tu Mensageiro de Allah? Ele respondeu nem eu. Só se entra no Paraíso exclusivamente pela Misericórdia de Allah SW. 

Os inimigos do islam entenderam errado e usaram para difamar o islam dizendo que os muçulmanos ganham o paraíso sem trabalhar, isto é, sem a prática de boas obras. O que é totalmente o contrário ao significado do HADITH, que apenas quer destacar  que as Graças de  Allah para com o ser humano são impagáveis, mesmo que seja o profeta. E que por obras que o homem realize o  paraíso ´só será sua morada eterna estritamente pela Graça e a Misericórdia de Allah aos crentes. Então crente nenhum pode se orgulhar de suas obras, por mais grandiosas que elas sejam, tampouco confrontar-se com Allah(SWT), exigindo paraíso em troca de suas obras na terra.

No Alcorão centenas de versículos destacam o valor das obras dos fieis como na surat AL ARAF vers 127: “Obterão a morada e paz junto ao seu senhor, porque Ele será o seu protetor por tudo quando fizerem.” Na surat AL ARAF parte do vers 43: “Então, se-lhes-a dito: Eis o paraíso que herdastes em recompensa pelos que fizestes.” Na surat ALAHKAF vers 14: “estes serão os diletos, do paraíso, onde morarão eternamente, em recompensa por quando houverem feito.”

Salamo Aleikom

Samir Yusuf - Centro Islâmico de Brasília.

Nenhum comentário: