quinta-feira, março 29, 2012

Injustiça - Parte II

Em Nome de Allah O Misericordioso O Misericordiador
Louvor a Allah, O Senhor dos mundos. A Ele solicitamos ajuda e orientação. Nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e de nossas más condutas. Aquele aquém Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele aquém Allah desencaminhar ninguém poderá guiar. A Ele louvamos e glorificamos, Ele é O Justo, O Sutilíssimo, O Onisciente, O Possuidor do Trono, O Excelso, O Sublime.

Testemunhamos que não há divindade exceto Allah, O Único e sem parceiros. E testemunhamos que Mohammad é Seu servo e mensageiro; o escolhido dentre Suas criaturas divulgou a mensagem, aconselhou a nação e aboliu a injustiça. Que a paz e bênçãos de Allah esteja com Seu servo e mensageiro, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos com perfeição até o Dia Derradeiro.

A demais, (Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO, e não morrais senão como muçulmanos.)

Caros irmãos, Allah proibiu a injustiça entre os seres humanos, e Ele O Justo demonstrou a Sua ira com os injustos em várias passagens de Seu Livro, e em uma delas, na surat Yunis, Allah diz, 54: (E, se cada alma injusta tivesse o que há na terra, ela resgatar-se-ia, com isso. E Eles guardarão segredo do arrependimento, quando virem o castigo, e arbitrar-se-á, entre eles, com equidade, e eles não sofrerão injustiça.) E isto significa que o Injusto não será capaz de salvar sua alma do castigo de Allah, no dia do Juízo Final, nem que pudesse doar tudo o que há na terra em troca de sua salvação. Isto por que a Injustiça é algo horrível aos olhos de Allah.

Foi relatado por Abi Dhar Alghifari o seguinte relato sagrado:

“Ó servos Meus! Eu proibi a injustiça para Mim e a fiz proibida entre vós, portanto, não sejam injustos com os outros. Ó servos Meus! Todos vocês encontram-se desviados exceto aqueles quem Eu guiar, portanto busquem a diretriz em Mim que Eu vos guiarei. Ó servos Meus! Todos vocês encontram-se famintos exceto aqueles quem Eu alimentar, portanto busquem o alimento em Mim que Eu vos alimentarei. Ò servos Meus! Todos vocês encontram-se despidos exceto quem Eu o vestir, portanto busquem as vestes em Mim que Eu vos vestirei. Ò servos Meus! Todos vocês cometem pecados durante o dia e durante a noite; e Eu perdoo todos os pecados, portanto busquem o perdão em Mim que Eu vos perdoarei. Ò servos Meus! Todos vocês são incapazes de Me causar algum mal ou Me proporcionar algum beneficio. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos fossem como o mais religioso dos corações dentre vós; isso, não aumentaria em nada o Meu reino. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos fossem como o mais perverso e nocivo dos corações dentre vós, isso não diminuiria em nada o Meu reino. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos ficassem no mesmo local e Me pedissem, e se Eu agraciar cada um deles todos os seus anseios e desejos. Então isso não reduziria o que Eu possuo, exceto a mesma porção de água que é retirada do mar com o mergulho de uma agulha. Ó servos Meus, isto é nada mais que seus atos que Eu relato para vocês e depois Eu os recompenso de acordo com vossas ações. Portanto, aquele que achar melhor louvar ALLAH ;que o faça, e aquele que achar algo melhor que isto; pois que não culpe ninguém a não ser a si mesmo.¨

Allah é verdadeiro em Suas Magníficas Palavras, caros irmãos, esta narrativa sagrada é um convite de Deus O Misericordioso O Perdoador para os muçulmanos abandonarem e se afastarem de todas as formas de injustiça; e buscarem a Misericórdia de Deus na pratica das boas ações.

Do ponto de vista de nossa religião, a injustiça ou opressão significa transpassar os limites definidos e impostos por ALLAH, louvado seja, e rejeitar as orientações das tradições do Seu Mensageiro (s). E ao transpassar esses limites o individuo pode ser injusto com ele mesmo ou com terceiros. Ser injusto com nós mesmo é uns dos piores tipos de injustiça, pois se transpomos os nossos limites desrespeitamos os direitos alheios. A esse respeito disse o Mensageiro de ALLAH (saaws): “Quem é injusto com as pessoas é notável que é injusto; porém quem é injusto com si mesmo é mais injusto ainda.” ALLAH, O JUSTO, nos impõe em Seu Livro Sagrado Leis que aperfeiçoam o caráter humano em todos as formas de relacionamento e assim nos protege da injustiça. 

ALLAH também nos proibiu a pratica de tudo que é considerado ilícito, como mentir, roubar, prestar falso testemunho, ser negligente nas obrigações religiosas etc. Por isso meus irmãos devemos ter muito cuidado no nosso dia a dia, e em nossos relacionamentos sociais e comerciais para que nenhuma injustiça alcance nossas atividades. Normalmente o injusto busca a qualquer custo o enriquecimento, a ostentação e o poder para se destacar na sociedade. O Injusto teme a pobreza mais do que a morte e o prestar de contas no dia derradeiro.

E sobre a verdadeira pobreza Abu huraira relatou que ouvira o Mensageiro de Allah (s) perguntar seus companheiros: ¨Vocês sabem quem é o pobre! Eles responderam: O pobre entre nós é aquele que não tem nenhum dirham e nem posses. O Profeta disse: O pobre da minha nação será aquele que no dia da ressurreição virá com suas orações, jejum e caridade mas ele encontrar-se-á falido nesse dia por ter praticado abusos e injustiça contra outros, tais como calunia, consumir as posses de outros, derramar sangue de outros e agredir os outros. E por isso suas boas ações serão creditadas para quem sofreu em suas mãos, e se suas boas ações terminarem antes de saldar a sua conta; as más ações dos outros serão passadas para ele. E então será arremessado no inferno.¨ Este é o verdadeiro pobre, o verdadeiro falido. Enquanto que o verdadeiro rico é aquele que preserva seus bens do ilícito e da injustiça.

Mas no entanto, vale esclarecer que a maior injustiça que alguém possa cometer contra si mesmo é associar algo ou alguém à Deus. Nos refugiamos em Allah disso. E em contra partida, ser justo com nos mesmos significa aplicar os pilares do Islam durante nossas vidas. Significa também viver de acordo com a Jurisprudência Islâmica prescrita por Deus O Justo O Sutilíssimo.

Esclarecemos ainda que na maioria das vezes a pessoa injusta é insensível aos sentimentos alheios, tem o coração duro como uma pedra e não teme a Deus. Enquanto que o injustiçado, na maioria das vezes, é sensível e tem seu coração repleto de misericórdia e fé e teme o acerto de contas com seu Criador. E por este motivo não apela para injustiça para restabelecer a justiça.

Como relatado no Alcorão, toda vez que Allah decidiu restabelecer a justiça na terra, ele não convocava seu profetas e mensageiros para vingar os injustiçados, Ele os preservou dessa tarefa e convocava a força da natureza. E assim a água afogou o povo de Noé, os anjos destruíram o povo de Ló, o mar afogou o Faraó, e a ventania destruiu o povo de Hud.

Em seguida Allah enviou o Selo dos Mensageiros (s) com o Alcorão, traçando para toda a humanidade um sistema que conduz ao sucesso nessa vida e a salvação na outra. Mas isto não significa que a Jusitiça vá prevalecer e nem que Allah está desatento quanto as injustiças de nosso mundo em geral e de nossa nação em especifico. Allah mantem Seus sinais na terra, e faz o injusto cair nas garras de outro injusto. Diz Allah na surat Al-an-aam: E assim, tornamos os injustos aliados uns aos outros, pelo que cometiam.

Caros irmãos a injustiça tem como conseqüência um castigo doloroso para o individuo e para sociedade. ALLAH louvado seja jurou dizendo: Juro pela Minha majestade que vingarei do injusto, cedo ou tarde seja, e me vingarei daqueles que viram um injustiçado; e mesmo podendo, não o protegeram.

E se por ventura você for injustiçado por alguém, jamais pratique uma injustiça para se vingar. Erga suas mãos aos céus e faça uma prece que Allah lhe atenderá. Nós devemos temer a prece de um injustiçado pois entre a prece dele e ALLAH não existe barreira alguma. O Mensageiro de ALLAH (saaws) recomendou a Muadhz bin Jabal antes de se dirigir ao Yaman para governa-la dizendo-lhe: “Seja temente quanto a prece do injustiçado pois entre ela e ALLAH não existe obstáculo algum.”

Ua Salamu Alaikum!
 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: