quarta-feira, julho 11, 2012

O Preparo Para o Mês de Ramadan

“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e de discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio desse mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais.” (2:183-185)

Esses versículos mostram que o jejum durante o mês de Ramadan tanto serve para fomentar o temor a Deus como a recordação d’Ele, nos corações dos crentes, servindo ainda para que agradeçamos a Deus pela diretriz que Ele nos concedeu, com o Alcorão. Conquanto o jejum, por si, possa parecer difícil, ele não é imposto como uma forma de punição, mas sim como um ato de devoção e auto-disciplina, coisa que leva o crente para mais perto do Todo-Poderoso Deus.

Louvado seja Allah. Ele agraciou Seus servos com períodos para a obediência, tornando o abençoado mês de Ramadan um período para a luz, da misericórdia. Pedimos graça e paz de Allah para o melhor das criaturas e o escolhido entre Seus Mensageiros. Ele era mais generoso durante o mês de Ramadan a tal ponto que era mais benéfico do que os ventos fertilizantes.

Irmãos muçulmanos: O mês de Ramadan está às portas. Esse nobre hóspede, o amado pelas almas dos crentes, o próximo dos corações dos adoradores, é aguardado pelo crente com saudade para poder cumprir as orações noturnas, recitar o Alcorão, jejuar durante o dia, lotando-o com recordação de Allah e, praticando caridade e atos de bem. Al Ma’la Ibn alFadhl disse: “Os nossos antepassados costumavam suplicar a Allah durante seis meses para que chegue o mês de Ramadan.” Yahia Ibn Abi Kacir disse: “Entre suas súplicas estava: "Ó Allah, entrega-me ao Ramadan e entrega o Ramadan a mim.. Aceita-o de mim.” O Ramadan chegava, estando eles à espera dele.

Ibn Rajab Al Hanbali (Rahamahullah) disse: “Os nossos antepassados (rahamahumullah) suplicavam a Allah durante seis meses para que alcancem o mês de Ramadan e suplicavam durante seis meses para que Allah o aceite deles.” O que devemos fazer como preparação para o mês de Ramadan?

Primeiro: O anúncio da chegada do mês. O Rassulullah (S) costumava anunciar à sua comunidade a chegada do mês. Abu Huraira (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Chegou-vos o mês de Ramadan, um mês abençoado. Foi-vos instituído jejuar durante ele. Nele as portas do céu se abrirão e as portas do Inferno são encerradas e os demônios são acorrentados. Durante ele há uma noite equivalente a mil meses. Quem for privado de seus bens, será privado de todos os bens.”

Sahl Ibn Saad relatou que o Mensageiro de Deus dizia: “No Paraíso há oito portas; entre elas há uma chamado Al Raiyan, a qual apenas os que jejuam adentrarão” (Bukhari e Muslim)

Segundo: A intenção e a determinação para a mudança e o arrependimento.

O mês de Ramadan é uma excelente oportunidade para o arrependimento e o retorno a Allah. Assim, o servo não comete pecado; não prejudica a si mesmo, a seus filhos, a seus familiares, e à sua comunidade. Allah nos concedeu a oportunidade de mudarmos e retornarmos a Ele. Ele disse: “Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.” (39:53). É dever do muçulmano apressar-se para agradar a Allah. Ele disse: “Apressei-me até Ti, ó Senhor, para Te comprazer.” (20:84).

Os dias de Ramadan passam rapidamente. É nosso dever os aproveitarmos antes de perda de tempo. Que cada um de nós saiba que a vida terminará e que estamos prestas de nos apresentar perante Allah e prestarmos contas dos nossos atos. Que nos preparemos todos.

1. Abu Dardá (R) subiu, um dia, os degraus da mesquita de damasco. Ele disse: “Ó povo de Damasco. Querem ouvir o conselho de seu irmão? As pessoas antes de vocês costumavam juntar muitos bens, construíam bastante, e tinham muita esperança. O que eles juntaram tornou-se improdutivo, as suas construções tornaram-se taperas, e sua esperança ilusão.” Ele costumava dizer: “Três coisas me fazem rir até me fazerem chorar: aquele que procura o mundo quando a morte está à procura dele; o que ri com toda a força sem saber se está agradando ou não ao seu Senhor; e o negligente que não é negligenciado.”

O pensarmos em nossos pecados e na Outra Vida nos invoca a nos apressarmos para o arrependimento e o aproveitamento da oportunidade da chegada do mês de Ramadan, para abrirmos uma nova página com Allah, renovando o nosso arrependimento e prometendo permanecer no caminho da crença e de acordo com o modelo do Profeta Mohammad (S).

2. Al Fadhil Ibn ‘Aiádh perguntou a um homem: “Quantos anos você tem?” Respondeu: “Sessenta anos.” Disse-lhe: “Você está caminhando para o seu Senhor há sessenta anos e não conseguiu chegar ainda?” O homem disse: “Somos de Allah e a Ele retornaremos.” O Fadhil lhe disse: “Você sabe qual é o significado disso? Quem diz: somos de Allah ... e a Ele retornaremos quem sabe que é servo de Allah, e que a Ele retornará, e sabe que se apresentará perante Ele. Quem se apresentar será questionado. Quem souber que será questionado deve preparar resposta para a pergunta." O homem perguntou: "Qual é a solução?" Respondeu: "Comportamento que melhore o que sobrou para que seja perdoado o que passou. Se você piorar o que restou arcará com o que passou e o que passou."

3. À espera da excelente recompensa:
Ramadan é a grande oportunidade para se auferir as benesses. O jejum é um escudo, de acordo com o que o Nassá'i relatou que o Rassulullah (S) disse: "Quem jejuar um dia pela causa de Allah, será distanciado do Inferno o equivalente a uma viagem de cem anos."

O Tirmizi relatou que o Rassulullah (S) disse: "Quem jejuar um dia pela causa de Allah, Ele colocará entre a pessoa e o Inferno uma trincheira cuja largura do tamanho da distância entre os céus e a terra."
As recompensas pelas boas ações durante o mês de Ramadan se multiplicam, o que incentiva o muçulmano a sentir saudade e se preparar para a chegada do nobre hóspede.

Abu Said relatou que o Rassulullah (S) disse: "Todo servo que jejuar um dia pela causa de Allah, Allah o afastará do Inferno setenta anos."

O Profeta (S) nos informou: "Quem jejuar durante o mês de Ramadan com fé e esperança, ser-lhe-ão perdoados os seus pecados anteriores."

Muslim nos relata, também: "Quem praticar as orações noturnas durante o mês de Ramadan, com fé e esperança, ser-lhe-ão perdoados os seus pecados anteriores."

Portanto, irmão muçulmano, esta é uma excelente oportunidade para efetuarmos a nossa transação com Allah, auferindo o Paraíso e nos livrando do Inferno. É uma oportunidade para nós muçulmanos no Brasil mudarmos o rumo de nossas vidas, educando os nossos filhos na obediência às leis de Allah e de acordo com o método do Rassulullah (S). Façam as pazes com Allah, sejam assíduos na prática da oração. Paguem o seu zakat. Estreitem os laços de parentesco. Alimentem as pessoas, orem à noite, enquanto as pessoas estão dormindo, que entrarão no Paraíso de seu Senhor em paz."

O fervor espiritual do Ramadão excede todas as outras actividades ao longo do ano. Ninguém consegue explicar a alegria a não ser que se procure as bençãos deste mês, dia e noite. Por esta e outras razões, é recomendado o seguinte para aqueles que desejem beneficiar deste mês. Os preparativos a respeito disto devem começar pelo menos desde o mês de Rajab, isto é, com dois meses de avanço. ALLAH revelou no Surah Al-Tawbah (Arrependimento) a respeito dos quatro meses sagrados
Num Hadice que foi relatado por Abu Bakr (que DEUS esteja satisfeito com ele) e registado no Sahih Bukhari, o Profeta (p.e.c.e. = paz esteja com ele) disse: Sim! O tempo voltou a ser como era quando ALLAH criou os céus e a terra; o ano é composto por doze meses, quatro dos quais sagrados; três dos quais consecutivos: Zu-al Qi’dah, Zu-al Hijjah e Muharram; e depois o mês de Rajab que está entre Jamad-al Akhir e Xa’ban.

Por isso, é recomendado que os Muçulmanos aumentem o seu jejum naqueles meses para que se aproximem de ALLAH. Além disso, devem preparar-se para o mês de Ramadão antes da sua chegada. O nosso amado Profeta (pece) costumava jejuar mais dias no mês de Xa’ban. Foi narrado por Aicha (r.a.) e registado nos Livros de Muçlim e Bukhari o seguinte:

Não vi o Mensageiro de ALLAH completar o jejum em nenhum mês senão no de Ramadão; e não o vi jejuar tantos dias senão no mês de Xa’ban.

Também foi relatado por Abu Daud e Nissai que, uma vez, Hazrat Usama Ibn Zaidand (r.a.) perguntou ao Profeta (s.a.w.) o seguinte:
Ó Mensageiro de ALLAH, eu nunca o vi jejuar em nenhum mês tanto quanto o vi jejuar no mês de Xa’ban; o Profeta disse: Ó Usama, muitas pessoas não estão conscientes do significado deste mês de Xa’ban, que está entre Rajab e Ramadan. Neste mês as acções das pessoas são elevadas para o Senhor dos Mundos. Por isso eu gosto que as minhas acções sejam elevadas enquanto estou em estado de jejum.
Uma bênção adicional que Ramadan encerra é a Noite do Decreto, a noite em que o Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad (sws) (sws). Acredita-se que essa noite seja um dos dez últimos dias ímpares de Ramadan. Ela é brevemente mencionada na Surata Al Kadr (O Decreto). Ela poderá ser traduzida como se segue: “ Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora!” (Alcorão Sagrado, Surata 97)

Pode-se dizer que a Noite do Decreto significa o fim da era da jahiliya (ignorância), e o começo da mensagem final de Deus para a Sua criação. É um marco na separação entre as trevas e a luz, entre a ignorância e o saber, entre a falsidade e a verdade. O Profeta Muhammad (sws) confirmava a importância da Noite do Decreto, como é demonstrado no seguinte hadiss: Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Deus (sws) disse: “Aquele que jejuar durante o Ramadan, com fé, buscando a recompensa de Deus, terá seus pecados passados perdoados; aquele que orar durante as noites de Ramadan, com fé, buscando a recompensa de Deus, terá os seu pecados passados perdoados; e aquele que passar a Noite do Decreto em oração, com fé, buscando a recompensa de Deus, terá os seus pecados passados perdoados” (Bukhari e Muslim)

Devemos também lembrar que Ramadan é um tempo especial para que os muçulmanos se unam como uma comunidade. Devemos prometer a nós mesmos utilizar esse tempo para visitar os amigos e parentes, resolver rusgas passadas, e reconhecer as nossas metas comuns.

Ramadan é um tempo para a oração, unificação, paciência, caridade, e o auto-sacrifício. Como muçulmanos e verdadeiros crentes que somos, devemos praticar essas virtudes durante o Ramadan, e por todo o ano. Se falharmos nos nossos esforços, não poderemos esperar que as nossas diligências em disseminar a mensagem do Islam tenham sucesso. Como muçulmanos que somos, o mês de Ramadan nos oferece uma oportunidade especial para revivermos, renovarmos e revigorarmos a nossa fé. Oremos a Deus que nos guie no sentido de assim fazermos, e Ele nos haverá de prover, nesta vida e na Outra.

Ramadan foi o mês escolhido para o envio da revelação final, O Alcorão Sagrado. Deus concedeu este livro para a humanidade, por intermédio de Seu Mensageiro, Muhammad Ibn Abdullah. A recitação do Alcorão foi instituída por seu Autor, o Próprio Deus, para o crentes, por todo o tempo, mas principalmente durante o mês de Ramadan, como foi narrado pelo Mensageiro. Os muçulmanos, do passado e do presente, sempre misturaram o jejum com a recitação do Alcorão. Talvez a razão disso é que um dos objetivos de Satanás é convencer o crente a não recitar o Alcorão. Porém, durante o mês de Ramadan o próprio Satanás é impossibilitado de tentar o crente – uma vez que o Alcorão concede ao leitor o privilégio de conversar diretamente com o Criador do Universo.

Na verdade, o treino espiritual durante o mês de Ramadan não fica completa sem uma grande parcela de recitação do Livro de Deus. Esse Livro divino trata de todas as questões pertinentes à vida: credo, instruções morais, administração das admoestações, quanto às boas novas, lições tiradas de eventos históricos, interpretação dos fenômenos materiais e naturais, convoca a humanidade para o seu Criador, e admoesta os incrédulos. O Alcorão é uma exposição tanto da doutrina espiritual como a física, no qual cada versículo e sentença tem uma relação íntima com o outro versículo e sentença. Ramadan oferece ao crente uma oportunidade de analisar sua vida por inteiro com a recitação do Alcorão; e todo aquele que observar essa prática durante o mês de Ramadan tem melhor chance de se graduar para um nível mais alto da fé.

Algumas Dicas para o Ramadan*

1. Procure jejuar facultativamente nos meses que antecedem o Ramadan, mesmo que seja por alguns dias, tais como às Segundas e Quintas feiras. Aisha (RTA) narra que o Profeta(sws) costumava jejuar nesses dias [Tirmizi]. Além de ser um ato virtuoso, ajuda-nos a criar e manter o hábito de jejuar não só no Ramadan como fora deste mês.

2. O Ramadan é um mês de treino e mudanças, por isso, procure deixar os maus hábitos. Se é fumador, comece a deixar definitivamente o tabaco a partir deste mês. Se bebe (bebidas alcoólicas), pare de beber e peça perdão a ALLAH, com intenção e determinação de nunca mais voltar a cometer esses pecados. ALLAH é Clemente, Compassivo e gosta de perdoar. Abu Huraira (RTA) narra que o Profeta (sws) disse: “Quem jejuar no mês de Ramadan, com sinceridade e confiança de ser recompensado por ALLAH, terá os seus pecados anteriores perdoados; e quem orar durante a noite no mês de Ramadan, ciente da sua recompensa por parte de ALLAH, terá os seus pecados anteriores perdoados; e quem se mantiver acordado na noite de Al-Qadr, ciente e na confiança de ser recompensado por Allah, terá os seus pecados anteriores perdoados”. [Bukhari, Musslim e Mishkát]

3. Desligue o televisor, pois o Shaitán sempre procurou desviar o crente através deste aparelho, vindo com pretextos de alguns programas educativos, entre outros. Medite por uns instantes e descobrirá que ao longo dos restantes meses, tais programas pouco ou nada trouxeram de positivo; obviamente que não será neste mês que irá fazer alguma diferença. Todos sabemos que muitos dos canais televisivos contêm programas indecentes e fúteis, que nos podem distrair do verdadeiro objetivo do Ramadan; procure afastar-se disso. Aliás, o Islam instituiu o I3tikáf neste mês como forma do indivíduo criar uma aproximação mais forte com Allah, e condicionou o afastamento da rotina mundana a que está sujeito. Evite também os bate-papos, seja pessoal ou virtualmente (chat), pois tudo isso serve apenas para desperdiçar o rico e valioso tempo não só durante o mês de Ramadan como fora dele.
4. Evite cometer atos fúteis e prejudiciais que possam obliterar e invalidar o jejum, tais como a mentira, calúnia, difamação, etc. Modere também o temperamento e a emoção, pois o Shaitán apraz-se quando o indivíduo se envolve em confusão, discussão e intrigas. Procure estar sempre calmo, pois o Profeta (sws) aconselhou: “Se alguém lhe provocar, responda-o dizendo ‘eu estou de jejum’”. Abu Huraira (RTA) narra que o Profeta (sws) disse: “Há muitos que jejuam mas não ganham mais do que a fome e a sede (porque não abandonaram o ganho ilícito e a calúnia).” [Dárimi] E consta numa outra narração: “Se a pessoa não deixar a mentira e uma postura falsa durante o jejum, não necessita de se abster de comer e beber. [Bukhari e Musslim]

5. Pratique os cinco Salát obrigatórios em congregação. O Profeta (sws) disse: “Praticar o Salát em congregação, tem vinte e sete vezes mais recompensas do que praticá-lo individualmente.” [Bukhari e Musslim] O Profeta (sws) disse: “Os melhores lugares na terra para ALLAH são os Massajid(mesquitas) e os piores são as praças.” [Muslim] Por isso, procure sempre chegar cedo ao Masjid, estar na primeira fila e aproveitar o primeiro Takbir. Não se desleixe do Tarawih, ficando a conversar ou fumar no recinto do Masjid. Desafie o seu Nafs (instinto) e alinhe-se no Tarawih. Agradeça a ALLAH pela saúde que lhe proporcionou, pois muitas pessoas e até alguns atletas conseguem jogar durante uma hora, mas apresentam-se incapazes de efetuar condignamente o Salátul-Tarawih.

6. Neste mês, procure organizar a rotina de modo a maximizar o seu rendimento. Deixe sempre um tempo para a recitação do Al-Qur’án e não se desleixe pensando em começá-la numa outra ocasião, pois dessa forma, será difícil completar o Al-Qur’án neste mês; tente fazê-lo pelo menos uma vez durante o mês. Uma sugestão: recitando um quarto de juz' antes ou após cada Salát, no final do dia, já terá recitado mais do que um juz'. Se já tem o hábito de recitar o Al-Qur’án, intensifique ainda mais a recitação, procure melhorar a sua leitura e recitar com Tajwid. Não tenha receios em aproximar-se dos Hufaz e Ulamá, pedindo-os que lhe ensine a ler corretamente. Abdullah Ibn Amr (RTA) narra que o Profeta(sws) disse: “O jejum e o Al-Qur’án, ambos intercederão a favor do crente no Dia do Julgamento; o jejum dirá: Ó Senhor! Eu impedi-lhe da comida e dos prazeres sexuais durante o dia, portanto, aceite a minha intercessão para com ele; o Al-Qur’án dirá: Ó Senhor! Eu impedi-lhe de dormir durante a noite, portanto, aceite a minha intercessão para com ele. ALLAH aceitará ambas as intercessões. [Baihaqui] O Profeta(sws) disse: “Ó vós devotos do Al-Qur’án! Não utilizai o Al-Qur’án como almofada, mas recitai-o corretamente tanto de dia como de noite, pois ele é para ser recitado. Propagai o Al-Qur’án, recitai com boa voz e ponderai sobre o seu conteúdo, para que tenhais sucesso. Não procurai recompensas disso (nesta vida), pois ele (Al-Qur’án) reserva uma magnificente recompensa (no Ákhirah). [Baihaqui]

7. Reserve também um tempo para a família, aproximando-se deles e falando com prudência e bons modos sobre o Din. Nem que for por quinze minutos, faça Taalim em casa, recite o Al-Qur’án e corrija as falhas na recitação, etc. O Profeta (sws) disse: “O melhor de entre vós é aquele que aprende o Qur’án e o ensina.” [Bukhari]

8. Aproveite os momentos de Duá e não se desleixe ficando nas conversas, especialmente na hora de Iftár, um dos momentos em que ALLAH aceita o Duá. Levante as mãos e peça a ALLAH com toda sinceridade e humildade; ALLAH gosta quando o Seu servo se dirige a Ele pedindo algo. Peça para si, para seus familiares, amigos e para todo o Ummah. É grátis e não se gasta nem se perde algo. O Profeta (sws) disse: “O Duaá de três tipos de pessoas não é rejeitado: O Duá do jejuador na hora do Iftár, o Duaá do governante justo e o Duaá' do oprimido.” [Mussnad Ahmad, Ibn Khuzaima e Ibn Hibban]

9. Acorde para o Suhur, evitando fazer “diretas”, e coma desta abençoada refeição. O Profeta (sws) disse: “Quem fizer o Sehri, terá a misericórdia de ALLAH e os anjos sobre ele.” [Tabaráni] E disse: “Tomai o Suhur, pois existem bênçãos no Suhur.” [Bukhari e Musslim] Aproveite fazer o Tahajjud, um dos Salátes facultativos muito recomendado e cheio de virtudes. Neste momento, faça também muitos Duás e peça perdão, pois ALLAH pergunta aos Seus servos se querem a Sua ajuda, que Ele se dispõe a ajudá-los.

10. Esforce-se em praticar ainda outros Salátes facultativos tais como o Ishráq, Awwabin e Tassbih e engaje-se no Zikr (recordação de ALLAH) pois, conforme mencionamos anteriormente, o Ramadan é um mês onde cada ação facultativa tem recompensa equivalente à obrigatória (Fardh) fora do Ramadan.

11. Adote uma dieta moderada e evite excessos, pois comer em demasiado é prejudicial à saúde e deixa o indivíduo cansado, surgindo a preguiça para a prática do Tarawih e doutros Ibadát. O Profeta (sws) disse: “Jejuais e tereis saúde; viajai e tornareis ricos." [Targuib]

12. Aproveite esta promoção anual que ocorre durante o Ramadan; uma acção facultativa equivale, em recompensas, a uma ação obrigatória fora do Ramadan. Intensifique o Sadaqah e ajude ao próximo quanto puder. Eis aqui uma bela sugestão: dê a um jejuador algo para o seu Iftár; isso não diminuirá a recompensa dele, mas irá duplicar a do doador. Se puder, ofereça ranchos aos familiares, vizinhos e necessitados. O Profeta (sws) disse que quando alguém providencia a um jejuador algo para o seu Iftár, adquire recompensa semelhante à do jejuador, sem diminuir a recompensa deste. [Baihaqui e Tirmizi] Assma (RTA) narra que o Profeta (sws) lhe disse: “Gaste (no Caminho de Allah) e não fique contando (a riqueza), caso contrário, ALLAH dar-te-á riqueza contada. Não pare de gastar (no Caminho de ALLAH), caso contrário, ALLAH irá parar (de derramar) a Sua bênção sobre ti. Gaste quanto puder (para os necessitados). [Bukhari e Musslim] O Profeta (sws) disse: “Na verdade, a caridade abranda a fúria de Allah e facilita o sofrimento na (hora da) morte.” [Tirmizi]

13. Participe nos diversos programas que se realizam nos Massajid tais como palestras, Tafsir, etc. Leia livros com matéria sobre o Islam; se puder, compre alguns e ofereça-os aos familiares e amigos, pois é um excelente presente.

14. Na última dezena do mês, procure entrar no Itikáf. Caso não seja possível, intensifique os Ibadát para assim se beneficiar das virtudes do Lailatul-Qadr, que tem recompensas equivalente a mil meses de Ibádat; Quem fizer o Quiyám nessa noite, com fé e intenção de adquirir essas recompensas, são lhe perdoados todos os pecados anteriores. [Bukhari]

15. Tire o Sadaqatul-Fitr antes de terminar o Ramadan, de modo a que o beneficiário tenha tempo suficiente de se preparar condignamente para Ide.

16. Ao terminar o Ramadan, felizardo será aquele que mais proveito tirou deste abençoado mês. Agora, procure manter com firmeza o que colheu durante esse mês. Se antes não fazia o Salát, comece agora a praticá-lo; se fazia individualmente, procure agora fazê-lo no Masjid, em congregação. Mantenha a recitação diária do Al-Qur’án, pois isso não é somente para o mês de Ramadan. Mantenha igualmente o espírito de solidariedade para com os próximos, o que ajudará a ser uma pessoa virtuosa. Recorde o mesmo ALLAH que foi adorado com fervor durante 30 dias e exija de si próprio que Lhe adore o ano todo. O Profeta (sws) disse: “Quem passar corretamente o mês de Ramadan, passará bem o ano todo.”

Que Allah nos faça chegar até Ramadan e nos dê forças para jejuarmos os seus dias e orarmos durante suas noites. Amém.
Que Allah nos abençoe a todos.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB

Conselhos: do Hajj Hamzah:
O jejum não se limita à abstenção do comer, do beber e das “relações” com as nossas esposas, desde o nascer ao pôr do sol. Todos os órgãos do corpo também devem jejuar.

1 – a língua, evitando conversas inapropriadas, a mentira, a difamação;

2 – a vista, evitando olhar o que nos desvia da recordação de Deus;

3 – a audição, ouvindo conversas maldosas e as intrigas;

4 – as mãos e os pés e os outros órgãos do corpo, que nos possam conduzir para o pecado.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Muitos dos que jejuam, não obtêm dos seus jejuns, excepto a fome e a sede.

Ramadan Mubaraka para todos.

Nenhum comentário: