sexta-feira, dezembro 06, 2013

TEMA DA SEMANA: Ó Allah, lave o meu coração com água pura …- 1ª. parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Deus fez da água um bem essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Deus fez também da água, um meio importante para a nossa higiene e purificação não só física, mas também espiritual. A água para os seres vivos é tão importante, que Deus a refere no Cur’ane, por muitas vezes. O corpo humano é composto por cerca de 70% de água . “… e criamos todos os seres vivos da água….” Cur’ane 21:30. A água é essencial para o bom funcionamento geral do nosso organismo, pois ajuda a dissolver e a transportar os resíduos de uns órgãos para outros, para depois ser eliminada através da urina e também por aquilo que chamamos de transpiração. E é um bom agente para controle da temperatura do corpo. O homem para além de beber a água “…E vos demos para beber água doce (potável)”. (Cur’ane 77.27), utiliza também a água para se lavar (purificar), saciar a sede dos animais e para irrigar a terra, donde vai obter a sua alimentação. “Ó gente, adorai o Vosso Senhor … que criou para vós a terra como leito e os céus como tecto; e fez cair a chuva dos céus e produz com ela, frutos para o vosso sustento….”. Cur’ane 2:21,22. Sem água não haveria vida. Os seres vivos podem suportar a falta de alimentos, por um determinado número de dias, mas para o mesmo número de dias, a falta de água seria fatal.

Como Deus não aceita a caridade dada através de bens de proveniência ilícita, também Deus não aceita a oração de um crente que não esteja limpo. A limpeza é a metade da fé. O crente utiliza a água para tomar banho completo (gussl) e para fazer as abluções. Liberta-se dos pecados (pequenos) e fica com o corpo e espírito purificados. Uthman Ibn Affan (Radiyalahu an-hu) referiu que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa que efectuar convenientemente a ablução, os seus pecados sairão do seu corpo, mesmo saindo debaixo das suas unhas”. Muslim 2:476. Ele estará assim limpo e purificado para, nas suas orações diárias, estar perante Deus, o nosso Criador. Ao efectuar a ablução, lavando partes do seu corpo, estará também a “lavar - purificar” os pecados cometidos por cada um dos membros do seu corpo. Os olhos vêm o que não devem, as mãos agarram o que não devem e os pés levam-nos para às más acções, distantes das mesquitas, das nossas famílias, dos doentes e dos necessitados.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) relatou de que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quando um muçulmano ou um crente lava o seu rosto (durante a ablução), todos os pecados contemplados pelos seus olhos, serão lavados (retirados) do seu rosto ou com a última gota da água; quando ele lava as mãos, todos os pecados cometidos serão apagados das suas mãos com a água ou com a última gota de água; e quando ele lava os seus pés, todos os pecados por eles cometidos, serão lavados com a água ou com a última gota da água; ficará assim livre de todos os pecados”. Muslim 2:475.

Todos os filhos de Adão são pecadores. Mas o melhor dos pecadores, é aquele que se arrepende e pede perdão”. Tirmidi. A melhor maneira de pedir perdão, é fazer a ablução e efectuar uma oração facultativa (Salat Tauba) e depois levantar as mãos e pedir perdão a Deus. Conforme o ensinamento do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), o banho, a ablução, a oração e o duah (prece) “lavam” os pecados dos crentes: Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou aos seus companheiros: “Se houvesse um rio na porta de qualquer um de vós e que nela tomassem banho cinco vezes por dia, vocês iriam notar alguma sujidade nos vossos corpos?” Eles responderam: “Não ficaria nenhum rasto de sujidade”. O Profeta acrescentou: “Esse é o exemplo das cinco orações com as quais Allah Subhana Wataala apaga (anula) as más acções”. Bukhari 10:506.

Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!

In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá 05/12/2013 abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: