terça-feira, março 27, 2012

O Verdadeiro Amor por Allah !

Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador! 

Louvado seja Allah, Senhor do Universo, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o mais honrado dos Profetas e Mensageiros, o Profeta Muhamad, com seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o dia do Juízo Final. Amin!

Amor por Allah 

Você ama Allah? Se perguntarmos a qualquer muslim: Você ama a Allah? Certamente dirá que sim. Todo mundo diz que ama a Allah SWT, mas Allah nos colocou em um teste e nos colocou a prova quanto ao nosso amor por Ele, e esse teste está em um versículo do Quran al Karim que diz: 

Dize-lhes: Se vossos pais, vossos filhos, vossos irmãos, vossas esposas, vossa tribo, os bens que tenhais adquirido, o comércio, cuja estagnação temeis, e as casas nas quais residis, são-vos mais queridos do que Allah e Seu Mensageiro, bem como a luta por Sua causa, aguardai, até que Allah venha cumprir os Seus desígnios. Sabei que Ele não ilumina os depravados.”( sura At Taubah)

Se estas 8 coisas forem para ti mais amada do que Allah, Seu Mensageiro e a Jihad pela sua causa , tema por ti mesmo, pois Allah chamou a estes de “depravados”. Então, é o mesmo que dizer que se essas coisas são mais amadas por ti do que Allah, fique certo que alcançará o Seu castigo.

Isso não quer dizer que não devemos amar a essas coisas, pelo contrário, devemos, mas jamais acima de Allah SWT.

Allah deve ser o maior amor em nosso coração. Ainda existe algo ou alguém ao qual seu coração nutra amor nem que seja 1 fio a mais do que a Allah?

Allah, SWT, diz no Quran Al Karim: 

"Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Allah, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Allah." (Alcorão 2:165)

Ou seja, se você ama a qualquer pessoa ou coisa mais do que ama a Allah, ou igual, estarás adotado um rival contra Allah, pois o amor por Allah não pode ser comparável ou igual ao amor a qualquer outra coisa. Allah deve ser o número 1 em seu coração, sem sombras de dúvidas. 

Por exemplo, preferir a vontade de uma pessoa à vontade de Allah, ou temer uma pessoa mais do que a Allah, ou amar uma pessoa mais do que a Allah, tudo isso significa associar um parceiro a Deus. Estas são as modalidades de idolatria que o Alcorão salienta nesse versículo. A razão mais importante que leva à idolatria é o sentimento de "amor" dirigido a outros. Os fiéis dirigem seu amor única e exclusivamente a Allah, ao passo que os idólatras amam a si mesmos, ou a outras pessoas, porque não têm uma relação íntima com Allah. Essas pessoas podem ser seus pais, seus filhos, irmãos, esposas, maridos ou quaisquer outras pessoas. Este amor também pode estar voltado para objetos inanimados tais como dinheiro, propriedades, casa, carro. Qualquer coisa, ou posição, ou prestígio pode ser objeto de idolatria.

Portanto, Allah é Aquele que merece todo o nosso amor, porque é Ele quem possui toda a superioridade e excelência. Conseqüentemente, quando dedicamos nosso amor a uma pessoa ou coisa, na verdade estamos transformando aquela pessoa ou coisa em nosso deus, um falso deus, e adorando-o ao lado de Allah.

Da mesma forma os pecados, se determinado pecado for amado por ti mais do que a decisão de Allah, estarás colocando adversários a Allah, uma vez que se você ama realmente Allah Ele deve estar acima disso.

Vejamos bem, Allah nesse versículo não disse que tais pessoas não amam a Allah, diz amam, mas com o mesmo amor que sente por outrem ou outro.

Mas os crentes tem amor maior e mais forte por Allah, e esse amor vem através das nossas ações que fazemos única e exclusivamente para agradar a Allah. Largar o haram para agradar a Allah, pois Ele é o maior amor no seu coração, obedecer a Allah quando Ele nos convoca. Os testes que passamos na nossa vida, vem para testar nosso amor por Ele. Se por ex: eu deixar de usar o hijab por vergonha das pessoas, eu estarei colocando rivais com Allah, pois estarei me importando a agradar essas pessoas mais do que agradar a Allah, e dessa forma Allah não é o primeiro no meu coração. Ou seja irmãos, devemos refletir sobre isso, não podemos passar 24 hrs sequer com algo maior no coração do que Allah SWT.

O Profeta (SAAS) ao entrar em Madina a primeira coisa que disse foi: “Oh gentes amem a Allah de todo vosso coração”

Devemos nos lembrar sempre da imensas e incontáveis bênçãos que Allah nos concedeu e que a cada instante nos concede. Você pode caminhar, enquanto outros não podem, você pode falar, enquanto outros não podem, você pode compreender as coisas enquanto outros não compreendem. Você é muslim enquanto outros não são, reflita sobre todas as bênçãos de Allah sobre você desde o dia em que você nasceu. Para amar verdadeiramente Allah lembre-se das bênçãos dele. E se pararmos para pensar, será que merecemos? Quantas coisas Allah nos concede e em troca quantos haram e desobediência cometemos?

Allah disse no Quran Al Karim:

 “E se contardes as mercês de Allah, não podereis enumerá-las. Sabei que o homem é injusto e ingrato por excelência” (14:34)

Nós somos valorosos para Allah , de tão valorosos que somos para Allah, os anjos se prostraram perante nosso pai Adam (AS), Allah expulsou Iblis (Lúcifer) do Paraíso por ter se negado a se prostrar perante a criação que Allah amou e criou com suas próprias Mãos, e logo após insuflou nele de Seu Próprio Espírito. Nós somos tão valorosos para Allah sendo que ele nos escolheu dentre bilhões de pessoas para sermos muçulmanos. Louvemos a Allah por ter nos tornado muçulmanos, por ter nos acordado do sono antes que fosse tarde de mais, louve a Allah por não adorarmos nada além Dele. Vocês conseguem perceber o quanto Allah nos ama? Vamos refletir: hoje existem 6 bilhões e meio de seres humanos na face da terra. Ele te escolheu entre 6 bilhões e meio e te colocou entre 1 bilhão e meio de muçulmanos. E mais uma escolha foi que Allah te escolheu dentre esses 1 bilhão e meio de muçulmanos, onde muitos são só por nome, e fez com que você praticasse as orações, e dentro dos que praticam as orações colocou em teu coração o amor pela obediência e pela fé. Vocês perceberam quantas vezes Allah nos escolheu? Depois de todas essas bênçãos e de todo esse amor que Ele tem por nós, como não amarmos a Allah acima de tudo?

 O Profeta Muhamad (SAAS) disse: “existem 3 coisas que se uma pessoa tiver terá provado o verdadeiro sabor do Iman (fé): A primeira delas: Que ame a Allah e Seu Mensageiro acima de tudo, que ame a alguém somente por Allah, e que odeie a idéia de voltar a incredulidade da mesma forma que odeia ser queimado no fogo do inferno.” (Bukhari)

Jamais devemos colocar o nosso amor por Allah em um prato da balança e nossos desejos e vontades no outro prato e fazer com este pese mais do que o outro. 

A maior doença para um coração não é ter um enfarte ou coisa do gênero e sim quando o coração não consegue fazer a função para o qual ele foi criado, que é amar a Allah acima de tudo. Se você não consegue colocar o amor por Allah como número 1 então quer dizer que seu coração está seriamente doente. Por Allah, se você tiver todos os prazeres deste mundo e não tiver provado o que é derramar uma lágrima sequer por temor a Allah ou então rezado 2 rakaas por amor a Allah, você não terá provado nada deste mundo.

Pra você saber como deve estar o amor por Allah em seu coração , imagine-se olhando para o Rosto de Allah SWT ao lado do paraíso, qual é o melhor? Não há comparação, ou seja, olhar para o Rosto de Allah SWT é muito maior e melhor em milhões de degraus. Portanto a vida mundana não é nada em comparação ao amor por Allah.

Você sabe qual é o primeiro castigo para o povo do inferno? O inferno? Não é o inferno, o inferno é o segundo castigo, sabe qual é o primeiro? é não poder ver Allah, e Allah nem sequer dirigir a palavra a eles, e também não poderem esperar nenhum amor por parte de Allah com relação a eles.

Allah diz no Quran Al Karim:

“Qual! Em verdade, nesse dia, estar-lhes-á vedado contemplar o rosto do seu Senhor.”(83:15)

Para os crentes é o contrário, a primeira benção é poder ver Allah, e será a mais bela e amada benção.

Alguns sábios (Ulamah) dizem que se o povo do paraíso pudesse escolher entre o Paraíso ou contemplar o Rosto de Allah SWT teriam prontamente escolhido contemplar o Rosto de Allah SWT.

Vejamos agora o amor das pessoas que amaram sinceramente a Allah. Vejamos o Profeta Moises (que a paz esteja com ele) quando ele diz: “Apressei-me até Ti, ó Senhor, para comprazer a Ti” (Sura 20:84).

Vejamos o Profeta Ibrahim (que a paz esteja com ele): “E disse (Abraão): Vou para meu Senhor, que me encaminhará” (Sura 37:99).

Porque não utilizamos estes lemas para nossas vidas?

Vejamos o amor dos anjos por Allah. O Profeta Muhamad (SAAS) disse: “Não há espaço no céu para 3 dedos pois o céu está todo repleto de anjos prostrados, genuflexos e em pé em oração até o dia do Juizo. E quando chegue a Hora levantarão dizendo: Glorificado Sejas Oh Allah não te adoramos como merecias.” Ou seja, passaram o tempo todo adorando a Allah e se lamentam quando chega a Hora dizendo que não haviam feito tanto quanto Allah SWT merece, ou seja, não foram suficientes 50.000 anos em prostração, de tanto amor que sentem por Allah SWT.

Vejamos o Profeta Muhamad (SAAS) em seu amor por Allah quando ele diz:

Me submeto a Ele e faço submeter-se a Ele meu ouvido, minha vista, meu tutano, meus ossos e meus tendões”

Vejamos em seu Du’a : “Oh Allah conceda-me poder contemplar o teu Rosto, e permita que meu coração seja preenchido com a saudade pelo Teu encontro”. E em outro Du’a vejamos o seu amor por Allah: “Oh Allah imploro-te o Teu amor, e amor por aqueles que Tu amas, e o amor pelas ações que me aproximem do Teu amor.” Sentiram a intensidade do amor do Profeta de Allah (SAAS) por Allah?

O Profeta (SAAS) quando chovia parava no meio da chuva e passava a água em seu rosto, por que isso? porque a chuva vinha de Allah, e tudo que vinha Dele ele amava.

Um sahabi (companheiro) quando estava morrendo sorria e dizia Bem-vinda seja a morte: “Oh Allah és Testemunha do quanto amo o meu encontro Contigo, ame o meu encontro” isso no momento da morte.

Abdullah Ibn Jahsh antes da batalha de Uhud enquanto suplicava a Allah juntamente com outro companheiro chamado Saad, implorou a Allah da seguinte forma:

“Oh Allah, deixa-me enfrentar o inimigo mais feroz de todos eles. Deixa-o atacar-me com toda a sua fúria e eu com toda a minha força. Depois dá-lhe a vitória ao liquidar-me. E que corte o meu nariz e os meus ouvidos e que eu apareça perante Ti no dia do julgamento final, e que oh Allah me perguntes: “Oh Abdullah, como ficaste sem o nariz e os ouvidos? Eu responderei: “Oh Allah, fiquei sem eles pela Tua causa e a do Teu Profeta (SAAS)”. Depois Tu dirás: “Sim, sem duvida que ficaste sem eles pela Minha causa!”

Ou seja, para ele o martírio era pouco, além do martírio queria que o inimigo lhe cortasse os ouvidos e o nariz somente para que no Dia do Juízo ele possa dizer perante Allah que ficou sem eles por Ele. E implorou ainda para que Allah confirmasse isso. Subhan Allah! Viram o amor dele por Allah?

Saad disse que no dia seguinte ao da batalha, viu que a prece de Abdullah tinha sido aceita, exatamente como tinha pedido.

Vejamos o exemplo da mãe dos crentes Khadija, pelo seu amor tão forte por Allah na hora de sua morte o anjo Gabriel foi enviado dos 7 céus ao Profeta (SAAS) para dizer-lhe : “Diga à Khadija que Allah está lhe enviando Seu Salam. E lhe dê as boas-novas que Allah lhe concederá um castelo de perolas no paraíso onde não sentirá cansaço nem haverá ruídos.”

Imaginem, Allah mandar Seu salam na hora de sua morte. Se fores sincero no seu amor por Allah, Allah te amará .

Allah Ama aqueles que O amam mostrando à Ele obediência, como relatado por Abu Huraira (RA) que disse que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse:

“Allah, O Altíssimo, disse:

'A quem maltratar um dos Meus protegidos declararei guerra. E o servo Meu não encontrará, para Me comprazer, nada que me seja tão grato como o cumprimento do que Lhe hei prescrito. E o servo Meu continuará buscando a minha complacência mediante as obras voluntárias, até que Eu o ame. Quando Eu o amar, serei como seu ouvido com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos com as quais lida, como suas pernas com as quais anda. E se Me pedir algo lhe darei, e se buscar Meu refugio, te-lo-á’” (al-Bukhari)

Certa vez o mensageiro de Allah chamou um sahabi chamado Ubai Ibn Kaab e lhe disse: “Allah me ordenou que lhe recitasse essa sura (Sura Al Bayna)”, O sahabi perguntou: “Oh Mensageiro de Allah , Allah me nomeou? O Mensageiro de Allah (SAAS) disse: Sim! Ele disse: “Oh Mensageiro de Allah Allah disse meu nome, Ubai Ibn Kaab? O Profeta disse: Sim, Oh Ubai! Após isso esse sahabi passou o dia chorando, por saber que Allah SWT tinha citado seu nome, e após isso dizia: “Eu sou aquele ao qual Allah disse seu nome.”

Cada vez que cada um de nós diz subhan Allah, Alhamdulilah, La ilaha illa Allah ou Allahu akbar, Allah nos recordará da mesma forma. Allah disse: “Recordai-vos de Mim e Eu Me recordarei de vós”. (2:152) 

Abu Huraira relatou que o Profeta (SAAS) disse:

"Se Allah ama a um dos Seus servos, chama o anjo Gabriel dizendo: ‘Allah ama fulano, ame-o você também’ e o anjo Gabriel o ama. Então o anjo Gabriel chama os habitantes do céu dizendo: 'Allah ama fulano, amem-o vocês também' e eles o amam. Logo o mesmo ocorre com as pessoas da terra.” (Bukhari).

Abdullah Ibn Hudafa foi preso pelo rei de Roma juntamente com alguns muçulmanos, e ele era um dos companheiros do Profeta (SAAS). O rei de Roma perguntou aos seus empregados se ali havia algum dos Companheiros de Muhamad (SAAS). Eles responderam que sim, e trouxeram Abdullah à sua presença. O rei de Roma lhe disse: “Renuncia a sua religião” Ele disse: “Por Allah que se me cortares em pedaços não renunciarei a minha religião” O rei lhe disse:“Renuncia a tua religião e lhe darei metade do meu reino” Ele disse: “Por Allah se me deres as riquezas do mundo inteiro para que eu renuncie a minha religiao pelo tempo de um piscar de olhos não o faria.”

O rei lhe disse: “Então lhe matarei”. O Sahabi disse: “ bem-vindo será o encontro com Allah”. Então o levaram para matá-lo, e o Rei de Roma ordenou que não o matassem e sim castigassem para que ele sofresse e voltasse atrás , ordenou que atirassem flechas em suas mãos e em seus pés. E ele só dizia: “Sinto falta do meu encontro com Allah”. Então tiraram-no de lá, para castigá-lo de outra maneira e foi trazida como se fosse uma grande panela com azeite fervente, e foi ordenado que trouxessem 2 muçulmanos e os jogassem dentro da panela para que ele visse. Jogaram os muçulmanos, por alguns segundo se ouviram gritos depois o silencio. Depois levaram-no para jogá-lo também. Quando ele parou na frente dessa enorme panela ele chorou. Os servos do rei foram rapidamente atrás do Rei para avisá-lo que ele havia chorado. O Rei ficou feliz com isso e ordenou que ele fosse trazido à sua presença. Trouxeram-no e o Rei lhe disse: “Renunciarás à tua religião?” Ele disse: “Não, por Allah, nunca”. Então porque choraste disse o Rei? Ele respondeu: “chorei pq minha alma está por sair agora e tenho apenas uma alma, queria ter o número de fios de cabelo que tenho no corpo em almas, para que uma após a outra pudesse sair pela causa de Allah. Então chorei por ter apenas uma alma” 

Amamos a Allah? O quanto amamos Ele? Será que é tão difícil para nosso coração amar Allah dessa forma?

Vejamos mais uma vez o quanto Allah SWT nos ama:

Um homem veio ao Mensageiro de Allah e lhe perguntou:

-“Oh, Mensageiro de Allah, se cometo um pecado ele fica registrado no livro?

-O Profeta (SAAS) respondeu: “Sim, fica registrado”.

-O homem disse: “E se me arrependo?”

-Respondeu: “Se Apaga”.

- “E se eu volto a cometê-lo?”.

- “é registrado”

- “E se me arrependo?”

- “Se Apaga”

- “E se eu volto a cometê-lo?”.

- “é registrado”

-O homem disse: “E se me arrependo?”

-O Profeta (SAAS) respondeu: “Se apaga”.

- “E se eu volto a cometê-lo?”

- “é registrado”

-O homem disse: “E se me arrependo?”

-O Profeta (SAAS) respondeu: “Se apaga”.

-Então, o homem perguntou: “Até quando se apaga?”

-E o Profeta (SAAS) lhe disse: “Allah SWT não se cansa de perdoar, até que você se canse de lhe pedir perdão”

Viram o quanto Allah nos ama? Como não amá-lo acima de tudo?

Quais são os sinais do amor por Allah? Quem tiver essas 5 coisas é sinal que ama Allah!

1-Ama lembrar Dele, através do Quran ou do Dhikr, pq quem ama alguém fala muito dele. Falar muito Dele.

2-Amar aqueles que te lembram Dele, ou seja, amar os muminin (Crentes), e odiar aqueles que não o amam e se afastam Dele.

3-Ter saudades e ansiedade pelo dia do juízo, por que será o Dia em que insha Allah veremos Allah. Sentir falta e saudade do Seu encontro com Ele. É como amar alguém que está longe e não vês a hora de encontrá-lo.

4-Se você O ama, ama toda a mensagem que Ele te enviou e aquele que Allah enviou, então segue os ensinamentos do Profeta Muhamad SAAS. Allah SWT disse: "Dize (Ó Muhamad para a Humanidade) : Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo." (V. 3:31)

5-Ama o ultimo terço da noite, pois ama encontrar-se com Allah através da oração nesse horário.

Abu Huraira relatou: "O Mensageiro de Allah (SAAS) disse:

Nosso Senhor, bendito e exaltado seja, desce todas as noites até o céu deste mundo quando resta um terço da noite, e diz: ‘Quem está me implorando para que Eu lhe corresponda? Quem está me pedindo para que Eu lhe dê? Quem está me pedindo perdão para que Eu lhe perdoe?’”

Imploramos a Allah que nos conceda o Seu amor e Sua Satisfação. E que sejamos daqueles que amam sinceramente a Allah, e O tenham como maior e grande amor em seu coração! Insha Allah!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24
Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: