quinta-feira, outubro 25, 2012

O PACTO DE HUDAIBIYA

No ano de 628 d.C, o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), levou uma grande comitiva de muçulmanos a Makka para o Hajj (peregrinação).

Os habitantes de Makkah não estavam mais dispostos à luta, a barreira que os muçulmanos haviam imposto sobre todas as caravanas de Makkah havia arruinado sua economia, no entanto, eles se sentiam inseguros com essa leva de muçulmanos liderados pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

Principalmente porque muitos estavam armados, o que não era de se estranhar, uma vez que os árabes sempre andavam armados, mas os cidadãos de Makkah ficaram alarmados e se recusaram a permitir que os limites sagrados fossem ultrapassados por tão grande quantidade de gente e, ainda por cima armados.

Após muitas conversações, eles concordaram com uma trégua e um pacto foi firmado entre o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), e os líderes de Makkah, que se chamou Pacto de Hudaibiya.

A assinatura desse acordo foi considerada uma grande vitória para o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), porque Makkah acabou aceitando a maior parte dos termos propostos pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

De acordo com o pacto, eles concordavam com o direito do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), de pregar e converter os árabes ao Islam, onde quer que eles estivessem, permitiram que o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), e seus seguidores entrassem em Makkah por ocasião do Hajj anual.

O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), em contrapartida, prometeu a eles trânsito seguro, extradição de seus fugitivos e o cumprimento de todas as condições que eles desejassem.

Assim, foi assinado o acordo de Hudaibiyah, nos subúrbios de Makkah, que previa, ainda, a manutenção da paz e a observância de neutralidade nos conflitos com terceiros.

A trégua seria para durar 10 anos, após esse pacto, os árabes começaram a aceitar o Islam, um dos mais famosos convertidos foi Khalid ibn al-Walid, o futuro general muçulmano que ficou famoso por suas inúmeras vitórias alcançadas em nome do Islam.


Nenhum comentário: