quinta-feira, janeiro 24, 2013

OS DIREITOS DOS VIZINHOS - PRIMEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência os vossos pais e parentes, os órfãos e os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro de lado, o viajante e os vossos servos”. Cur’ane 4:36.

Uma família honesta e responsável é a base fundamental duma sociedade estável e  solidária. Para facilidade e entre ajuda e do abastecimento de todos os bens e  serviços que necessitam para sobreviver, as famílias acabam por viver umas ao lado das outras, constituindo os bairros, as vilas e as cidades. Ninguém vive só, todos necessitamos uns dos outros. Temos os nossos vizinhos, com quem dialogamos e nos cruzamos todos os dias. Quando algum problema grave nos bate à porta, muitas vezes é o nosso vizinho que nos acode. Mesmos os mais abastados, não conseguiriam viver isolados do resto do mundo. O mesmo também se aplica em termos religiosos.

Cada vez mais, o mundo é mais global e passamos a conhecer outras formas de estar na vida. Como ninguém pode insultar a mãe do outro, também não se deve ofender a religião do outro. O Profeta Muhammad, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele, referiu: “Um dos pecados mais graves, é quando um homem insulta os seus próprios pais. Alguém perguntou: “ Acaso iria alguém insultar os seus próprios pais?” Respondeu: “ Sim, é quando um homem maldiz ao pai de alguém e este replica com o mesmo; é quando um homem maldiz a mãe de alguém e este replica com o mesmo.” Seguindo os ensinamentos do Isslam, podemos viver em paz com os nossos vizinhos, independentemente da cor, etnia e religião. O Isslam visa não só a criação duma sociedade, onde sejam implementadas as Leis Divinas, mas também recomenda valores que garantam a coesão da sociedade, onde cada um se sinta importante. Cada membro tem a sua parte na responsabilidade e em troca, acaba por ter a proteção dessa mesma comunidade. As brigas entre os vizinhos são prejudiciais, levando muitos a procurarem a paz noutros locais. Por isso, o Isslam recomenda normas e condutas para uma boa vizinhança.

O comportamento dos nossos filhos, pode originar discussões com os vizinhos. As crianças conseguem fazer amizades com muita facilidade, mas também zangam-se por tudo e por nada. As brincadeiras e as alegrias proporcionadas por um jogo de futebol entre os mais novos, podem terminar em pequenas zaragatas, envolvendo os respectivos progenitores. Algumas mães, para cobrirem o mau comportamento dos seus filhos, acabam por tomar partido deles, muitas vezes sem se preocuparem em  saber quem são os culpados ou de se certificarem dos motivos que deram origem às animosidades. Das discussões, passam a insultos verbais e muitas vezes com agressões físicas. As discussões estender-se-ão aos pais. Os vizinhos que se davam bem, deixam de se falar por longos períodos ou definitivamente.

“…Não vos repudieis mutuamente, nem voltei as costas uns aos outros…. Não é lícito a nenhum muçulmano repudiar seu irmão por mais de três dias”. Bukhari e Muslim.

Com os que nos rodeiam, falamos e damos a nossa opinião acerca de diversos assuntos. Tudo que falarmos, jamais terá regresso. Não é possível recuar no tempo, para voltarmos atrás do que dissemos. As relações familiares, de vizinhança e de amizade, podem ser cortadas por palavras inconvenientes. O nosso relacionamento com os nossos familiares, com os vizinhos e com todos, em geral, será determinante para nos ser concedida a nossa morada definitiva (paraíso ou inferno).

Um dos piores actos sociais é a crueldade perante os vizinhos. À partida, podemos considerar que, quem cumpre com orações obrigatórias e passa a maior parte da noite efectuando orações facultativas, é um crente destinado ao paraíso. Abu Huraira(Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) foi perguntado: “Uma certa mulher pratica as orações prescritas e as facultativas toda a noite, jejua, atua de acordo, distribui Zakate, no entanto a sua língua, incomoda e magoa os seus vizinhos”. O Mensageiro de Deus disse: “Não há nada de bom nela. Ela é uma das pessoas do fogo do inferno”. E eles disseram: “Outra mulher pratica (só) as orações prescritas, oferece pedaços de coalhada como sadaqqa e não incomoda ninguém” O Profeta disse: “Ela é uma das pessoas do Paraíso”. Bukhari, Al-Adab al-Mufrad.

In sha Allah, continua no próximo Juma (Sexta-Feira). Termino esta mensagem com a habitual prece ao nosso Criador, Perdoador e Sustentador: “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá (abdul.manga@gmail.com)

24/01/2013

Nenhum comentário: