domingo, novembro 24, 2013

CARIDADE E A POBREZA NO ISLAM

Centro Islâmico de Brasília-DF -Khutuba : Sheikh Othaman Sharif - Resumo do Khutuba

O Louvor é para Allah(SWT). Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orientar não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que o Muhammad(SAAW) é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares, seguidores e companheiros até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre a pobreza e a prática da caridade no Islam. Uma das súplicas do Profeta Muhammad(SAAW) era o amor aos pobres e necessitados como meio para a satisfação de Allah(SWT), a obtenção do Paraíso e a salvação do Fogo do Inferno. Certamente, a caridade apaga a cólera de Allah(SWT), e o Islam é a religião da união. Por isso, Allah(SWT) ordenou os crentes a gastarem pela Sua causa.

É certo que Allah(SWT) não precisa das nossas caridades nem dos nossos bens, porque Ele é Quem nos concedeu os bens. Mas constitui em uma prova para nós, uma elevação da nossa posição e para que a sociedade se una e o rico sinta o que o pobre sente, com todos vivendo felizes.

O Islam veio para eliminar a pobreza. O Profeta (SAAW) disse: “A pobreza chega a ser incredulidade.” Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AT-TAUBAH vers 111: “Por certo, Allah comprou aos crentes suas pessoas e suas riquezas, pelo preço por que terão o Paraíso.” 

A alma humana tende para o amor ao dinheiro. O Profeta (SAAW) disse no hadith narrado por Ibn Abbás (R): “Se o filho de Adão tivesse um vale de ouro, teria desejado ter dois vales; porém (na sua morte), nada além de terra lhe encherá a boca. Ainda assim, Deus perdoará a todo aquele que se arrepender.”

Por isso: Allah(SWT) ordenou os crentes a gastarem para poderem purificar a si mesmos da avareza, que constitui em enfermidade psicológica que elimina a pureza do ser humano. E disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL- BAQARA vers 261: “ O exemplo dos que despendem suas riquezas no caminho de Allah é como o de um grão que germina sete espigas; em cada espiga , há cem grãos. E Allah multiplica a recompensa a quem quer. E Allah é Munificente, Onisciente. “ 

Também na Surat AT-TAUBAH ver 103: “Toma de suas riquezas uma caridade, com que os purifiques e os dignifiques.” Se nos livramos da avareza, iremos nos elevar ao nível dos anjos. Isso só acontece com a assiduidade nos gastos pela causa de Allah, tendo consciência do que Allah lhe reserva. Ele não deve se alegrar quando os seus bens são aumentados, ou se entristecer quando são diminuídos O Profeta (SAAW) ensinou a sua comunidade a gastar pela causa de Allah(SWT). Ele distribuía sem temer a pobreza. Isso foi motivo de ingresso de muitas pessoas na luz do Islam. Anas Ibn Málik (R) afirma que, no Islam, sempre que uma pessoa pedia algo para o Profeta (SAAW), ele lha dava. Portanto, através do gasto pela causa de Allah(SWT) os sentimentos mudam, a sociedade ganha pessoas benevolentes que gostam de dar em caridade, vinculando a sociedade. Dessa forma, o pobre não inveja o rico, os roubos e os crimes não proliferam, pois a pobreza pode causar no meio da sociedade problemas como roubos, discórdias, desesperos causando assim desequilibro. Ao praticar a caridade para que os crimes sejam eliminados e a paz e a tranqüilidade se espalhar na sociedade. Isso só poderá ocorrer se os muçulmanos se conscientizarem. O crente deve ter sempre esperança no que ALLAH(SWT), determinou para seu servo, devemos lembrar e crer no que ALLAH(SWT), nos guardou e testa seu servo para ver suas ações. Aceitar o que ALLAH(SWT) determina para nosso destino tanto como oprimidos ou opressores.

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

HADITH= DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

Nenhum comentário: