quarta-feira, agosto 15, 2012

Noite de Ramadã de 1433 “A Noite do Decreto”

Em nome de Deus o Clemente o Misericordioso  

Allah, Exaltado seja, diz: "Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora!" (97:1-5).

Das virtudes do mês de Ramadan, é que foi revelado nele o Alcorão; que há nele a noite do decreto, quem for privado de seu bem estará privado para sempre. Nesta importante Surata, o nosso Senhor nos informa que Ele revelou o Alcorão na Noite do Decreto, que a Noite do Decreto acontecerá durante o mês de Ramadan. É uma abençoada noite. Allah Altíssimo, disse: "Nós o revelamos numa noite Bendita." e disse: "O mês de Ramadan em que foi revelado o Alcorão." Ibn Abbas disse: "O Alcorão foi enviado de uma só vez da Tábua Conservada para a casa da honra, do céu terreno. Então, foi revelado em detalhes de acordo com os fatos durante vinte e três anos ao Rassulullah (S).

As causas da revelação da nobre Surata: Ibn Abi Hátim relatou, com base em Mujáhid que o Profeta (S) citou um homem dos israelitas que se armou para lutar pela causa de Allah durante mil meses. Os muçulmanos estranharam aquela afirmativa. Então, Allah revelou: : "Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses." em que o homem que usou as armas pela causa de Allah durante mil meses.

Quando acontece a Noite do Decreto, a adoração durante ela equivale à adoração de mil meses. Está confirmado nos dois sahihain, com base em Abu Huraira (R) de que o Rassulullah (S) disse: "A todo aquele realizar a oração voluntária, na Noite do Decreto, guiado por um profundo sentimento de fé, com esperança na recompensa de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas anteriores.” (Bukhári e Musslim).

O que acontece nesta noite? Os anjos descem do céu para a terra ao por do sol e até o amanhecer por causa de suas muitas bênçãos. Os anjos descem com a bênção e da misericórdia, como descem quando da recitação do Alcorão, rodeando as reuniões de recordação de Allah. Estará com eles o Espírito, Jibril, (A.S.). Esta noite é a noite de paz e de segurança. Os demônios não são capazes de praticar algum mal ou causar algum dano. Qatada disse: "Nesta noite as coisas são resolvidas, A Subsistência e os destinos são determinados. Allah, Exaltado seja, disse: "Na qual se decreta todo assunto prudente." (44:4).

Os sinais de grande Noite do Decreto: Dentre os sinais da Noite do Decreto é que uma noite clara, iluminada, como se tivesse uma lua cheia. É uma noite tranquila, sem frio ou calor. O sol de seu amanhecer nascerá plena não tem um raio como a Lua cheia. Ibn Abbas relatou que o Rassulullah (S) disse a respeito da Noite do Decreto: "Uma noite tranquila, sem frio ou calor, o sol da manhã será fraco, avermelhado." (Narrado por Tayálissi).

Fonte:  Sheikh Ali Hamdoun Ahmad Mahmoud – Imam da Mesquita de Santos - Brasil

2 comentários:

Takir Abdullah disse...

Assalamu aleykum, com a chegada do fim do Ramadã se aproxima o Zakat AL-Fiter (A caridade do desjejum).
O objetivo do Zakat AL-Fiter é de levar felicidade ao coração do irmão necessitado, para que ele e sua família tenham alimento para comemorar o dia da festa dos muçulmanos.
Eu queria saber para quem dar o Zakat AL-Fiter se não há na minha familia, nem na minha cidade muçulmanos.

Luiz Carlos da Silva - Hajj Hamzah Abdullah disse...

Compreendo sua dificuldade irmão Takir Abdullah. Felizmente ou infelizmente (dependente do prisma que é vista esta situação) existem muitos irmãos isolados e espalhados por este mundo fora.
O que eu faria era transferir o valor, mesmo pequeno que fosse, para a conta de uma Mesquita ou associação mais perto da minha localidade, que se encarregaria de o distribuir. Outra solução é tirar guardar o dinheiro de lado e fazer chegar a alguém, necessitado, logo que for possível.
Existem muitas associações a nível mundial que publicitam a necessitada do Zakat. Se essa associação nos der a tranquilidade de que o dinheiro será utilizado para os pobres, então poderá ser outra opção. Entre em contato com um centro islâmico ou procure um irmão da sua confiança e de destino ao dinheiro. Eu também moro em uma cidade, onde sou o único muslim, por enquanto. Em fim
nossa religião não pretende criar dificuldades para ninguém.E Deus sabe melhor. Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu.