sábado, agosto 27, 2011

Sunnah a ser observada no dia de Eid AL FITR

1 ) Fazer ghusl antes de sair para a oração.

Foi narrado em um hadith saheeh em al-Muwatta' e em outros lugares que 'Umar ibn ‘Abd-Allah costumava fazer o ghusl no dia de Eid al-Fitr antes de sair para o local de oração na parte da manhã. Al-Muwatta’ 428.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse que os muçulmanos unanimemente concordaram que é mustahabb (recomendável) fazer ghusl para a oração do Eid.

O motivo pelo qual é mustahabb é o mesmo para que se faça ghusl antes do Jumu'ah e outras reuniões públicas. No dia de Eid, a razão é ainda mais forte.

2) Comer antes de sair para orar no Eid al-Fitr e depois da oração de Eid al-Adha.

Faz parte da etiqueta não sair para rezar no Eid al-Fitr, até que se tenha comido algumas tâmaras, por causa do hadith narrado por al-Bukhari de Anas ibn Malik, que disse que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele) não costumava sair na manhã de Eid al-Fitr, até que ele tivesse comido algumas tâmaras ... as quais ele comia em número ímpar. Al-Bukhari, 953.

É mustahabb comer antes de se dirigir à oração para, assim, enfatizar o fato de que é proibido jejuar neste dia e demonstrar que o jejum acabou.

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) sugeriu que a razão para isso foi afastar a possibilidade de se adicionar mais dias ao jejum, e para que nos apressemos em obedecer ao comando de Allah. Al-Fath, 2 / 446

Quem não possuir tâmaras pode quebrar o jejum com tudo o que é permitido.

Mas no Eid al-Adha é mustahabb não comer nada até que se retorne da oração, para que, com isso, a pessoa coma da udhiyah que ofereceu em sacrifício. Se ela não vai oferecer um sacrifício, não há nada de errado em comer antes da oração.

3) Fazer o Takbir no dia de Eid.

Esta é um dos maiores Sunnahs no dia do Eid, porque Allah diz (interpretação do significado):

“[...] Mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (2:185)

Foi narrado al-Waleed ibn Muslim disse: “Eu perguntei al-Awzaa’i e Maalik ibn Anas sobre pronunciar o Takbir em voz alta nos dois Eids. Eles disseram: ‘Sim, ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar costumava pronunciá-lo em voz alta no dia do Eid al-Fitr, até que o Imam saisse (para conduzir as orações).’”

Foi narrado em um relato saheeh que ‘Abd al-Rahmaan al-Sulami disse: “Eles enfatizavam mais no dia do Eid al-Fitr do que o dia de al-Adha.”

Wakee’ disse que isto se refere ao Takbir (Vide Irwa’ al-Ghaleel, 3/122/).
Al-Daaraqutni e outros narraram que, na manhã de Eid al-Fitr e do Eid al-Adha, ibn ‘Umar se esforçava muito na recitação do Takbir até chegar no local de oração, então ele recitava o Takbir até que o Imam saísse.

Ibn Abi Shaybah narrou com um isnaad saheeh (cadeia de transmissão verídica) que al-Zuhri, disse: “O povo costumava recitar o Takbir no dia de Eid quando saíam de suas casas até chegarem ao local de oração, e até que o Imam saísse. Quando o Imam saia eles ficavam em silêncio, e quando ele dizia Takbir eles também diziam (Ver Irwa’ al-Ghaleel, 1/121)”.

Recitar o Takbir ao sair da própria casa para se dirigir ao local de oração e até que o Imam saia (para conduzir a oração) foi algo bem conhecido entre os Salaf (primeiras gerações). Este (ato) tem sido narrado por um grande número de estudiosos como Ibn Abi Shaybah, ‘Abd a l-Razzaaq e al-Firyaabi em Ahkaam al-Eidayn a partir de um grupo de Salaf. Por exemplo, Naafi’ ibn Jubayr costumava recitar o Takbir e ficou surpreso que as pessoas não o faziam, e ele disse: "Por que vocês não recitam o Takbir?"

Ibn al-Zuhri Shihaab (que Allah tenha misericórdia dele) costumava dizer: "O povo costumava recitar o Takbir a partir do momento em que eles saíam de suas casas até o Imam chegasse (até o local da oração)."

O período para Takbir no Eid al-Fitr começa a partir da noite anterior ao Eid e se estende até que o Imam chegue para conduzir a oração do Eid.

No caso do Eid al-Adha, o Takbir começa no primeiro dia de Dhu'l-Hijjah e dura até o entardecer do último dos dias de Tashreeq.
Descrição do Takbir:

Foi narrado no Musannaf de ibn Abi Shaybah com um isnaad saheeh de Ibn Mas'ood (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele costumava recitar o Takbir durante os dias de Tashreeq:
Allaahu akbar, Allaahu akbar, laa ilaaha ill-Allaah, wa Allaahu akbar, Allaah akbar, wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e para Allah é o louvor).

Também foi narrado em outro lugar por Ibn Abi Shaybah com isnaad saheeh, mas com a frase "Allaahu akbar", repetida três vezes.

Al-Mahaamili narrou com um isnaad saheeh também de Ibn Mas'ood:
"Allaahu akbaru kabeera, Allaahu akbaru kabeera, Allaahu akbar wa ajallu, Allaahu akbar wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, de fato, Allah é o Maior, de fato, Allah é o Maior e o Mais Glorificado, Allah é o Maior e para Allah é o louvor).” (Vide al-Irwa’, 3/126.)

4) Ofertar parabéns.
A etiqueta de Eid também inclui as felicitações e bons votos trocados por pessoas, não importa as palavras, tais como dizer um ao outro “Taqabbala Allah wa minna minkum (Que Allah aceite [as boas ações] de nós e de você)” ou “Eid Mubaarak” e outras expressões admissíveis de congratulações.

Foi narrado que Jubayr ibn Nufayr disse: “Quando os companheiros do Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) reuniam-se no dia do Eid, diziam uns aos outros: ‘Que Allah aceite (as boas ações) de nós e de você. ’”

‘Ibn Hajar disse que a sua isnaad é hasan. Al-Fath, 2 / 446.

Desejar felicitações foi algo bem conhecido entre os Sahaabah, e os estudiosos como Imam Ahmad e outros permitiram. Há evidências que sugerem que é desejável oferecer parabéns e votos de felicidades em ocasiões especiais, e que os Sahaabah felicitavam-se quando coisas boas aconteciam, como quando Allah aceitou o arrependimento de um homem. Eles dirigiram até ele e felicitaram-no por isso, e assim por diante.

Sem dúvida oferecer felicitações, está entre as características mais nobres dos muçulmanos.

O mínimo que pode ser dito a respeito deste assunto é que você deve, ao menos, retornar os cumprimentos daqueles que o parabenizarem pelo Eid, e permanecer em silêncio se os outros se calarem, como o Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Se alguém felicita você, responda, caso contrário, não a inicie (a felicitação)”.

5) Adornar-se, por ocasião do Eid.

Foi narrado que ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que 'Umar trouxe um manto brocado¹ que estava à venda no mercado e trouxe-o para o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele), e disse: “Ó Mensageiro de Allah, compre este e adornar-se com ele para o Eid e para receber as delegações.” O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) lhe disse: “Por certo, este é o adorno de quem não tem um quinhão (de piedade ou de recompensa na outra vida)...” Narrado por al-Bukhari, 948.

O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) concordou com a idéia de 'Umar para adornar-se no o Eid, mas o repudiou por escolher tal manto, pois era feito de seda.

Foi narrado que Jaabir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) tinha um manto que ele usava nos dois Eids e às sextas-feiras.” Saheeh Ibn Khuzaymah, 1756,

Al-Bayhaqi narrou com um isnaad saheeh que Ibn 'Umar costumava usar suas melhores roupas no Eid.

Assim, um homem deve vestir a melhor roupa que ele tem ao sair para o Eid.

Em relação às mulheres, elas devem evitar adornarem-se excessivamente quando saem para o Eid, pois, elas são proibidas de mostrarem seus adornos para homens não mahram. Também é haram para uma mulher sair perfumada ou expor os homens à tentação, pois, eles só vão sair com a finalidade de adoração.

6) Ir para oração por um caminho e voltar por outro.

Foi narrado que Jaabir ibn 'Abd Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “No dia do Eid, o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava variar sua rota”. Narrado por al-Bukhari, 986.

Foi dito que a razão para isso é o fato de que as duas rotas iriam testemunhar no Dia da Ressurreição, pois, a Terra também virá falar no Dia da Ressurreição e dizer o que foi feito nela de bom e de ruim.

E também foi dito que era a fim de manifestar os símbolos do Islã em ambas as rotas, ou manifestar a lembrança de Allah (dhikr), ou para irritar os hipócritas e os judeus, e para assustá-los com um grande número de pessoas que estavam com ele (o profeta). E foi dito que era para atender às necessidades do povo, para responder às suas dúvidas, ensiná-los, dar o exemplo e fazer caridade aos necessitados, ou para visitar os parentes e manter os laços de parentesco.

E Allah sabe melhor.

Islam Q&A.

1- Estofo entretecido de seda e fios de ouro ou prata, com desenho em relevo, usado por vezes em encadernações requintadas.

Nota extra:

Mulheres em período menstrual podem participar do Eid?

R: Sim, é Sunnah que as mulheres em período menstrual participem das comemorações.

Em al-Saheehayn e em outros lugares é narrado que Umm ‘Atiyah(que Allah esteja satisfeito com ela) disse: "Nós fomos ordenadas - em referência ao Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) – a convocar as adolescentes e as mulheres em reclusão para as orações do Eid, e ele ordenou que as mulheres menstruadas evitassem o local de oração dos muçulmanos. Narrado por al-Bukhari, 1/93; Muslim, 890. De acordo com outro relatório: “Fomos ordenadas a convocar as meninas adolescentes e aquelas em reclusão.”

De acordo com um relato narrado por al-Tirmidhi: “O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava convocar as virgens, adolescentes, mulheres em reclusão e as mulheres menstruadas para os dois Eids, mas as mulheres menstruadas deviam manter-se longe do local de oração e testemunho da reunião dos muçulmanos. Um delas disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, e se ela não tiver um jilbaab?’ Ele disse: ‘Então sua irmã (de fé) deve lhe emprestar um de seus.

Fonte:(tradução: www.amulhernoislam.com)

quinta-feira, agosto 25, 2011

O FINAL DO MÊS DE RAMADAN - JUMA MUBARAK

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim  (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) 

 1) Obrigação do pagamento do FITRA 

O Sadacatul Fitre (contribuição destinada aos carenciados para passarem com alguma dignidade o Ide-Fitre - festa do final do Ramadan), é obrigatório para os muçulmanos financeiramente capazes. O responsável pelo agregado familiar, deve pagar pelos seus dependentes (filhos, esposa e outros a seu cargo). O valor deve ser entregue antes da oração de Idul Fitr, de modo a facilitar que os necessitados possam também preparar-se para os festejos do Ide. Se a contribuição for entregue depois, deixa de constituir o Sadacatul Fitre e passa a ser um simples sadacah.

Lembre-se que as ações praticadas durante o mês de Ramadan estão penduradas entre o céu e a terra e só serão elevadas depois do cumprimento desta obrigação. O Sadacatul Fitre é também um meio purificador dos nossos jejuns.

Para além de cumprir com aquela obrigação, dentro das possibilidades, contribua generosamente para que uma ou mais famílias possam ter na mesa do almoço, um pouco daquilo que vai ter na sua casa.

2) Eid Mubarak – IDUL FITR EID MUBARAK

Hambani, Hambani iyá Ramadan (Língua local Moçambicana) (Adeus, Adeus, ó Ramadan). Tu virás outra vez para o ano, mas nós não sabemos se te vamos encontrar!

Após um mês inteiro de sacrifício, a jejuar e a incrementar as orações , Deus, o Altíssimo, concedeu-nos o Idul Fitr, (festa religiosa em comemoração do final do mês de Ramadan). É um dia de alegria, comemorado pelos muçulmanos, começando por dirigirem-se à Mesquita para a oração. Nesse dia, Deus pergunta aos anjos: “Qual deve ser a recompensa daqueles servidores que cumpriram o serviço deles devidamente?” Os anjos respondem: “Ó nosso Senhor e Mestre!, na verdade eles devem receber toda a recompensa por completo. Aí Allah diz. “Eu testemunho-vos, ó anjos, por eles terem jejuado para Mim durante o mês de Ramadan e por terem ficado em pé nas orações nas noites, Eu lhes garanti como recompensa a Minha satisfação e lhes garanti o perdão”.

ALLÁHU AKBAR - ALLÁHU AKBAR. LÁILAHA IL – LALLÁHU, WALLÁHU AKBAR. ALLÁHU AKBAR. WALIL – LÁHIL – HAMD. (Allah é o Maior. Allah é o Maior. Não há outra divindade exceto Allah e Allah é o Maior, Allah é o Maior e todos os louvores pertencem só a Allah).

Segundo Anas Bin Malik (Radiyalahu an-hu), no dia de Idul Fitr, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), não saía de casa sem comer algumas tâmaras. Anas acrescentou, que as tâmaras consumidas eram de número impar.- Bukhari.

Nas orações de Idul-Fitr e de Idul-Adhá, não há azan nem ikhamah (chamamento para a oração). Não há também qualquer oração facultativa entre as orações de Fajr e dos Ides. Primeiro realiza-se a oração e depois o Khutbá (ao contrario da oração de Juma).

Não é permitido jejuar nos dias de Ide – Bukhari.

Segundo o referido no Bukahri, o crente que pretenda dirigir-se para efectuar a oração de Ide, deve ir por um caminho e regressar noutro. Outra recomendação do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), é o de vestir a melhor roupa e de utilizar o melhor perfume.

Nesse dia festivo, os crentes cumprimentam-se, pedindo a Deus que aceite todos os atos de adoração praticados durante o mês de Ramadan. Utilizando uma recomendação feita há mais de 1.400 anos, distribuam prendas entre vocês. De pais para filhos de filhos para pais, entre vizinhos e amigos, vamos comemorar este Ide que se aproxima, aumentando a nossa amizade e harmonia. É isso também o que o Islam nos ensina – a paz e a irmandade entre as pessoas. As prendas devem ser úteis e não necessariamente dispendiosas. Também é uma prenda o cumprimento, um abraço efusivo entre amigos, um sorriso, um telefonema para os familiares e amigos que se encontram distantes. Segundo o nosso Profeta Muhammad (Salalahu Alei Wassalamo), dar prendas, aumenta e fomenta a amizade entre os muçulmanos.

Segundo Aisha (Radiyalahu an-há), o Profeta (Salalahu Aleihu Wassalam) aceitava prendas e em retribuição, também dava prendas. - Bukhari.

3 - SHAWWAL – os 6 dias de jejuns facultativos.

De acordo com o relato de Abu Ayyub al-Ansari (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Todo aquele que jejuou durante o mês de Ramadan e de seguida observou 6 dias de jejum de Shawwal, é como tivesse jejuado todos os dias. – Livro 6 – Hadice 2614.

Não é obrigatório, mas é recomendável fazer os 6 dias de jejum. Dependerá da disponibilidade, saúde e entusiasmo de cada um. De preferência, os 6 dias devem ser seguidos. No caso de impossibilidade, podem ser observados alternados ou não, mas durante o mês de Shawwal.

Votos de um Idul Fitre muito feliz, com saúde, na companhia das vossas famílias e dos amigos. Que Allah nosso Senhor, aceite o nosso jejum e nos perdoe.

O mês de jejum, é quando o muçulmano quer. Aproveite a oportunidade para ganhar “embalagem” e continuar a incrementar a solidariedade. Distribua também sorrisos.

Façam o favor de ter um bom dia de Juma.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá
25/08/2011 - Maputo - Moçambique - África


“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH  Ua  Baketuhu.

quarta-feira, agosto 24, 2011

O comportamento com os irmãos muçulmanos

O muçulmano deve cumprir as suas obrigações para com seus irmãos muçulmanos, considerando esses deveres uma devoção a Deus, uma vez que foi Ele quem estabeleceu tais obrigações e entre as atitudes que o muçulmano terá que cumprir em relação aos seus irmãos são:

1- cumprimentá-lo pela saudação da paz e com as mãos, e a resposta deverá ser igual ou melhor, sendo que a ordem será da seguinte forma como disse profeta (SAS): “cumprimente quem está na sua montaria ao pedestre, ao pedestre ao sentado, e os que estão em pouco número aos que estão em número maior, o cumprimento se estende àqueles que você conhece e àqueles que você não conhece, sendo muçulmanos ou não muçulmanos”.
 

2- fazer súplicas a ele quando espirrar e fazer louvores a Deus, dizendo: “Deus tenha misericórdia de ti- e quem espirrou diz: – que Deus me perdoe e te perdoe, ou: que Deus lhes guie e acerte todos os seus passos.”

3- visitá-lo se este ficar doente e suplicar a Deus para que proporcione a sua cura.

4- que acompanhe seu funeral.

5- fazer cumprir seu juramento, se não implicar no pecado.

6- dar-lhe conselho quando for solicitado.

7- que deseje ao seu irmão o que deseja para si mesmo, disse o profeta (SAS): “não é crente aquele que não deseja para seu irmão o que deseja para si mesmo, e completou, o exemplo dos crentes no seu carinho, piedade e compaixão como se fosse um só corpo, se um órgão adoecer o restante do corpo fica febril e passa a noite em claro”.

8- deve apoiá-lo e não decepcioná-lo se ele estiver sendo injustiçado e se ele está praticando injustiça deve impedi-lo, disse o profeta (SAS): “o muçulmano é o irmão do muçulmano, não deve injustiça-lo, decepcioná-lo e nem desprezá-lo”.

9- não deverá causar nenhum dano a ele, disse o Profeta (SAS): “tudo o que um muçulmano tem é vedado a outro muçulmano, sua vida, seus bens, sua dignidade e honra” e disse também: “não é permitido ao muçulmano aterrorizar outro muçulmano” e completou “não é permitido ao muçulmano olhar de um modo que prejudique seu irmão” e disse “o verdadeiro muçulmano é aquele que os outros muçulmanos são salvos de sua língua e de suas mãos”.

10- que seja humilde para com seus irmãos, não arrogante e não deve fazê-lo levantar para se sentar em seu lugar.

11- não deve abandoná-lo porque o Profeta (SAS) disse: “não é permitido ao muçulmano abandonar seu irmão acima de três dias, e quando ambos se encontram o melhor entre ambos é aquele que começa cumprimentando o outro”.

12- não deve falar mal dele na sua ausência, desprezá-lo, apontar seus defeitos ou debochar dele, também não deve apelidá-lo de modo pejorativo, nem fazer intriga contra ele, disse o profeta(SAS): “não existe um sujeito pior que aquele que despreza seu irmão muçulmano” e completou “não entrará no paraíso aquele que faz intrigas”, disse também: “a maledicência apaga os méritos como o fogo se alastra no capim seco”.

13- não deve insultá-lo vivo ou morto, disse o Profeta (SAS): “se um homem alegar que o outro é incrédulo ou transgressor e este não o é, o mesmo será taxado de estes dois atributos” disse também: “um dos maiores pecado é que o homem insulte seus próprios pais disseram (seus companheiros) alguém ousa insultar seu próprios pais? Respondeu: sim, ele insulta o pai do outro, o outro responde insultando seu próprio pai e mãe”.

14- não deverá ter inveja, má suspeita, ódio ou espiar seu irmão, disse o profeta(SAS): “não se invejem, não se odeiem, não se espiem, e não divirjam e sejam servos de Deus irmãos”.

15- não deverá enganá-lo, disse o Profeta (SAS): “quem nos engana não faz parte de nós”.

16- não deverá traí- lo, mentir para ele, nem protelar no pagamento das dividas para ele, disse o profeta(SAS): “quatro características, quem as tiver é considerado um puro hipócrita e quem tiver uma delas terá uma característica da hipocrisia até deixá-la, são elas: quanto lhe confiado algo, trai; quando fala, mente; quando promete, não cumpre; e quando diverge, transgride os limites”.

17- deverá ter bom comportamento para com ele, fazer bem a ele e não causar danos, encontrá-lo com expressão facial aberta, aceite suas boas obras e perdoe suas falhas, não deverá sobrecarregá-lo.

18- respeitá-lo se for maior de idade e tratá-lo com piedade se for menor, disse o Profeta (SAS): “não faz parte da nossa nação quem não respeita os nossos idosos e não tem piedade dos nossos menores”.

19- deverá ser justo e equitativo com ele, mesmo que seja contra si próprio.

20- deverá perdoar as suas falhas e não espalhar seus segredos, não deve permitir que falem mal dele em sua presença.

21- que ajude-o quando necessitar e interceda para que ele possa resolver seus problemas, disse o profeta(SAS): “quem alivia uma aflição das aflições desta vida a um crente, Deus aliviará uma aflição no dia do julgamento, e quem facilita as coisas para quem esta com dificuldades Deus facilitará para ele nesta vida e na outra; e quem não espalha os segredos alheios de um muçulmano, Deus não o escandalizará nesta vida nem na outra; e Deus esta no auxilio de seu servo enquanto este esta no auxilio de seus irmãos”.


22- devera dar proteção e auxilio quando solicitado, recompensá-lo pelos favores e fazer suplicas a Deus por ele.
Considerações finais :É importante dizer que esses comportamentos são válidos para irmãos muçulmanos e não muçulmanos.
Fonte: Shekh Abdu Osman

terça-feira, agosto 23, 2011

Lailatu Al-Qadr (Noite de Decreto - A Noite Abençoada)


Louvado seja Allah, Senhor do Universo.O Louvamos, Imploramos a Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações . Aquele que Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá guiar. Testemunho que não há divindade digna de adoração exceto Allah e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhammad, seus familiares, companheiros e todos os seguidores, aqueles que ouvem a exortação e que seguem a orientação, e que nós estejamos entre eles. Amin!

Irmãos estamos entrando nos últimos 10 dias do Ramadan. Passamos pelas noites da misericórdia, passamos pelas noites do perdão, e estamos entrando nas noites da Salvação do Fogo do Inferno. E como sabemos dentre essas 10 noites há uma delas que é melhor do que mil meses, a noite do Decreto (Laylatul Qadr).
Allah disse no Quran Al Karim:
Por certo, fizemo-lo descer na noite do Decreto. E o que te faz inteirar-te do que é a noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que 1000 meses. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.

A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira descida do Quran al Karim. Como sabemos o Quran al Karim sofreu 2 descidas. A primeira no Laylatul Qadr quando o Quran desceu da Tábua Preservada que está no sétimo céu até o céu da terra. Allah disse no Quran: Sim, Este é um Alcorão Glorioso, Inscrito em uma Tábua Preservada. (85:21-22).
E a segunda descida ocorreu do primeiro céu até a terra por intermédio do anjo Gabriel (A.S). Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. O Espírito é o Anjo Gabriel AS. Quais são as ordens que estes anjos estão encarregados nessa noite? São as ordens concernentes ao nascimento, a morte, prosperidade,adversidade, saúde, enfermidade, tudo que ocorrerá a a partir desta data até a noite do Decreto do próximo ano. Allah disse também no Quran: "Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente, por ordem Nossa, porque enviamos (a revelação). Como misericórdia do teu Senhor, sabei que Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo." (44:3-6)
Viram a importância desta noite? Irmãos nós estamos entrando para uma noite especial e talvez a melhor das nossas vidas, portanto vamos levar a sério a importância dessa noite. O Profeta sabia qual era essa noite, mas esqueceu. É relatado que o Anjo Gabriel AS havia informado o Profeta Muhammad sobre qual seria essa noite, e então o Profeta dirigiu-se até seus companheiros para informá-los, mas quando chegou na mesquita encontrou dois muçulmanos discutindo. O Profeta intercedeu para resolver a situação, mas após isso havia esquecido o dia que o Anjo Gabriel havia lhe dito. Claro que isso aconteceu com a anuência de Allah. Então o Profeta começou a procurar por esta noite no Ramadan. Até que o anjo Gabriel o informou que esta noite encontrava-se em uma das 10 últimas noites do Ramadan.

Essa noite é a noite em que o Nobre Alcorão foi revelado. A noite em que a luz da orientação desceu à terra para os humanos. Ela está entre qualquer uma dessas últimas 10 noites, alguns sábios dizem que esta noite é a noite 27, mas Allahu Alam, pode ser qualquer uma dessas últimas 10 noites, pois existem diversos ahadiss que dizem que pode ser no dia 23, outros no dia 25, outros hadiss dizem que seria nas noites impares, e ainda alguns sábios crêem que esta noite pode variar de Ramadan a Ramadan dentro destes 10 dias. Portanto irmãos não se apeguem a nenhuma data específica e adorem a Allah sinceramente nesses últimos 10 dias.

Quais são as recompensas daquele que adora a Allah nessa noite?

1) Perdão de todos os pecados. O Profeta disse: Quem realizar orações durante a noite do Decreto (Laylatul Qadr) com fé e com esperança na recompensa de Allah lhe serão perdoados seus pecados anteriores. (Sahih Bukhari).
Subhan Allah, todos os pecados sejam pequenos ou grandes. Mas a condição é que se adore a Allah e faça a oração durante toda a noite do Decreto com fé, ou seja, somente por Allahu Taala e com esperança na recompensa Dele, ou seja, com esperança de ser escrito entre os salvos do Fogo.
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“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24


Asalamo Alaikom WA WB,


Omar Hussein Hallak

Lailatul Kadr (A Noite do Decreto)


Louvado seja Allah. Ele revelou o Alcorão para ser a luz da humanidade. E enviou Mohammad (S) para ser um alvissareiro e admoestador. Ele agraciou os crentes com o mês da misericórdia e do perdão e incluiu nele uma noite melhor do que mil meses. Prestamos testemunho do que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, Seu escolhido e querido dentre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como aos seus familiares, seus companheiros e aos que seguirem a sua orientação até o Dia do Juízo Final. Amém.
Caros irmãos:
Allah, Ta’ála, disse no seu Livro Sagrado: “Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses.” (97:1-3).
Abu Bakr Al Warac disse: “Ela foi denominada de Noite do Decreto porque nela foi revelado um Livro nobre, no idioma de um anjo nobre - o anjo Gabriel - para um Mensageiro nobre, pertencente a um povo nobre. Alguns sábios disseram quue foi denominada a noite do Decreto porque se decreta nela o que acontecerá durante o ano seguinte.
Allah Ta’ála, disse: “Na qual se decreta todo assunto prudente.” (44:4). São escritos nela as situações e os benefícios, sendo copiadas do Livro Matriz e mostrados aos anjos.
Diz-se, também, que quem praticar as suas orações noturnas terá honra e que as obediências durante ela possuem importante valor. Os anjos que se apresentam durante ela também têm enorme valor.
Entre a sua importância é honra suficiente ter uma surata com o seu nome. O Rassulullah (S) disse: “Quem praticar as orações noturnas na Noite do Decreto, com fé e esperança, Allah lhe perdoará todos os pecados anteriores.” (Mutafac Alaih).
Entre suas virtudes é que Allah revelou o Alcorão durante ela, e que é melhor do que mil meses. É uma noite abençoada. Allah, Ta’ála, disse: “Nós o revelamos durante uma noite bendita.” (44:3). Durante ela os anjos descem com a bênção e a misericórdia, circundan os que estão se recordando de Allah, e ela é paz até ao romper da aurora.
Catada (RA) disse: “Ela é bênção, tudo nela é bom até o despertar da aurora.” Hassan Al Bassri (RA) disse: “Durante a Noite do Decreto, os anjos continuam pairando, com suas asas, com a paz e a misericórdia de Allah, desde a oração do Crepúsculo até o despontar da alvorada.”
Mujáhid (RA) disse: “O jejum e as orações noturnas durante ela são mais benéficas do que o jejum e as orações noturnas de mil meses que não tenham a Noite do Decreto.”
Al Khalil Ibn Ahmad disse: “Ela foi denominada com esse nome porque a terra fica restrita devido ao enorme número de anjos durante ela. Allah, Ta’ála, disse: “Porém, quando o prova, restringindo a Sua graça.” (89:16).
Servos de Allah: 
O nosso nobre Profeta (S) nos ordenou procurarmos a Noite do Decreto durante os dez últimos dias do mês de Ramadan. Aicha (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Buscai a Noite Abençoada entre as noites ímpares (ou seja, a 21º, 23º, 25º, 27º e 29), das dez últimas noites de Ramadan” (Bukhari).
Ibn Rajab Al Hanbali (RA): “Os que amam a Allah  contam as noites, à espera dos dez últimos dias de Ramadan de cada ano. Ao os alcançarem, conseguem o almejado e servem o seu Amado.”
Anas (R) relatou que quando chegou o mês de Ramadan o Rassulullah (S) disse: “Esse mês já chegou. Ele possui uma noite que é melhor do que mil meses. Quem a perder perde todo o bem, e só se priva dela o desafortunado.”
Muitos sábios afirmam que a Noite do Decreto é a noite de 27 de Ramadan.
Os melhores atos durante essa noite abençoada é a súplica, a recitação do Alcorão, o cumprimento das orações, as orações noturnas, o evitar a prática dos pecados grandes e pequenos. Aicha (R) relatou que numa ocasião perguntou ao Profeta (S): “Ó Mensageiro de Deus, se eu chegar a descobrir a Noite do Decreto, como deverei orar, nessa noite?” O Profeta (S) lhe respondeu: “Dize: ‘Deus, Tu, Que és Perdoador, Que amas o perdão, perdoa-me!’” (hadice narrado por Ahmad, Ibn Mája e Tirmizi).
Sufian Al Sauri disse: “A súplica durante essa noite é mais agradável para mim do que a oração.” Ele quis dizer que muita súplica  é preferível à oração que não possui muita súplica. Se a pessoa recitar o Alcorão e suplicar será melhor para ela, como explicou isso Ibn Rajab Al Hanbali (RA).
Os nossos antecessores piedosos se preparavam para essa noite e a recebiam como se estivessem em comemoração. Abu Zar (R) costumava vestir as suas melhores roupas, perfumando-se para a Noite de Decreto que ele pensava ser.
Sábit Al Banáni e Hamid At Tawil (RA) costumavam vestir as suas melhores roupas, perfumavam-se e enfeitavam a mesquita na Noite do Decreto. Tamim Ad Dári (R) um enfeite que custava mil moedas de prata que ele usava durante a Noite do Decreto.”
Servos de Allah
O nosso nobre Profeta (S) costumava se empenhar nos dez últimos dias de Ramadan nas suas adorações, recitações do Alcorão e costumava ficar em retiro na mesquita. Aicha (R) relatou que quando começava os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Profeta (S) costumava ficar acordado por toda a noite, acordava também a sua família, e desapertava o seu cinto, ou seja, era o mais assíduo em orar para Allah. (Bukhari e Musslim).
Abu Huraira (R) disse: “O Alcorão era apresentado ao Profeta (S) uma vez por ano. No ano que ele faleceu foi-lhe apresentado duas vezes. Ele costumava ficar em retiro dez dias por ano. No ano que ele faleceu, ficou vinte dias em retiro.” (Bukhári).
Portanto, servos de Allah, empenham-se, pois só sobraram poucos dias de Ramadan. O Hassan (R) disse: “Allah tornou o mês de Ramadan um campo de disputa para as Suas criaturas. Eles disputam quem mais O obedece e O satisfaz. Alguns ganham outros perdem. Estranho é aquele que se diverte rindo no dia em que ganham os ganhadores e perdem os perdedores.”
Ó Allah, torna-nos daqueles que são aceitos nesse nobre mês. Ó Allah, aceita o nosso jejum, as nossas orações noturnas, as nossas inclinações e prostrações. Ò Allah, guia-nos para cumprirmos as orações da Noite do Decreto e perdoa os nossos pecados. Ó Allah: perdoa os crentes e as crentes, os muçulmanos e as muçulmanas, os vivos e os mortos, pela Sua graça e misericórdia, ó mais misericordioso dos misericordiosos.   

Mesquita de Guarulhos
Proferido pelo Cheikh Khaled Rezk Taky Eldin

segunda-feira, agosto 22, 2011

O QUE FAZER NO MÊS DE RAMADAN?


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e
as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)

No mês de Ramadan, o tempo deve ser criteriosamente distribuído, em especial para quem trabalha. É um mês de sacrifícios. Na hora que seria dedicada ao almoço, antes do iftar e aos fins de semana, podemos dedicar algum do nosso precioso tempo, procurando aliar o jejum com outras actividades meritórias. Durante o ano, o nosso iman, os nossos conhecimentos religiosos enfraquecem e esta é a oportunidade para relembrarmos e aumentarmos o nosso ilm religioso. Aprender mais acerca da nossa religião, dos seus fundamentos e das práticas. A oração não ficará completa sem aprofundar o ilm. É o mês do conhecimento. Se tem dúvidas daquilo que nos é “bombardeado” pela imprensa escrita e falada, aproveite para procurar
saber, que afinal, nada daquilo de que nos acusam é verdadeiro e os que falam mal do Islão estão mal informados, equivocados ou mal intencionados. Só conseguiremos argumentar, se conhecermos a nossa própria religião. Também, nunca é demais conhecermos os princípios das outras religiões. Com conhecimento se combate a ignorância e a provocação. E o Islão precisa de todos, para que juntos, possamos erguer bem alto as nossas convicções. 

Entre este Ramadan e o anterior, o que fiz para o bem da minha alma? Alimentei a alma, ou só me preocupei com o aspecto e a saúde do meu corpo? O que posso corrigir daqui para a frente? Será que posso melhorar ainda mais a minha relação com Deus? O que fazer mais em benefício dos que estão ao meu cargo? É um mês de reflexão. Uma altura que nos facilita mudar o rumo da nossa vida. Aproveitemos a oportunidade. É também o mês da oração. Os crentes incrementam as orações facultativas, porque sabem que neste mês, uma acção obrigatória é recompensada 70 vezes mais em relação aos restantes meses. Uma acção não
obrigatória é como se duma acção obrigatória se tratasse. Assim, aproveitamos este mês, para efectuar orações facultativas, por exemplo, após cada uma das nossas abluções (udhú), o Tahhiatul Udhú, 2 ciclos de oração, “cumprimentando o Udhú”. E quando entramos na Mesquita, antes de nos sentarmos, fazer duas rakates de Tahhiatul Masjid “cumprimentando a Mesquita”. Habituados, ganhamos embalagem para assim procedermos ao longo da nossa vida.

Se tem familiares residentes no país ou no estrangeiro e com quem não contacta há muito tempo, aproveite esta oportunidade do mês da reconciliação, para fortalecer os laços familiares. Visite-os ou fale com eles ao telefone. Aproveite também para fazer as pazes com aqueles que nos ofenderam. “Perdoa-os generosamente”. Cur’ane 15:85. Seja o primeiro a pedir desculpas. Não espere que a outra parte lhe peça desculpas. Uma das dificuldades do ser humano é pronunciar a palavra “desculpa-me”. Orgulho?. É mais fácil pedir perdão a Deus?. Rompa com esse preconceito. Ajude também a reconciliação de dois irmãos que não se falam há muito. “Sabei que os crentes são irmãos; reconciliai, pois, entre vossos irmãos”. Cur’ane 49:10 Este é o mês das preces, para pedir a Deus para os outros, para os nossos pais, filhos, maridos mulheres, familiares. Para os amigos e conhecidos que aparentemente se encontram bem e os que atravessam dificuldades de vária ordem. Para aqueles que estão doentes, uma visita, um telefonema, um pequeno presente. Para aqueles que deste mundo já partiram, e que não têm possibilidades de pedir perdão e de amealhar recompensas, faça-o por eles. Peça a Deus, mas peça muito por eles. “…Ó Senhor nosso, perdoa-nos, assim como também aos nossos irmãos que nos precederam na fé”. Cur’ane 59.10. Faça caridade em memória deles. Recite yacin e faça duá (prece). Lembre-se frequentemente deles nas suas preces. Se
tiver possibilidades financeiras, mande publicar livros religiosos em sua memória. Auxilie escolas onde estudam crianças pobres. Visite os cemitérios, as sepulturas e lembre-se de que um dia, também será um dos residentes. Buraida (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) ensinava as pessoas que iam visitar os cemitérios a recitarem a seguinte prece: “Que a Paz de Deus esteja convosco, moradores deste lugar, crentes e muçulmanos. Se Deus quiser, breve estaremos convosco. Imploro a Deus o perdão para nós e também para vós”. Muslim.

Conhece algum muçulmano recentemente convertido (revertido) ao Isslam? É o mês da ajuda. Ajude-o, acompanhe-o no iftar. Converse com ele, ajude-o a integrar-se nesta Umah. Ajude também os irmãos muçulmanos que estão nas trevas e que têm vergonha de solicitar ajuda. Ajude-os, mas seja discreto. “Convoca (os humanos) ao caminho do teu Senhor, com sabedoria e bela exortação”. Cur’ane 16:125. Sim, preocupe-se também consigo. Mas dê prioridade aos outros e também aos que já partiram deste mundo. Descubra você mesmo o que pode fazer pelos outros. Pode ter a certeza de que Deus tomará conta de si. Muitas vezes, mais valioso do que a ajuda financeira, é importante a amabilidade, o tempo, a disponibilidade
e um simples sorriso. Já pensou que pequenos gestos podem fazer a diferença? Não seja forreta. “Não descures praticar qualquer acto de benevolência, nem que seja o de receberes um irmão com semblante alegre”. Dito do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Muslim. 

Se conhece alguém que tem algum vício, aproveite este mês da purificação do corpo e da alma, para lhe incentivar a acabar definitivamente com o maléfico do vício. Assim, ele aproveitará para limpar o corpo daquilo que lhe faz mal e que se intromete na sua vida espiritual. É o mês do auto-controle. Treine os seus membros do corpo para se controlarem na altura de agirem. “…que controlam a sua cólera e são indulgentes para as pessoas – e Deus ama os benfeitores”. Cur’ane 3:134. Arrefeça a fúria, a cólera. Controle a vista e a
língua – uma palavra mal proferida, pode provocar um grave incidente. Limpe a alma, limpe os seus ensamentos, limpe os seus sentimentos, torne-os mais puros, mais humildes. “Do teuouvido, da tua vista e do teu coração, de tudo isto serás responsável”. Cur’ane 17:36.

Este é o mês da fraternidade e da caridade. Ajude aos mais necessitados. Na sua localidade, há sempre alguém que espera por uma mão direita generosa. Abra o seu coração e os “cordões da sua bolsa”. É o mês em que os muçulmanos devem ter o suficiente para o iftar e para o suhur. Mesmo que não tenha possibilidades financeiras para isso, participe na angariação de fundos e de géneros alimentícios para distribuição a quem mais precisa. 

Aqueles que (em caridade) gastam das suas riquezas, de dia e de noite, em segredo e em público, terão a sua recompensa junto do seu Senhor; e não sofrerão de temor, nem de preocupações”. Cur’ane 2:274.

Neste mês sagrado, leia com atenção os emails que contêm temas religiosos. Mas saiba filtrálos. Reencaminhe-os depois para os seus contactos. Evite ou abstenha-se de enviar ou reencaminhar os emails que nos distraem para o essencial e que nos ocupam inutilmente o nosso precioso tempo.

Neste mês de Ramadan façamos algo, que nos possa beneficiar. Não o deixemos passar sem obter as recompensas. Será que o encontraremos no ano seguinte? Certa vez, Jibrail (Aleihi Salam), fez 3 preces e para cada uma delas, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu com “Amin”: Numa das preces, pediu o seguinte: “Seja afligida com mágoa aquela pessoa que encontrou o mês de Ramadan, um mês cheio de bênçãos e deixou-o passar sem ganhar o seu perdão”. Relato de Kaab Ibn Ujra (Radiyalahu an-hu).

Um bom dia de Juma. Votos da continuação de um mês de Ramadan, repleto de bênçãos. Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá - 11/08/2011.

Em nome dos muçulmanos brasileiros convertidos, que como eu vivem distantes das comunidades islâmicas, que agradecer a atenção do irmão Abdul Rehman Mangá, pela atenção e o carinho. Todas as sextas-feiras sinto-me como se estivesse em Maputo - Moçambique, pois, recebo que antecedência o khutub que será feito antes da oração. Que Allah SW possa premiar todo o povo Africano com bênçãos, comida, atenção, e principalmente aumentando-lhes a fé. Assim como no Brasil, pelo convite dos vícios humanos não é fácil ser muçulmano, na África torna-se cada vez mais difícil manter uma linha de fé racional. O desnível social é muito grande. A riqueza e a miséria habitam casas vizinhas. E os oportunistas de outros credos estão aproveitando isso para tirar a fé islâmica de vários irmãos que sofrem. Os que resistem são verdadeiro mártires. 
"Habana átina fidúnia hassanat ua fil aherate hassanat a qena a zarba nar".

E lembrem-se, somos todos responsáveis e com certeza seremos questionados no dia do Juízo Final. La haula uala kuata ilabilah uala Azim!

Assalamu Aleikom war Matulahi wa baraketu

RAMADAN - MÉRITOS E BENEFÍCIOS

Louvado seja Allah que ordenou os Seus servos a jejuarem. Invoco a paz e a graça de Allah para quem melhor praticou a oração e jejuou, nosso Profeta, Mohammad, para os seus familiares e para seus nobres companheiros.


Estamos recebendo um hóspede caro, generoso; um hóspede diferente dos outros hóspedes, pois inclui em suas dobras a misericórdia e a indulgência, a libertação do Fogo do Inferno; um hóspede quando visita é bem vindo pelos visitados, quando parte, os corações lamentam a sua partida antes do lamento dos olhos. É o mês abençoado de Ramadan. Ó Allah, faça-nos alcançar Ramadan e que se repita por muitos anos e por muito tempo. Bem-vindo seja o mês da satisfação, o mês do Alcorão, o mês de Ramadan. Allah, Ta’ála ordenou os Seus servos crentes jejuarem durante o mês sagrado de Ramadan. Disse, glorificado seja:
 (يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُتِبَ عَلَيْكُمُ الصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى الَّذِينَ مِنْ قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ) (البقرة:183)
 Ó crentes, está-vos preceituado o jejum como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais (a Allah).” (2:183). O Rassulullah (S) disse: “Quem jejuar durante o mês de Ramadan, obedecendo as suas limitações e se guardando contra o que é proibido todos os seus pecados anteriores serão perdoados.” (Tradição narrada por Bukhári e Musslim).
O Jejum possui inumeráveis méritos e benefícios espirituais, físicas e sociais. Vamos citar algo disso em seguida:
Algunas Méritos de Ramadan
1. Dentre os méritos do jejum é que Allah acrescentou a recompensa pelo jejum pela sua excelência. O Altíssimo disse no hadice Cudsi: “Todo ato do filho de Adão é dele, menos o jejum, ele pertence a Mim e eu recompenso por ele.” (hadice de consenso). Isso prova que a recompensa pelo jejum é enorme, sem prestação de contas, porque o jejum denota a sinceridade para com Allah, Ta’ála. O jejuador poderia quebrar o jejum ocultamente. Porém, o seu temor e a sinceridade para com Allah o veda fazê-lo. Por isso, merece a excelente recompensa. Allah, Ta’ála, disse no fidedigno hadice cudsi: “A pessoa abandona os desejos, o alimento e a bebida por Minha causa.” Esse é o motivo pelo qual Allah designou o jejum para Ele.
2. Dentre os méritos do jejum é que ele é um escudo. O jejum protege o jejuador, com a anuência de Allah, o Altíssimo, dos pecados e do cometimento do ilícito. O Profeta (S) disse: “O jejum constitui em escudo. Se a pessoa estiver jejuando, não deve censurar nem disputar com ninguém. Se alguém provocá-lo, que diga: estou em jejum.” (Narrado por Ahmad, Musslim e Nassá-i).
3. Dentre os méritos de Ramadan é ser uma das causas do atendimento da súplica. O Rassulullah (S) disse: “O jejuador, quando quebra o seu jejum, faz uma prece irrecusável. (narrada por Ibn Mája e Hákim). Allah, glorificado seja, disse:
 (وَإِذَا سَأَلَكَ عِبَادِي عَنِّي فَإِنِّي قَرِيبٌ أُجِيبُ دَعْوَةَ الدَّاعِ إِذَا دَعَانِ )(البقرة: من الآية186)
 Quando Meus servos te perguntarem por Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir.” (2:186).
4. Entre os méritos do jejum é que é motivo de penitência dos pecados. No Sahih de Musslim lemos que Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: As cinco orações diárias, a oração da sexta-feira, até à seguinte, e o jejum do mês de Ramadan, até ao mês seguinte de Ramadan, são penitências das faltas cometidas durante o transcurso desse tempo, conquanto se evitem os pecados maiores.” (Musslim) Quando o Rassulullah (S) foi perguntado a respeito do jejum durante o dia de ‘Arafa, disse: “Expia o ano anterior e o resto do ano corrente.” Quando foi perguntado a respeito do jejum durante o dia de ‘Achurá (dia dez do mês de Muharram), disse: “Expia as faltas do ano anterior.” (Musslim).
5. Entre os méritos do jejum é que intercederá pelo jejuador no Dia da Ressurreição. O Imam Ahmad compilou o seguinte hadice em seu musnad atestado por Ahmad Chaker, e narrado por Abdullah Ibn Omar (R) de que o Profeta (S) disse: “O jejuum e o Alcorão intercederão. O jejum dirá: “Ó Senhor, vedaste-o de dormir. Por isso, permite que eu interceda por ele.” Disse: “ Irá permitir a intercessão.”
6. Dentre os méritos do jejum de que o jejuador tem duas satisfações. Ele fica satisfeito quando quebra o jejum pela satisfação de Allah, e fica satisfeito pela generosidade e misericórdia de Allah quando O encontra, estando satisfeito com ele. Ele encontra excelente recompensa junto a Allah, exaltado seja. O Profeta (S) disse: “O jejuador tem duas alegrias, ao quebrar o jejum e ao encontrar-se com Allah, jejuando.”
7. Entre os méritos do jejum é que designou uma porta dentre as portas do Paraíso que só a adentrarão os jejuadores. Os dois compêndios fidedignos citam que Sahl Ibn saad (R) que o Profeta (S) disse: “No Paraíso há uma porta chamada de Rayan. No Dia da Ressurreição será anunciado: ‘Onde estão os jejuadores?’ Quando o último entrar, ela será fechada e ninguém mais entrará por ela.”
8. Entre as virtudes do jejum é o fato de que o cheiro da boca do jejuador para Allah no Dia da Ressurreição é mais agradável do que o cheiro do almíscar, porque é o resultado da obediência a Allah. A coisa desagradável para as pessoas é agradável para Allah, o Altíssimo, e vice-versa. O Profeta (S) disse: “Por Aquele em Cujas Mãos está a alma de Mohammad, o cheiro da boca do jejuador, no Dia da Ressurreição para Allah é mais agradável do que o cheiro do almíscar.” (Musslim).
 9. Entre os méritos do jejum é que protege o jejuador do Fogo do Inferno no Dia da Ressurreição. Isso acontece se ele comparecer e tiver feito o jejum completo juntamente com os outros rituais, se praticar o que Allah e o Profeta ordenaram fazer, evitar o que Allah e o Profeta proibiram. O Rassulullah (S) disse: “Quando a pessoa jejua por um dia, em prol de Deus, Ele transporta o Inferno para uma distância de setenta anos de viagem (da pessoa).” (narrado por todos os tradicionalistas menos por Abu Daoud).
10. Entre os méritos do jejum é o fato de os jejuadores serem recompensados sem prestarem contas. Os bons atos serão recompensados em dobro, e Allah recompensa a quem deseja, pois Ele é Munificente, Onisciente. Quem tiver paciência quanto as dificuldades do jejum será recompensado completamente. Allah, Ta’ála,disse:
إِنَّمَا يُوَفَّى الصَّابِرُونَ أَجْرَهُمْ بِغَيْرِ حِسَابٍ)(الزمر: من الآية10) )Aos perseverantes, ser-lhes-ão pagas, irrestritamente as suas recompensas!” (39:10).
Esses méritos serão dos que jejuam sinceramente a Allah, abstendo-se da comida, da bebida, da relação sexual e dos desejos. Que se abstém de ouvir o ilícito, de olhar para o ilícito, de lucrar o ilícito. Esses méritos serão de quem cuja mão se absteve do ilícito, seus pés se abstiveram do ilícito, seus ouvidos e seus olhos se absterem de ouvir e ver o ilícito. Esses méritos serão de quem cujos órgãos se abstiverem dos pecados, sua língua de mentir e caluniar e pronunciar palavras obscenas, de prestar falso testemunho. Esse é o jejum preceituado que merece ser recompensado de forma extraordinária. O Rassulullah (S) disse: “Quem não abandonar o falso testemunho e o agir de acordo com ele, Allah não necessita que abandone a comida e a bebida.” E disse: “Ai do jejuador cujo jejum não passa de abstinência da comida e da bebida. Ai do praticante da oração voluntária da noite cujo ato não passa de vigília” (Narrado por Ahmad e Ibn Mája)
Alguns benefícios do Jejum
1.                       Ensina o autodomínio e amaina os desejos, pois se todos os desejos da pessoa forem satisfeitos ela irá cometer excessos para satisfazê-los. Quando a pessoa sente fome, ela se acalma, se aquieta, submete-se e se abstém dos desejos. Abdullah Ibn Mass’ud (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Ó jovens, quem de vocês tiver meios, que case. Quem não tiver, que jejue, que lhe será proteção (contra a prática do ilícito).” (hadice de consenso). Isso, porque o jejum estimula no indivíduo os méritos e a sinceridade, a confiança e a paciência quanto às dificuldades e as calamidades. Se o jejuador for encaminhado para se proteger contra o ilícito, contra o que quebra o jejum, essa situação é a causa de se abster do ilícito. O jejum estimula o agradecimento das dádivas de Allah para com o Seu servo, porque ele se abstêm da comida, da bebida e das relações sexuais, e isso é segredo entre o servo e seu Senhor.
2.                       Entre os benefícios do jejum é que insufla na alma do ser humano a misericórdia e a benevolência para com os pobres, e a bondade para com os necessitados. O ser humano, ao sentir a dor da fome e da sede, lembra-se dos pobres famintos e se apressa em ajudá-los, auxiliando-os no necessário. Essa é a verdadeira situação do muçulmano para com o seu irmão muçulmano.
3.                       O jejum educa a pessoa na indulgência, na calma, na capacidade de suportar as coisas e não se irritar. Ele educa a pessoa também na paciência e a boa conduta. Isso porque ele ensina o comedimento e o afastamento da irritação e do que causa a irritação na pessoa. Quem conhecer a realidade do jejum se abstêm da cólera e do que a causa. Se alguém o insultar lhe diz que está jejuando, como foi-nos ensinado pelo nosso Profeta (S).
4.                       Dentre os benefícios do jejum há a auto-educação e a sua purificação da má conduta, acostumando-se à obediência, na prática do bem, pois o jejum é um escudo.
5.                       Dentre os benefícios do jejum é que ele limpa o coração e a mente, afina o coração ao ouvir a recitação do Alcorão, ao ouvir as admoestações. Por meio desse comportamento, consegue decorar o que puder, com a anuência de Allah, do Livro de Allah e da Sunna de Seu Profeta, Mohammad (S).
6.                       Dentre os benefícios do jejum é que ele estreita as vias sanguíneas, que são as vias de Satanás para o filho de Adão. Com o jejum aquietam as tentações de Satanás.
7.                       Dentre os benefícios do jejum é o temor a Allah, exaltado seja. Ele diz:
(يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُتِبَ عَلَيْكُمُ الصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى الَّذِينَ مِنْ قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ) (البقرة:183)
Ó crentes, está-vos preceituado o jejum como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais (a Allah).” Ele não disse, para que se recordem, ou para raciocinais. Portanto, o jejum é um meio para se temer a Allah, exaltado seja. O jejum restringe a alma, freia a sua obstinação pelo ilícito. Por isso, o Rassulullah (S) orientou aqueles jovens que não tem meios para se casar que jejuem pelo que abrange de autodomínio e o estímulo de se afastar do ilícito.
8.                       Dentre os benefícios do jejum é o ser humano reduzir o consumo da comida e da bebida para que tenha o preparo para praticar as orações voluntárias noturnas, recitar o que puder do Alcorão.
9.                       Dentre os benefícios sociais do jejum é que concilia entre os muçulmanos e os acostuma à organização, reduzindo as controvérsias entre eles e estimulando a misericórdia para que o jejum do servo seja aceito.
Os Benefícios Físicos do Jejum
Allah, Ta’ála, diz:
(يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُتِبَ عَلَيْكُمُ الصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى الَّذِينَ مِنْ قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ) (البقرة:183)
 Ó crentes, está-vos preceituado o jejum como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais (a Allah).” (2:183). E diz:
وَأَنْ تَصُومُوا خَيْرٌ لَكُمْ إِنْ كُنْتُمْ تَعْلَمُونَ)(البقرة: من الآية184) )
Se jejuardes será melhor para vós.” (2:184).
Será que a ciência moderna descobriu o segredo das palavras: “Se jejuardes será melhor para vós”? A medicina moderna não considera mais o jejum como mera questão de desejo que o ser humano pode adotá-lo ou não. Depois de estudos e pesquisas precisas a respeito do corpo humano e suas funções fisiológicas comprovou-se que o jejum é um fenômeno natural que o corpo deve praticar para que possa exercer as funções vitais com eficácia. Que o jejum é extremamente necessário para a saúde do ser humano exatamente como o alimento, a respiração, o movimento e o sono. A pessoa sofre e adoece se não dormir ou não se alimentar por longo período. Da mesma forma, será acometido por danos no corpo se deixar de jejuar.
Em um hadice narrado pelo Nassá-i, baseado em Abu Umáma que pediu ao Rassulullah (S) que o ordenasse a praticar algo que lhe seria benéfico. O Rassulullah (S) lhe disse: “Deve jejuar, porque nada é igual a ele.” Ele também disse: “Jejum que irão sarar.” A causa da importância do jejum para o corpo é que o ajuda a exercer a sua função de digestão, livrando-se das células antigas bem como das excedentes. O sistema de jejum utilizado pelo Islam que abrange quatorze horas, ao menos de fome e sede, com algumas horas apenas para se alimentar, é o sistema exemplar para fortalecer a função de destruir e construir. Isso é o contrário do que as pessoas imaginavam de que o jejum causa enfraquecimento e emagrecimento, com a condição que o jejum seja na proporção razoável, como é o caso no Islam, Os muçulmanos jejuam durante um mês inteiro por ano. É estabelecido para eles o jejum voluntário de três dias por mês, como vemos na Sunna do Profeta (S), no hadice narrado por Ahmad e Nassá-i, baseados em Abu Zar (R): “Quem jejuar três dias de cada mês é como se jejuasse por toda a vida. Allah corroborou isso no Seu Livro Sagrado:
مَنْ جَاءَ بِالْحَسَنَةِ فَلَهُ عَشْرُ أَمْثَالِهَا )(الأنعام: من الآية160) )
Quem tiver praticado o bem receberá o décuplo pelo mesmo’ (6:160).Cada dia por dez.”
Tom Branz, da Escola de Jornalismo de Colômbia, disse: “Considero o jejum uma profunda experiência espiritual, mais do que física. Apesar de ter começado a jejuar por motivos físicos, para perder alguns quilos de peso, porém percebi que o jejum é muito mais útil do que apenas queimar gorduras. Ele ajuda a ver com mais clareza, isso na formação de novos pensamentos e a concentração dos sentidos. Alguns dias depois de começar a jejuar na clínica de saúde de “Polang” comecei a sentir que estava passando por uma intensa experiência espiritual.”
“Jejuei até agora várias vezes, por períodos entre um a seis dias. O estímulo no início era o desejo de purificar o meu corpo dos vestígios dos alimentos. Agora, porém, jejuo com a intenção de purificar a alma de tudo que a poluiu durante toda a minha vida, principalmente depois de viajar ao redor do mundo por vários meses e vi a injustiça assustadora em que muitos seres humanos vivem. Sinto que sou responsável de uma forma ou de outra pelo que acontece com aquelas pessoas. Por isso, jejuo para expiar isso.”
“Quando jejuo, perco completamente a ansiedade pelo alimento e o meu corpo sente uma tranqüilidade enorme, sinto me livrar dos sentimentos negativos como a inveja, a cobiça, do domínio, como me livro de sentimentos medo, preocupação, aborrecimento. Não sento nenhum vestígio disso com o jejum. Sinto uma extraordinária interação com as outras pessoas durante o jejum. Talvez tudo que disse é o que faz os muçulmanos, como observei na Turquia, na Síria e na Terra Santa comemorarem o seu jejum durante um mês inteiro por ano, comemoração atrativa espiritual que não vi igual em qualquer outro lugar no Mundo.”
Prevenção Contra os Tumores:
O jejum exerce a função do bisturi cirúrgico que remove as células estropiadas e fracas do corpo. A fome que o jejum impõe ao ser humano move os órgãos internos do corpo para consumirem as células fracas para enfrentar a fome, proporcionando ao corpo a oportunidade de ouro de recuperar a sua vitalidade e vigor. Ele consome, também, os órgãos enfermos e renova as suas células. Dessa forma, o jejum constitui prevenção do corpo contra muitos excessos nocivos como a cólica, os resíduos calcários, os excessos carnais, as bolsas de gordura e também os tumores no início de sua constituição.
Previne contra a Diabete
Certamente, é melhor oportunidade para reduzir o teor de açúcar no sangue ao nível mais baixo. Por isso, o jejum fornece ao pâncreas uma excelente oportunidade de descanso. O pâncreas expele a insulina que transforma o açúcar em produto feculento e gorduroso que é armazenado nos tecidos. Se houver excesso de alimento sobre a quantidade de insulina secretada, o pâncreas é acometido de sobrecarga e impotência para, finalmente se tornar incapaz de exercer a sua função, acumulando o açúcar no sangue e aumenta gradativamente a sua medida até aparecer a diabete. Foram criadas várias clínicas em várias partes do mundo para tratar da diabete seguindo o sistema dieta por um período de mais de dez horas e menos de vinte, de acordo com a situação de cada um. Então, o enfermo toma refeições leves por um período não menor de três semanas. Esse método apresentou resultados deslumbrantes no tratamento da diabete sem o uso de quaisquer drogas químicas.
Médico de Emagrecimento:
Sem exagero, é o melhor médico para emagrecimento e o mais barato. O jejum causa certamente emagrecimento, contanto que o jejuador seja comedido nos alimentos na hora de quebrar o jejum. Do contrário, pode ter indigestão com o excesso de comida e bebida após o jejum. O Rassulullah (S) costumava quebrar o jejum com apenas algumas tâmaras, ou com um pouco de água, então praticava a oração. Esse conselho é o melhor para quem jejua durante várias horas. O açúcar existente na tâmara faz a pessoa sentir satisfação porque é absorvido rapidamente pelo sangue. Ao mesmo tempo, fornece ao corpo a energia necessária para conservar a sua costumeira vitalidade.
Se você começar a comer, depois de passar fome, carne, legumes e pães, esses produtos demoram para serem digeridos e uma parte deles se transformar em açúcar que faz a pessoa sentir que está satisfeita, e continua comendo e se empanturrando imaginando que ainda está com fome. Assim, o jejum perde a sua admirável função de recuperar a saúde, o bem-estar e a agilidade, tornando-se maléfico para o ser humano uma vez que aumenta a obesidade e a gordura. Allah, Ta’ála, não deseja isso para os seus servos instituindo o jejum a eles.
(شَهْرُ رَمَضَانَ الَّذِي أُنْزِلَ فِيهِ الْقُرْآنُ هُدىً لِلنَّاسِ وَبَيِّنَاتٍ مِنَ الْهُدَى وَالْفُرْقَانِ فَمَنْ شَهِدَ مِنْكُمُ الشَّهْرَ فَلْيَصُمْهُ وَمَنْ كَانَ مَرِيضاً أَوْ عَلَى سَفَرٍ فَعِدَّةٌ مِنْ أَيَّامٍ أُخَرَ يُرِيدُ اللَّهُ بِكُمُ الْيُسْرَ وَلا يُرِيدُ بِكُمُ الْعُسْرَ)(البقرة: من الآية185)
O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade.” (2:185).
As Enfermidades de Pele
O jejum ajuda no tratamento das enfermidades de pele. A causa disso é que ele reduz a proporção da água no sangue, e, consequentemente reduz na pele, o que causa:
- aumento da imunidade da pele e o combate aos micróbios e as doenças gástricas bacteriológicas.
- Redução da agudeza das doenças de pele que se espalham em vastas superfícies do corpo como a psoríase.
- Redução das doenças alérgicas e agudeza dos problemas da epiderme.
- Com o jejum reduzem as secreções dos intestinos das toxinas e reduz a proporção da fermentação que causam abcessos e frequentes pústulas.
A senhora Ilham Hussein, uma dona de casa egípcia:
“Quando tinha dez anos de idade, fui acometida por psoríase, aquela doença que aparece com machas vermelhas cobertas por uma casca. Não tinha nenhuma esperança, naquele temo de sarar, depois que vários médicos dermatologistas famosos no Egito dizerem aos meus pais: Vocês devem se acostumar com isso e conviverem e a sua filha com a psoríase, porque é um hóspede pesado e de longa permanência.”
“Ao atingir os vinte anos de idade, e aproximando-me da idade de casar, comecei a sentir tristeza e isolamento da sociedade, apertando-me o peito de forma insuportável. Um dia, um amigo religioso de meu pai, acostumado a jejuar, disse-me: Tente jejuar um dia sim um dia não. O jejum tratou de muitas doenças da minha esposa que os médicos desconheciam tratamento para elas. Fique sabendo que Allah é Quem cura, que todas as causas da cura estão em suas Mãos. Pede a Ele a cura de sua doença e então jejue depois disso.”
“De fato comecei a jejuar, pois estava à procura de qualquer esperança que me tirasse do inferno que me cercava. Com o passar do tempo, acostumei-me a quebrar o jejum com legumes e frutas apenas. Três horas depois, eu me tomava a minha refeição, deixando de jejuar no dia seguinte. A surpresa assombrosa para todos foi que a doença começou a ceder após dois meses de ter iniciado o jejum. Não acreditava em mim mesmo. Via a doença enfraquecendo dia após dia até no final a minha pele parecia não ter sido acometida por aquela doença em toda minha vida.”
Prevenção Contra a Gota
Gota é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, que cursa com hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais de ácido úrico nos tecidos e articulações. É causada pelo consumo excessivo da carne. Isso causa alterações na quantidade das proteínas abundantes nas carnes, principalmente na carne vermelha, no interior do corpo. Isso causa o aumento da formação de ácido úrico nas articulações, principalmente primeira metatarsofalangeana “dedão” do pé. Quando a articulação é atingida pela gota ela incha e fica vermelha, com dores extremos. O sal da urina aumenta no sangue e passa para os rins, causando cálculo. A diminuição da quantidade do alimento é o tratamento principal dessa doença que está proliferando rapidamente.
Trombose do Coração e do Cérebro
Muitos professores da pesquisa científica e médica – na maioria não muçulmanos – confirmam que o jejum reduz o nível de gordura no corpo. Assim, reduz o colesterol, que se forma nas paredes das artérias. Com o aumento do colesterol com o aumento da gordura do corpo causa o endurecimento das artérias, como causa trombose nas veias do coração e do cérebro.
Por isso, não devemos ficar surpresos quando ouvimos as palavras de Allah, glorificado e exaltado seja:
وَأَنْ تَصُومُوا خَيْرٌ لَكُمْ إِنْ كُنْتُمْ تَعْلَمُونَ)(البقرة: من الآية184) )Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo.” (2:184). Milhares de pessoas cujos desejos constantes por comida e bebida, causaram-lhes, inadvertidamente, tanto mal. Se tivessem seguido o método de Allah e da Sunna do Profeta Mohammad, sem exagero na comida e na bebida, jejuando durante três dias a cada mês, teriam eliminado suas dores e doenças, reduzindo o seu peso em dezenas de quilogramas.
As dores das articulações (artrites)
As dores das articulações é uma doença que se agrava com o passar do tempo. As partes atingidas incham causando dores extremos. As mãos e os pés ficam sujeitos a muitas deformações. Essa doença atinge o ser humano a qualquer época da vida. Porém acontece principalmente entre trinta e cinquenta anos. O problema verdadeiro que a medicina moderna não encontrou um tratamento até agora. Porém, foi confirmado pelos testes científica na Rússia que é possível que o jejum poderia ser um tratamento decisivo para a doença. Concluíram que o jejum livra o corpo das toxinas, com um jejum ininterrupto durante três semanas. Nessa situação, os micróbios que causam a doença farão parte do que o corpo irá se livrar durante o jejum. Experiências feitas com vários pacientes confirmaram resultados extraordinários nesse comenos.
Sulaiman Rogers, de Nova Iorque, disse:
“Fui acometido, três anos atrás, com graves inflamações articulares. Apesar de ser uma inflamação recente, mas era suficiente para me impedir de fazer longas caminhadas e correr.. Não conseguia sentar mais de meia hora sem sentir adormecimento das pernas. Tentei tratamento por meios diferentes que foram todos em vão. Foi da vontade de Allah que eu conhecesse um amigo negro que me mostrou o caminho da mesquita e me convocou para o Islam. Eram os dias de Ramadan abençoado. Fiquei maravilhado com a ideia do jejum, mas demorei resolver me converter, apesar de ter-me convencido que o Islam estava mais próximo de meu coração por abranger princípios sublimes e justos, que rejeitam a opressão e a descriminação, os problemas mais perigosos que enfrentamos hoje em dia em nossa vida em Nova Iorque.”
Comecei a jejuar antes de me converter. Costumava quebrar o jejum apenas com verduras, frutas frescas e tâmaras. Só tinha uma refeição principal na hora da suhur (consoada). Agora consigo correr, graças a Allah, com velocidade. Todas as minhas dores desapareceram. O método único que encontrei para agradecer a Allah pelas Suas dádivas, foi ingressar no Islam depois de um convencimento total.”
Sulaiman termina dizendo:
“Devo muito ao jejum. Se vocês verem como recebo todo ano o mês abençoado de Ramadan a todo ano diriam que sou um jovem otimista e alegre e não um homem com mais de quarenta e cinco anos.”
Será que se pode jejuar por benefícios saudáveis apenas?
Apesar dos vários benefícios saudáveis que os cientistas descobriram e dos que não foram descobertos ainda, não é permitido ao muçulmano jejuar apenas com a intenção de auferir benefícios saudáveis. A intenção deve ser para a adoração a Allah, com o desejo de se aproximar d’Ele e de obedecê-Lo, glorificado e exaltado seja, porque Ele é Quem nos criou e sabe o que é benéfico para os nossos espíritos, nossos corpo, nossa religião e nosso mundo.
-- “Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Fonte: Zakaria Osman Tradução : Prof. Samir El Hayek
Que Allah SW possa incluí-los entre seus eleitos e bem feitores da humanidade.(Hajj Hamzah Abdullah Islam, o menor dos servos de Allah SW,