quinta-feira, março 29, 2012

1º de Abril - Famoso Dia da Mentira!

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 26.03.2012 
Em países onde a influência pagã é bastante forte, sempre que se aproxima o dia 1 de Abril, comemora-se o chamado “Dia da Mentira”

Mas quem terá instituído esta satânica tradição? 
O Isslam não aprova tal prática por se tratar de uma exaltação à mentira, e esta ser, quaisquer que sejam as circunstâncias, contrária aos seus princípios. A mentira é condenável seja qual for a forma ou o objetivo que possa levar a pessoa a não ser verídica, ainda que seja a brincar. 

O mentir traz consequências más. O Profeta Muhammad S.A.W. disse: Apegai-vos com força à verdade, pois ela guia-vos para a virtude, e a virtude guia-vos para o Paraíso. E a pessoa fica a falar verdade até tornar-se numa pessoa verdadeira”. 

Neste aforismo do Profeta S.A.W., ele explica que há um objetivo para a veracidade, que é a virtude que nos leva ao Paraíso. 

Uma pessoa verídica é tida com respeito entre as pessoas, tanto nesta vida como também depois da sua morte. Ela torna-se objecto da sua confiança e elogios, e as pessoas suplicam (fazem duã) a Deus para que tenha misericórdia dela depois da sua morte. 

Tenhamos cuidado com a falsidade na forma como lidamos com as pessoas. Devemos ser sempre verídicos e nunca devemos mentir, seja a que pretexto for, pois mentir é uma das qualidades dos hipócritas. 

E consta no Al-Qur’án, no Cap. 63, Vers. 1: 
Deus testemunha que os hipócritas são mentirosos”. 

O Profeta diz: “A mentira leva à maldade; a maldade leva à perversidade; e a perversidade leva ao Inferno. A pessoa fica falando mentira até ser registada por Deus como mentirosa”. 

O mentiroso tem um espírito baixo, pois perante Deus ele é conotado com a falsidade. Como é que uma pessoa pode sentir alguma paz mental quando perante Deus é rotulada de mentirosa? 

As pessoas sempre duvidam do mentiroso, pois regra geral suspeitam das suas afirmações e transações. Chegam até a falar mal dele mesmo depois da sua morte. O Profeta Muammad S.A.W. diz: “Existem três sinais de um hipócrita: 1)quando fala mente; 2)quando discute insulta; e 3)quando promete não cumpre”. 

No Al-Qur’án, Cap. 22, Vers. 30, Deus menciona a falsidade como estando ligada à idolatria quando diz: 
“Evitai (completamente) a imundície (adoração) dos ídolos, e evitai a palavra da falsidade”. 

Sabendo tudo isto, será que é apropriado para algum crente, adotar a mentira nesse dia (1 de Abril) ou mesmo nos restantes dias do ano? Nem mesmo os descrentes (Káfr) sérios tomam a mentira como seu estilo de vida. 

Alguns crentes fracos acham não haver nenhum problema em falar mentira na brincadeira, desde que tal não prejudique ninguém, e não leve à violação dos direitos dos outros. Mas essas pessoas estão erradas, pois tudo isso não passa de desculpas falsas, numa tentativa de se enganarem a si mesmas. 

Como quaisquer outros pecados, quando se mente uma vez, torna-se fácil de seguida continuar a mentir, e assim ir-se mentindo até tornar-se num mentiroso, e a mentira tornar-se parte do instinto do mentiroso. 

A mentira é proibida em todas as religiões, seja em que circunstâncias for, mesmo que tal não atente contra os direitos dos outros. Mas caso a mentira esteja ligada à usurpação ilícita dos direitos dos outros, ainda que seja algo insignificante, o pecado daí decorrente é mais grave, pois duplica. 

Há pessoas que mentem por tal lhes proporcionar algum prazer, para entreterem os amigos à sua volta, ou mesmo para enganar as crianças. Isso também é condenado no Isslam. 

Hoje em dia as nossas vidas estão mergulhadas na mentira. São muitos os políticos, os comerciantes, os trabalhadores, os patrões, os pais, os filhos, os professores, os empreiteiros, etc., que mentem. 

Será que mesmo assim ainda precisamos de mais um “Dia de Mentira”? Acho que nestas circunstâncias ,o mais ideal seria que instituíssemos um “Dia da Verdade” em que todos nós nos abstivéssemos de mentir, e falássemos apenas verdade. Portanto, devemos temer a Deus, abstendo-nos de mentir. 

Qualquer religião é representada pelos seus seguidores. Se os seguidores de alguma religião não se abstiverem de mentir, de imitar cegamente os outros, de se apoderarem das coisas dos outros de forma ilícita, então onde iremos encontrar os verdadeiros religiosos com as características ordenadas pela religião? 

Quão vergonhoso é para aqueles que seguem os passos dos que estão destinados a arruinar-se! 

Deus diz no Al-Qur’án, Cap. 9, Vers. 119: 

Ó crentes! Temei a Deus e ficai ao lado dos verdadeiros”.

Nenhum comentário: