terça-feira, fevereiro 14, 2012

A razão da mão direita ser preferida em detrimento da esquerda.

Traduzido por Danielle Aisha 

Por que a mão direita é preferida em detrimento da mão esquerda quando nós cumprimentamos, comemos e em outros casos? O que há de errado em usar a mão esquerda para estes propósitos? 

Louvado seja Allah.

É parte da bênção completa de Allah sobre nós e a perfeição de sua grande religião, que o Islam organiza em todos os aspectos de nossas vidas. Não há nada de bom que ele não tenha nos mostrado e nada de mal que ele não tenha nos alertado. Assim como credo, atos de adoração, interação com outras pessoas, moral e maneiras, isto também inclui nossos assuntos privados no qual o Islam nos mostra o caminho que é apropriado ao nobre status do homem em maneira na qual Allah o honrou. Isto inclui os modos do Muçulmano comer e beber e assim em diante. 

Este é um princípio estabelecido na shariah: que isto tem a ver com honra e nobreza, assim como usar suas vestes, calças e sapatos, entrar na mesquita, usar o siwaak, usar o kohl, cortar as unhas, aparar o bigode, pentear o cabelo, retirar os pelos das axilas, raspar a cabeça, dizer salaam no final da oração, lavar os membros do corpo quando se purificar, sair do toalete, comer e beber, dar as mãos em cumprimento, tocar a Pedra Negra, etc são todas coisas que são mustahabb iniciar pela direita ou usar a mão direita. Para as coisas que são o oposto, assim como entrar no toalete, sair da mesquita, assuar o nariz, limpar-se após usar o toalete, retirar as vestimentas, calças e sapatos e assim por diante, é mustahabb iniciar pela esquerda ou usar a mão esquerda.

Tudo isto porque a mão direita é mais nobre e honrada. Isto foi atestado por al-Nawawi em Sharh Saheeh Muslim. Existem muitas evidências que apóiam este princípio, assim como os que seguem. 

Em al-Saheehayn é narrado que ‘Umar ibn Salamah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Oh jovem garoto, diga o nome de Allah e coma com sua mão direita, e coma do que está mais próximo de você.” Narrado por al-Bukhaari (5376) e Muslim (2022). 

Em Saheeh Muslim (2021) foi narrado que um homem comeu com sua mão esquerda na presença do Mensageiro de Allah (S). Ele disse: “Coma com sua mão direita.” Ele disse: Eu não consigo. Ele disse: “Que você nunca seja apto. (a comer com a mão direita). Pois nada estava o impedindo de fazê-lo além de sua arrogância. E ele nunca a levou à sua boca novamente. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) rezou para que o que ele alegou sobre a mão dele fosse verdade, porque ele era muito arrogante para seguir a verdade e ele não observava a etiqueta apropriada com o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e a desculpa dele era uma mentira e mentir para o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) não é como mentir para outras pessoas. 

Em Sunan Abi Dawood (33) é narrado que Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: A mão direita do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) era para sua purificação e alimentação, e sua mão esquerda era para o uso do toalete e qualquer coisa que fosse suja. 

Classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh Abi Dawood. Muslim (262) narrou que Salmaan (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Ele (querendo dizer o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele)) proibiu qualquer um de nós de nos limparmos usando a mão direita. 

E Muslim (2020) narrou de Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e a bênção de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum de vocês deve comer com a mão esquerda ou beber com ela, pois shaitan come com sua mão esquerda e bebe com ela.” Allah nos advertiu sobre desobedecer os comandos do Mensageiro de Allah (que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele), quando Ele diz (interpretação do significado): “ [al-Noor 24:63]… 

Que temam, aqueles que desobedecem às ordens (Sunnah, ordens, atos de adoração, afirmações, maneira de legislar) do Mensageiro (Muhammad), que lhes sobrevenha uma provação (descrença, testes, aflições, terremotos, mortes, subjugo por um tirano) ou lhes açoite um doloroso castigo.” Isto se aplica se a pessoa está apta a comer com a mão direita. Mas se a pessoa não está apta a tal, não há pecado nisso. Al-Nawawi disse em Sharh Muslim (13/191).

A objeção a comer e beber com a mão esquerda se aplica contanto que não haja desculpa. Se existe uma desculpa a qual impede a pessoa de comer e beber com a mão direita, por causa de doença, enfermidade, etc, então não é makrooh. 

Fim da citação. Al-Ghazaali disse em al-Ihya’(4/93): Então Aquele Que lhe deu duas mãos para que as utilize, com algumas coisas que são nobres, como pegar o Mus-haf, e algumas são ignóbeis, como por exemplo remover impurezas. Então se você pega o Mus-haf com sua mão esquerda e remove impurezas com sua mão direita, então você usou aquela que é nobre para fazer algo ignóbil e você negligenciou, errou e se afastou do que é correto. Fim da citação.

Para resumir o que os estudiosos têm dito sobre as razões pelas quais a mão direita é preferida para as coisas que são nobres:

1 – Que isto diferencia do shaitan, no caso de comer e beber; 

2 – É honrar a mão direita sobre a esquerda; 

3 – É usar a etiqueta correta com as pessoas, para que não se dê as mãos e que não se ofereça ou pegue algo com a mão a qual se usa para remover impurezas;

4 – É um sinal de esperança de que Allah nos fará dos que estão na mão direita (ahl al-yameen). 

E Allah sabe mais. (Islam Q&A - Mustahab: uma forma recomendada de ação ou adoração - Makrooh: detestável, odiado, mal-visto.).

Nenhum comentário: