sexta-feira, abril 26, 2013

A MISERICÓRDIA – Segunda Parte.


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Deus enviou milhares de Profetas, como misericórdia para a humanidade, para nos transmitirem a Sua Palavra e para nos guiarem para o caminho da verdade. A vinda de um Profeta era sempre motivo de regozijo por parte dos crentes, mas após a sua morte, muitos recomeçavam a praticar maldades. Lembremo-nos do caso de Mussa (Aleihi Salam) – Moisés (Que a Paz de Deus esteja com ele), quando libertou o seu povo da escravatura, depressa se esqueceram da Misericórdia de Deus. Quando lhes foi anunciado de que iam deixar o Egipto, ficaram agradecidos a Deus. Mas quando se encontraram encurralados entre o exército do faraó e o mar vermelho, depressa se esqueceram dos favores de Deus, e começaram a implicar com Moisés. Com o milagre da separação das águas que lhes permitiu salvarem-se da ira dos perseguidores, o agradecimento a Deus não durou muito tempo. Sabendo da fraqueza  do ser humano, Deus demonstrando Misericórdia para com os Seus servos, continuou a enviar Profetas para transmitir palavras de esperança. Referiu Issa (Aleihi Salam) – Jesus (Que a Paz de Deus esteja com ele): “Filho de Adão, assim como for a tua misericórdia, assim será a Misericórdia de Deus para contigo. Como esperas a Misericórdia de Deus, se não tens misericórdia para com os Seus servos?”. Relato de Abu al Layth al Samarqandi.

Os Profetas sentiam também misericórdia pelos seus seguidores e pelos seus familiares. Abu Mussa Ashari (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) mencionou dele vários nomes, e disse: “Eu sou Muhammad, Ahmad, o último na sucessão, o Profeta do arrependimento, o Profeta da misericórdia. Muslim.     

Refere o Cur’ane: “Tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para quem quer que creia em Deus e no Dia do Juízo Final”. 33:21.

Anas Bin Malik relatou. Fomos com o Apóstolo de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam), ao ferreiro Abu Saif, que era o marido da ama de Ibrahim (o filho do Profeta). O Profeta tomou nas suas mãos o pequeno Ibrahim e beijou-o e cheirou-o. Ibrahim estava nos seus últimos suspiros. Os olhos do Profeta começaram a derramar lágrimas. 

Abdur Rahman Bin Awf perguntou: “Ó Apostolo de Deus, você está chorando?”. Ele respondeu: “Sim Ó ibn Auf, isto é a misericórdia!” Então ele chorou mais e disse: “Os olhos estão derramando lágrimas e o coração está triste e não vamos dizer mais, excepto o que agrada a Deus, nosso Senhor: Ó Ibrahim! Na verdade, estamos tristes por causa da tua separação”. Bukhari.

Abu Uthman narrou de que Osama Bin Zaid referiu que Sad e Ubai Bin Ka’b, estavam com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). A filha do profeta enviou-lhe uma mensagem, informando-o de que a filha dela estava a morrer e pedia a presença dele. O Profeta enviou-lhe uma saudação e disse: 

É por Deus o que Ele leva e o que Ele dá; e perante os Seus olhos, tudo tem um período limitado; então ela deveria esperar a recompensa de Deus e ser paciente. Ela mandou de novo um pedido, rogando-lhe por Deus, para ir. Foram todos na companhia do Profeta. A criança foi colocada no seu colo, com a respiração irregular e nos olhos do Profeta, escorriam lágrimas. Sad perguntou-lhe: “Que é isto, Profeta de Deus?” Ele respondeu: “esta é a misericórdia que Deus introduziu no coração dos seus servos, de quem Ele desejou. E Deus não concede a Sua Misericórdia, excepto na misericórdia entre os Seus servos.” Bukhari 70:559.

No dia da Ressurreição, demonstrando misericórdia para com a sua Umah, estará Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) para nos dar de beber a água de Khauçar, que nos acalmará a sede e os tormentos desse dia. Segundo Abu Hurairah (Radiyalahu an-hu), o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: 

“O meu haud (reservatório) será muito largo, maior do que a distância que separa Ealah de Aden. Será mais branco do que o gelo e mais doce do que o mel com leite; os seus utensílios serão em maior número do que as estrelas. Eu afastarei as pessoas estranhas, da mesma maneira que são afastados os camelos estranhos ao haud (reservatório). As pessoas perguntaram: “Reconhecer-nos-ás nesse dia, ó Profeta de Deus?” Ele respondeu: “Sim, vós tereis um sinal que mais nenhum ummah (povo) possuirá. Vireis ter comigo num estado tal que as vossas faces, mãos e pés brilharão devido aos efeitos do wudu (ablução).”

Muslim e Mishkaat. Disse o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam): “No dia do julgamento final, a pessoa mais próxima de mim, será aquela que enviou mais durud para mim”. Tirmizi. Alahhuma Sali Alã Muhammad Waalã Alihi Wassalam.

Outra passagem refere que, quando o Profeta (Salalahu Aleihi wassalam) foi informado por Gibrail (Aleihi Salam) de que o inferno tem 7 graus e o ultimo será destinado ao seu Umah que vão morrer sem pedir perdão, ficou tão angustiado que ficou fechado no seu quarto durante dias, a orar e a chorar pelo seu povo presente e do futuro. Após a prestação de contas, para o grupo dos muçulmanos que estarão no inferno, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) irá ao trono de Allah, o Beneficente e Misericordioso, prostrar-se-á e pedirá compaixão pelos seus seguidores. Deus, todo Poderoso, dirá: “Tirem do inferno quem alguma vez recitou LA ILAHA ILALAH MUHAMMAD RASSULULAH!. Essas pessoas serão conduzidas para uma ribeira, onde tomarão banho e sairão como pessoas novas com a indicação na testa de “aqueles que estiveram no inferno e que foram libertados por Allah”. (In origem da noite de Miraj).

Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!.

In Sha Allah, este tema será concluído no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

25 /04/2013

abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: