quarta-feira, maio 23, 2012

A L M A D I N A - O T E L E M Ó V E L

 Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 21.05.2012

 Há alguns anos atrás, todos nós conseguíamos viver o nosso dia a dia de forma tranquila e confortável, sem nenhum telemóvel. Muitos de entre , nem mesmo telefone fixo tinham em suas casas, mas viviam bem. Imagine-se o quão tranquilo se vivia.

Todavia, hoje os celulares tornaram-se parte do nosso adorno diário. Não nos imaginamos a sair de casa sem este pequeno instrumento, que para alguns adultos também se transformou em brinquedo.

Por um lado existem, sem dúvidas, os benefícios e as vantagens do celular, pois este avanço científico e tecnológico trouxe grandes vantagens, tornando a pessoa comunicável onde quer que esteja, desde que a rede de telefonia móvel estivesse disponível.

Contudo, não nos devemos esquecer que todos os avanços tecnológicos modernos arrastam consigo, tanto desafios como inconvenientes. Portanto, enquanto tiramos proveito dos seus aspectos positivos, também devemos estar atentos aos desafios e tentações que lhe são intrínsecos. Particular recomendação vai para os jovens, pois estes são vulneráveis a esse tipo de tentações. Paralelamente, os pais e os educadores devem prestar atenção a esses desafios e tentações.

 O telemóvel tem estado a exercer uma função algo insidiosa em muitos lares, quebrando muitos deles. Há, tanto esposas como esposos, que passam horas ao telemóvel, falando com estranhos do sexo oposto, entregues a actos de namoro ilícito, o que está a causar grandes problemas, e um clima de suspeição em muitas relações matrimoniais.

Infelizmente, muitos desses incidentes quando descobertos, conclui-se que o celular foi o veículo usado no desenvolvimento das relações ilícitas. Até mesmo as crianças menores estão-se tornando presas disso.

Hoje em dia qualquer pessoa tem acesso à Internet por via do celular. Assim o utente tema acesso a sites de pornografia e outros conteúdos imorais, fazendo do telemóvel um instrumento potencialmente perigoso nas mãos dos jovens.

Com as tecnologias modernas já se pode ver vídeo e televisão em minúsculos aparelhos celulares. Pode-se igualmente trocar fotografias entre pessoas do sexo oposto através do serviço MMS, tornando-se fácil o cometimento do adultério.

O telemóvel tornou-se numa forma gravosa de distracção para os estudantes, estando a afectar a progressão escolar até de muitos alunos dedicados.

Distrai igualmente as pessoas na sua relação para com Deus. Os que não observam o devido cuidado de desligar o celular durante o Swalaat (oração), a sua concentração fica afectada quando este desperta. Caso seja numa Mesquita ou numa Igreja, acaba distraindo igualmente os outros crentes que estão entregues a actos de adoração.
Os novos jogos contidos nos telemóveis, também devoram o precioso tempo de muita gente.

Há quem se entrega ao envio de dezenas, senão centenas de sms’s com anedotas e piadas a outras pessoas, gastando tanto dinheiro que facilmente podia sustentar uma família inteira de pobres. Esses são alguns dos desafios e tentações decorrentes do uso do celular.

Quer parecer que muita gente não tem noção dos males que advêm do uso incorrecto do telemóvel, males esses que incidem maioritariamente sobre os jovens, pelo que. devemos alertar os pais para que estejam atentos à forma como os seus filhos fazem uso dos celulares. Os pais devem monitorar de perto o uso de telemóveis por crianças na emissão de chamadas e sms’s, bem como no reenvio destas. Devem igualmente monitorar o acesso à Internet pelas crianças. Os professores devem observar cuidadosamente os seus alunos, e estabelecer uma política restritiva e firme no uso de telemóveis nas escolas, e estarem atentos e vigilantes antes que seja muito tarde.

As circunstâncias actuais exigem um grande senso de responsabilidade por parte dos pais nos cuidados a tomar com os seus rebanhos que são muito vulneráveis à voracidade dos “lobos” que livremente pululam por aí.

Mostrar indiferença nos cuidados que se devem prestar às nossas crianças, pode custar caro e pode trazer graves consequências cujos resultados nos são dados ver nos dias que correm.
Devemos falar sobre os males do uso incorrecto do telemóvel, e os pais devem lembrar permanentemente os seus filhos das graves consequências do seu uso incorrecto. A repetição periodica desta discussão em casa, decerto que se revelará benéfica.

É importante que envolvamos os jovens em actividades que sejam mais orientadas fisicamente, e procurar melhores alternativas para ocupá-los, incutindo neles a ideia de que há coisas mais vantajosas para eles, do que perderem o seu precioso tempo ocupados desnecessariamente com celulares ou Internet.

Devemos usar o celular dentro dos limites da licitude, e não permitir que este maniete o nosso estilo de vida de maneira que venha a afectar a nossa família e a vida social. Falhar a ligação ou o atendimento de uma chamada não é tão grave como falhar o objectivo da vida.

Quanto ao uso do telemóvel na Mesquita, o crente deve desligá-lo antes de entrar nela, pois é sinal de grande desrespeito um crente apresentar-se na casa de Deus com a única intenção de se entregar à adoração ao Rei dos Mundos – Deus – e mesmo assim querer manter-se ligado à criatura ao não desligar o seu celular, ou mantê-lo em silêncio.

Hoje quando vamos a uma reunião mundana, conferência, ou mesmo a um encontro com algum Director, Ministro, Juiz ou Presidente, desligamos o telefone, mas quão infelizes somos ao não o desligarmos quando nos dirigimos à casa do Rei dos reis, o Criador.

Nessa grande ocasião, quando estamos em diálogo privado com Deus, devemo-nos desligar totalmente de tudo e de todos, ligando-nos exclusivamente ao nosso Senhor, o Beneficente, o Criador – ALLAH!

Não desligar o telemóvel na Mesquita é mau, pois se durante a oração alguém ligar, tal provocará barulho, o que é absolutamente contrário à atitude que devemos observar no interior de qualquer que seja a Mesquita.

Se durante o Swalaat (oração) o telemóvel tocar, não se deve deixar que continue a tocar. Deve-se desligá-lo imediatamente com um simples movimento de uma mão, e se tal for difícil, então devem-se usar ambas as mãos para silenciá-lo. Isto aplica-se tanto àquele que ora de forma individual como ao que ora em congregação.  

Nenhum comentário: