sábado, maio 12, 2012

Dia das Mães

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

A comunidade muçulmana celebra o dia da mulher todos os dias e neste domingo celebraremos o dia das mães. Nestas datas e em todos os dias devemos nos recordar que a ligação da família deve ser sempre com o amor e harmonia.

Irmãos, as mulheres antigamente foram tratadas com crueldade por diferentes culturas, civilizações e religiões. O Islam devolveu para as mulheres todos os direitos que lhe foram retirados pelos homens, deu a liberdade e a dignificou. Elevou a posição da mulher na sociedade.

A honra, o respeito e a estima pela maternidade é outra característica do islamismo. Encontramos no Alcorão a importancia da gentileza para com o pai e a mãe sem distinção, após a adoração a Allah (SWT), todo Poderoso.

Allah (SWT) disse: Suratu Al-Isrã V 23 e 24 "E teu Senhor decretou que não adoreis senão a Ele; e decretou benevolência para com os pais. Se um deles ou ambos atingirem a velhice, junto de ti, não lhes digas: "Ufa", nem os maltrates, e dize-lhes dito nobre. E baixa a ambos a asa da humildade, por misercórdia. E dize: "Senhor meu! Tem misericórdia deles, como quando eles cuidaram de mim, enquanto pequenino."

A mulher muçulmana, assim como o homem, tem o dever e o direito de estudar e sempre procurar novos conhecimentos, assim ambos se aproximam de Allah (SWT) e a fé passa a ser uma fé consciente tanto na mente como no coração.

Abu Huraira narrou, que o Profeta Mohamed (SAAW) disse: ''O crente mais íntegro é aquele que demonstra melhor caráter e de melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher, e o que é melhor para com a sua mulher.''

A mulher é a primeira escola é com ela que aprendemos os princípios morais e as boas maneiras. A mãe sempre ensina seus filhos com sabedoria e virtude.

O lugar das mães é especial no Islam. Bukhari e Muslim relataram que um homem perguntou ao Profeta Mohamed (SAAW): "A quem deveria honrar mais?" o Profeta (SAAW) respondeu: "A tua mãe". "E quem vem depois?" perguntou o homem. O Profeta (SAAW) respondeu: " A tua mãe". "E quem vem depois?" perguntou o homem. O Profeta (SAAW) respondeu: "A tua mãe". "E que vem depois?", perguntou o homem. O Profeta (SAAW) respondeu: "Seu pai".

Allah (SWT) disse: Suratu Luqmãn V 14 "E recomendamos ao ser humanos a benevolência para com seus pais; a sua mãe carrega-o, com fraqueza sobre fraqueza, e sua desmama se dá aos dois anos; e dissemo-lhe:"Sê agradecido a Mim, e a teus pais. A Mim será o destino."

O carinho, a atenção, a preocupação e a dedicação de uma mãe não possuem valor financeiro, é incomparável e insubstituível. Uma mãe não espera que seu filho retribua o que fez por ele, porém todos os filhos devem reconhecer os favores e o amor único de suas mães. O Profeta (SAAW) disse: ''O paraíso encontra-se abaixo dos pés das mães''

Allah (SWT), o Altíssimo enviou ao Profeta Mohamed (SAAW) a mensagem sublime que terminou com as injustiças enfrentadas pelas mulheres e anunciou a igualdade entre mulher e homem perante Ele. E determinou que o homem deve ter responsabilidades para com a mulher, com o respeito, o bom relacionamento e o amor. Assim, a casa ficará em harmonia entre as pessoas e com Allah (SWT).

O Profeta (SAAW) disse: "Deus ordena-nos que tratemos as mulheres de uma forma nobre, pois que elas são nossas mães, filhas e tias."

Allah (SWT) promete castigo para as pessoas que fazem mal para as mulheres e que lhes retiram os direitos com agressões física ou moral. Certa vez, uma pergunta foi feita ao Profeta (SAAW): "Quais são os meus deveres para com a minha esposa?" O Profeta (SAAW) respondeu: "Alimente-a quando você se alimenta, vista-a quando você se veste. Nunca a bata no rosto, nunca a agrida nem a faça mal, nunca a abandones."

Allah (SWT),. O Altíssimo, disse no Livro Sagrado em mais de uma passagem o conceito na Suratu An-Nissa V 1" Ó homens! Temei a vosso Senhor, Que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher, e de ambos espalhou pela terra numerosos homens e mulheres. E temei a Allah (SWT), em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços consanguíneos. Por certo, Allah (SWT), de vós, é Observante."

A palavra mãe possui vários significados, um deles é o ato de engravidar e gerar os filhos, outro tem sentido de amor, carinho e compreensão que deve ter por seus filhos.

Mohamed (SAAW) disse: "É o generoso (em caráter) aquele que é bom para as mulheres, e é fraco aquele que as insulta".

Amados irmãos, devemos respeitar todas as pessoas, em especial as mulheres e nossas mães. Neste domingo, vamos agradecer a Allah (SWT) nossas mães, que Allah (SWT) nos proteja e nos guie sempre. Que sejamos sempre benevolentes para com nossos pais e mães durante toda a vida, em especial para os de idade mais avançada. E façamos preces por eles depois de sua morte.

Devemos honrar nossas mães que nos geraram e nos alimentaram com amor, carinho e atenção. Devemos homenagear nossas mães não apenas no dia das mães, mas em todos os dias, da manhã até a noite de cada dia.

Salam Aleikom - Khutb do Centro Islamico de Brasilia-11.05.2012 - Samir Yhasan

Nenhum comentário: