quinta-feira, abril 19, 2012

SURAT IKHLAS (Sinceridade – Pureza) SEGUNDA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK - 20/04/2012
Bismilahir Rahmani Rahim; Qul huwa Allahu Ahad. Allahu Samad. Lam Yalid Wa Lam Yulad. Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad. Em nome de Deus, O Beneficente e Misericordioso. “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3- Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”.

Nos tempos pré-islâmico, a maior parte dos residentes da Península Arábica, adoravam ídolos (talhados em madeira, em pedra e outros materiais). Em Maka e em Madina, foram vários os tipos de pessoas e personalidades que questionaram o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) acerca da essência e da natureza de Deus. Todos pretendiam saber quem é Deus e de que matéria é feito. Para os adoradores de ídolos, esta questão era importante, porque estavam habituados a ver e a tocar os ídolos que adoravam. Tinham uma forma e corpo, eram machos ou fêmeas e tinham filhos. Tinham uma descendência e necessitavam de alimentos. Herdaram dos seus antepassados e outros ídolos iriam herdar as suas posições. Mas não lhes respondiam os anseios. Outros adoravam o fogo, as estrelas e outros astros. Fazia-lhes confusão, como era possível existir só um Deus e ainda mais porque não era visível.

Allah não era um nome desconhecido para os árabes da era pré-islâmica. Era o nome para o qual usavam para designar o Criador do Universo. Mas apesar disso, eles utilizavam o termo ilah (divindade) para os seus ídolos. Essa dualidade é referida em vários versículos do cur’ane, como por exemplo: “E se lhes perguntas: quem criou os céus e a terra e submeteu o sol e a lua? Eles responderão: Allah (Deus)! … E se lhes perguntas: quem faz descer a agua do céu e com ela a terra é vivifica?
 
Responder-te-ão Allah. …” Cur’ane Surat Al-Ankabut 61 e 63. A crença em Allah ficou mais evidente quando Abraha, governador do Yémen, que se encontrava integrado no reino de Negus da Abissínia, invadiu Maka e tentou destruir a Caaba (Casa de Deus). O então guardião da Caaba, Abdul Muttalib, Chefe e Líder da Caaba, que viria a ser o avô do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), depois de reunir todos os chefes tribais, chegaram à conclusão de que não tinham capacidade para repelir os invasores e só Allah é que tinha o poder para proteger a Sua Casa.
 
Retiraram-se todos para os arredores. Deus mandou um bando de pássaros denominados de “Abadil”, carregando cada um deles 3 pedrinha que foram atiradas ao exército invasor, causando inúmeras baixas, devido a perfurações e roturas na pele.

Os sobreviventes acabaram por se retirar. Este incidente é conhecido por “Ano dos Elefantes” ou “Os Senhores do Elefante” e está referido no Surar Al Fil (o desenvolvimento deste tema pode ser consultado nas minhas mensagens de 24 e 30 de Abril de 2010). Mesmo assim, depois desta lição divina, a maioria continuou a adorar os seus ídolos. Para este tipo de pessoas, Deus refere: “Eles estão baloiçando (vacilando), entre os dois grupos; nem estão com eles, nem com aquele. Porém, jamais encaminharás para o caminho certo aqueles que Deus desviou (por tal merecerem)”. Surat Na-Nissa 143.

Também havia outros que afirmavam que Deus teve um filho. “E (ó Profeta) diga: Louvado seja Allah que jamais teve filho, tão pouco teve parceiro na Soberania, nem (necessita) de ninguém para protegê-Lo da humilhação e é exaltado com toda a magnificência”. Cur’ane 17:111. Podemos deduzir que se Deus teve um filho, é porque necessitava de alguém para o auxiliar, o qual seria considerado com o um herdeiro após a sua morte, o que equivale a atribuir uma fraqueza a Deus, característica de um ser mortal. Deus é Auto-Suficiente e Imortal. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – Não há outra divindade, senão Deus, a (Única Divindade).
 
Por diversas pessoas e em várias ocasiões, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) foi questionado sobre Deus. Por um lado, a curiosidade era grande e por outro, o faziam em termos provocatórios. Segundo o relato de muitos Sahabas (Radiyalahu an-huma), os Quraish (residentes de Maka) queriam saber as origens e os antepassados do Senhor que lhes era então apresentado. Quem era esse Deus, de que era Ele feito.

Então Deus, revelou: “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3-Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”. Alguns Judeus Rabinos, questionaram o Profeta: “Ó Muhammad, informe-nos como é o teu Senhor, para nós acreditarmos em ti. Na Torah Deus enviou-nos a Sua descrição. Diga-nos de que Ele é feito, se é feminino ou masculino, se Ele é feito de ouro, de latão, ferro ou prata e se Ele come ou bebe. Também para nos dizer de quem Ele herdou o mundo e quem herdará depois Dele. Então Deus revelou ao mundo este Surat.
 
Também outros grupos de Judeus questionaram o mesmo ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Hazrat Anas (Radiyalahu an-hu), referiu que um Grupo de Judeus perguntou ao Profeta: “Ó Abul Qassim, Deus criou os anjos da luz, Adão do barro, o Iblis (o diabo) do fogo, o céu do fumo e a terra a partir da espuma da água. Diga-nos agora acerca do teu Senhor (de que é feito). O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) não respondeu. Então apareceu o Anjo Jibrail (Gabriel), que lhe disse: “Ó Muhammad, diga-lhes: “Huwa Allahu Ahad (Deus é Único)”.
 
Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) referiu que uma delegação de Cristãos de Najran, acompanhados de 7 sacerdotes, visitou o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e perguntaram: “Ó Muhammad, diga-nos como é o Teu Senhor e de que substância Ele é feito”. O Profeta respondeu: “Meu Senhor não é feito a partir de nenhuma substância. Ele é Único e Exaltado acima de tudo”. Então Deus enviou o Surat Ikhlass. Porque era o início da implementação do Isslam, do Tauhid, esta Surat foi assim por diversas vezes “revelada / lembrada” ao Profeta, para ele responder àqueles que lhe questionavam sobre a unicidade de Deus. È um verdadeiro milagre, uma Surat com poucas palavras, descreve o conceito do Deus Único e da independência de Deus perante todas as criaturas. Os 300 ídolos que se encontravam na Caaba, foram destruídos pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), quando entrou triunfante em Maka, sem derramamento de sangue, proclamando a Unicidade de Deus e Ele, o Único merecedor da adoração. “LA ILAHA – ILLA LLAH”.
 
In Sha Allah, continua no próximo Juma.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41, Votos de um bom dia de Juma.
Cumprimentos Abdul Rehman Mangá -19/04/2012

Nenhum comentário: