quinta-feira, abril 12, 2012

Serenidade e Pureza - 1ª Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)- JUMA MUBARAK - 

SURAT IKHLAS (Unicidade)
قُلْ هُوَ اللَّهُ أَحَدٌ (1) 
اللَّهُ الصَّمَدُ (2) 
لَمْ يَلِدْ وَلَمْ يُولَدْ (3) 
وَلَمْ يَكُن لَّهُ كُفُواً أَحَدٌ (4)
Transliteração:
Bismilahir Rahmani Rahim; 
1)Qul huwa Allahu Ahad. 
2)Allahu Samad. 
3)Lam Yalid WaLam Yulad.
4) Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad.

Português (Significado)
Em nome de Deus, O Beneficente e Misericordioso. 
1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 
2- Allah é independente. 
3- Não gerou e não foi gerado.
4- E ninguém é comparável a Ele”.

O principal pilar da fé do Isslam é a convicção de que Deus é o Único Criador e o Único Organizador de todo o Universo. É o Mestre, cujo controle é total. “Deus é o Criador de tudo e é de tudo o Guardião.” Alcorão 6.62). Não criou e não foi criado. 

É Ele que dá a vida e dá a morte. E da morte nos faz ressuscitar. O muçulmano está constantemente a renovar a sua declaração de fé, recitando: “LA ILAHA – ILLA LLAH” – Não há outra divindade, senão Deus, a (Única Divindade). “E recorda-te quando Lucman disse ao seu filho, exortando-o: “Ó meu filho, não atribuas parceiros a Deus, porque a idolatria é grave iniquidade”. Cur’ane 31.13. Deus é Independente de tudo e de todos. Ele é o Único merecedor da nossa adoração. Não existem intermediários entre o servo e o Senhor. “Diz: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Deus, Senhor do Universo, que não possui parceiro algum...” (Alcorão 6.162).

Deus possui todos os atributos da perfeição e está livre da imperfeição. São 99 os atributos de Deus, que devem ser invocados pelos crentes, nomeadamente, o Beneficente (Ar-Rahman), o Misericordioso (Ar Rahim), o Único (Al-Ahad), O Independente (As-Samad). As referidas convicções, constituem o Tauhid, a base de sustentação da Religião Islâmica. É o Monoteísmo, o Tauhid que nos transmite o Surat Iklas, o Capítulo da Pureza, afastando-nos do politeísmo e da idolatria. 

Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu), referiu: “As-Samad” (o Independente), é Aquele que toda a criação depende das necessidades e dos pedidos (Todos estão dependentes Dele e Ele não depende de ninguém). Ele é o Mestre perfeito em Sua Soberania; o mais Tolerante e o mais Perfeito na Sua Tolerância; Sua Soberania prevalece sobre todo o universo; Ele é Aquele que é mais Perfeito em todos os aspectos da Nobreza e Autoridade. Ele é Imortal e sempre Vivo. Ele é Deus. Glória a Deus, o Único”.

Aos Capítulos do Cur’ane, foram dados nomes, de acordo com situações ocorridas. O nome do Surat Ikhlas (sinceridade - pureza), foge a esta regra. Esta Surat trata do Tauhid (do Monoteísmo). O nome “Pureza” está associado à afirmação: “Não gerou e não foi gerado” “E ninguém é comparável a Ele”. Quem o recitar, compreender e acreditar nas respectivas palavras, livrar-se-á completamente do shirk (idolatria – politeísmo). “Adorai a Deus e não lhe atribuais parceiros…” Cur’ane 4:36. 

Não podemos representar a figura de Deus, porque ninguém O conhece como Ele é. Nem tão pouco representar as faces dos Profetas, porque os homens se desviariam, passando a adora-los, constituindo assim uma idolatria, contrária aos princípios do pilar da fé (adoração ao Deus Único). 

In Sha Allah, continua no próximo Juma.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41

Votos de um bom dia de Juma.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá - 12/04/2012

Nenhum comentário: