quarta-feira, fevereiro 27, 2013

TIPO DE VÉU USADO PELAS MUÇULMANAS?

O islam recomenda para homens e mulheres uma roupa discreta e que não marque o corpo. Ao contrário do que muitos pensam, essa roupa não reprime, pelo contrário protege. Tudo na Religião Islâmica obedece uma lógica. Isso é simples de compreender. Uma vez que foi a última das grandes mensagens divinas para a humanidade é natural que ela viesse adequando todas as situações não previstas no Judaísmo e Cristianismo. E ainda mais, ela só foi revelada por uma necessidade. Basta qualquer pessoa ver o momento histórico que a humanidade viviam entre os anos 300 e 600 DC. Vamos então aos tipos de véus utilizados atualmente pelas muçulmanas.

Burca - Véu integral que cobre completamente a cabeça e o corpo e tem uma rede na altura dos olhos. Símbolo Talibã, seu uso é obrigatório no Afeganistão, utilizada também no Paquistão, mas não é de uso obrigatório na religião islâmica.

Niqab - Véu integral que cobre completamente o corpo e a cabeça, só os olhos ficam descobertos. Se popularizou em países, como EUA, Inglaterra, Austrália, França e Espanha e países do golfo, principalmente na Arábia Saudita.

Hijab -Significa esconder o olhar, cobre o cabelo e o colo, mas não esconde o rosto. Seu uso é generalizado no mundo muçulmano e o mais utilizado.

Xador- Vestimenta tradicional das mulheres do Irã, sobretudo as praticantes, véu que cobre a cabeça e o corpo, não o rosto.

Khimar - tipo de véu que vai até a cintura, cobrindo todo o tronco, muito usado por muçulmanas do mundo todo. O rosto fica a mostra, mas não os cabelos.

O islamismo não se preocupa apenas com a roupa para os seu seguidores, o bom comportamento é uma recomendação a cada muçulmano e muçulmana.

Essas são algumas das características defendidas pelos sábios e que se percebe no caráter do verdadeiro(a) crente em Allah SW:

a)ter pudor;
b)não fazer mal às pessoas;
c)buscar sempre beneficiar os demais, somente diga a verdade; 
d)poucas palavras e mais ações;
e)poucas falhas;
f)pouca curiosidade;
g)fazer boas ações; 
h)comunicativo, equilibrado, paciente, agradecido, satisfeito com o que tem, tolerante;
i)fiel, casto, não resmungante, não insolente, não intrigador, não faz maledicências;
j) que não seja apressado nem rancoroso, nem avarento nem invejoso, sorridente, alegre;
k) se amar ama por Deus, e se detestar detesta por Deus.

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

Nenhum comentário: