quarta-feira, maio 16, 2012

A L M A D I N A - GRADTIDÃO (SHUKR)

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 14.05.2012
A gratidão é uma qualidade excelsa, pelo que todo o Ser Humano deve ser grato ao seu Criador, e reconhecer que todas as graças que recebemos vêm apenas da parte d’Ele, pois é só Ele Quem cria todo o bem, a beleza, a graça, assim como os meios através dos quais adquirimos tudo isso.

Uma vez ser Ele Quem exclusivamente determina, divide, cria e espalha entre nós toda a nossa provisão, como se de uma mesa celestial repleta se tratasse, só, e apenas Ele merece a nossa gratidão.

Atribuir a aquisição das graças por Ele concedidas a nós próprios ou a outros meios, na realidade é proclamar que Ele não é o nosso Criador e Provedor de todas as graças. É como dar uma grande gratificação (gorjeta) ao servente que põe perante nós uma mesa magnificente, ignorando o anfitrião que é responsável pela preparação dessa mesa. Tal atitude reflecte uma grande ignorância e ingratidão, assim como consta no Al-Qur’án, Cap. 3, Vers. 7:  “Eles só conhecem o aspecto superficial da vida mundana, mas acerca da Outra Vida, eles estão completamente negligentes”.
A verdadeira gratidão no coração da pessoa é manifestada através da convicção e reconhecimento de que todos os favores provêm de Deus, e em seguida organizar a sua vida em conformidade com isso.

O indivíduo só pode ser grato a Deus verbalmente e através da sua conduta no seu dia a dia, se pessoalmente estiver convencida, e se por livre vontade reconhecer que a sua existência, a sua vida, o seu corpo, a sua aparência física e todas as suas habilidades e realizações provêm de Deus.

É o que consta no Al-Qur’án, Cap. 31, Vers. 20:

Não vistes que Deus pôs ao vosso serviço tudo o que existe nos céus e tudo o que existe na terra; e completou e aperfeiçoou sobre vós os Seus favores visíveis (exteriores) e ocultos”?

E consta ainda no Cap. 14, Vers. 34:

“E além disso deu-vos tudo o que Lhe pedistes. Se tentardes contar os favores de Deus nunca conseguireis fazê-lo”.

A gratidão corporal é feita através do uso dos órgãos, das faculdades e habilidades para o objectivo para o qual eles foram criados, e ao cumprir os deveres dos actos de adoração.

A gratidão através do coração significa que a pessoa está convicta da verdade da fé. Ela está directamente relacionada a todos os aspectos da crença e da adoração.

Alguns versículos do Al-Qur’án apresentam o objectivo da criação, quando dizem:

Para que sejais gratos”. (Cap.2, Vers.52)

“Deus recompensará os que agradecem”. (Cap. 3, Vers. 144)

“Se fordes gratos (aos Meus favores), certamente dar-vos-ei mais (desses favores), mas se fordes ingratos, então, sabei que o Meu castigo é terrível”. (Cap.14, Vers. 7)


Portanto, Deus prometeu uma recompensa abundante aos que agradecem, e ameaçou os ingratos com um castigo terrível.

Embora a gratidão seja um acto religioso de grande importância, muito pouca gente de facto é grata, e tenta o seu melhor em cumprir com a sua obrigação de gratidão e viver uma vida em conformidade. Por isso Deus diz no Cap. 34, Vers. 13 do Al-Qur’án:

“Mas poucos são os Meus servos agradecidos”.

O Profeta Muhammad. S.A.W. que é a glória da Humanidade, herói incomparável de gratidão, chegava a ficar com as pernas inchadas devido ao facto de permanecer longas horas, à noite, entregue à prática prolongada de orações facultativas, tudo isso como forma de manifestar gratidão ao seu Senhor. Ele sempre foi grato à Deus, e recomendava aos seus discípulos a fazerem o mesmo. Todas as manhãs e todas as noites orava dizendo:

“Ó Deus! Ajuda-me a recordar-Te, a agradecer-Te e a adorar-Te da melhor forma possível”.

A pessoa pode ser grata por muitas coisas. Pode ser grata pela provisão, pela casa, pela família, pela riqueza, pela saúde, pela crença, pelo conhecimento acerca de Deus, etc., mas para tal, tem de reconhecer que tudo isso são favores que nos foram concedidos por Deus, pela Sua Graça, apesar da nossa incapacidade e inabilidade em conseguirmos satisfazer as nossas próprias necessidades.

Ter essa consciência ajuda-nos a agradecer e prestar louvores a Deus, por nos ter favorecido com essas graças que desfrutamos.

Toda a gente tem uma natural inclinação pelo elogio e pelo louvor ao bem e também ao que lhe faz bem. Mas para tal tem que ter noção da proveniência desse bem de que desfruta, pois por vezes esses favores podem erradamente ser atribuídos aos meios e às causas utilizadas na sua obtenção.

Por exemplo, se alguém nos pede boleia no nosso carro para ir à Matola, e depois de lhe fazermos chegar ao destino pretendido ele se puser a beijar o motor, os bancos, as rodas, o volante, etc., se lhe perguntarmos o que está a fazer e ele responder-nos que está a agradecer aos agregados do carro por o terem levado ao destino, naturalmente que ficaremos tentados a fazer troça e a ridicularizar as suas acções, pois se é para agradecer, tal deve ser feito ao dono do carro e não ao carro que é meramente um meio.

O Profeta Muhammad, S.A.W. diz: “Quem não é grato ao seu semelhante, não o é em relação a Deus”.

Usufruir das inúmeras graças de Deus e rejeitar a Sua existência, é a maior ingratidão que o Homem pode cometer.

Nenhum comentário: