domingo, junho 03, 2012

A Excelência da Sexta Feira e de Quem frequenta as Mesquitas

Louvado seja Allah, que nos encaminhou ao Islam; jamais teríamos nos encaminhado, se Ele não tivesse nos mostrado o caminho através do Alcorão. Nós Lhe agradecemos, e buscamos a Sua ajuda e diretriz. Buscamos refúgio junto a Ele quanto aos malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Testemunho que Mohammad é o Seu servo e mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores.

ALLAH diz na surat AL Jumua: “Ó fiéis, quando fordes convocados, para a Oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.”

Abu Huraira relatou que o Profeta (saaws), disse: "O melhor dia em que o sol se levanta é a sexta-feira; nesse dia, Adão foi criado, entrou no Paraíso e dele foi expulso. E o último dia acontecerá numa sexta-feira, portanto aumente vossas preces de paz e bênçãos sobre mim nos dias de sexta-feira, pois suas preces são expostas para mim. Então perguntaram: Como nossas preces serão expostas após a sua morte? Ele respondeu: ALLAH proibiu que a terra do túmulo degradasse os corpos dos profetas.”

Caros irmãos e queridos do Profeta Mohammad (saaws) inúmeras vezes vocês ouviram falar da excelência e méritos da sexta-feira. Hoje, mais uma vez abordaremos este assunto; uma vez que ALLAH louvado seja nos recomenda a advertência dizendo na surat AL A`LA: “Admoesta, pois, porque a admoestação é proveitosa (para o atento)! Ela guiará aquele que é temente. Porém, o desventurado a evitará; Entrará no fogo maior (o infernal), Onde não morrerá, nem viverá. Bem-aventurado aquele que se purificar, E mencionar o nome do seu Senhor e orar! Entretanto, vós, (ó incrédulos) preferis a vida terrena, Ainda que a outra seja preferível, e mais duradoura! Em verdade, isto se acha nos Livros primitivos, Nos Livros de Abraão e de Moisés.” A obrigatoriedade da oração veio expressa tanto no Alcorão como na Sunnah. Ouvimos na introdução do sermão o seguinte versículo sobre a obrigatoriedade da oração de sexta-feira: “Ó fiéis, quando fordes convocados, para a Oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.” 
 
A oração de sexta-feira é um dever para todo homem muçulmano que tenha chegado à puberdade e goze de plena faculdade mental, ela é recomendada para os meninos e não é obrigatória para as mulheres. Várias Tradições, reconhecidas como autênticas, mencionam esta obrigação, e várias fontes transmitem que o Mensageiro (saaws) expressou a intenção de incendiar as casas das pessoas que não a observassem. O Mensageiro não faltou jamais a ela, desde o dia que Deus a prescreveu, até à sua morte. O Profeta (saaws) disse, do alto do púlpito: “Se certas pessoas não pararem imediatamente de faltar à oração das sextas-feiras, Deus, selar - lhes - a os corações e elas se contarão entre os desencaminhados”. (Transmitido por Muslim). 
 
E disse também: “Aquele que se ausentar três vezes seguidas da oração de sexta-feira, por pura negligência, Deus selará o coração”. Esta passagem encontra-se ilustrada na surat Al Bakara: “Deus selou os seus corações e os seus ouvidos; seus olhos estão velados e sofrerão um severo castigo.”
Entre o que o Profeta (saaws) disse no sermão que pronunciou no dia do estabelecimento da Oração da sexta-feira, está: “Sabei que Deus vos prescreveu a Oração da sexta-feira neste lugar, neste dia, neste mês e a partir deste ano, até ao Dia da Ressurreição. Àquele que deixar de observá-la, durante a minha vida ou mesmo depois de mim, enquanto houver um Imam, seja justo ou tirano, menosprezando-a ou negando seu caráter obrigatório, Deus não permitirá, jamais, reunir ao seu redor os seus servos e não abençoará qualquer das suas obras. Sabei, também, que não se lhe creditará nenhuma oração, nenhum zakat, nenhuma peregrinação e nenhum jejum. Sabei, enfim, que não se lhe creditará nenhuma boa ação ou obediência a Deus até que retorne, em arrependimento, a Ele. E àquele que retorna arrependido a Ele, Deus aceita o regresso”. E também nas tradições, encontramos os seguintes dizeres do Profeta (saaws): "Não existe uma sexta-feira sem que o muçulmano se levante, ore e implore a Deus pelo que é bom e Ele conceder-lhe-á" e mostrou com sua mão através de seus dedos polegar e indicador, que (este tempo) é curto e limitado.
Há uma grande diferença de opinião entre os estudiosos sobre qual é exatamente esta hora afortunada, quando as súplicas serão atendidas. O mais lógico é que esta hora deva ser entendida como um momento oculto e que o dia inteiro deva ser usado para súplicas e glorificação de Deus. A respeito de se chegar cedo à mesquita no dia de sexta feira o Profeta (saaws) disse: “Uma pessoa que, na sexta-feira, chega cedo a mesquita, tem tanto mérito, aos olhos de Deus, como se tivesse oferecido um camelo em Seu nome; e quem chegar a mesquita depois dele, será como se tivesse oferecido uma vaca, e quem chegar em continuação, é como se tivesse oferecido um cordeiro adulto, e quem chegar depois é como se tivesse oferecido uma galinha, e depois disso é como se tivesse oferecido um ovo. Finalmente quando o Imam chega, para o sermão de sexta-feira, os anjos abandonam as portas da mesquita para ouvirem o sermão, e os nomes dos últimos a chegar não são registrados.” Confirmado por Muslim e Bukhari.

Na surat At Taubah, ALLAH relata as características das pessoas que freqüentam as mesquitas: “Só freqüentam as mesquitas de Deus aqueles que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, observam a oração, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Deus. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.”

Abu Huraira (raa) narrou que ouvira mensageiro de Deus (saaws) dizer: “Para aquele que vai constantemente a mesquita, ou dela volta, Deus prepara uma mansão no paraíso, tanto na ida como na volta.” Abu Huraira (raa), afirma ter ouvido o profeta Muhammad (saaws), dizer: ''Todas as vezes que um grupo de pessoas se reunir em uma das casas de Deus (referindo-se as Mesquitas), para recitar o Livro de Deus (o Alcorão Sagrado) e estudá-lo, a serenidade e a tranqüilidade Divina os cobre, a Misericórdia de Deus os envolve e os Anjos os cercam, e Deus os menciona junto aos que estão perto dele (os Anjos prediletos).'' (relatado por Muslim) Na surat Al Bakarah ALLAH diz aterrorizando os que impedem ou atrapalham a Sua recordação e Sua adoração na mesquita: “ Haverá alguém mais iníquo do que aquele que impede que o nome de Deus seja celebrado em santuários e se esforça por destruí-los? Estes não deveriam adentrá-los senão, temerosos; sobre eles recairá, pois, o aviltamento deste mundo e, no outro, sofrerão um severo castigo.”

Assalamu Alaikum!!!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: