terça-feira, março 27, 2018

ESCLARECIMENTO ÀS PERGUNTAS FORMULADAS AO HAJJ HAMAZAH E RESPONDIDAS POR MUHAMMAD YIOUSSUF

Prezados Irmãos, Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Uma senhorita interessada em estudos islâmicos e cultura árabe me enviou essas perguntas. Para lhe dar uma resposta mais acadêmica me recorri ao irmão Abdul Mangá Presidente da Sociedade Islâmica da Cidade do Porto (Portugal). Ele por sua vez as encaminhou ao Diretor da Revista Al Furkan Muhammad Yioussuf Admgy.  E ai estão suas repostas. Que Allah SW lhes deem a devida recompensa. Espero que a senhoria tenha ficado satisfeita com as resposta. A paz esteja convosco.

RESPOSTA ÀS PERGUNTAS:
PORQUE É QUE O ISLÃ E A POLÍTICA ANDAM JUNTOS?
RESPOSTA:
A função do estado islâmico é prover a segurança e a ordem para que os seus cidadãos possam levar adiante os seus deveres religiosos e mundanos.
É suficiente dizer que o Islão ensina que a vida é um teste elaborado por Deus, o Criador, Todo-Poderoso e Sábio, e que todos os seres humanos serão responsabilizados perante Deus pelo que fizeram com as suas vidas. Uma crença sincera na vida após a morte é a chave para levar uma vida moral e bem equilibrada. De outra forma, a vida é considerada com um fim em si mesma, o que faz com que as pessoas se tornem mais egoístas, materialistas e imorais, na busca cega de prazer, às custas da razão e da ética.
A fraternidade muçulmana de índole política e religiosa é um aspecto fundamental do Islão. Todos são iguais diante de Deus. No Alcorão e nas tradições encontramos muitos argumentos a favor desse ponto.
Resumindo, o Islão pretende estabelecer uma comunidade mundial, com igualdade completa entre os povos, sem distinção de raça, classe ou nação.
Procura converter por persuasão, não permitindo qualquer compulsão a credos religiosos, permanecendo cada indivíduo, pessoalmente, responsável perante Deus. Para o Islão, o governo significa a custódia, um serviço no qual os funcionários são servidores do povo. De acordo com o Islão, é dever de todos os indivíduos fazerem um constante esforço para disseminar o bem e prevenir o mal; e Deus nos julgará pelos nossos actos e pelas nossas intenções.
A lei islâmica também permite que as minorias não muçulmanas dos países islâmicos estabeleçam os seus próprios tribunais que aplicam as leis domésticas redigidas por essas minorias.
O pluralismo religioso no Islão baseia-se em vários versículos do Alcorão, entre outros, os seguintes:

E disse: A verdade [veio agora] do vosso Sustentador”: assim, quem quer, que creia, e, quem quer, que a rejeite” (Alcorão, 18:29).
“Temos prescrito a cada povo ritos a serem observados. Que não te refutem a este respeito! E invoca o teu Senhor, porque segues uma orientação correta”. (Alcorão, 22:67).
“Para vós, a vossa adoração, e para mim, a minha”. (Alcorão, 109:6).
“A cada um de vós atribuímos-lhe uma lei e um modo de vida [distintos]. E se Allah o quisesse, teria criado, certamente, apenas uma comunidade: mas [ordenou-o assim] para testá-los no que vos deu. Competi, pois, uns com os outros, para fazer boas ações. Havereis, todos vós, de voltar para Allah: e, então, Ele fará com que entendais aquilo sobre o que discordeis”. (Alcorão, 5:48).

NO ISLÃ EXISTE HIERARQUIA?
RESPOSTA:
O Islão é uma religião sem hierarquia, sem sacerdócio, sem sacramentos. O ser humano encontra-se diante de Deus, tendo o Alcorão como guia. A razão no domínio de Deus Uno e o Alcorão são as duas fontes de certeza absoluta. No resto tudo é relativo. Mas sempre se procura apelar para o Alcorão.
As preces públicas são de responsabilidade de um dirigente, denominado Imame, e os teólogos eruditos são chamados de Ulemás.
O contato direto com Deus, sem intermediáriosfaz do Islão uma religião extremamente acessível. Já que não existe hierarquia e a fé pode ser praticada em qualquer lugar.

OS MUÇULMANOS FAZEM BATISMO PARA INTEGRAR-SE À FÉ MUÇULMANA?
RESPOSTA:
Os muçulmanos não têm nenhum tipo de batismo para integrar-se à fé muçulmana. Apenas é necessário que a pessoa recite o credo muçulmano (Sh-hada) que é muito simples e muito fácil de se lembrar e que diz:
Não há outra divindade além de Deus (ár. Allah) e Muhammad é Mensageiro de Deus”. Isto é suficiente.
Quando uma pessoa recita esse credo perante duas testemunhas e expressa a sua vontade de ser muçulmano, já passa a tomar da parte da Comunidade Islâmica, com todos seus direitos e deveres.

____É O CASAMENTO UM SACRAMENTO NO ISLAM, ASSIM COMO NO CRISTIANISMO

RESPOSTA:
Não, porque no Islão, o casamento é uma Sunnah altamente recomendada do Profeta Muhammad (s.a.w.).
No Islão, o casamento é algo solene e sagrado. É um contrato do qual Deus é a principal testemunha, e é executado em Seu nome, em obediência a Ele, e de acordo com os Seus mandamentos.
No Islão, não há relações sexuais fora do casamento.
No Islão, o casamento é uma obrigação religiosa e o celibato é totalmente desaconselhável. Os valores fundamentais do casamento são a castidade, a integração social, a estabilidade humana, a elevação espiritual, o amor, a paz e a piedade. O Alcorão diz:
«E entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós; na verdade, nisto há sinais para os sensatos». (30:21).
O Profeta Muhammad (p.e.c.e.) disse: «Aquele que casa cumpre metade da sua religião e falta-lhe completar outra metade para uma vida cheia de virtude, em firme respeito a Deus».

UM GRANDE AMIGO MUÇULMANO ME FALOU... QUE OS MUÇULMANOS (HOMENS) PENSAM QUE NO PARAÍSO, NO ALÉM, CADA HOMEM DESFRUTARÁ ETERNAMENTE DE QUATRO BELAS MULHERES, QUE TEM O BRANCO DO OLHO E O  NEGRO DO OLHO MUITO ACENTUADOS (HURIS). É VERDADE ISSO? E NO CASO DAS MULHERES MUÇULMANAS, O QUE ESPERA POR ELAS NO PARAÍSO?

RESPOSTA:
Essa crença não tem base no texto do Alcorão. É apenas uma crença popular e está sendo usada por interesses criados. Portanto, é necessário consultar o que o Alcorão tem a dizer. É posta, amiúde, esta questão: de acordo com o Alcorão, quando um homem vai para o Paraíso terá direito a hur, i.e. “bonitas virgens”. A que terá direito a mulher quando for para o Paraíso?
1. A palavra hur é referida no Alcorão Segundo estudos feitos, a palavra hur surge no Alcorão nada mais, nada menos, do que quatro vezes:
(a) - «Para além do mais, dar-lhes-emos companhias de olhos belos, grandes e lustrosos». (44:-54).
(b) - «... E dar-lhes-emos companhias de olhos belos, grandes e lustrosos». (52:20).
(c) - «Companhias confinadas (no que respeita aos seus olhares) em edifícios magníficos». (55:72).
(d) - «E (haverá) companhias de olhos belos, grandes e lustrosos». (56:22).
2. A palavra hur traduzida como “belas virgens” Trata-se de uma figura de linguagem. Ou expressão metafórica.
Muitos tradutores do Alcorão traduziram a palavra hur como "belas virgens", especialmente nas traduções para língua Urdu. Se hur significa "belas virgens" ou raparigas, então a dádiva destina-se apenas aos homens.
Assim sendo, o que ganharão as mulheres, se seguirem para o Paraíso?
3. O verdadeiro significado de hur A palavra hur é, na verdade, o plural de ahwar (aplicável aos homens) e de haura (aplicável às mulheres), referindo-se a uma pessoa cujos olhos se caracterizam como sendo hauar, uma característica especial atribuída a uma alma bondosa, de homem ou mulherque esteja no Paraíso, denotando a intensa alvura ou a  parte branca do olho. O Alcorão descreve em vários outros versículos que no Paraíso teremos azwaj, o que significa um par, um cônjuge ou uma companhia, o que significa que teremos cônjuges ou companhias puras e sagradas (mutaharratun significa puro e sagrado).
«Anuncia (ó Muhammad) aos fiéis que praticam obem, que obterão jardins, sob os quais correm os rios. Toda a vez que forem agraciados com os seus frutos, dirão: Eis aqui o que nos fora concedido antes! Porém, só o será na aparência. Ali terão cônjuges imaculados (hur) e ali viverão eternamente». (2:25).
«Quanto aos fiéis, que praticam o bem, introduzi--lo-emos em jardins, sob os quais correm rios, onde morarão eternamente, onde terão cônjuges imaculados, e os faremos desfrutar de uma densa sombra». (4:57).
Assim sendo, a palavra hur não tem um gênero específico. Mohammad Asad traduziu a palavra hur como cônjuge, enquanto Abdullah Yusuf Ali a traduziu como companhia. Assim sendo, de acordo com alguns escolásticos, quer homens, quer mulheres, viverão beatificamente no Paraíso na companhia de almas puras a que não é possível associar, em rigor, um sexo específico.
4. As mulheres alcançarão algo de extraordinário no Paraíso. Alguns escolásticos afirmam que, no seu contexto, palavra hur usada no Alcorão pode-se entender que é direcionado a homens, o que não é verdade. Uma resposta aceitável para todos é aquela que é dada no hadith, quando se põe uma questão semelhante: "Se os homens irão ter uma hur, uma bela virgem, no Paraíso, o que irão receber as mulheres?" A resposta dada foi que as mulheres irão receber aquilo que os corações delas não pediram, que os ouvidos delas nunca ouviram e que os olhos delas jamais contemplaram: tal indicando que as mulheres também receberão algo de extraordinário no Paraíso.
Deus diz no Alcorão Sagrado, aos crentes, submissos à vontade d’Ele:
«Ó servos Meus, hoje não sereis presas do temor, nem vos atribulareis! São aqueles que creram em Nossos versículos e submeteram-se à Vontade de Deus. Entrai, jubilosos, no Paraíso, juntamente com as vossas mulheres! Serão servidos com bandejas e copos de ouro; aí, as almas lograrão tudo quanto lhes apetecer, bem como tudo que deleitar os olhos; aí morareis eternamente. Eis aí o Paraíso, que herdastes por vossas boas ações, onde tereis frutos em abundância, dos quais vos nutrireis!». (43:69 a 73).
Por sua vez, o Profeta Muhammad (s.a.w.) disse:
"Cada qual estará com quem ama". – Ibn Mas'ud, Bukhari e Muslim.

No Paraíso, não haverá que reproduzir-se, que é o fundamento dos sexos. A imagem que o honrado Alcorão dá é a da transmissão da sensação de paz e satisfação imensas e a excelente companhia que terá aquele homem ou aquela mulher que alcance esse estado. E isso será o que se tenha semeado aqui, no mundo. Aqueles que creem no MITO das 72 virgens vão ter que dedicar-se a semear virgindade como loucos
Obviamente, a figura de "hur" existe. Hurun - de "hur": companheiro-a (o gênero masculino é "ahwar" e o feminino "hawra". Mas "hur" se refere aos dois gêneros, sem distinção).

Obrigado. Wassalam.
M. Yiossuf Adamgy
Director da Revista Al Furqá


Nenhum comentário: