terça-feira, março 27, 2012

A Fraternidade por Allah

Louvado seja Allah. Nós O louvamos, pedimos Sua ajuda e diretriz. Pedimos refúgio em Allah contra os malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações.. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Quem examinar a realidade da comunidade islâmica verifica que há um despertar dos muçulmanos, o retorno ao Islam e a orientação para a prática do bem. Apesar disso, verifica também que a comunidade está enfraquecida, principalmente no Brasil, em que vemos o enfraquecimento em muitos aspectos.

Esse enfraquecimento aconteceu pelo fato da comunidade ter negligenciado o segredo de sua unidade e de sua força: A fraternidade islâmica.

O Profeta (S) tinha todo o cuidado com a fraternidade entre os muçulmanos, porque conhecia o segredo dessa fraternidade. O Profeta (S) irmanou em Makka, entre Hamza, o coraixita, e Salman, o persa. Entre Bilal, o abissínio, e Suhaib, o romano, e Abu Zar AL Ghafári. Todos declamaram:

Não tenho pai além do Islam

Se se vangloriarem de Kaiss ou Tamim.

Allah, Ta’ála, diz: “Sabei que os crentes são irmãos uns dos outros; reconciliai, pois, os vossos irmãos, e temei a Allah, para receberdes misericórdia” (49:10)

A fraternidade está vinculada à fé e dela não se separa. A verdadeira fé necessita de uma fraternidade verdadeira, e esta é a fraternidade dos crentes, sem nenhum interesse.

Depois que o Profeta (S) irmanou entre os muçulmanos em Makka, a segunda etapa aconteceu entre os habitantes de Madina, das tribos de Aus e Khazraj, depois de longas lutas e guerras entre ambas. A terceira etapa aconteceu quando o Profeta (S) irmanou entre os Muhajirin (migrantes) e Ansar (habitantes de Madina), num dia famoso, cujo igual a humanidade nunca conheceu. Durante esse dia os corações se irmanaram e os espíritos se mesclaram.

Por exemplo: o Profeta (S) irmanou entre Abdel Rahman Ibn Auf e Saad Ibn Ar Rabi’ (R). Este era muito rico. Ele disse a Abdel Rahman: “Esta é a minha fortuna, vou dividi-la em duas partes. Tenho duas esposas, vou liberar uma para você casar com ela.” Abdel Rahman Ibn Auf lhe disse: “Que Allah abençoe a sua fortuna e as suas esposas. Desejo apenas que me indique o mercado para que eu possa praticar o comércio.”

Quem faria isso nos dias de hoje?

Existem em nossa comunidade muçulmanos que não são caritativos com seus parentes, não se preocupam com eles nem os ajudam. Se algum emigrante chega algum país, e tiver parentes no Brasil, muitos não ficam satisfeitos com a sua chegada, nem o ajudam, deixando-o transtornado, dizendo que não encontrou ninguém que o ajudasse. Onde está a fraternidade islâmica?

A fraternidade pelo amor a Allah é uma dádiva de Allah para com os crentes. É a fraternidade vinculada a Allah. Ele diz: “Ó crentes, temei a Allah, tal como deve ser temido, e não morrais, senão como muçulmanos. E apegai-vos, todos, ao vínculo de Allah e não vos dividais; recordai-vos das mercês de Allah para convosco, porquanto éreis adversários mútuos e Ele conciliou os vossos corações e, mercê de Sua graça, vos tornastes verdadeiros irmãos; e quando estivestes à beira do abismo infernal, (Allah) dele vos salvou. Assim, Allah vos elucida os Seus versículos, para que vos guieis” (3:102-103).

E diz: “E ainda que tivesses despendido tudo quanto há na terra, não terias conseguido conciliar entre os seus corações; porém, Allah o conseguiu, porque é Poderoso, Prudentíssimo” (8:63).

Disso se manifesta a grandeza da dádiva de Allah sobre os muçulmanos por ter conciliado entre os seus corações no caminho da fé e do Islam.

Por isso, irmãos muçulmanos: convoco a todos para conhecerem a realidade da fraternidade por Allah, pois é a fraternidade permanente neste mundo e no Outro. Apegam-se ao vínculo de Allah e se unam entre vocês com o vínculo da fé.

Sabedoria: Uma gota com outra formam o rio. O tostão com o tostão formam fortuna, uma folha de  papel com o outra formam o livro, a hora com a hora formam a vida.”

Portanto, aproveitem a vida e as horas na obediência a Allah.

Que Allah os abençoe e aos seus familiares,

amém.
 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: