quarta-feira, maio 30, 2012

Crença nos Profetas

Rassul é o singular de Russul palavra derivada de Rissalah que significa mensagem, quem transmite a mensagem é chamado Rassul, Nabi é o singular de Ambiya, que vem de Nabuwat que é derivada de Naba que significa ‘’noticia importante’’. 

Nos termos da Chari'ah (Leis Islâmicas), quer dizer noticia importante que Deus revelou aos Seus servos favorecidos para eles transmitirem às pessoas, estes servos chamam-se Ambiya. 

Russul e Ambiya (plural de Rassul e Nabi) são seres humanos e servos piedoso de Deus, escolhidos por Deus para transmitir as Suas palavras, explicarem as pessoas porque é que existem para onde irão após a morte, para conduzirem a humanidade ao caminho da salvação a fim de viver em harmonia e paz aqui neste mundo e no outro. 

Eles são seres humanos, possuem todas as tendências e qualidades humanas, pois só assim serviriam de modelo para nós, o número exato dos Profetas e Mensageiros, só Deus é quem sabe. 

O Islam ordena aos muçulmanos, para crerem em todos os Enviados de Deus sem qualquer discriminação; afirmamos a nossa fé na piedade e veracidade deles. É inútil e sem nenhum beneficio acreditar sé em deus e não nos seus Mensageiros, tal o homem não pode ser considerado muçulmano e, por conseguinte não terá salvação, todos os Ambiyia e Russul são verdadeiros, e seres devotados a Deus. 

Deus protegeu-os da prática do pecado, portanto devemos acreditar na sua inocência, pois é, a razão pela qual Deus nos ordena tê-los como modelo exemplar a ser seguido. Apesar da grande diferença espiritual, moral e intelectual entre eles e nós, e apesar da sua relação especial com Deus, eles sempre foram seres humanos, servos de Deus, pois procriam e são procriados, eles comem, bebem e andam pelas praças, eles dormem e morrem. 

‘’Antes de ti jamais enviamos mensageiros que não comessem os mesmo alimentos e caminhassem pelas ruas, e fizemos alguns, dentre vós, tentarem os outros. Acaso (ó fiéis), sereis perseverantes? Eis que o teu Senhor é Onividente.’’ (Alcorão Sagrado 25:20) 

‘’Jamais concedemos a imortalidade a ser humano algum anterior a ti. Porventura, se tu morresses, seriam eles imortais?’’ (Alcorão Sagrado 21:34) 

A missão deles foi apenas a de transmitir as pessoas à palavra de Deus, e nem são de forma alguma responsáveis pelas ações praticadas pelas pessoas, depois deles as terem transmitido claramente a mensagem. 

Deus deu ao ser humano o poder de compreender a diferença entre a verdade e a falsidade e deu-lhe também a habilidade e inteligência para aceitar ou rejeitar a verdade por livre vontade. 

Será nessa base que o Homem vai ser recompensado ou castigado, embora o Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) ardentemente desejasse, que todos no mundo aceitassem e aderissem a verdade adquirindo assim a salvação, contudo o Alcorão Sagrado; diz que isso não estava nas suas mãos, ele nem podia guiar a quem ele amasse. 

O primeiro Profeta foi Adão e o último foi Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre eles). Os Profetas antes de Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele); eram enviados para uma comunidade definida. 

Inclusivamente Jesus (que a Paz esteja sobre ele) foi enviado somente para os judeus (às ovelhas perdidas de Israel). Como consta na Bíblia. 

‘’E ele respondendo disse: eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.’’ (Mateus 15:24) 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) foi enviado para toda a humanidade, assim como Deus diz no Alcorão: 

’Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vós; Seu é o reino dos céus e da terra. Não há mais divindades além d’Ele. Ele é Quem dá a vida e a morte! Crede, pois, em Deus e em Seu Mensageiro, o Profeta iletrado, que crê em Deus e nas Suas palavras; segui-o, para que vos encaminheis.’’ (Alcorão Sagrado 7:158) 

‘’Bendito seja Aquele que revelou o Discernimento ao Seu servo – para que fosse um admoestador da humanidade, o Qual possui o reino dos céus e da terra. Não teve filho algum, nem tampouco teve parceiro algum no reinado. E criou todas as coisas, e deu-lhes a devida proporção. Não obstante, eles adoram, em vez d’Ele, divindades que nada podem criar, posto que elas mesmas foram criadas. E não podem prejudicar nem beneficiar a si mesmas, e não dispõem da morte, nem da vida, nem da ressurreição. ‘’ (Alcorão Sagrado 25 1 ao 3) 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) trouxe uma orientação completa o chegou numa altura em que a mensagem, verdadeira de Deus transmitida pelos Profetas que o antecederam estava alterada e esquecida. 

Ele sofreu para que a verdade fosse conhecida, para o homem viver a vida de paz e obediência a Deus e conseguir a vitória na outra vida, após a morte. Ele veio como, uma benção para todos. O exemplo da sua vida é muito conhecido; e com muitos pormenores, e servirão para sempre de guia para a humanidade. 

O Nubuwah e Rissalah são dádivas de Deus, Ele escolhe a quem Ele quer para esse grande cargo, não podem ser adquiridos através de esforço, devoção e nem de sacrifício de alguém. 

‘’Deus escolhe os mensageiros, entre os anjos e entre os humanos, porque é Oniouvinte, Onividente.’’ (Alcorão Sagrado 22:75) 

Deus nunca retira esse cargo depois de o ter atribuído a alguém, pois o Seu conhecimento é Eterno, a Ele nada está oculto, e Ele conhece o futuro, o presente e o passado de cada um de nós. Por isso não é possível alguém ser escolhido para esse cargo e depois mais tardo vir a revelar-se ineficiente o incapaz. 

Deus realiza milagres, pelas mãos dos Profetas, para lhes servirem de apoio contra descrentes, o milagre realizado por um Profeta chama-se ‘’Mujizah’’, palavra derivada de ‘’Ijaz’’ que significa tornar alguém impotente, isto é, fora de poder de qualquer pessoa. Ao vê-lo uma pessoa fica convencida que é o fenômeno realizado através do poder Divino. 

Assim Mujizah são atos que ninguém os pode realizar. Por exemplo, Jesus ressuscitou os mortos pela ordem de Deus, O fenômeno da abertura do Mar Vermelho, por Moisés foi outro milagre e o Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) teve o seu maior milagre, que será eterno; o Alcorão Sagrado, dentre muitos outros. 

Cada Profeta teve o seu Mujizah para assim as pessoas os aceitassem como enviados de Deus, e o milagre realizado por um piedoso (Wali, plural Auliya) pela ordem de Deus chama-se Karámah. Wali é o muçulmano piedoso e justo, que evita o máximo possível o pecado e se por acaso comete algum pecado imediatamente volta-se para Deus e pede perdão com sinceridade. 

O Wali tem um grande amor por Deus e Seu Mensageiro, é pontual e sincero na sua adoração a Deus. Contudo um piedoso ‘’Wali’’, por mais devoto que seja nunca poderá atingir o grau de um Profeta e nem mesmo de um Sahabi, (companheiro do Profeta). 

Se um ato sobrenatural (milagre) for demonstrado por um Káfir ou por um muçulmano malvado, cuja vida não está em conformidade ao Chari'ah e a Sunnah, é chamado Istidraj, que vem da parte de Shaytan (Satã) designada para confundir as pessoas. O critério através do qual as pessoas podem com toda a facilidade distinguir o Karámah do Istidraj é o Chari'ah. 

Consta no Alcorão Sagrado que Deus enviou para cada nação um guia; Profeta. O número e os nomes de todos os Profetas, só Deus é que sabe, o Alcorão mencionou alguns, muitos deles inclusive mencionados na Bíblia. 

O Profeta Muhammad 

Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); cujo nome completo é: Muhammad Bin Abdullah Bin Abdul Mutalib Bin Hachim Bin Abd Manaf Bin Kussay.Foi escolhido por Deus para proferia para toda a humanidade a Sua Mensagem de Paz, isto é o Islam. 

Nasceu em 570 d.C, na cidade de Makkah (atual Arábia Saudita), foi-lhe confiado por Deus a Mensagem do islam quando tinha 40 anos de idade, a revelação que ele recebeu chama-se Alcorão, a leitura e recitação por excelência. 

Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); é o último Profeta de Deus para a humanidade, ele é o Mensageiro final de Deus. A sua Mensagem foi, e ainda é, dirigida aos cristãos, judeus e ao resto da humanidade. Ele foi enviado a esse povos religiosos para informar a respeito da verdadeira missão de Jesus, Moisés, Davi, Jacob, Isaac, Ismael e Abraão (que a Paz esteja sobre eles). 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); é o último de todos os Profetas e Mensageiros que o antecederam, o Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); com a revelação recebida de Deus, através do Anjo Gabriel, purificou as mensagens anteriores da adulteração que sofreram e completou a Mensagem de Deus para toda a humanidade, foi dotado por Deus do poder de esclarecer e de interpretar os ensinamentos do Alcorão. Que a Paz e Benção de Deus estejam sobre Ti, ó Mensageiro de Deus. 

Muhammad o Mensageiro do Islam 

O Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino mais sim um ser humano, contudo, ele é visto como um dos mais perfeitos entre os seres humanos, nascido em 570 d.C., em Makkah, numa das mais poderosas tribos da Arábia daquela época, a tribo Coraixita, o jovem Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); demonstrou excepcional virtude como um individuo de confiança a quem os membros das várias tribos convidavam para agir como árbitro das suas disputas. 

Os Primeiros Anos 

Nesse tempo os Árabes seguiam uma forma de idolatria, cada tribo conservando os seus ídolos na Kaaba, a estrutura cúbica construída originalmente por Abraão e seu filho Ismael (que a Paz esteja sobre eles) para celebrar a glória do Deus único. 

Mas a Mensagem Monoteísta de Abraão (que a Paz esteja sobre ele) foi esquecida por muito tempo entre a população da Península Arábica em geral. O jovem Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); contudo, foi um crente em um Só Deus toda a sua vida e nunca participou nas práticas idólatras das suas tribos. 

Anjo Gabriel 

Ao fazer 40 anos, durante um dos retiros que fazia habitualmente numa gruta no cimo da montanha fora de Makkah, Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); primeiro viu o arcanjo Gabriel que lhe revelou a Palavra de Deus, os cinco primeiros versículos da Sura Alcorânica "Al Alaq"; e anunciou que Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); seria o Mensageiro de Deus, para toda a humanidade. Nos 13 anos seguintes ele pregou a Palavra de Deus aos habitantes de Makkah, convidando-os a abandonar a idolatria e aceitar a Religião da Unicidade, o Islam. 

Poucos aceitaram o seu apelo, mas a maior parte dos habitantes de Makkah, especialmente aqueles da sua própria tribo, opuseram-se a ele violentamente, vendo na nova religião um perigo grave para a sua dominação econômica assim como social com base no seu controle da Kaaba. 

Mas o Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); continuou a apelar ao povo para o Islam e gradualmente um grande número de pessoas começou a aceitar a fé e a submeter-se aos seus ensinamentos. Face a esse resultado, a perseguição aos Muçulmanos aumentou até que o Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); foi forçado a enviar alguns dos seus companheiros à Abissínia onde foram protegidos por um rei Cristão. 

Os Primeiros Dias do Islam 

O período de Makkah foi também uma experiência espiritual intensa para o Profeta e seus nobres companheiros que formavam o núcleo da nova comunidade religiosa que em breve se alastraria pelo mundo. Foi durante este período que Deus ordenou que a Quiblah das orações fosse mudada de Jerusalém para Makkah. Até hoje Jerusalém mantém-se, ao lado de Makkah e Madina, como um dos lugares sagrados do Islam. 

Emigração (Hégira) 

Em 622 d.C. o Profeta recebeu instruções de Deus para emigrar para Yathrib, a cidade ao norte de Makkah. Ele seguiu a Ordem Divina e viajou com os seus seguidores em direção a essa cidade que daí para a frente ficou a chamar-se "Cidade do Profeta" (Madinat al-Nabi) ou simplesmente Madina. 

Este acontecimento foi tão importante que o Calendário Islâmico começa com esta Hégira, em Madina, o Profeta estabeleceu a primeira Comunidade Islâmica que serviu de modelo a todas as Comunidades Islâmicas posteriores. Muitas batalhas tiveram lugar contra os invasores de Makkah em que os Muçulmanos venceram grandes batalhas. Em pouco tempo as tribos começaram a converterem-se ao Islam e dentro de poucos anos a maior parte da Arábia abraçou a religião do Islam. 

Vitória em Makkah 

Após muitos esforços e eventualmente sucessivas vitórias, o Profeta regressou triunfantemente à Makkah onde o povo abraçou finalmente o Islam. Ele perdoou os seus inimigos iniciais e caminhou para a Kaaba, onde ordenou a seu companheiro e primo 'Ali ibn Talib (raa) para se juntar a ele na destruição de todos os ídolos. 

O Profeta reconstituiu o rito da Peregrinação conforme fundado por Abraão (que a Paz esteja sobre ele). Depois regressou a Madina e pouco tempo depois, fez outra Peregrinação a Makkah. Foi ao regressar da sua última Peregrinação que ele fez o seu sermão do Adeus. Repentinamente adoeceu e, após três dias, faleceu em 632 d.C., em Madina, onde foi enterrado no quarto da sua casa junto da primeira Mesquita do Islam. 

Sunnah (Prática) do Profeta 

As práticas e tradições (Sunnah) do Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); que incluem os seus dizeres (Ahadith), tomaram-se um guia para os Muçulmanos para compreensão do Alcorão e prática da sua religião. 

O próprio Alcorão declara que Deus escolheu no Profeta um exemplo para os Muçulmanos seguirem. Além desta emulação do Profeta em todos os seus aspectos da vida e pensamento, os dizeres foram compilados por vários intelectuais. Finalmente foram compilados em livros de Ahadith em que os autênticos foram separados dos espúrios. A Sunnah ficou sempre, após o Alcorão, como a segunda fonte de tudo o que é Islâmico. 

O Que é a Religião Islâmica 

De acordo com um famoso dizer do Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); o Islam consiste em cinco pilares: o testemunho de fé (Chahadah), que é testemunhar que ‘’La ilaha illa'Llah’’ (Não há outra divindade além Deus) e Muhammadur rasul Allah (Muhammad é o Mensageiro de Deus); as cinco orações diárias (as-salat) que os Muçulmanos fazem direcionadas para Kaaba na cidade de Makkah; o jejum (as-sawm) do amanhecer ao pôr do sol durante o mês do Ramadan; fazer a Peregrinação a Makkah (al-hajj) pelo menos uma vez na vida, se as condições financeiras e físicas de cada um o permitirem; e pagar uma taxa de 2,5% (zakat) sobre o capital de cada um e que é usada para as necessidades da Comunidade. 

Aos Muçulmanos é ordenado que exortem outros para praticar o bem e absterem-se de fazer o mal. A ética está no âmago dos ensinamentos do Islam e de todos os homens e mulheres espera-se que atuem em conformidade com ela. Como disse o Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele): 

"Nenhum de vós sereis crentes até que ameis os outros como a vós próprios”. 

O Iman (fé), de acordo com o Islam, significa ter fé em Deus, nos Seus Anjos, nos Seus Livros, nos Seus Mensageiros, no Dia do Julgamento Final e na determinação de Deus nos destinos da humanidade. É importante compreender que a definição do Iman, refere-se a Livros e Profetas no plural porque isso aponta diretamente para a universalidade das revelações e o respeito pelas outras religiões muito enfatizado no Alcorão. Há também um importante conceito, al-ishan ou virtude, que significa venerar a Deus como se O víssemos, sabendo que mesmo que não O vejamos Ele nos vê. 

A Lei Islâmica (Chari’ah) 

O Islam possui uma Lei Religiosa chamada al-Chari’ah que governa a vida dos Muçulmanos e que os Muçulmanos consideram ser Vontade de Deus. A Chari’ah está contida, em princípio, no Alcorão como elaborada e complementada pela Sunnah. 

Na base destes princípios das escolas de leis, que são seguidas pelos Muçulmanos até hoje, foram desenvolvidas cedo na história Islâmica. Esta Lei, enquanto enraizada nas fontes da Revelação do Islam, é um corpo vivo da Lei que alimenta as necessidades da sociedade Islâmica. 

As Leis Islâmicas são essencialmente preventivas e não são baseadas em punições severas exceto como última medida. A fé dos Muçulmanos obriga-os a respeitar os direitos dos outros e a Lei Islâmica é tal que previne as transgressões de terem lugar na maior parte das ocasiões. 

É por isso que as pessoas consideram as punições severas como sendo tão raramente necessárias de serem aplicadas. 

Os Califas Piedosos 

Após a morte do Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de deus estejam sobre ele); Abu Bakr (raa) governou durante dois anos para ser sucedido por Umar que foi Califa durante uma década, período em que o Islam se espalhou extensivamente para Leste e Oeste, conquistando o império Persa, a Síria e o Egito. 

Foi Umar (raa) que marchou a pé com o seu exército até Jerusalém e ordenou a proteção dos lugares Sagrados de Jesus (que a Paz esteja sobre ele). Fundou o primeiro tesouro público e uma administração financeira sofisticada. Estabeleceu muitas das práticas básicas do governo Islâmico. 

Umar (raa) foi sucedido por Uthman (raa) que governou cerca de doze anos, durante os quais a expansão Islâmica continuou. Ficou conhecido como o Califa que tinha o Texto definitivo do Nobre Alcorão, copiado e enviado aos quatro cantos do mundo Islâmico. 

Foi sucedido por Ali (raa) que é conhecido até agora pelos seus sermões e cartas eloqüentes, e também pela sua bravura. Com a sua morte, o governo dos Califas ‘’corretamente guiados’’ (Khulafa Rashidun), que mantinha um lugar especial de respeito nos corações dos Muçulmanos, chegou ao fim. 

Expansão do Islam 

Das cidades-oásis de Makkah e Madina no deserto Árabe, a Mensagem do Islam seguiu em frente com a rapidez impressionante. Meio século após a morte do Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); o Islam espalhou-se pelos três continentes. 

O Islam não é, como alguns imaginam no Ocidente, uma religião da espada, nem se espalhou por meio de guerras. Foi somente dentro da Arábia, onde uma crua forma de idolatria existia, que o Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); para defender o Islam e os próprios muçulmanos, foi forçado a utilizar a intervenção militar contra os incrédulos daquelas tribos que não só não o aceitaram, como também os perseguiram; enquanto que os Judeus o Cristãos não foram forçados a converterem-se. 

Fora da Arábia, nas vastas terras conquistadas pelos exércitos Muçulmanos, num curto espaço de tempo, as pessoas tornaram-se muçulmanas, também não pela força da espada mas sim pelo apelo da nova religião. Foi a fé num Só Deus e a ênfase sobre a Sua Misericórdia que trouxe um enorme número de pessoas para a religião do Islam. A nova religião não coagiu as pessoas a converterem-se porque: 

"Não há coerção na religião' (Alcorão Sagrado 2:256)

Muitas pessoas continuaram a ser Judias e Cristãs e até hoje importantes comunidades dos seguidores destas religiões são encontradas em terras Muçulmanas. 

Contudo, a expansão do Islam não foi limitada à sua miraculosa expansão inicial fora da Arábia. Durante os séculos seguintes os Turcos abraçaram o Islam pacificamente como o fez um grande número de pessoas no subcontinente Indiano e no mundo de expressão Malaia. 

Na África também, o Islam espalhou-se durante os últimos dois séculos mesmo sob o enorme poder dos governantes coloniais Europeus. Hoje o Islam continua a crescer não só na África mas também na Europa e na América. 

Religião Global 

O Islam é uma religião popular não importando qual a raça ou a origem. É por isso que a Civilização Islâmica é baseada na unidade que se mantém completamente contra qualquer discriminação ética ou racial. Foram tais grupos raciais e étnicos como os Árabes, os Persas, os Turcos, os Africanos, os Indianos e Malaios e mais os numerosos pequenos grupos que abraçaram o Islam que contribuíram para a construção da Civilização Islâmica. 

Mais ainda, o Islam não se opôs à aprendizagem das primeiras civilizações e à incorporação da sua ciência, instrução e cultura na sua própria visão mundial, desde que não se opusessem aos princípios do Islam. Cada grupo étnico ou racial que abraçou o Islam contribuiu para uma civilização Islâmica única à qual todos pertenciam. 

O sentido da irmandade era tão enfatizado que ultrapassou todos os laços locais de uma específica tribo, raça, ou língua todos se tornaram subservientes à irmandade universal do Islam. A civilização global assim criada pelo Islam permitiu aos povos de diversas origens étnicas trabalharem em conjunto na cultura das diversas artes e ciências. Embora a civilização fosse profundamente Islâmica, mesmo os não-Muçulmanos "Povos do Livro" participaram na atividade intelectual cujos frutos pertencem a todos. 

O clima científico era sugestivo pela presente situação na América onde cientistas, homens e mulheres aprenderam com toda as partes do mundo, sendo ativos no avanço do conhecimento que pertence a todos. A civilização global criada pelo Islam também teve sucesso na dinamização do espírito e do pensamento dos povos que aderiram à sua influência. 

Devido ao Islam os Árabes nômades tornaram-se portadores da chama da ciência e da instrução. Os Persas, que criaram uma grande civilização antes do advento do Islam, produziram muito mais ciência e aprendizagem no período Islâmico do que antes. O mesmo pode ser dito dos Turcos e outros povos que abraçaram o Islam. 

A religião do Islam foi, ela própria, responsável não só pela criação de uma civilização mundial na qual os povos de muitas origens étnicas diferentes participaram, como também teve um papel principal no desenvolvimento intelectual e cultural, num grau nunca visto antes. 

Durante cerca de oitocentos anos o Árabe manteve-se como a mais importante língua científica e intelectual do mundo. Durante os séculos seguintes ao despontar do Islam, as dinastias Muçulmanas, governando em várias partes do mundo Islâmico, testemunharam o florescimento da cultura e pensamentos Islâmicos. 

De fato, esta tradição de atividade intelectual teve o seu declínio somente no início dos tempos modernos como resultado do enfraquecimento da fé entre os Muçulmanos, combinada com a dominação externa. E hoje esta atividade começou de novo em muitas partes do mundo Islâmico, agora que os Muçulmanos tornaram a ganhar a sua independência política.

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“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

sábado, maio 26, 2012

Méritos do mês de Rajab

بسم الله الرّحمن الرّحيم
Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Todos os louvores são para Ele, o Senhor dos Mundos e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com Muhammad, seus companheiros e fiéis seguidores. Assalamo alaikum wa rahmatullahi wa barakatuh.
Pela misericórdia de Allah nós entramos no mês abençoado de Rajab. Rajab é um dos quatro meses sagrados. Destaca-se por si só, ao contrário dos outros três que são agrupados.
Foi narrado por Abu Bakra, raa, que ouviu do Mensageiro de Allah, saws: "o ano possui doze meses, dos quais quatro são sagrados. Três destes meses são consecutivos: Dhul Qadah, Dhul Hijjah e Muharram e Rajab, o quarto, vem entre Jumaada e Sha'ban" (Bukhari). Há também menção no Qur'an, suratat Taubah, ayah 36: "Para Allah o número dos meses é doze, como reza o Livro Sagrado, desde que Ele criou os céus e a Terra; e quatro deles são sagrados..."

O Profeta, saws, disse: "Rajab é mês de Allah, Sha'ban é meu mês, e o Ramadan é o mês da minha Ummah."(Narrado por Suyuti) O fato de que é o mês de Allah significa que é digno de adoração; e o próprio mensageiro de Allah, saws, costumava venerá-lo. Quando entrava este mês ele buscava suas bênçãos, dizendo:
اللَّهُمَّ بَارِكْ لَنَا في رَجَبٍ وَ شَعْبَانَ وَ بَلِّغْنا رَمَضَانَ

Oh Allah, abençoe-nos no Rajab e no Sha’ban e faça possível que a gente atinja o Ramadan!” (Narrado por Ahmad) .

Rajab é a chave para os meses de bondade que o seguem. Por essa razão, o imaam Abu Bakr al-Warraq disse: "no mês de Rajab você semeia as sementes, em Sha'ban você as irriga e no Ramadan você faz a colheita". Ele também disse: "Rajab é como um vento, Sha'ban é como uma nuvem e o Ramadan é como a chuva".

Rajab foi o mês em que os pais abençoados do profeta casaram-se e o mês no qual Sayyida Amina ficou grávida da melhor das criações de Allah, swt. A maioria dos estudiosos dizem que o Isra' (viagem noturna) e o Mi'raj (ascensão) aconteceram na noite de 27 de Rajab. Isso foi a noite em que o mensageiro de Allah, saws, recebeu a maior das graças que um servo de Allah já havia recebido.

Quando um dos eruditos piedosos ficou doente, ele disse: "Pedi Allah para atrasar a minha morte até o mês de Rajab porque ouvi dizer que aqueles que morrem neste mês são salvos do fogo". Allah atendeu sua súplica e ele morreu em Rajab.

Rajab, Mês de Istighfar
A melhor maneira de preparar o coração para receber os presentes divinos é purificação e arrependimento. Por esta razão os estudiosos dizem que Rajab é o mês da busca do perdão, considerando que Sha'ban é o mês em que Allah, swt, envia paz e bênçãos sobre o profeta e o Ramadan é o mês do Alcorão. Assim, é recomendável procurar muito perdão em Rajab.
رَبِّ اغْفِرْ لي وارْحَمْنِي وَتُبْ عَلَيَّ
Transliteração: "Rabbi ‘ghfir li w’ arhamni wa tub `alayya."
“Oh Allah, perdoa-me, tenha misericórdia de mim e aceite meu arrependimento.” (Narrado por Wahb bin Munnabih, quem disse que aquele que repetir esta du’a toda alvorada e crepúsculo, no mês de Rajab, o fogo não tocará sua pele)


Boas Ações em Rajab

A recompensa de nossas ações boas é multiplicada nos meses sagrados, por isso é recomendado fazer tantas boas ações quanto possível. O Mensageiro de Allah, saws, recomendou o jejum, pelo menos alguns dias em cada um dos meses sagrados. Alguns dos companheiros, entre eles Sayyiduna Umar e seu filho Abdullah e Sayyida A'isha, gostavam de fazer umrah (peregrinação menor) em Rajab.

Ao mesmo tempo más ações também são mais graves nos meses sagrados, assim, temos de fazer todos os esforços para evitar quaisquer atos ilegais.
 
Um mês sagrado é semelhante a um lugar sagrado. É recomendável se banhar e purificar antes de entrar o haram de Makkah e, enquanto se está ali, a pessoa é mais consciente do peso de suas ações. Da mesma forma com um mês sagrado - tentamos estar em um estado de pureza e mantê-la através da prática do bem e evitando o mal.
 
Que Allah nos abençoe em Rajab e Sha'ban e permita-nos alcançar o Ramadan. Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre aquele que nos orientou ao bem e nos advertiu a respeito de todos os males: Muhammad, nosso mestre e sua família, companheiros e todos aqueles que seguem a sua orientação até o fim dos tempos.
 
Fonte:http://conscientizacaoislamica.blogspot.com.br/2011/06/meritos-do-mes-de-rajab_06.html

quinta-feira, maio 24, 2012

OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PELO CUMPRIMENTO DA RELIGIÃO-Primeira Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK

A insatisfação, é uma das característica do ser humano. Está sempre a correr,procurando o seu sustento. Mesmo que Deus lhe dê o suficiente para viver com dignidade, procura amealhar mais e mais, esquecendo que a morte está sempre à espreita. Vive amargurado com os problemas que lhe afectam. Quando é contrariado, Irrita-se por tudo e por nada. Por um lado a insatisfação é salutar, porque obriga o ser humano a descobrir meios tecnológicos avançados para produzir mais riqueza. 

Mas a insatisfação desmedida, provoca uma sensação de vazio. Não tira proveito do muito que tem e não partilha a riqueza com os familiares e os necessitados. Quando o “clik” acontece, acorda, mas já é tarde, pois com a idade avançada, na prática, os seus bens já não lhe pertencem. Abu Huraira (Radiyalaho an-hu) referiu que alguém perguntou ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), qual a melhor caridade que merece maior recompensa. Ele respondeu: “É quando se entrega a caridade no gozo de plena saúde, com poucos meios e temendo a pobreza, mas com esperanças de enriquecer. Que não aconteça só na altura da morte, quando os bens já não lhe pertencem e diz: “isto é para fulano, aquilo para beltrano”, quando na realidade os bens já não lhe pertencem”. Bukhari e Muslim. Quando for acompanhado para a sua morada provisória, a sepultura, nada levará, senão um pano branco para lhe cobrir a nudez.

Outro seu semelhante, Waliulá, amigo de Deus, também é um trabalhador incansável. Produz riqueza e é justo no relacionamento com os familiares, com os empregados, clientes e fornecedores. Partilha a riqueza com os necessitados e recomenda os seus para a fraternidade. Tem tempo para o seus negócios e para a adoração a Deus. Está sempre agradecido a Deus pela prosperidade e pela tranquilidade Procura estar 24 horas ao serviço de Deus. e o seu negócio corre bem.

Ainda outro seu semelhante, também Waliulá, amigo de Deus, é trabalhador e justo no relacionamento com todos. Mas a sua vida particular, incluindo os seus negócios, não correm bem. 

Mas mesmo assim, é paciente e pede a ajuda a Deus, o Sustentador. Apesar de todos os dissabores da vida, continua cumpridor dos mandamentos de Deus. Sente-se aliviado quando dá com a mão direita o que a mão esquerda não sabe. Apresenta-se tranquilo, com paciência, pois acredita que tudo o que acontece, é porque Deus assim o determinou. Acredita no outro mundo, onde as aflições não existirão. Yahia Ibn Sinan (Radialahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “É admirável o caso do crente, pois tudo é bom para ele; e isto não ocorre com ninguém mais, a não ser com o crente. Se é objecto de um bem, dá graças a Deus e isto é um bem para ele; e se sofre alguma desgraça, se arma de paciência e isto também é um benefício para ele”. Muslim.

Ao cumprirmos com as orientações de Deus e do Seu Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), obteremos benefícios incontáveis, que nos trarão a paz espiritual e a felicidade terrena. “Obedecei a Deus e ao Mensageiro, para que possais obter a Misericórdia”. Cur’ane 3:132. Maulana Umar Palanpuri (Rahmatulahi Aleihi) (que llah tenha misericórdia dele e lhe conceda o paraíso), referiu seis dos milhares benefícios, que Allah Subhana Wataala concederá aqueles que forem cumpridores assíduos dos Seus Mandamentos: 1) A tranquilidade; 2) a vida pura; 3) a Baraka – a abundância: 4) o amor de outras pessoas; 5) a aceitação das preces e 6) o ficar conhecido entre os anjos.

O primeiro beneficio que será concedido, é a tranquilidade. O coração do crente não sentirá o vazio, pois estará sempre repleto de paz. Apresentar-se-á perante a família e a sociedade, com a modéstia, a piedade, a calma e a sobriedade. Está escrito no livro da sabedoria que na modéstia reside a sobriedade e a tranquilidade do espírito. Quando surgirem problemas materiais e espirituais, saberá ter a destreza e a paciência suficientes para superá-los. A fé do ser humano não é estável, sobe ou desce de acordo com o estado de espírito. Mas por obedecer a Deus e a Seu  mensageiro, o seu coração ficará tranquilo e em paz, aumentando a sua fé. “Foi Deus quem enviou tranquilidade (as-sakinah) nos corações dos crentes, para que possam acrescentar mais fé à sua fé…..”. Cur’ane 48:4.

Insha Allah continua no próximo Juma.

Ó Tu, mais Misericordioso dos que mostram a misericórdia, peço-Te que recompenses com o Paraíso, todos os piedosos que nos deixaram ensinamentos, nos quais inspiramo-nos para aumentar a nossa fé e o nosso carácter. Para Ti será o nosso retorno. Amin.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

24/05/2012

quarta-feira, maio 23, 2012

A L M A D I N A - O T E L E M Ó V E L

 Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 21.05.2012

 Há alguns anos atrás, todos nós conseguíamos viver o nosso dia a dia de forma tranquila e confortável, sem nenhum telemóvel. Muitos de entre , nem mesmo telefone fixo tinham em suas casas, mas viviam bem. Imagine-se o quão tranquilo se vivia.

Todavia, hoje os celulares tornaram-se parte do nosso adorno diário. Não nos imaginamos a sair de casa sem este pequeno instrumento, que para alguns adultos também se transformou em brinquedo.

Por um lado existem, sem dúvidas, os benefícios e as vantagens do celular, pois este avanço científico e tecnológico trouxe grandes vantagens, tornando a pessoa comunicável onde quer que esteja, desde que a rede de telefonia móvel estivesse disponível.

Contudo, não nos devemos esquecer que todos os avanços tecnológicos modernos arrastam consigo, tanto desafios como inconvenientes. Portanto, enquanto tiramos proveito dos seus aspectos positivos, também devemos estar atentos aos desafios e tentações que lhe são intrínsecos. Particular recomendação vai para os jovens, pois estes são vulneráveis a esse tipo de tentações. Paralelamente, os pais e os educadores devem prestar atenção a esses desafios e tentações.

 O telemóvel tem estado a exercer uma função algo insidiosa em muitos lares, quebrando muitos deles. Há, tanto esposas como esposos, que passam horas ao telemóvel, falando com estranhos do sexo oposto, entregues a actos de namoro ilícito, o que está a causar grandes problemas, e um clima de suspeição em muitas relações matrimoniais.

Infelizmente, muitos desses incidentes quando descobertos, conclui-se que o celular foi o veículo usado no desenvolvimento das relações ilícitas. Até mesmo as crianças menores estão-se tornando presas disso.

Hoje em dia qualquer pessoa tem acesso à Internet por via do celular. Assim o utente tema acesso a sites de pornografia e outros conteúdos imorais, fazendo do telemóvel um instrumento potencialmente perigoso nas mãos dos jovens.

Com as tecnologias modernas já se pode ver vídeo e televisão em minúsculos aparelhos celulares. Pode-se igualmente trocar fotografias entre pessoas do sexo oposto através do serviço MMS, tornando-se fácil o cometimento do adultério.

O telemóvel tornou-se numa forma gravosa de distracção para os estudantes, estando a afectar a progressão escolar até de muitos alunos dedicados.

Distrai igualmente as pessoas na sua relação para com Deus. Os que não observam o devido cuidado de desligar o celular durante o Swalaat (oração), a sua concentração fica afectada quando este desperta. Caso seja numa Mesquita ou numa Igreja, acaba distraindo igualmente os outros crentes que estão entregues a actos de adoração.
Os novos jogos contidos nos telemóveis, também devoram o precioso tempo de muita gente.

Há quem se entrega ao envio de dezenas, senão centenas de sms’s com anedotas e piadas a outras pessoas, gastando tanto dinheiro que facilmente podia sustentar uma família inteira de pobres. Esses são alguns dos desafios e tentações decorrentes do uso do celular.

Quer parecer que muita gente não tem noção dos males que advêm do uso incorrecto do telemóvel, males esses que incidem maioritariamente sobre os jovens, pelo que. devemos alertar os pais para que estejam atentos à forma como os seus filhos fazem uso dos celulares. Os pais devem monitorar de perto o uso de telemóveis por crianças na emissão de chamadas e sms’s, bem como no reenvio destas. Devem igualmente monitorar o acesso à Internet pelas crianças. Os professores devem observar cuidadosamente os seus alunos, e estabelecer uma política restritiva e firme no uso de telemóveis nas escolas, e estarem atentos e vigilantes antes que seja muito tarde.

As circunstâncias actuais exigem um grande senso de responsabilidade por parte dos pais nos cuidados a tomar com os seus rebanhos que são muito vulneráveis à voracidade dos “lobos” que livremente pululam por aí.

Mostrar indiferença nos cuidados que se devem prestar às nossas crianças, pode custar caro e pode trazer graves consequências cujos resultados nos são dados ver nos dias que correm.
Devemos falar sobre os males do uso incorrecto do telemóvel, e os pais devem lembrar permanentemente os seus filhos das graves consequências do seu uso incorrecto. A repetição periodica desta discussão em casa, decerto que se revelará benéfica.

É importante que envolvamos os jovens em actividades que sejam mais orientadas fisicamente, e procurar melhores alternativas para ocupá-los, incutindo neles a ideia de que há coisas mais vantajosas para eles, do que perderem o seu precioso tempo ocupados desnecessariamente com celulares ou Internet.

Devemos usar o celular dentro dos limites da licitude, e não permitir que este maniete o nosso estilo de vida de maneira que venha a afectar a nossa família e a vida social. Falhar a ligação ou o atendimento de uma chamada não é tão grave como falhar o objectivo da vida.

Quanto ao uso do telemóvel na Mesquita, o crente deve desligá-lo antes de entrar nela, pois é sinal de grande desrespeito um crente apresentar-se na casa de Deus com a única intenção de se entregar à adoração ao Rei dos Mundos – Deus – e mesmo assim querer manter-se ligado à criatura ao não desligar o seu celular, ou mantê-lo em silêncio.

Hoje quando vamos a uma reunião mundana, conferência, ou mesmo a um encontro com algum Director, Ministro, Juiz ou Presidente, desligamos o telefone, mas quão infelizes somos ao não o desligarmos quando nos dirigimos à casa do Rei dos reis, o Criador.

Nessa grande ocasião, quando estamos em diálogo privado com Deus, devemo-nos desligar totalmente de tudo e de todos, ligando-nos exclusivamente ao nosso Senhor, o Beneficente, o Criador – ALLAH!

Não desligar o telemóvel na Mesquita é mau, pois se durante a oração alguém ligar, tal provocará barulho, o que é absolutamente contrário à atitude que devemos observar no interior de qualquer que seja a Mesquita.

Se durante o Swalaat (oração) o telemóvel tocar, não se deve deixar que continue a tocar. Deve-se desligá-lo imediatamente com um simples movimento de uma mão, e se tal for difícil, então devem-se usar ambas as mãos para silenciá-lo. Isto aplica-se tanto àquele que ora de forma individual como ao que ora em congregação.  

sábado, maio 19, 2012

Mais alguns Sinais da chegada da Hora (Juízo Final)

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há condidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos voltamos a falar sobre os sinais maiores do fim do mundo ou a chegada da Hora, nosso assunto trata sobre Yajuju e Majuju(Gog e Magog) e o nascer do sol no oeste(poente).

O Mensageiro de Allah(SWT) disse que Yajuj e Majuj todos os dias perfuram a barreira, até que quase possam ver os raios de sol, então o líder deles diz: “vamos voltar e amanhã continuamos”, e quando voltam no outro dia Allah terá tapado a perfuração da barreira que estará mais forte que antes. E assim continuará até o momento que Allah determinou. Ai então o líder deles dirá: “vamos voltar e amanhã continuamos Insha Allah”. Dessa vez ele dirá Insha Allah, e conseguirão perfurar a barreira, com a permissão de Allah(SWT). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na surat AL ANBIA vers 96:`` Até ao instante em que for aberta a barreira do (povo de) Gog e Magog e todos se precipitarem por todas as colinas.` Quando libertados Yajuju e Majuju irão no lago de Tabaria, no qual beberam toda a água, e mataram e espalharam a morte em toda a Terra e morreram todos menos os que Issa (Jesus)filho de Maria que havia levado os fies para a montanha de Tur no Monte Sinai, para se protegerem de Yajuju e Majuju. Depois lançaram lanças para matar no seu e Allah(SWT), devolverá as lanças manchada de sangue iludindo Yajuju e Majuju, que pensaram que mataram também no céu, mas Allah (SWT) Louvado Seja irá descer algum tipo de doença sobre eles que irão comer toda a carne de seus ossos, serão coberto de furúnculos infecciosos que irão matá-los ... O cheiro de seus corpos quando eles morrerem com esta doença irá se espalhar por todo o mundo. Então é que Issa(Jesus) filho de Maria (R.A), com todos os outros muçulmanos que escondidos nas montanhas de TUR no deserto de Sinai, iram orar a Allah (SWT) Louvado Seja para salvá-los da doença e da morte. Em seguida, uma grande nuvem cobrirá o céu e Allah irá descer chuva que limpará a Terra da destruição de Yajuju e Majuju purificando-a e perfundo a Terra, e viveram em paz e harmonia por 40 anos, após esse período Allah(SWT) enviará um vento que limpará a Terra só permanecendo os incrédulos.

Abu Hurayara, que Allah esteja satisfeito com ele, disse que o Mensageiro de Allah(SAAW) disse: Ã Hora não vai acontecer até o Sol nascer a partir do oeste(poente), e se as pessoas acham que é seguro a partir deles, que embora nenhum beneficio de uma pessoa a acreditar que não eram eu já acreditava antes.`

Sobre isso que os primeiros sinais que o Sol irá nascer do oeste, marcará no ocidente grandes mudanças no sistema e no universo. O ser humano só estará em segurança até essa hora, pois após, fechará a porta do arrependimento não é aceito por Allah Todo o Poderoso esse arrependimento. O ser humano não deu valor para Louvar a Allah(SWT),antes quando existiam sinais para oracão e suplicas nas horas determinadas. Deixando-se abater pelo sono, fadiga e cansaço e depois de se arrepender chorar suplicar, pelo perdão de Allah(SWT), em vão pois se fecharam a porta do arrependimento.

Na surat AL RAHMAN vers 5 e 6, disse Allah(SWT): O sol e a lua giram (em suas órbitas). E as gramas e as árvores prostram-se em adoração. O que indica que tudo obedece a Allah Louvado Seja, O sol, a lua, e até a grama e as árvores O veneram. Tudo se prosterna diante Allah. Por que, então, os idolatras não fazem o mesmo? O SOL com sua grandeza, prostra, e o ser humano fraco é ingrato, injusto, e ignorante. O sol esta no seu devido lugar, não longe que congela tudo e perto queima tudo, esta no seu lugar perfeito, como tudo que Allah faz em sua medida perfeita. Disse Allah no Alcorão Sagrado na surat AL HAJ vers 18: `Não reparas, acaso, em que tudo quanto há nos céus e tudo quanto há na terra se prostra ante Allah? O sol, a lua, as estrelas, as montanhas, as árvores, os animais e muitos humanos? Porém, muitos merecem o castigo! E quem Allah afrontar não achará quem o honre, porque Allah faz o que Lhe apraz.` E na surat YASSIM vers 38 disse Allah(SWT): E o sol, que segue o seu curso até um local determinado. Tal é o decreto do Onisciente, Poderosíssimo`. Disse o Profeta Muhammad(SAAW): `A Hora não virá até o Sol nascer pelo poente, quando Ele se elevar e as pessoas virem, assim eles crerão, porém a única fé que terá valor,será daqueles que acreditaram antes. Devemos nos recordar sempre de Allah(SWT) com oração com TASBIR(ALLAH AKABAR, SUBAHANA ALLAH, RAMDULILLAH).
Salamo Aleikom.
Khutb do dia 18/05/2012 - Centro Islâmico de Brasília DF - Samir Yashan

quinta-feira, maio 17, 2012

OS PRIVILÉGIOS E AS RESPONSABILIDADES DOS ERUDITOS

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de   Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK 
Deus estabelece uma diferença entre aquele que tem conhecimentos e aquele que não os tem. “...Poderão equiparar-se os sábios com os ignorantes?” Cur’ane, 39:9.

O ser humano é aconselhado a procurar conhecimentos científicos, técnicos e religiosos, a fim de melhorar a sua sobrevivência e para os que se encontram ao seu cargo. Com conhecimentos, saberá distinguir o bem do mal. Os mais cultos e inteligentes, assumirão lugares importantes na sociedade. Os mais desfavorecidos, material e culturalmente, verão neles uma “tábua de salvação” para os seus problemas. O que estudou as leis religiosas, que possui uma riqueza espiritual e um bom carácter, terá também um lugar importante e respeitado perante a comunidade. A sociedade lhes concederá certos privilégios, próprios de pessoas eruditas. Os que sabem mais a recitação do Cur’ane, serão chamados para dirigirem as orações em congregação. Se houver igualdade nos conhecimentos, então será escolhido quem mais conhece as tradições proféticas e dentre eles, o de mais idade.

Aisha (Radiyalahu an-há), foi abordada por um pobre que lhe pediu caridade. Ela lhe um pedaço de pão. Em outra ocasião, foi abordada por homem bem vestido e de bons modos, pedindo também algo para comer. Ela o convidou a sentar-se e lhe deu de comer. Foi inquirida sobre a dualidade dos dois casos e ela respondeu: “O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Tratai as pessoas de acordo com as suas posições”. Abu Daoud.

Os que dominam conhecimentos, estarão na fila da frente, para prestarem contas perante o Criador. É pena que muitas vezes não o façam perante a sociedade e o mundo. Muitas vezes os conhecimentos são utilizados para obtenção de bens ilícitos, prejudicando os desfavorecidos. Responderão no dia do Julgamento Final, por tudo o que fizeram e também por aquilo que deviam ter feito. Cada um de nós, tem uma missão específica na vida, de acordo com as suas capacidades físicas e intelectuais.

“Cada um de nós é guardião, protetor e responsável por aqueles que se encontram ao nosso cargo”. Cada um de nós se assumirá, individualmente, pelos atos cometidos. Deus é Justo e ninguém sairá defraudado. “Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes e veda a obscenidade, o ilícito e a iniquidade. Ele vos exorta a que mediteis”. Cur’ane 16:90 .

Imaginem um responsável religioso duma comunidade, ou um governante de um país, que se desviam das suas obrigações. Apregoarão o que o Criador e as leis do país proibiram de praticar, mas eles próprios não cumprirão. Darão ênfase sobre a abstinência, mas não seguirão esse caminho. Bajularão os ricos, para obtenção de  bens terrenos. Ocuparão lugares de destaque nas assembleias, não para servir, mas para darem ares da sua arrogância. Venderão as suas integridades, a troco de favores dos poderosos. Ansiarão ser convidados para festas sumptuosas. Afastar-se-ão dos necessitados e dos pobres.

Ammar (Radiyalahu an hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quem tiver duas caras neste mundo, terá duas línguas de fogo no dia da Ressurreição”. 41-4855 Sunan Abudawud.

Pensando que ninguém os vê, praticarão actos infames. Mas esquecem de que o povo, mais cedo ou mais tarde, se interrogará: “Se os conhecedores das leis divinas e terrenas, podem praticar estes atos, porque nós não os podemos copiar?. Serão eles os mais criminosos dos homens, porque arrastarão consigo, para o mau caminho, um grande número da população. “Ó crentes, porque dizeis o que não fazeis? É muito odioso perante Deus, dizerdes o que não fazeis”. Cur’ane 61:2-3.

Há os que não se conformam com o que têm e com ambições desmedidas, anseiam ocupar lugares de destaque, sem qualquer preparação para o efeito. Para estes, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Por Deus, jamais designamos um posto de responsabilidades a quem o pedisse, ou demonstrasse mais anseio em consegui-lo”. Bukhari e Muslim. Quando o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) notava que alguém dos seus companheiros não detinha competência suficiente para comandar destinos de pessoas, aconselhava-o a nunca assumir cargos de responsabilidade, ou mesmo de tomar conta dos bens de um órfão (a fim de se livrar da ira de Deus). Muslim.

“No Dia da Ressurreição, Deus segurará toda a terra e o céu dobrado na Sua mão direita e dirá: “Eu Sou o Rei; onde estão os reis da terra?”. Bhukari 93:479 (Esta pergunta será dirigida aos governantes e a todos os que tiveram a responsabilidade de conduzir o destino das pessoas). “A opressão será uma escuridão no Dia da Ressurreição”. Bhukari 43:627. 

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41. 
"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. 
“Wa Áhiro da wuahum anil  hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Votos de um bom dia de Juma. Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá - 17/05/2012

quarta-feira, maio 16, 2012

A L M A D I N A - GRADTIDÃO (SHUKR)

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 14.05.2012
A gratidão é uma qualidade excelsa, pelo que todo o Ser Humano deve ser grato ao seu Criador, e reconhecer que todas as graças que recebemos vêm apenas da parte d’Ele, pois é só Ele Quem cria todo o bem, a beleza, a graça, assim como os meios através dos quais adquirimos tudo isso.

Uma vez ser Ele Quem exclusivamente determina, divide, cria e espalha entre nós toda a nossa provisão, como se de uma mesa celestial repleta se tratasse, só, e apenas Ele merece a nossa gratidão.

Atribuir a aquisição das graças por Ele concedidas a nós próprios ou a outros meios, na realidade é proclamar que Ele não é o nosso Criador e Provedor de todas as graças. É como dar uma grande gratificação (gorjeta) ao servente que põe perante nós uma mesa magnificente, ignorando o anfitrião que é responsável pela preparação dessa mesa. Tal atitude reflecte uma grande ignorância e ingratidão, assim como consta no Al-Qur’án, Cap. 3, Vers. 7:  “Eles só conhecem o aspecto superficial da vida mundana, mas acerca da Outra Vida, eles estão completamente negligentes”.
A verdadeira gratidão no coração da pessoa é manifestada através da convicção e reconhecimento de que todos os favores provêm de Deus, e em seguida organizar a sua vida em conformidade com isso.

O indivíduo só pode ser grato a Deus verbalmente e através da sua conduta no seu dia a dia, se pessoalmente estiver convencida, e se por livre vontade reconhecer que a sua existência, a sua vida, o seu corpo, a sua aparência física e todas as suas habilidades e realizações provêm de Deus.

É o que consta no Al-Qur’án, Cap. 31, Vers. 20:

Não vistes que Deus pôs ao vosso serviço tudo o que existe nos céus e tudo o que existe na terra; e completou e aperfeiçoou sobre vós os Seus favores visíveis (exteriores) e ocultos”?

E consta ainda no Cap. 14, Vers. 34:

“E além disso deu-vos tudo o que Lhe pedistes. Se tentardes contar os favores de Deus nunca conseguireis fazê-lo”.

A gratidão corporal é feita através do uso dos órgãos, das faculdades e habilidades para o objectivo para o qual eles foram criados, e ao cumprir os deveres dos actos de adoração.

A gratidão através do coração significa que a pessoa está convicta da verdade da fé. Ela está directamente relacionada a todos os aspectos da crença e da adoração.

Alguns versículos do Al-Qur’án apresentam o objectivo da criação, quando dizem:

Para que sejais gratos”. (Cap.2, Vers.52)

“Deus recompensará os que agradecem”. (Cap. 3, Vers. 144)

“Se fordes gratos (aos Meus favores), certamente dar-vos-ei mais (desses favores), mas se fordes ingratos, então, sabei que o Meu castigo é terrível”. (Cap.14, Vers. 7)


Portanto, Deus prometeu uma recompensa abundante aos que agradecem, e ameaçou os ingratos com um castigo terrível.

Embora a gratidão seja um acto religioso de grande importância, muito pouca gente de facto é grata, e tenta o seu melhor em cumprir com a sua obrigação de gratidão e viver uma vida em conformidade. Por isso Deus diz no Cap. 34, Vers. 13 do Al-Qur’án:

“Mas poucos são os Meus servos agradecidos”.

O Profeta Muhammad. S.A.W. que é a glória da Humanidade, herói incomparável de gratidão, chegava a ficar com as pernas inchadas devido ao facto de permanecer longas horas, à noite, entregue à prática prolongada de orações facultativas, tudo isso como forma de manifestar gratidão ao seu Senhor. Ele sempre foi grato à Deus, e recomendava aos seus discípulos a fazerem o mesmo. Todas as manhãs e todas as noites orava dizendo:

“Ó Deus! Ajuda-me a recordar-Te, a agradecer-Te e a adorar-Te da melhor forma possível”.

A pessoa pode ser grata por muitas coisas. Pode ser grata pela provisão, pela casa, pela família, pela riqueza, pela saúde, pela crença, pelo conhecimento acerca de Deus, etc., mas para tal, tem de reconhecer que tudo isso são favores que nos foram concedidos por Deus, pela Sua Graça, apesar da nossa incapacidade e inabilidade em conseguirmos satisfazer as nossas próprias necessidades.

Ter essa consciência ajuda-nos a agradecer e prestar louvores a Deus, por nos ter favorecido com essas graças que desfrutamos.

Toda a gente tem uma natural inclinação pelo elogio e pelo louvor ao bem e também ao que lhe faz bem. Mas para tal tem que ter noção da proveniência desse bem de que desfruta, pois por vezes esses favores podem erradamente ser atribuídos aos meios e às causas utilizadas na sua obtenção.

Por exemplo, se alguém nos pede boleia no nosso carro para ir à Matola, e depois de lhe fazermos chegar ao destino pretendido ele se puser a beijar o motor, os bancos, as rodas, o volante, etc., se lhe perguntarmos o que está a fazer e ele responder-nos que está a agradecer aos agregados do carro por o terem levado ao destino, naturalmente que ficaremos tentados a fazer troça e a ridicularizar as suas acções, pois se é para agradecer, tal deve ser feito ao dono do carro e não ao carro que é meramente um meio.

O Profeta Muhammad, S.A.W. diz: “Quem não é grato ao seu semelhante, não o é em relação a Deus”.

Usufruir das inúmeras graças de Deus e rejeitar a Sua existência, é a maior ingratidão que o Homem pode cometer.

sábado, maio 12, 2012

Dia das Mães

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

A comunidade muçulmana celebra o dia da mulher todos os dias e neste domingo celebraremos o dia das mães. Nestas datas e em todos os dias devemos nos recordar que a ligação da família deve ser sempre com o amor e harmonia.

Irmãos, as mulheres antigamente foram tratadas com crueldade por diferentes culturas, civilizações e religiões. O Islam devolveu para as mulheres todos os direitos que lhe foram retirados pelos homens, deu a liberdade e a dignificou. Elevou a posição da mulher na sociedade.

A honra, o respeito e a estima pela maternidade é outra característica do islamismo. Encontramos no Alcorão a importancia da gentileza para com o pai e a mãe sem distinção, após a adoração a Allah (SWT), todo Poderoso.

Allah (SWT) disse: Suratu Al-Isrã V 23 e 24 "E teu Senhor decretou que não adoreis senão a Ele; e decretou benevolência para com os pais. Se um deles ou ambos atingirem a velhice, junto de ti, não lhes digas: "Ufa", nem os maltrates, e dize-lhes dito nobre. E baixa a ambos a asa da humildade, por misercórdia. E dize: "Senhor meu! Tem misericórdia deles, como quando eles cuidaram de mim, enquanto pequenino."

A mulher muçulmana, assim como o homem, tem o dever e o direito de estudar e sempre procurar novos conhecimentos, assim ambos se aproximam de Allah (SWT) e a fé passa a ser uma fé consciente tanto na mente como no coração.

Abu Huraira narrou, que o Profeta Mohamed (SAAW) disse: ''O crente mais íntegro é aquele que demonstra melhor caráter e de melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher, e o que é melhor para com a sua mulher.''

A mulher é a primeira escola é com ela que aprendemos os princípios morais e as boas maneiras. A mãe sempre ensina seus filhos com sabedoria e virtude.

O lugar das mães é especial no Islam. Bukhari e Muslim relataram que um homem perguntou ao Profeta Mohamed (SAAW): "A quem deveria honrar mais?" o Profeta (SAAW) respondeu: "A tua mãe". "E quem vem depois?" perguntou o homem. O Profeta (SAAW) respondeu: " A tua mãe". "E quem vem depois?" perguntou o homem. O Profeta (SAAW) respondeu: "A tua mãe". "E que vem depois?", perguntou o homem. O Profeta (SAAW) respondeu: "Seu pai".

Allah (SWT) disse: Suratu Luqmãn V 14 "E recomendamos ao ser humanos a benevolência para com seus pais; a sua mãe carrega-o, com fraqueza sobre fraqueza, e sua desmama se dá aos dois anos; e dissemo-lhe:"Sê agradecido a Mim, e a teus pais. A Mim será o destino."

O carinho, a atenção, a preocupação e a dedicação de uma mãe não possuem valor financeiro, é incomparável e insubstituível. Uma mãe não espera que seu filho retribua o que fez por ele, porém todos os filhos devem reconhecer os favores e o amor único de suas mães. O Profeta (SAAW) disse: ''O paraíso encontra-se abaixo dos pés das mães''

Allah (SWT), o Altíssimo enviou ao Profeta Mohamed (SAAW) a mensagem sublime que terminou com as injustiças enfrentadas pelas mulheres e anunciou a igualdade entre mulher e homem perante Ele. E determinou que o homem deve ter responsabilidades para com a mulher, com o respeito, o bom relacionamento e o amor. Assim, a casa ficará em harmonia entre as pessoas e com Allah (SWT).

O Profeta (SAAW) disse: "Deus ordena-nos que tratemos as mulheres de uma forma nobre, pois que elas são nossas mães, filhas e tias."

Allah (SWT) promete castigo para as pessoas que fazem mal para as mulheres e que lhes retiram os direitos com agressões física ou moral. Certa vez, uma pergunta foi feita ao Profeta (SAAW): "Quais são os meus deveres para com a minha esposa?" O Profeta (SAAW) respondeu: "Alimente-a quando você se alimenta, vista-a quando você se veste. Nunca a bata no rosto, nunca a agrida nem a faça mal, nunca a abandones."

Allah (SWT),. O Altíssimo, disse no Livro Sagrado em mais de uma passagem o conceito na Suratu An-Nissa V 1" Ó homens! Temei a vosso Senhor, Que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher, e de ambos espalhou pela terra numerosos homens e mulheres. E temei a Allah (SWT), em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços consanguíneos. Por certo, Allah (SWT), de vós, é Observante."

A palavra mãe possui vários significados, um deles é o ato de engravidar e gerar os filhos, outro tem sentido de amor, carinho e compreensão que deve ter por seus filhos.

Mohamed (SAAW) disse: "É o generoso (em caráter) aquele que é bom para as mulheres, e é fraco aquele que as insulta".

Amados irmãos, devemos respeitar todas as pessoas, em especial as mulheres e nossas mães. Neste domingo, vamos agradecer a Allah (SWT) nossas mães, que Allah (SWT) nos proteja e nos guie sempre. Que sejamos sempre benevolentes para com nossos pais e mães durante toda a vida, em especial para os de idade mais avançada. E façamos preces por eles depois de sua morte.

Devemos honrar nossas mães que nos geraram e nos alimentaram com amor, carinho e atenção. Devemos homenagear nossas mães não apenas no dia das mães, mas em todos os dias, da manhã até a noite de cada dia.

Salam Aleikom - Khutb do Centro Islamico de Brasilia-11.05.2012 - Samir Yhasan

quinta-feira, maio 10, 2012

SURAT FUSSILAT (Detalhamentos)

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Nos séculos anteriores, os árabes eram referenciados por causa dos seus conhecimentos nas áreas da ciência, astronomia e literatura. Eram verdadeiros intelectuais, conhecedores e apreciadores da poesia. Também no tempo do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), existiam várias elites que falavam entre si duma forma eloquente, utilizando e abusando da poesia. No entanto, a maior parte deles adoravam ídolos, continuando com a tradição dos seus antepassados. Outros adoravam as estrela, o fogo e outros astros.

Nos primeiro anos da profecia, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) concentrou-se na divulgação do Deus Único, Invisível, ao contrário dos ídolos que eram talhados em madeira, ouro e outros metais. Encontrou uma grande oposição por parte de um grupo influente de quraishes (residentes de Maka), que o maltrataram e dificultaram a missão. Tudo faziam para frustrar o trabalho da divulgação. No entanto, estavam sempre curiosos, porque queriam saber de que matéria é feito o Deus que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) continuava a divulgar, apesar das perseguições de que era alvo.

Estavam eles furiosos porque viam uma grande quantidade de seus conterrâneos, entre eles Hazrat Hamza (Radiyalahu an-hu), renunciando à idolatria e seguindo exemplo do Profeta Ibrahim e o seu filho Ismael (Que a Paz de Deus esteja com eles). O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam e os novos crentes, sofriam represálias e muitos viram os seus bens usurpados.

Mas mesmo assim, mantinham firme a fé e continuavam a proclamar de que “Não há outra divindade, senão Deus”. E porque Deus nunca abandona as suas criaturas, consolou-os pelos vexames sofridos. O Melhor dos homens é aquele que pratica o bem, convida os outros a Deus e proclama com firmeza de que ele é muçulmano (submisso a Deus).

Certo dia, alguns chefes Quraiches estavam sentados na Mesquita sagrada de Maka e o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) encontrava-se separado deles, noutro canto da Mesquita.

Utbah Bin Rabi’ah, o sogro de Abu Sufyan, dirigiu-se aos seus colegas e disse-lhes: “Se vocês concordarem, eu vou falar com Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) e vou lhe colocar algumas propostas, na perspectiva de que ele aceite uma delas e assim ele nos possa deixar em paz”. Todos concordaram com a ideia. Assim, ele foi ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e lhe disse: “Meu sobrinho, você tem um estatuto muito elevado perante a sociedade, devido à sua descendência e do relacionamento familiar. No entanto, você colocou o povo uns contra os outros, criando divisões e considerando-os tolos. Você fala mal da nossa religião e dos nossos deuses, referindo-nos como pagãos. Agora oiça as minhas sugestões, talvez você aceite uma delas”. O Profeta (Salalahu Aleihi Wasssalam) aceitou ouvir o que ele tinha para dizer. Ele continuou: “Meu sobrinho, se você quer riqueza, nós lhe daremos o suficiente para torna-lo o homem mais rico entre nós; se você pretender tornar-se um homem importante, vamos fazer de si o nosso chefe e nunca iremos decidir qualquer questão sem a sua autorização; se você quer ser rei, vamos aceita-lo como nosso soberano; e se foi visitado por algum génio, do qual não se consegue livrar com o seu próprio poder, vamos procurar os melhores médicos para o tratarem, às nossas custas”.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) em resposta às propostas de Utbah Bin Rabi’ah, pronunciou Bissmilahir Rahmani Rahim e começou a recitar o Surat Fussilat (41º. Surat do Cur’ane):1- Há Mim. 2- (Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo. 3- É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Cur’ane árabe destinado a um povo sensato. 4- É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escuta-lo. 5- E afirmaram: os nossos corações estão insensíveis a isso a que nos incitas; os nossos ouvidos estão ensurdecidos e entre tu e nós, há uma barreira; faz, pois (por tua religião), que nós faremos (pela nossa)! 6- Diz-lhes: sou tão somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que vosso Deus é um Deus Único. Consagrai-vos, pois a Ele e implorai-Lhe perdão! E ai dos idolatras, 7- Que não pagam o zakat e renegam a outra vida! …..

Utbah, com as mãos atrás das costas ia ouvindo atentamente enquanto o Profeta continuava a recitar o Surat Fussilat. Quando chegou à sajdat, o Profeta prostrou-se a Deus, levantou-se a olhou para Utbah Bin Rabi’ah e disse-lhe: “Esta foi a minha resposta e você pode agir como entender”. Utbah retirou-se e foi ter com os restantes chefes quraiches que o aguardavam com curiosidade do desfecho do encontro. Viram um Utbah completamente diferente, com a fisionomia alterada e lhe perguntaram como decorreu o encontro. Respondeu de que ouviu algo que nunca tinha ouvido, não era poesia, não era feitiçaria e também não era magia. E disse-lhes: “O que eu ouvi ele recitar, vai acontecer. Ó chefes dos quraiches, deixem este homem em paz. Eu penso de que o que eu ouvi, vai produzir os seus efeitos…”. Os líderes ao ouvirem estas palavras, exclamaram: “Ó Utbah, ele te enfeitiçou!”. Respondeu: “Eu vos dei a minha opinião, Agora vocês podem agir como entenderem”.

Em algumas narrações, foi referido que quando o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) chegou a parte do Surat Fussilar que refere os povos de Ad e de Thamud: “Porem, se desdenharem, diz-lhes: advirto-vos da vinda de uma centelha, semelhante aquela enviada aos povos de Ad e Thamud. 15- O povo de Ad, ainda, ensoberbeceu-se iniquamente na terra…. 17- E orientamos o povo de Thamud; porém, preferiram a cegueira à orientação. E fulminou-os a centelha do castigo ignominioso…19- E no dia em que os adversários de Deus forem congregados, desfilarão em direcção ao fogo infernal”. Utbah ao ouvir estas palavras, colocou a sua mão na boca do Profeta e disse-lhe: “Por amor de Deus, chega, tenha misericórdia do teu povo. Depois justificou esta atitude perante os outros lideres quraiches, de que tudo o que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) diz, se cumpre e que estava com receio de um tormento se abater sobre eles.

O Cur’ane foi revelado aos árabes, em língua árabe. Era a língua que eles falavam e percebiam. No entanto os idolatras argumentavam de que o Cur’ane ao ser revelado em árabe, nada de novo trazia para eles, não havia milagre, porque o árabe é a língua materna deles.

Ainda argumentavam de que se a revelação fosse transmitida em linguagem eloquente e estrangeira, seria um milagre e uma revelação de Deus! Mas o Cur’ane foi apresentado na língua árabe para que todos pudessem compreender. Se a revelação fosse feita noutra língua qualquer e porque os seus corações estavam selados, diriam que seria muito estranho, os árabes receberem orientações numa língua estrangeira! Serão sempre desculpas, para não abandonarem os seus ídolos.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Façam o favor de ter um bom dia de Juma.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

11/05/2012

terça-feira, maio 08, 2012

A Conduta no Islamismo

Louvado seja Allah. Nós O louvamos, pedimos Sua ajuda e diretriz. Pedimos refúgio junto a Ele contra os malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações. A quem Allah encaminhar ninguém pode desviar e a quem desviar ninguém pode colocá-lo no caminho certo. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, nada é comparável a Ele, e nada é impossível para Ele. Ele é antigo, sem ter começo, perene, sem ter fim, nunca perece, e só acontece o que quer. Vivente, Subsistente, nada é igual a Ele e é o Oniouvinte, o Onividente. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro e preferido. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Prezados irmão, irmãs e crentes. Que Allah os abençoe.

Parte do mundo ocidental combate o Islam, sem saber que todo o bem reside nessa religião.

Hoje, vamos falar sobre a conduta do Islam, o seu relacionamento com os não muçulmanos.

1. O Islam e o Profeta Mohammad (S) deram garantias de segurança aos judeus quando da sua migração de Makka para Madina. Os judeus de Madina foram os que traíram o pacto que fizeram com Rassulullah (S) e tentaram matá-lo.

2. Omar Ibn Al Khattab (R), quando da conquista de Jerusalém, deu garantias de segurança aos cristãos sobre seus bens e igrejas. Ele não derramou uma só gota de sangue, não ofendeu a ninguém, mas foi misericordioso com todas as pessoas. Ele não praticou a oração na Igreja da Ressurreição, para que, mais tarde, os muçulmanos, alegando que ele havia orado naquele local, transformassem a igreja em mesquita.

3. Abu Ubaida Ibn Al Jarrah (R) era o comandante dos exércitos muçulmanos nas terras do Iraque. Ele enviou uma carta ao Omar Ibn Al Khattab (R) que era o califa na época, informando que um soldado do exército muçulmano havia dado garantias de segurança aos habitantes de uma aldeia no Iraque. Que ele deveria fazer?

Omar respondeu-lhe que a honra do indivíduo muçulmano é a mesma do comandante. Se ele deu garantias de segurança, o comandante deve também fazê-lo.

A segunda lição: Omar disse: “Não sereis considerados leais até comprovardes sê-lo.”

Assim é a conduta do Islam, os atos da civilização islâmica, atos, não meras palavras, como são as civilizações de hoje em dia, ou as regras da Organização das Nações Unidas.

4. A civilização Islâmica e a conduta do Islam são baseados em atos. O Profeta (S) disse: “Por Allah, se Fátima, filha de Mohammad, roubasse, eu cortaria a sua mão.”

5. Salaheddin al Aiubi (Saladino) ao ingressar em Jerusalém após uma ocupação cruzada por 80 anos aproximadamente, não derramou sangue de ninguém. Pelo contrário, enviou o seu médico particular com remédio para o tratamento de seu inimigo, Ricardo, Coração do Leão.

6. Na época de Omar Ibn Abdel Aziz (R) os muçulmanos conquistaram a cidade de Samarcand. O povo da cidade protestou e enviou a Omar Ibn Abdel Aziz que a conquista da cidade deveria ser anulada porque os muçulmanos não cumpriram o que o Profeta lhes havia ordenado fazer, ou seja, seguir uma das três coisas:

a) Convocação dos habitantes da cidade para o Islam;

b) Oferecer-lhes que paguem a jizia (taxa de proteção aos não muçulmanos que não tinham a obrigação de servir ao exército);

c) O combate.

Os muçulmanos haviam entrado na cidade repentinamente. Omar Ibn Abdel Aziz ordenou os soldados deixarem a cidade imediatamente.

7. O Islam é que diz: “Uma mulher adúltera recebeu o Paraíso porque havia dado de beber a um cão. Outra mulher recebeu o Inferno porque havia aprisionado uma gata.”

Essa religião que trata os animais com piedade, trata os seres humanos com piedade e perdão.

O Rassulullah (S) disse: “Quem deu garantias de segurança a uma pessoa e o matar, que o assassino não conte comigo, mesmo que o assassinado seja incrédulo.”

Esse é o Islam. É a religião da piedade e da paz.

É dever do muçulmano no Brasil convocar os nossos irmãos brasileiros para essa fabulosa religião, e devemos protegê-la. Os muçulmanos são combatidos em todo lugar, na Palestina (Os judeus querem apoderarem de suas terras a qualquer custo) , no Iraque ( Os americanos e aliados precisam do petróleo dos iraquianos) , no Líbano (para proteger Israel) no Afeganistão (Para que os americanos se esbaldem no Gás Natural daquele país) , na Síria (?). É nosso dever esclarecermos as pessoas a respeito da justa causa palestina, devemos ser solidários aos nossos irmãos palestinos até que a Palestina ressurja para a luz. E também as outras vítimas das grandes potências ( Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria).

Todos nós sabemos que a próxima grande crise mundial será em busca da água potável (Água Doce). O Brasil tem um terço da água doce do Planeta Terra. Quem pode nos garantir que não seremos às próximas vítimas desses infiéis que hoje aflige a vida dos nosso irmãos, puramente por interesses econômicos! No final dos anos 80 circulou noticias de que os alunos americanos estudavam em um livro de geografia, cujo o Mapa do Brasil não aparecia a Amazônia. Eu nunca vi esse livro, mas, recentemente esse assunto voltou a INTERNET. Verdade ou não, esse assunto já circulou como plataforma de campanha presidencial nos EUA e 2008 -"  que a amazônia não é do Brasil ele disse, num discurso dele que a amazônia pertence a humanidade e vão lutar para não deixar acabar com a amazônia" , e o pior é que um monte de ONGS estrangeiras estão infiltradas na Amazônia Brasileira.(Eliane Mazzitelli - Isle of Man - UK - http://www.amazonarium.com.br/blog/?p=91). Somos ou não somos uma vítima em potencial? Segundo especialistas a Amazônia detém 22%  da água doce do Planeta. 

Para defender nosso patrimônio maior vamos precisar nos mobilizar, todas as criaturas de Deus, e com a ajuda do mesmo criar um sistema de defesa eficiente. Para isso precisamos de uma comunidade que creem Deus, combate o ilícito, pratiquem o lícito! Será que nossos políticos estão nesse nível!

Peço a Allah que tenha piedade de nós e de nossos  filhos.

Vamos cuidar dos nossos filhos. Ensiná-los o Islam e o Alcorão. Iluminem os seus lares com a recordação de Allah Louvado Seja Ele! 

Que as paz e a graça de Allah estejam com o Profeta Mohammad. Amém.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

segunda-feira, maio 07, 2012

Tal-ha b. Ubaidullah al Tamimi - Outro Sahaba do Rassulollah

Bismillah!

Os coraixitas tinham caravanas de mercadorias que transitavam de Makka para a Síria. Numa dessas caravanas estava o herói da nossa estória, o Tal-ha b. Ubaidullah al Tamimi, que era um jovem com menos experiência que os outros mercadores. Isso não o impedia de competir com eles, sendo que sua sagacidade e intuição faziam com que os sobrepujasse, realizando as mais vantajosas transações.

Quando a caravana de que fazia parte chegou à cidade de Basra, na Síria, todos os mais velhos se apressaram para a praça do mercado, a fim de fazerem negócios. A área estava fervilhando de gente vinda de todos os lugares e, enquanto o Tal-ha estava vagando por ali, algo que mudou o curso da sua vida lhe aconteceu. Ademais, aquilo constituiu o antecedente dos eventos que iriam mudar o curso da história. A estória está preservada nos livros de história, nas palavras do próprio Tal-ha, e iremos permitir que a sua narração nos conte o que se passou.

A narrativa de Tal-ha b. Ubaidullah

Estávamos todos ocupados, na praça do mercado, quando vimos e ouvimos um monge que ia e vinha, conclamando:

“Ouvi, ó mercadores! Perguntai às pessoas aqui reunidas se há alguém que tenha vindo de Makka!”

Eu estava por perto; então eu fui até ele, e disse:

Eu sou de Makka.”

O Ahmad já apareceu para vós?” perguntou ele.

“Quem é Ahmad?” contrapus.

“O filho de Abdullah b. Abdul Muttalib (Profeta Muhammad SAAS). Este é o mês em que ele deverá apresentar-se, pois irá ser o derradeiro dos profetas. Ele irá aparecer no vosso país, na sagrada área em torno da Caaba. Depois irá migrar para a terra das rochas negras, com tufos de tamareiras, com um solo calcáreo do qual mina água. Não sejas um dos últimos a acreditar nele, meu jovem!”

A fala dele produziu um profundo efeito sobre mim, tanto que fui para os meus camelos, selei-os e, deixando a caravana para trás, toquei para Makka a toda brida. Ao chegar, perguntei para os meus familiares:

“Será que alguma coisa aconteceu em Makka, depois que eu parti?”

“Sim”, responderam, “apareceu um homem chamado Mohammad b. Abdullah, dizendo que é um profeta, e encontrou, como seguidor, o filho de Abu Quhafah.”

Estavam-se referindo ao Abu Bakr, a quem eu bem conhecia. Era um homem de maneiras gentis, agradável, amado por todos. Era ainda um mercador honesto e confiável. Éramos afeiçoados a ele, e gostávamos da sua companhia, por causa do seu grande conhecimento da nossa esfera tribal e nossa genealogia. Então eu fui ter com ele, e perguntei:

É verdade o que todos estão falando, que o Mohammad b. Abdullah declarou ser um profeta, e que tu acreditas nele?”
Abu Bakr respondeu afirmativamente, e contou-me todos os fatos relevantes. Inspirou em mim o desejo de me converter, como ele havia feito, então eu lhe contei acerca do monge de Basra. Ele ficou surpreendido, e propôs:

“Vamos até Mohammad, assim tu poderás contar a ele a tua estória. Tu poderás ouvir o que ele tem a dizer, e talvez irás juntar-te à religião de Deus.”

Fomos ter com Mohammad (SAAS), que me explicou o Islam e recitou para mim algo do Alcorão. Disse-me que a aceitação do Islam significava o preenchimento de tudo, neste mundo e no Outro. Deus abriu o meu coração para o Islam, e eu contei ao Profeta (SAAS) sobre o monge de Basra. Ele ficou visivelmente prazeroso.

Depois daquilo, eu pronunciei perante ele o testemunho de que não há outra divindade além de Deus, e que Mohammad é o Seu Mensageiro. Fui o quarto indivíduo a ser convertido pelas mãos de Abu Bakr.

Fim da narrativa de Tal-ha

O Coraix ficou estupefacto com a notícia da conversão daquele jovem da sua tribo. A que ficou mais entristecida foi a sua mãe, pois tinha ambições de que ele viesse a aer o líder da sua tribo por causa das nobres virtudes e do bom caráter dele. Todos empenharam-se em fazer com que ele renegasse a sua religião, mas ele permaneceu firme como uma montanha, inabalável com a insistência deles. Quando se desesperançaram de convencê-lo por medidas amigáveis, recorreram à perseguição e tortura. O Massud b. Kharash narrou:

“Eu estava a caminhar entre Al Saffa e Al Marwa(Al Saffa e Al Marwa – são dois montes perto da Caaba, em Makka. O caminhar entre eles faz parte do ritual dos peregrinos) quando vi uma grande multidão de pessoas a seguirem um jovem cujas mãos haviam sido amarradas ao seu pescoço. As pessoas estavam a persegui-lo, empurrando-o e golpeando-o na cabeça. Atrás, estava uma velha que gritava anátemas a ele. Perguntei a alguém da turba quem era o jovem, e foi-me dito:

“‘É o Tal-ha b. Ubaidullah; ele abandonou a sua velha religião, e está a seguir àquele rapaz do clã dos Banu Háchim.’

“‘E quem é aquela velha que o está seguindo?’ perguntei.

“‘É a Sabah b. al Hadrami, a mãe do jovem’, o homem respondeu.”

A coisas pioraram para o Tal-ha, para o homem conhecido como “o leão do Coraix”. Um homem por nome Nawfal b. Khuwailid amarrou-o por completo. Depois amarrou também o Abu Bakr junto com ele. Então ele os entregou para a ralé da tribo para serem cruelmente torturados. Por causa daquele incidente, o Tal-ha b. Ubaidullah e o Abu Bakr passaram a ser conhecidos como “os atados juntos”.

O tempo passou, os eventos tiveram lugar, um após outro e, com o passar do tempo, o Tal-ha b. Ubaidullah amadureceu. O seu sacrifício pela causa de Deus e do Seu Profeta se tornou mais e mais intenso, e a sua generosidade para com a sua religião e seus camaradas muçulmanos cresceu em ardor, tanto que o Profeta (SAAS) o cognominou “o mátir vivo”. Cada um desses cognomes tem uma bela estória por trás dele.

A estória por trás de o Tal-ha ter-se chamado “o mártir vivo” corporalizou-se durante a batalha de Uhud. Os muçulmanos haviam abandonado o campo de batalha, deixando o Profeta (SAAS) com apenas onze homens dos Ansar, mais o Tal-ha b. Ubaidullah, que era dos Muhajirun. O profeta (SAAS) e seus doze apoiadores estavam-se retirando montanha acima, perseguidos por um bando de pagãos que queriam matar ao Profeta; este (SAAS) disse para os seus apoiadores:

“Aquele que conseguir afugentar esses indivíduos irá ser meu companheiro no Paraíso.”

“Eu conseguirei, ó Mensageiro de Deus”, voluntariou-se o Tal-ha.

“Não, tu ficas onde estás”, disse o Profeta (SAAS).

“Eu conseguirei, ó Mensageiro de Deus”, sugeriu um dos Ansar.
“Tu podes ir”, disse o Profeta (SAAS). O homem dos Ansar deteve os inimigos, enquanto o Profeta (SAAS) e os outros se retiravam para mais acima. Logo que o homem foi morto, e os pagãos reiniciaram sua perseguição ao Profeta, este (SAAS) disse:

“Qual o homem que os pode deter?”
“Eu posso, ó Mensageiro de Deus”, voluntariou-se mais uma vez o Tal-ha. O Profeta mais uma vez recusou, e permitiu que um dos Ansar, que também se voluntariara, fosse. Logo ele teve a mesma sina do primeiro homem, e os pagãos continuaram a perseguir o Profeta (SAAS). Aquilo aconteceu repetidamente, até que os onze homens dos Ansar haviam morrido como mártires, e apenas o Tal-ha permanecia com o Profeta (SAAS). Naquela altura, o Profeta (SAAS) deu permissão para que o Tal-ha tentasse conter o inimigo. Momentos antes, o Profeta (SAAS) havia sido ferido; sua testa fora aberta, seu lábio cortado, e um dos seus dentes fora quebrado. O sangue lhe cobria o rosto, e ele estava exausto.

Então o Tal-ha saiu ao encalço dos perseguidores, atacando-os e repelindo-os. Depois voltou para junto do Profeta (SAAS), ajudou-o subir mais para cima, e o fez sentar num local abrigado, e saiu para atacar os pagãos mais uma vez. Fazia aquilo repetidamente, até que escurraçou completamente os inimigos.

Naquele momento, Abu Bakr e Abu Ubaida b. al Jarrah se encontravam em algum outro lugar, no campo de batalha. Eles se dirigiram para o local em que o Profeta (SAAS) estava, com a intenção de lhe atender os ferimentos, mas ele lhes disse:

“Deixai-me e ide ter com o vosso amigo”, referindo-se ao Tal-ha. Eles foram, e o encontraram coberto de sangue. Ele tinha mais de setenta ferimentos causados pelas espadas, lanças e flechas dos inimigos. Perdera u’a mão, e havia caído, inconsciente, numa vala. Depois daquilo, o Profeta (SAAS) passou a dizer:

Se alguém quiser ver um homem que ainda anda, após ter enfrentado a morte, que olhe para o Tal-ha b. Ubaidullah!”
E sempre que alguém mencionava a batalha de Uhud para o Abu Bakr, ele dizia:

“Foi o Tal-ha b. Ubaidullah quem salvou o dia!”

Esta é a estória de como ao Tal-ha foi dado o nome de “o mártir vivo”. As estórias de como ele foi cognominado Tal-ha, o Generoso, e Tal-ha, o Benévolo, são incontáveis.

Ele era um abastado mercador, com um negócio florescente. Um dia, ele recebeu os lucros das transações, em Hadhramawt, que perfaziam o total de setecentos mil dirhans. Ele passou aquela noite num estado lastimável. Sua esposa, a Umm Kulçum b. Abi Bakr, foi ao quarto dele, e perguntou:

“Qual o problema, ó Abu Muhammad? Será que fiz algo que te desagradasse?”

“Não”, ele respondeu, “tu és a melhor esposa que um muçulmano pode desejar. É que eu comecei a imaginar, esta tarde, e argumentei comigo mesmo:

“‘O que pode um homem esperar do seu Senhor, se ele dorme com todo esse dinheiro na sua casa?”
E por que isso te causa pesar?” ela perguntou. “Será que não podes usá-lo para ajudar a tua família e os teus amigos necessitados? Pela manhã, poderás dividi-lo entre eles.”

“Que Deus tenha misericórdia de ti!” ele disse. “Tu és uma criatura com a qual Deus teve sucesso!”

Quando chegou a manhã, ele dividiu o dinheiro, colocou-o em saquinhos e vasilhas, e o distribuiu entre os necessitados dos Muhajirun e dos Ansar.

Há também uma estória conhecida acerca de um homem que foi ter com o Tal-ha necessitando abrigo e assistência para que pudesse completar a sua viagem. Ele lembrou ao Tal-ha de que eram primos distantes. Tal-ha disse:

“Esta é a primeira vez que alguém me diz seres tu um parente meu. Eu tenho um terreno pelo qual o Otman b. Affan me ofereceu trezentos mil. Se quiseres, podes pegá-lo para ti, ou poderás vendê-lo para mim, e dar-te-ei o dinheiro por ele.”

“Prefiro pegar o dinheiro”, disse o homem, assim o Tal-ha lho deu.

Tal-ha foi, na verdade, um homem de sorte, que mereceu aqueles belos nomes que lhe foram dados pelo Mensageiro de Deus (SAAS). Que Deus lhe conceda felicidade e lhe dê luz na Vida Futura!
"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد

Os Muçulmanos Amam Jesus!

Você que mora no sul do Brasil visite o site: www.islamboy.com.br
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