sexta-feira, janeiro 18, 2013

Méritos da mesquita(MASJID) e ética da oração de sexta-feira (salat jumuaah).

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), Criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e dê paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus queridos irmãos e irmãs muçulmanos nosso assunto de hoje será sobre os méritos da mesquita(MASJID) e ética da oração de sexta-feira(salat jumuaah). Há uma grande recompensa na construção de uma mesquita por amor a ALLAH(SWT). O Profeta Muhammad(SAAW) disse : « Quem constrói uma mesquita por amor ALLAH, ALLAH construirá para ele da mesma forma no paraíso. » Disse ALLAH(SWT), no Alcorão Sagrado na Surat AT-TAUBAH vers 18 : « Apenas, povoa as mesquitas de Allah quem crê em Allah e no Derradeiro Dia, e cumpre a oração e concede az-zakah, e não receia senão a Allah. Quiçá, sejam esses dos guiados. ». 

A mesquita é a casa de ALLAH(Louvado Seja), a casa da Misericódia, pois purifica a alma e o melhor lugar para ser frequentado e se congregar para a pratica das orações, recitar o Alcorão, estuda-lo e lembrar de ALLAH(Louvado Seja), tanto na prostação ou na genuflexão e em nossas suplícas, tudo isso para ficar mais próximo de ALLAH(SWT) e ter a Sua Misericórdia. Ao entrar na mesquita o muçulmano deve entrar com pé direito e recitar a suplica : « Ó ALLAH, abre-me a porta da sua Misericórdia. » e antes dele sentar realizar uma oração de duas RAKAH de saudação da mesquita. 

O muçulmano ao se dirigir a mesquita deve usar sua melhor vestimentas principalmente nos dias de orações de sexta-feira e as dos dois EID. E disse ALLAH(SWT) no Alcorão Sagrado Surat AL-A’RAF vers 31 : « Ó filho de Adão ! Tomai vossos ornamentos, em cada mesquita. E comei e bebei, e não vos entregueis a excessos. Por certo, Ele não ama os entregues a excessos. » E disse Hassan(RA) é recomendável usar as melhores roupas, pois ALLAH e belo e gosto da beleza. E dentro da mesquita ao entra deve manter silêncio. Abu Said Al Khudri(RA) relatou que o Profeta Muhammad(SAAW) disse : «notando uma tendência, entre os seus companheiros, de se manterem nas fileiras de trás, disse-lhes « vinde para a frente, junto a mim, e deixai que aquelas que vem depois de vós se postem atrás.

Há pessoas que insistem em se colocar atrás até que ALLAH as deixará para trás. » E as fileiras devem ser organizadas conforme disse o Profeta muhammad(SAAW) : « Arranjai vosso alinhamento, na fileira, e ajustai vossos ombros de maneira que não deixem vãos entre eles, e não deixei espaço para o Satanás. Antes de iniciar a oração o Imam diz : « endireitem-se em linhas e preenchem as lacunas, ombro a ombro. » existem varios HADITH que descrevem a posição que gozam duas pessoas que se amam em nome de ALLAH(SWT) e comprovam a elevada posição no Paraíso que foi prometida por Ele e a grande honra que será outorgada a elas no Dia em que não haverá qualquer sombra senão a Sua ; são sete tipos de pessoas dentre elas; um líder justo ; um jovem que cresce adorando ALLAH(SWT) ; um homem que está profundamente ligado à sua mesquita ; Amar seu Profeta ; Amar a ALLAH. 

Existem também varias etiquetas de comportamento dentro da mesquita como por exemplo de não esticar as pernas em direção a Quibla, não falar em circustância alguma durante a Khutuba, mesmo para pedir silêncio para quem estiver falando, correndo o risco de invalidar sua oração ; e os pais ao levar seus filhos devem orientar como eles devem se comportar dentro da mesquita.

A oração de sexta-feira(SALAT JUMUAAH) é um dos melhores dias, melhor que os dois EID, pois esse dia é mais virtuoso aos olhos de ALLAH(SWT). Abu Huraira(RA) relatou que o Profeta Muhammad (SAAW) disse : « O melhor dia em que o sol desponta é a sexta-feira ; este é o dia em que o ADÃO foi criado. Neste mesmo dia ele foi admitido no Paraíso e, nesse exato dia, dele foi expulso. » O Dia do Juízo Final. E neste dia ALLAH(SWT) tem uma certa hora que Ele atende as suplicas. Disse ALLAH(Louvado Seja) no Alcorão Sagrado na Surat SL-JUMU’AH vers 9 : « Ó vós que credes ! quando se chama à oração da Sexta-feira, ide, depressa, para a lembrança de Allah, e deixai a venda. Isto vos é melhor. Se soubésseis ! » De acordo com hadith que o Profeta Muhammad(SAAW) disse : « 

Quando um homem toma banho, ás sextas-feiras, e se purifica ao máximo que possa, perfuma-se e , veste a melhores roupas, em seguida , se dirige para a mesquita, faz a leitura da Surat AL-KAHAF, durante dia ou a noite de Sexta-feira, ALLAH(Louvado Seja) perdoa as faltas que havia cometido desde a Sexta-feira anterior. 

Também realizar DIKIR (lembrar) de ALLAH e do Profeta(SAAW) nesse dia há grandes benças. Abu Huraira(RA) relatou que o Mensageiro de Deus(SAAW) disse : « Quanto aquele que fizer correamente a ablução em sua casa em seguida for a uma das Casas de Deus para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta ou ele será elevado em um grau. » também disse o Profeta : « Uma pessoa que, na sexta-feira, e após haver copulado, toma banho de purificação completa, e chega à mesquita na primeira hora, tem tanto mérito , aos olhos de Deus, como tivesse oferecido um camelo em Seu nome ; e quem chegar à mesquita na segunda hora, será como se tivesse oferecido uma vaca ; e quem chegar na terceira hora, é como se tivesse oferecido um cordeiro adulto ; e quem chegar na quarta hora, é como se tivesse oferecido uma galinha ; e quem chegar na quinta hora, é como se tivesse oferecido um ovo. 

Finalmente, quando o Imam chega para o sermão da sexta-feira, os anjos se apresentam para ouvirem o sermão. » O Profeta Muhammad(SAAW) disse : « Os anjos sentam-se às portas mesquitas, com os rolos de pergaminho, onde registra as pessoas que chegam cedo. Quando o Imam sobe no púlpito(MEMBAR), os pergaminhos são enrolados. » Sabei que ALLAH(SWT) vos prescreveu a oração de Sexta-feira neste lugar, neste dia, neste mês e a partir deste ano, até o Dia da Ressurreição. Aquele que deixar de observá-la durante a minha vida ou mesmo depois de mim, enquanto houver um Imam, seja justo ou tirano, menosprezando-a ou negando seu caráter obrigatório, ALLAH(SWT) não permitirá, jamais , reunir ao seu redor os seus e não abençoará qualquer das suas obras. Sabei, também, que não se lhe creditará nenhuma oração, nehum ZAKAT, nenhuma peregrinação e nenhuma boa ação ou obediência a ALLAH(SWT) até que retorne, em arrependimento, a Ele. E áquele que retorna arrependido a Ele, ALLAH(Louvado Seja) aceita o regresso.

Salamo Aleikom - Khutb salat jumua - Centro Islâmico de Brasília - 18/01/2013.

Nenhum comentário: