segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Qual são as ações que devem ser feitas de dia, e as que devem ser feitas de noite.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu,

Um irmão leitor do nosso blogger denominado Nascimento colocou-nos o seguinte questionamento na matéria "A Batalha de Badr";

"Assalamu alaykum, eu queria pedir que me explique este conselho de Abu Bakr "Ó Omar,tema a Deus, e saiba que existem ações que devem ser feitas de dia que não são aceitas por Deus de noite, e ações de noite que não são aceitas de dia; e Deus não aceita a ação voluntária até que você faça a obrigatória. E saiba que, as balanças ( das boas ações no dia do juízo) de muitas pessoas estão a pesar bastante por terem seguido a verdade na vida terrena...". Qual são as ações que devem ser feitas de dia, e as que devem ser feitas de noite.

Meu querido irmão. Embora o assunto pareça simples não é. Tive que me recorrer a um Teólogo Islâmico Presidente da Sociedade Islâmica da Cidade do Porto Portugal Sher Abdul Rahman Mangá, e como não cabe em um comentário, devido a limitação do blogger estamos respondendo em forma de mais um artigo, com certeza seu questionamento irá elucidar dúvidas de outras pessoas e instruir-nos melhor a cerca das obrigações dos muçulmanos.

Antes dos meus comentários, vou citar alguns hadices:

1 Talha Bin Ubaidullah (Radiyalahu an-hu), referiu: "Um homem de Nadj,com o cabelo despenteado, veio ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e ouvimos a sua voz, mas não compreendemos o que ele estava a dizer, até ele se aproximar. Soubemos que ele estava fazendo perguntas sobre o Islão. O Profeta disse: "Você deve efetuar perfeitamente 5 orações diárias, nas 24 horas do dia e da noite. 

O homem perguntou: "Existem mais outras orações para além destas?" Foi-lhe respondido: "Não, mas se você quiser efectuar as orações voluntárias, da sua livre e espontânea vontade". E o Profeta disse ainda: "Terás de observar o jejum do mês de Ramadan". O homem perguntou: "Há mais jejuns?". Respondeu-lhe: "Não, mas se você quiser, poderá efetuar jejuns facultativos". Depois o Profeta disse: "Terá de pagar o Zakat (A caridade obrigatória)". O homem perguntou se existem outros pagamentos a efetuar, para além do Zakat?". O Profeta respondeu-lhe: Não, a não ser que queiras dar mais esmolas voluntariamente". E depois o homem se retirou dizendo: "Por Deus, eu vou fazer isso e nem mais do que isso". O Profeta depois comentou: "Se o que ele disse é verdade, então será bem sucedido (lhe será concedido o paraíso)". Bhukari 2:44 e Muslim 01:07.

Foram aqui referidos os cinco pilares (obrigatórios) da vida de um muçulmano. As ações facultativas são mencionadas, como complemento às obrigatórias. Para além do cumprimento das obrigações religiosas, existem muitas outras tarefas que devem ser observadas:

2 Segundo Anas (Radiyalahu an-hu), um grupo de crentes, foi inteirar-se das práticas religiosas realizadas pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Depois de serem informados, e sabendo que seria impossível igualá-lo, nomeadamente por ele ter os pecados passados e futuros perdoados por Deus, mesmo assim, queriam fazer de tudo para se aproximarem das referidas virtudes. Um deles, disse que vai jejuar toda a vida sem interrupção. Outro que se irá manter todas as noites em oração, pelo resto da vida. O terceiro que se absterá do relacionamento com mulheres e jamais se casará. Depois de saber destas intenções, o Profeta disse-lhes: "Eu sou o que mais teme a Deus e mais devoto, mas mesmo assim, observo o jejum facultativo num dia e deixo no outro e me levanto à noite para orar, mas depois me deito para descansar e também me caso. E quem se recusar a seguir este meu exemplo, não faz parte do meu umah". Bukhari e Muslim.

Várias recomendações do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) nos incentivam a aproveitar bem o tempo, de modo a distribuirmos as nossas tarefas religiosas e terrenas, para satisfação das nossas necessidades espirituais e físicas. Há tarefas para efectuarmos de dia e outras para as efectuarmos de noite.

Devemos ter uma noite repousante, de modo que o nosso corpo possa aguentar com as orações e outras obrigatórias prescritas, procurar o nosso sustento lícito e encontrar um tempo para estarmos com as nossas famílias. O sono é um dos sinais de Deus. Uma noite bem dormida, permite-nos durante o dia executar as nossas obrigações religiosas e terrenas. "E de entre os Seus sinais, está o vosso sono da noite. E de dia, a vossa procura das Suas graças. Na verdade nisso há sinais para os que ouvem". Cur'ane 30:23. O Islão incentiva a procura do melhoramento da saúde e de tudo que possa facilitar a vida do crente nesta vida passageira. Devemos aproveitar a vida para adorarmos a Deus, mas também para nomeadamente, cuidarmos da nossa família. "Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade". Cur'ane 2:185.Tudo que fizermos e que não seja contrário à Lei de Deus, constituem uma adoração, incluindo o descanso e estarmos com as nossas esposas. As horas dispendidas no nosso trabalho diário, são em número superior às passadas com a família. É benéfico encontrarmos um pouco de tempo, por exemplo, para visitarmos as campas dos nossos falecidos, os doentes, ajudar os necessitados e alimentar os pobres. Estas, apesar de parecerem tarefas de segundo plano, elas constituem um escudo protetor para o dia do Julgamento Final.

As tarefas voluntárias, não podem sobrepor-se às obrigatórias. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: "Quando for declarada a entrada na oração (Iqama),não deverá ser feita outra oração, que não seja a obrigatória" Muslim.

Primeiro cumprimos com as obrigatórias e depois com as voluntárias.

Quem passar a noite toda orando e não conseguir-se levantar-se para efectuar no seu devido tempo a oração da alvorada, na realidade, "perdeu todos os seus bens".

As ações voluntárias são incentivadas, de modo a angariarmos mais benefícios, porque somos pecadores e sujeitos a muitas falhas no cumprimento das obrigações. As orações facultativas terão em conta,por exemplo, para colmatar qualquer oração que tenha sido considerada incompleta ou inválida, sem nos apercebermos. As ajudas aos necessitados, para além do zakat obrigatório, também serão a "borracha" que apagará as falhas involuntárias e outros pecados conhecidos e desconhecidos (mas conhecidos por Deus).

À noite, existem as orações facultativas "Tahajjud", no segundo terço da noite. A seguir às obrigatórias, estas são as mais recomendadas. É nessa altura que o crente se encontra, na solidão, mas na companhia de Deus. Faz as orações, o Zikr e as preces. Mas o que fazer quando sentir sono? Disse o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): "Se alguém sentir sono durante a oração, que se deite, até o sono passar. Se fizer a oração com sono, não saberá se está pedindo perdão a Deus, ou se maldizendo."

Outros exageram na prática religiosa, passando noites completas orando, e passando o dia descansando, com prejuízo da subsistência da sua própria família, onde os filhos crescem com diversas carências.

Issa (Aleihi Salam) - Jesus, que a Paz de Deus esteja com ele, encontrou um homem e perguntou-lhe: "o que fazes tu?" "devoto-me a Deus", respondeu o homem. "E quem te sustenta?" perguntou Issa. Respondeu o homem: "o meu irmão". Retorquiu Issa ""o teu irmão é mais devoto a Deus do que tu". Relato de Abdallah Ibn Qutayba.

Concluindo, podemos referir que durante a noite, devemos pôr o sono em ordem e sempre que possível, acordarmos na hora de Tahajjud. Durante o dia, aproveitarmos bem as nossas horas, porque há imensas tarefas para executar.

.Outros dizem: "Ó Senhor nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal!"Surata Al Bakara -201

2 comentários:

NASCIMENTO disse...

Assalamu alaykum, irmão obrigado pela sua resposta e pelo sua atenção, estou com mais conhecimento desse assunto apos ler o seu texto, obigado pelo seu empenho na divulgação do Islam. Que Deus nos guie pelo Seu caminho.

Hajj Hamzah A Islam disse...

O melhor mecanismo de aprender é ensinar. Somos todos passageiros do mesmo trem. Allah SW é o Condutor e o Profeta Muhammad SAAS o nosso Instrutor. Nós brasileiros temos as mesmas dúvidas e por não termos domínio da língua Árabe vnão conseguimos muitas vezes absorver bem conteúdos. Aí entra a misericórdia de Allah SW, colocando em nosso caminho irmãos dedicados e com interesse de cumprir o que foi determinado pelo Profeta SAAS. "Caso você saiba um versículo do Alcorão vc tem obrigação de ensiná-lo. Vamos juntos seguir o caminho do Paraíso, inshallah. Rabanna Átina Fidúnia hassanat ua fil arherat hassanat a kena a zarba nar. Surata Al bakara aya 201.