terça-feira, agosto 21, 2012

E o Ramadan se Foi! Que tal seguirmos com a mesma intensidade a nossa Fé

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Mais um Ramadan passou por nós e ficou registrado nas nossas vidas. Nos aproximamos de Allah(SWT), nos esforçamos nas orações e no du’a. E agora o Ramadan se foi e é como se estivéssemos desorientados sem saber o que fazer agora sem Ramadan, bateu a tristeza destes dias abençoados terem passado e a tristeza e preocupação de não sabermos se teremos a benção de passarmos por outro Ramadan ou não. Lembrem-se quando falávamos do Ramadan e do quanto deveriamos nos esforçar na adoração a Allah(SWT).

Feliz daquele que aproveitou o Ramadan e que saiu dele abastecido com a fé para se firmar durante o resto do ano. Feliz daquele que saiu do Ramadan purificado dos pecados e escrito dentre o povo do Paraíso. Feliz daquele que se apegou no Ramadan com unhas e dentes e saiu dele mais temente a Allah.
O Profeta SAAS disse: “Se vocês soubessem o que é o Ramadan teriam desejado que todo o ano fosse Ramadan!”

E agora irmãos, como ficaremos agora? Como ficarão as nossas orações obrigatórias que estávamos cumprindo com entusiasmo? Como ficarão as nossas orações voluntárias pela noite? Como ficarão os nossos du’a pelas madrugadas? Como ficarão as nossas leituras do Quran? Devemos refletir e continuar a praticar as boas ações, suplicar a Allah(SWT), pelos nossos perdão, continuar a praticar as nossas orações orações, continuar com a leitura do Alcorão Sagrado para firmar a nossa fé.

Irmãos, nós vivemos com Allah 30 dias, 30 dias e Ele SWT nos guiou à adoração, ao jejum, à oração, nos guiou a estarmos vivos e passarmos pelo Ramadan, pela Laylatul Qadr. Allah SWT derramou sobre nós a Sua Misericórdia, nos perdoou os nossos pecados e erros, permitiu que nós sentíssemos o sabor do du’a e o sabor da fé, permitiu que nós o adorássemos, depois disso tudo vamos esquecer de Allah? Irmãos o Ramadan é uma das bênçãos de Allah, não pense que porque nós rezamos ou lemos o Alcorão isso foi feito com nosso mérito, não! Isso também foi uma benção de Allah, uma lágrima sequer que nós derramamos nessas noites por temor a Allah foi porque Ele permitiu, se você louvou a Allah, se você implorou o Seu Perdão isso só aconteceu porque Ele te guiou a isso. 

Sobre Sadacatul Fitre (contribuição destinada aos muçulmanos carentes para passarem com alguma dignidade o Ide-Fitre – (festa do final do Ramadan) é obrigatório para os muçulmanos financeiramente capazes. O responsável pelo agregado familiar deve pagar pelos seus dependentes (filhos, esposa e outros a seu cargo). O valor deve ser entregue antes da oração de Idul Fitr,. Se a contribuição for entregue depois, deixa de constituir o Sadacatul Fitre e passa a ser um simples sadacah. Lembre-se que as ações praticadas durante o mês de Ramadan estão penduradas entre o céu e a terra e só serão elevadas depois do cumprimento desta obrigação. O Sadacatul Fitre é também um meio purificador dos nossos jejuns.

Segundo Anas Bin Malik (Radiyalahu an-hu), no dia de Idul Fitr, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), não saía de casa sem comer algumas tâmaras. Anas acrescentou, que as tâmaras consumidas eram de número impar. Nas orações de Idul-Fitr e de Idul-Adhá, não há azan nem ikhamah (chamamento para a oração). Não há também qualquer oração facultativa entre as orações de Fajr e dos Ides. Primeiro realiza-se a oração e depois o Khutuba (ao contrario da oração de Juma). Não é permitido jejuar nos dias de Ide Segundo o referido no Bukahri, o crente que pretenda dirigir-se para efetuar a oração de Ide, deve ir por um caminho e regressar noutro. Outra recomendação do Profeta(Salalahu Aleihi Wassalam), é o de vestir a melhor roupa e de utilizar o melhor perfume. Nesse dia festivo, os crentes comprimentam-se, pedindo a Deus que aceite todos os atos de adoração praticados durante o mês de Ramadan.

Votos de um Idul Fitre muito feliz, com saúde, na companhia das vossas famílias e dos amigos. Que Allah(SWT) nosso Senhor, aceite o nosso jejum e nos perdoe.

Nenhum comentário: