sexta-feira, outubro 19, 2012

As graças dos primeiros dez dias do mês DUL-HIJA,

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado Seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos nosso assunto de hoje é as graças dos primeiros dez dias do mês DUL-HIJA, sabemos que nesses dias que estamos passaqndo agora, ou seja, os primeiros dias do mês de DUL-HIJA que antecede o HAJJ, os crentes desejam visitar o BAITUL AL HARAM(MECA), ou seja realizar o HAJJ. Mas com extema sabedoria, ALLAH(SWT), sabe que existem muitos muçulmanos que não tem condições financeiras ou físicas para realizar o HAJ. Portanto, ordenou que o HAJJ seja feito uma vez na vida e somente para aqueles que tenham meios para tal. E tambémm em sua Clemência, ALLAH(SWT), ordenou que as graças da realização das doutrinas da peregrinação durante os dez primeiros dias de DUL-HIJA, sejam divididas entre os peregrinos e os outros. Portanto, para quem não tem condições de realizar o HAJJ, ALLAH deu a oportunidade para que se esforcem nas outras doutrinas nesses dez dias. E esses rituais bem feitos, tornam-se melhores do que a luta pela causa de ALLAH(SWT), JIHAD e aquele (JIHAD) é melhor que o HAJJ.

Vejamos como atingir essas graças nos dez primeiros dias de DUL-HIJA :

1)ALLA(SWT), jurou pelos dez primeiros dias de DUL-HIJA, quando diz no Alcorão Sagrado : « Pela aurora e pelas dez noites. » nesse sentido também, referindo-se as dez primeiros dias do DUL-HIJA, disse ALLAH(SWT), no Alcorão Sagrado na Surat AL-HAJJ vers 28 : « Para presenciar certos beneficios seus e para mencionar, em dias determinado... » Portanto os dez primeiros dias de DUL-HIJA.

2)Al Bukhari e outros narram que o Profeta Muhammad(SAAW)disse : « Não há dias de trabalho abençoados melhores para ALLAH do que aqueles dias(os primeiros dez dias de DUL-HIJA). Então perguntaram : Ó Profeta, mesmo lutar no caminho de ALLAH ? O Profeta(SAAW), respondeu : « Nem o JIHAD a não ser se um homem sair sozinho e dispor de sua riqueza no caminho de ALLAH e quando voltar, sem nada. Neste caso, isto é melhor que todos os outros. Podemos entender que trabalhar para ALLAH durante os dez primeiros dias de DUL-HIJA, é melhor que adorá-lo a vida toda. Então em alguns livros dizem que as graças nesses dias se multiplicam em 700 vezes.

E nesse sentido Ibn Malik(RA) diz que cada dia dos dez dias equivale a 1000 dias. E o dia de Arafat equivale a 10.000. A razão de ter tanto privilégio é devido a função de todas as doutrinas, ou seja ; a oração, o jejum, a caridade e o HAJJ, enquanto que nos outros dias , elas não se juntam dessa forma. 

3) E dentro desses dez dias temos o dia de ARAFAT onde ALLAh(SWT), jura no Alcorão Sagrado e diz : « Pelo par e pelo impar. » Então pelo par segundo o Profeta Muhammad(SAAW) é o dia do testemunho ou seja, o dia de ARAFAT, então ARAFAT é o melhor dos dias para que o crente esteja perto de ALAH. O Profeta Muhammad(SAAW)disse : « não há dia melhor que o ia de ARAFAT para ALLAH livrar seus servos do fogo. »

Meus irmãos, a pergunta agora é a seguinte : Como devemos receber esse grande evento(o HAJJ) ? 

1)O arrependimento : pedir perdão com sinceridade e deixar de lado os pecados e atos que são contra a vontade de ALLAH(SWT).

2) Pedido de Perdão : o pedido de perdão é a razão de cair a chuva e a razão de aumentar o ganho das riquezas. Disse ALLAH no Alcorão Sagrado na Surat NUOR vers 10 ao 13 ; « E disse : Implorai perdão a vosso Senhor- por certo, Ele é Perdoador- Ele enviará do céu, sobre vós, chuva, em abundância, E vos estenderá riquezas e filhos, e vos fará jardins, e vos fará rios. Por que razão não dedicais magnanimidade a Allah. » 

3) Quem tem a intenção de fazer a doação do sacríficios(carneiro), para os necessitados, não deve cortar seus cabelos ou aparar as unhas no primeiro dia de DUL-HIJA , conforme diz o HADITH : quem de vós identificar a lua nova de DUL-HIJA e decide fazer a doação do sacríficio, deve preservar seus cabelos e suas unhas até o momento final da doação do sacríficio. 

Quais são as melhores coisas a serem praticadas durante os dez dias de DUL-HIJA ?

1) Oração : devemos faze-las em seus horários, praticar mais as orações voluntárias e as orações noturnas.

2) Jejum : O Profeta Muhammad(SAAW), conforme narrado por Hafsa(RA) narrou que o Profeta nunca deixou de jejuar no dia de Ashura(10 dia de Muharam) e os dez das de DUL-HIJA e 3 dias de cada mês. 

3) Recordação de ALLAH, aumentar a quantidade de recordação e glorificação a ALLAH. O Profeta Muhammad(SAAW)diz ; « Não há dias maiores e melhores para Ele para o sacríficio e a adoração do que esses dez dias. Portanto, devemos aumentar e praticar mais a recordação de ALLAH(SWT).

4) Jejuar o dia de ARAFAT ;conforme o Hadith, jejuar no dia de ARAFAT, ALLAH(SWT), perdoa todos os pecados do ano anterior e do ano seguinte.

5) Suplicar a ALLAH ; devemos pedir perdão e livramento do fogo, porque foi confirmado que todas as suplicas serão respondidas. Por isso o Profeta Muhammad(SAAW), falava em suas súplicas ; ALLAH liberta-me minha alma do fogo, aumenta-me suas graças e me protege dos seres humanos . disse ALLAH no Alcorão Sagrado ; « Supliquem-me e eu respondo. » o importante neste caso é a insistência do pedido nas suas súplicas, pois ALLAH gosta que seus servos sejam insistentes em suas súplicas, principalmente nos dia de hoje, onde aumentaram muito os pecados e a falta de termos ALLAH no coração.

Certamente, ALLAH, O Altíssimo, é quem concede o sucesso, e Ele é o quia para a senda reta. E que as bença de ALLAH(Louvado Seja), e a paz estejam com o Profeta Muhammad, seus familiares , seguidores e seus companheiros até o dia do Juízo Final.

Salamo Aleikom Khutub de 19 de outubro de 2012 - Centro Islâmico de Brasilia DF

Nenhum comentário: