quarta-feira, dezembro 26, 2012

Empenho e força de vontade

Em nome de Deus Clemente e Misericordioso

Louvado seja Deus, Senhor do Universo. Oh! Criador tenha misericórdia de nossas fraquezas, elimine nossas dificuldades e solucione nossos problemas. Testemunhamos que não há divindade a não ser ALLAH. Rogamos a ELE que guarde nosso testemunho para o dia em que nem o dinheiro e nem os filhos terão valor algum.

ALLAH O SAPIENTÍSSIMO diz na Surata Hud 52. Ó povo meu, implorai o perdão de vosso Senhor e voltai-vos arrependidos para Ele, Que vós enviará do céu copiosa chuva e adicionará força a vossa força. Não vós afasteis, tornando-vos pecadores!

E testemunhamos que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre suas criaturas e é para ELE querido. O Profeta de Deus (SAAWS) disse: “Aquele que desejar ser o mais forte dentre as pessoas que então se entregue a Deus”.

Caros irmãos: O assunto é a necessidade do indivíduo e da sua comunidade à força de vontade. Pois o indivíduo na sua vida apresenta largos sonhos, propósitos próximos e outros distantes; porém para alcança-los tem que atravessar um caminho longo, repleto de obstáculos e que apresenta diversos empecilhos e dificuldades. Algumas destas dificuldades são naturais e impostas por ALLAH e outras são impostas pela própria humanidade. Pois não é admirável que o homem permaneça toda a sua vida num esforço constante e ininterrupto para almejar tais sonhos e propósitos. Para percorrer este árduo caminho é necessário uma força que sirva como apoio para os momentos de fraquezas, uma força que forneça coragem no momento de medo e que funcione como guia nos momentos de desorientações.Tal força não é encontrada a não ser na sombra da convicção da fé em Deus. E a Fé em Deus, por sua vez, fornece ao crente a Força de vontade e também a vontade de ter a força. Pois o Crente não solicita a não ser a benção Divina, não teme a não ser o castigo infernal e não se importa ou se abala a não ser pelo amor à Deus. Em verdade o crente é forte por si só; até mesmo se não estiver empunhando uma arma. É rico até mesmo se seu cofre não estiver repleto de pratarias e ouro e é confiante até mesmo se encontrar-se desprovido do apoio de seus familiares e companheiros. O Profeta Mohammad (SAAWS) relatou: “Se temerem fervorosamente a Deus as montanhas desabarão com poder de vossas preces”

A força do crente tem 05 fontes. *A primeira delas é crença em Deus porque Ele é o Altíssimo Ele é o Poderoso e o Prudentíssimo. E por tal motivo se a pessoa se entregar a Deus Ele o resguardará. 

ALLAH diz na Surata Alanfal 49. “Mas quem se entrega a Deus, saiba que Ele é Poderoso, Prudentíssimo”. E diz também na Surata AAL ‘Imran 160. “Se Deus vos secundar, ninguém poderá vencer-vos; por outra, se vos esquecer, quem, em vez d’Ele, vos ajudará? Que os fiéis se encomendem a Deus”. O fato de se entregar a Deus é fruto da Fé e não é uma rendição; pelo contrário entregar-se a Deus é uma ato de sabedoria e funciona como uma recarga espiritual que abastece o coração do crente com força para resistir às dificuldades e transpassar os obstáculos desta vida. No Alcorão Sagrado encontram-se várias passagens onde os mensageiros de Deus demonstraram sua fé em Deus ao enfrentarem seus povos para divulgar o que lhes foi revelado. O profeta Hud que a paz esteja com ele, enfrentou a ignorância e intolerância de seu povo como contam os seguintes versículos: Surata Hud 53. Responderam-lhe: Ó Hud, não tens apresentado nenhuma evidência, e jamais abandonaremos os nossos deuses pela tua palavra, nem em ti creremos. 54. Somente dizemos que algum dos nossos deuses te transtornou. Disse: Ponho Deus por testemunha, e testemunhai vós mesmos que estou isento de tudo quanto adorais. 55. Em vez d’Ele. Conspirai, pois, todos contra mim e não me poupeis. 56. Porque me encomendo a Deus, meu Senhor e vosso; sabei que não existe criatura que Ele não possa agarrar pelo topete. Meu Senhor esta na senda reta.

O profeta Ibrahim que a paz esteja com ele enfrentou a teimosia e a maldade de seu povo, como relatado na Surata Ibrahim 12. E que escusa teremos para não nos encomendarmos a Deus, sendo que Ele nos mostrou os nossos caminhos? Nós suportaremos as nossas injúrias, e que a Deus se encomendem os que n’Ele confiam!

**A segunda fonte de Força do crente é a sua convicção na verdade:

Pois o crente é forte por que carrega a verdadeira mensagem em seu coração. O crente completo não faz algo visando enteresses pessoais, nem algo para almejar suas necessidades mundanas. E a verdade é que realmente merece vencer e a falsidade é que realmente merece ser eliminada. Na surata Al Anbyá 18. ALLAH diz: “Qual! Arremessamos a verdade sobre a falsidade, o que a anula. Ei-la desvanecida. Ai de vós, pela falsidade que (Nos) descreveis!”. Surata Alisrá 81. Dize também: Chegou a verdade, e a falsidade desvaneceu-se, porque a falsidade é pouco durável. Rubeei Bin Amer foi enviado por Saad Bin Abi Wakkas ao capitão dos soldados persas Rustum na batalha de Alkadissyah. Ao adentrar o recinto Rubeei encontrou Rustum cercado de soldados, conselheiros e muitas riquezas de prata e ouro; mas com nada se importou. Rubeei montava seu cavalo de baixa estatura, vestia uma roupa de tecido grosso. Impressionado com tamanha audácia Rustum disse em tom de menos prezo: “Quem são e o que são vocês?” Rubeei respondeu firmemente: “Nós somos um povo enviado por Deus para transferir quem quiser da adoração das criaturas para adoração do Criador Único, e assim transferi-los do labirinto das religiões para a senda reta do Islam”. Surata Al Bákara 256. Não há imposição quanto a religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.

***A terceira fonte de força do crente é a convicção na eternidade após a morte: Para ilustrar mencionamos o relato de Saad Bin Muadh: Saad disse que Anas bin Annadir ausentou-se da batalha de Badr e jurou que se tivesse presente lutaria ao lado do profeta (SAAWS). E Anas na batalha de UHUD quando viu os arqueiros desobedeceram as ordens do Profeta (SAAWS) ao descerem da montanha, abrindo assim a retaguarda dos muçulmanos, disse: Oh! ALLAH sou inocente do que aqueles idolatras fizeram com os crentes e sou inocente também do que fizeram os arqueiros ao desobedecerem o Profeta. E em seguida se atirou em combate aos incrédulos com muita coragem para defender os muçulmanos e o Profeta e alcançou o martírio durante a batalha. Foi reconhecido somente pela sua irmã através de uma marca de nascença que tinha em seu corpo. Ele recebeu mais de 70 golpes dos incrédulos ficando irreconhecível.

****A quarta fonte de força e a convicção na Pré-destinação; pois o muçulmano sabe que se uma tragédia acontecer em sua vida, esta só aconteceu com a permissão de ALLAH. Surata At Taubah 51. Dize: Jamais nos ocorrerá o que Deus não nos tiver predestinado! Ele é nosso Protetor. Que os fiéis se encomendem a Deus!

***** E a quinta e ultima fonte de força do crente é a convicção na irmandade no Islam. Para ilustrar a irmandade entre os muçulmamos lembramos o relato de Alnuman bin Bachir (RAA) que o mensageiro de Deus (SAAWS) disse: “O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo. Quando um membro se encontra indisposto, todo resto do corpo mostra sua debilidade e febre”.

Que ALLAH subhanahu wu taala nos conceda a força da Fé dos companheiros de seu mensageiro. Amin, ua Assalamu Alaikum.

-- 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

A mudança nasce do fundo da alma do temente

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH Ua Baraketuhu.

Em Nome de ALLAH Clemente e Misericordioso.

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. Rogo a ELE que guarde este testemunho para o dia em que nem o dinheiro e nem os filhos terão valor algum. ALLAH O ALTISSIMO disse na surat Az zumar: “ E voltai, contritos, ao vosso Senhor, e submetei-vos a ELE, antes que vos açoite o castigo, porque, então, não sereis socorridos.”

E testemunho que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; pois Mohammad (SAAWS) divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus.

Óh! Queridos do Profeta Mohammad (SAAWS) aqui estamos a nos despedir de mais um ano de nossas vidas. Bem aventurados são aqueles que se aproximaram de Seu Criador e lhes foi concedido o Seu perdão e misericórdia. Tristes, são aqueles que se afastaram das suas obrigações religiosas por motivos terrenos, negligenciaram as suas almas e não se esforçaram para se abastecer de boas ações pois encontravam-se em desespero na busca pela satisfação de suas necessidades mundanas. Buscaram esta vida ao invés da outra.

Algumas pessoas dizem: “Ano Novo! Vida Nova!”; e também dizem: “se Deus quiser quando passar esta correria de final de ano, vou virar a página, e começar uma outra nova”. Como se vida parasse após o ano novo para um recomeço. Caros irmãos de fé não se enganem e não se iludam com essas expressões falsas. Quem quer melhorar seu relacionamento com seu Criador não marca dia e nem hora para isso. A mudança nasce do fundo da alma do temente. E quem quer andar na senda reta adota o discernimento e a perseverança como duas poderosas armas para sua longa viagem até a outra vida. Este andarilho não se deixa enganar pelas situações que atravessar (natal, ano novo, férias...) Pelo contrário; ele faz bom proveito dessas ocasiões.

O crente é algo admirável!!! Pois tudo que lhe acontece é bom para ele. Se lhe acontecer uma benção ele agradece a seu Senhor e por tal ação ele será recompensado e se lhe acontecer alguma desgraça ele é paciente e por tal ação ele também será recompensado. Este tipo de pessoa é como uma semente boa, quer seja plantada em solo fértil ou não; fará brotar uma planta boa que se erguerá com muito esforço entre raízes e espinhos de plantas ruins em busca da luz do sol para se desenvolver; seu perfume encanta os que estão ao seu redor e seu fruto é bom e puro.

Caros irmãos; o dia passa, o ano passa e a vida passa, mas e nós como passamos o dia, o ano e nossa vida; este é o fato esta é a verdadeira questão. Não condicione a construção de sua vida a um desejo ou ilusão. Sua atual situação ou o seu estado presente é a sua realidade e deve ser a coluna mestre de suporte de seu futuro. O profeta Mohammad (SAAWS) relatou: ALLAH estende Sua mão na noite para aquele que praticou um erro durante o dia pedir perdão e estende Sua mão no dia para aquele que praticou um erro durante a noite pedir perdão.

E disse também num outro relato: O arrependido espera a misericórdia de ALLAH e o orgulhoso aguarda a Sua maldição. E não sejam pretensiosos quanto a misericórdia de ALLAH pois o inferno e o paraíso estão mais próximos de cada um de nós do que a sola de nossas sandálias. ALLAH diz na surat Azzalzalah:

1. Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á.

2. Quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á.

Caros irmãos: é normal após um dia de trabalho em seu escritório ou sua loja que a sua mesa e suas gavetas estarem desarrumadas e ou cheias de coisas ou folha desnecessárias. È comum também nossas casas serem reorganizadas diariamente. Fica aqui então, um convite para reorganizemos nossas vidas de acordo com a tradição do profeta e o alcorão. Vamos fazer um balanço de nossas vidas e nossas atitudes. Este balanço é necessário para acender ou manter acesa a luz da fé em nos corações. Pois é necessário policiar nossos atos e desejos para evitar que nossa alma se afunde nas correntezas e ondas da vida. E estas correntezas só podem ser atravessadas por um nadador ágil e perseverante em sua travessia. E saiba meu irmão que ALLAH te convoca diariamente para Seu perdão e para Sua misericórdia.

Al Cahf 28 - Sê paciente, juntamente com aqueles que pela manhã e à noite invocam seu Senhor, anelando contemplar Seu Rosto. Não negligencies os fiéis, desejando o encanto da vida terrena e não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações.

E profeta Mohammad relata que se a metade da noite passar ou dois terços dela; ALLAH apresenta-se com sua majestade e pergunta até o raiar da alvorada: Há alguém solicitando Minha graça para que o agracie, há alguém solicitando Meu perdão para que o perdoe. Num outro relato é mencionado que o momento em o crente pode estar mais próximo do seu Criador é durante a madrugada antes da alvorada.

Taha 82 - Somos Indulgentíssimo para com o fiel, arrependido, que pratica o bem e se encaminha.

Az Zumar 52.Porventura, ignoram que Ele prodigaliza ou restringe a Sua graça a quem Lhe apraz? Por certo que nisto há sinais para os crentes. 53.Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.- 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

O Caráter do Muçulmano - Parte I

Os Valores Morais
Os Pilares do Islam e os Valores Morais

Razões da Profecia - Perfeição da Moralidade
Shaikh Mohamad Al Ghazali
Tradução: Prof. Samir El Hayek

O Profeta Mohammad assim asseverou o propósito primordial de ele ter sido enviado a este mundo e o método de sua convocação aos povos:
"Eu foi enviado para o propósito único de aperfeiçoar a boa moral" (Narrado por Málik Ibn Anas na obra Al Mauthá).

Essa é a grande mensagem que deixou uma impressão indelével na história da vida. O Profeta (S) se empenhou incessantemente espalhar os seus raios e unificar dos povos sob sua influência. O propósito dela não é outro senão o de fortalecer o caráter moral dos povos, para que o mundo de beleza e perfeição possa ser percebido por eles de modo a que possam tentar alcançá-lo conscientemente e com saber.

O culto tornou-se compulsório no Islam, e foi feito um dos pilares básicos da fé. Entretanto, as formas islâmicas de adoração não são quaisquer exercícios místicos que ligam o homem a algum ser desconhecido e misterioso, nem submetem o homem a realizar atos ou outros movimentos sem sentido. 

Todas as formas compulsórias islâmicas de culto consistem de exercícios e treinamento que habilitem as pessoas à aquisição de uma moralidade e de hábitos corretos, e a viver virtuosamente, praticando tais virtudes permanentemente, independentemente de quaisquer mudanças que venham a ocorrer nas circunstâncias.

A Oração Impede que se Cometa o Mal

O culto é uma forma compulsória que é como um exercício ao qual o homem é atraído com interesse e vontade. Ele a oferece continuamente, para que a vida dele possa estar livre de todas as doenças e o corpo dele possa ser sadio e forte.

O Sagrado Alcorão e a Sunna (tradições) do Profeta são as provas claras destas realidades.
Quando ordenou que se instituíssem as orações compulsórias, Ele expressou a sábia conveniência disso da seguinte maneira:

"Observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito" (29ª:45).
São também realidades da oração o (desejo) de manter-se afastado do mal, da maldade, e de purificar-se (redimir-se) de males cometidos.

Em uma Tradição Autêntica (Hadice Qudsi) afirma-se
"Eu aceito as orações das pessoas que assumem por atitude a humildade ao pronunciá-las em face da Minha grandeza, que obsequiam as Minhas criaturas, que não persistem em pecar contra Mim, passam o dia Me invocando, e são bondosos para com os pobres, os viajantes, as viúvas, e os sofredores." (Hadice narrado pelo Bazzar)

O Zakat é um Meio de Purificação

O zakat foi imposto às pessoas escolhidas dentre os eleitos. Não se trata de um mero tributo recolhido dos bolsos do povo, pois seu propósito primordial é o de lançar as sementes da bondade, simpatia e benevolência, para proporcionar uma oportunidade de acesso entre os vários segmentos da sociedade, e para estabelecer (entre esses) uma relação de amor e de amizade.

O propósito em se pagar o zakat foi asseverado no Alcorão:
"Recebe, de seus bens, uma caridade que os purifique e os santifique" (9ª:103).

Para limpar-se das impurezas mundanas e elevar o padrão da sociedade ao ápice da decência e da pureza, a sabedoria oculta na arrecadação do zakat.

Por esta razão, o Profeta o entendeu no sentido mais lato, e recolher o zakat fez-se compulsório a todo muçulmano. Disse o Profeta:

"Sorrir no rosto de seu irmão é uma caridade. Praticar boas ações e impedir que outrem cometa o mal é uma caridade. Orientar uma pessoa impedindo que ela se perca, é uma caridade. Remover coisas incômodas tais como espinhos e ossos do caminho é uma caridade. Guiar uma pessoa que tenha visão defeituosa é uma caridade." (Bukhári)
O ambiente do deserto e da vida de beduíno ­– um ambiente que tem origem em querelas e lutas intestinas – este foi o ambiente em que os ensinamentos do Islam foram apresentados ao mundo, mostrando as metas e propósitos que esses ensinamentos tiveram, e mostrando aonde esses ensinamentos levaram os árabes a partir daquele ambiente obscuro e sinistro.

O Jejum é um passo na direção da virtuosidade

Também ao jejum, o Islam tornou compulsório. Mas ele não foi projetado para afastar os homens dos seus desejos carnais e outras coisas proibidas somente por um período pre-fixado. Disse o Profeta:
"O jejum não significa apenas abster-se de comer e beber, mas de manter-se afastado das coisas más e obscenos. Se durante o período de jejum alguém abusar de vós ou vos incitar a uma querela, digam-lhe: "Estou jejuando."

O Alcorão assim assevera o propósito da imposição do jejum:

"Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus." (2ª:183)

O Hajj e uma peregrinação obrigatória para reduzir o amor pelo que é terreno. Às vezes o homem pensa que viajar aos lugares sagrados e realizar (o rito da) peregrinação que foi feita compulsória a todo muçulmano rico, e que está incluída entre os pilares básicos do Islam, é meramente um ritual de adoração que não tem nenhuma relação com a esfera de moralidade e caráter. Este é um engano. 

Instruindo a respeito desse culto compulsório, Deus assevera:

"A peregrinação se realiza em meses determinados. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais, da perversidade e da polémica. Tudo o que fizerdes de bom Deus o saberá. Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção" (2ª:197).

Estas são, em linhas gerais, as formas de culto que são sobejamente conhecidas e geralmente praticadas no Islam, e que são seus pilares fundamentais. Elas nos mostram quão profunda é a relação existente entre a religião e a moralidade, e quão forte e duradoura é esta relação.

Como são diferentes entre si estas formas de culto, no seu espírito e sua aparência, mas como são estreitamente ligadas (uma as outras) no tocante à meta e propósito que constituem o principal objetivo proclamado pelo Profeta.

Portanto, a oração (salat), o jejum (saum), a contribuição (zakat) e a peregrinação (Hajj), e outras formas de adoração como estas, são degraus em direção à verdadeira perfeição, e são os meios para se alcançar a integridade e castidade que tornam a vida segura e magnífica. Em virtude dos elevados atributos e nobres qualidades que são parte inalienável e as consequências de tais formas de culto, foi-lhes dado um lugar de grande destaque e importância na religião de Deus.

Se tais formas de culto não purificam os corações dos homens, se elas não nutrem as melhores qualidades naqueles que as cumprem, e se elas não aprimoram e tornam sólida a relação entre Deus e os Seus servos, então não resta nada aos homens senão a destruição e a devastação.

"E quem comparecer como pecador, ante seu Senhor, merecerá o inferno, onde não poderá morrer nem viver. E aqueles que comparecerem ante Ele, sendo fiéis e tendo praticado o bem, obterão as mais elevadas dignidades; jardins do Éden, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente. Tal será a retribuição de quem se purifica" (20ª:74-76)*********************************************************

"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد

O caráter do Muçulmano - Parte 2

Bismillah!
A Fraqueza Moral

FRAQUEZA MORAL - PROVA DE FALTA DE FÉ

A fé sem moral é imperfeita

Shaikh Mohamad Al Ghazali
Tradução: Prof. Samir El Hayek

A fé é uma força tal que afasta os homens dos atributos baixos e dos atos vis, encorajando o homem no sentido dos atributos elevados e da moralidade honesta. Eis porque Deus, sempre que convocou seus servos à virtude, ou sempre que Ele quis que eles detestassem o mal, Ele sempre proclamou isso como requisito essencial da fé nos corações deles. Por exemplo, quando Ele, na Surata At-Taubah, ordena aos homens que sejam virtuosos e falem a verdade, Ele Se dirige a eles como "O crentes":
"Ó crentes! Temei a Deus e permanecei com os verazes" (9ª:ll9).

O Mensageiro de Deus explicou de maneira clara que quando a fé é sólida e a crença é firme, então se desenvolverá uma moralidade forte e duradoura, mas se o caráter moral é baixo, então também a fé se romperá.

O homem que, impudico e mal-educado, e que adota maus hábitos, sem se preocupar com os outros, é como a pessoa de quem o Profeta disse:
"A modéstia e a fé são gêmeas. Aquele que desiste de uma, perde também a outra."

Certa feita, o Profeta passava por um Ansari que censurava o irmão por sua impudica. O Profeta aconselhou-o a deixá-lo em paz, pois o recato era um ramo da fé.

O homem que perturba seu vizinho e o faz ter algum dano é chamado de cruel e empedernido pela religião. A esse respeito, a decisão do Profeta ´ esta:

"Por Deus, ele não pode ser um muçulmano; por Deus, ele não pode ser um muçulmano; por Deus, ele não pode ser um muçulmano." Perguntaram a ele: "Quem?" Ele respondeu: "Aquele de cujos maltratos não está livre o seu vizinho." (Bukhári)
O Profeta aconselha aos seus companheiros de se manterem longe de conversas fúteis, de atos maldosos, e de feitos insensatos.
"A pessoa que crê em Deus e na Outra Vida deveria falar sobre coisas boas ou então ficar calada." (Bukhári)
Desta maneira, por intermédio da verdade da fé e por meio da sua perfeição, são alimentadas e desenvolvidas as qualidades nobres, e são preservadas firmemente até que dêem frutos.

Fileiras Rompidas, Corações Entristecidos, Orações Insossas

Entretanto, encontrareis também pessoas tais que, se chamarão muçulmanas, mas serão indolentes na prática de orações, mas pousarão publicamente como se tivessem grande empenho em oferecê-las. Mas não se recusarão ao mesmo tempo, de agir de maneira que seja contrária aos requisitos da nobreza de caráter e da fé perfeita.
Tais pessoas foram admoestadas pelo Profeta, e a comunidade (umma) foi alertada para ter cuidado com tais pessoas.

O homem que comete o erro de cumprir as várias formas de culto sem compreender o significado delas, só pode ser um homem que não entendeu o espírito da adoração, ou foi incapaz de colocar-se à altura daquele padrão.

Freqüentemente, uma criança é capaz de copiar os movimentos das orações e até de repetir o que é recitado durante a prece. As vezes um ator será capaz de ofertar a oração com toda a humildade e concentração, e cumprir todos os ritos necessários.

Mas este tipo de movimento nem beneficia a fé nem corresponde ao seu propósito. Só existe uma maneira de oferecer as orações do modo melhor, ou de cumprir as outras formas do culto de modo que jamais resulte em consequências ruins, e esta é com elevado caráter moral. Qualquer pessoa que possua esse atributo, a oração dela é eficaz. Mas aquela que não possui esse atributo, sua adoração e inútil.

O Imame Ahmed narrou: "Certa pessoa perguntou ao Profeta: 'Ó Mensageiro de Deus! uma certa 
mulher, celebre pelas suas orações, jejum e suas muitas caridades, mas trata grosseiramente aos seus vizinhos, qual será o destino dela?' Ele respondeu que ela iria para o inferno. E então a pessoa perguntou: 'Ó Mensageiro de Deus! Uma outra mulher não é muito assídua em matéria de orações e do jejum; como caridade ela dá pedaços de queijo e não maltrata seus vizinhos.' Ele respondeu: 'Ela pertence ao Paraíso.'."

Essa resposta nos proporciona uma idéia clara do alto valor atribuído ao bom caráter. Ela também demonstra que a caridade é uma oração coletiva cujo benefício alcança (toda) a sociedade. Por esta razão, não cabe aqui nenhuma diminuição. Como o salat e o jejum parecem ser uma forma individual de culto, um ligeiro relaxamento em proporção mínima é permitido no tocante a não se ter muita cerimônia na preparação à realização deles.

O Profeta não respondeu a apenas uma pergunta acidental, mas explicou a relação entre a moralidade e a religião, demonstrou a forma correta de cultuar, e as formas básicas para se reformar e melhorar o mundo e obter a salvação no outro mundo.

O problema da moralidade era muito mais importante. Era necessário que ele guiasse seus seguidores quanto a isto constantemente. Ele tinha que persistir em dar a eles bons conselhos para que a importância destes se arraigasse nas mentes e no coração, e se tornasse claro que a fé, a bondade e a moralidade dependem uma da outra. Elas são interligadas uma com as outras e nada nem ninguém pode separá-las.

Quem é pobre?

Certo dia, o Profeta perguntou aos seus queridos companheiros se eles sabiam quem era pobre. Eles responderam que pobre era aquele que não tinha nenhum dirham ou dinar (dinheiro). Mas ele disse:
"Na minha comunidade (umma), o pobre é aquele que aparecer no Dia do Juízo Final diante de Deus, tendo oferecido preces, recolhido seu zakat, observado o jejum, mas que tivesse abusado de alguém, ou que houvesse acusado alguém falsamente ou tivesse cometido alguma apropriação indébita, ou que tivesse matado alguém, ou que tivesse agredido alguém. Todas as suas virtudes seriam creditadas às suas vítimas. E se as suas virtudes se esgotarem antes de cessarem as suas maldades, então os erros e pecados de suas vítimas seriam somados aos dele e ele seria atirado ao inferno." (Muslim)

Tal homem é realmente pobre. A condição dele é igual a do mercador que tem mercadorias no valor de mil rúpias mas deve duas mil. Como pode tal homem ser chamado de rico?

O homem (que se diz) devoto e oferece certas orações ou cumpre determinadas formas de culto, mas 
depois disso comete certos atos de maldade, comporta-se com grosseria com as pessoas, trata cruelmente a pessoas pobres e indefesas, como pode se chamar de virtuoso a tal homem?

O Profeta explicou isto citando um exemplo. Ele disse que o caráter de boa moral derrete os erros como a água (dilui o açúcar), já a imoralidade estraga a "folha corrida" do homem como o vinagre estraga o mel.

Para Identificar um Hipócrita

Quando a maldade é alimentada no âmago do ser, e a perda causada por ela se torna evidente, tornando maior o perigo, então aquele homem deixou para trás a sua religião, como aquele que fica nu ao despir suas roupas. Nessa altura, suas alegações de virtude ou profissão de fé seriam falsas. De que vale a virtude sem (estar apoiada em) uma boa moral? Como é possível que um homem pertença a Deus e ao mesmo tampo seja vitima da corrupção?

Esta relação entre a fé e a moralidade está claramente demonstrada nas tradições do Profeta:
"O homem que tem os três hábitos que descrevo em seguida, é um hipócrita, mesmo que ele observe o jejum, ofereça preces, cumpra a umra (peregrinação) e se diga muçulmano: quando ele fala, diz inverdades; quando faz promessas, não as cumpre; e quando se lhe confia algo, ele age com desonestidade." (Musslim)

Em outra tradição, ele disse:

"São três as marcas de um hipócrita: quando ele fala, diz inverdades, quando promete, não cumpre, e quando faz um trato mas o ludibria, mesmo que ele ofereça preces, observe o jejum e se diga um muçulmano."

E ele disse também:

"Existem quatro hábitos que sendo encontrados em alguém, dizem ser ele hipócrita completo. Se qualquer desses hábitos for encontrado em um homem, ele terá um costume de rompimento até que desista dele, e quando algo lhe for confiado ele agirá desonestamente, quando ele falar dirá mentiras, quando firmar contratos irá ludibriá-los e quando discutir, irá ofender." luzdoislam.com.br/
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"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد.

NATAL OU DIA DE FAMÍLIA?

Por: Sheikh Aminuddin Muhammad, aos 22 de Dezembro de 2009

Alguém me perguntou, esta semana, se os muçulmanos celebram ou não o Dia de Natal, e se o 25 de Dezembro tem para esta comunidade algum significado.

Respondi-lhe que nós, os muçulmanos, acreditamos no Messias, como sendo um dos grandes mensageiros de Deus, enviado para, com os seus ensinamentos, salvar a Humanidade. Mas quanto à celebrar a data do seu nascimento, aí temos algumas reservas.

Primeiro, porque os primeiros cristãos nunca comemoraram o Natal, não havendo nada que prove que os discípulos de Jesus do primeiro século comemorassem tal dia.

O livro “Sacred Origins of Profound Things” diz:

“Por dois séculos após o nascimento de Cristo, ninguém sabia, e pouco se importavam em saber exactamente, quando é que ele nasceu”.

A Enciclopédia World Book diz:

“Os primeiros cristãos consideravam ser um costume pagão celebrar a data de nascimento de qualquer pessoa”.

Segundo, além disso, não há provas de que Jesus tenha nascido no dia 25 de Dezembro.

Do ponto de vista histórico, os únicos documentos que assinalam com alguma garantia a presença de Jesus Cristo na Palestina há 2.000 anos, são os Evangelhos, e estes nada referem sobre o dia, mês e ano do seu nascimento.

O Evangelho de S. Lucas apresenta um relato cuidadosamente documentado, do nascimento de Jesus, quando diz que na noite em que ele nasceu, havia na região de Belém, pastores que estavam no campo e lá pernoitavam, guardando os seus rebanhos durante a noite.

E se tivermos em conta que o dia 25 de Dezembro é uma época de pleno Inverno, que na Palestina decorre de Novembro a Março, portanto, um Inverno rigoroso, com queda de neve e chuva, é difícil, senão impossível conceber que nessas condições houvesse pastores no campo, ao ar livre e à noite, cuidando dos seus rebanhos. Tanto os rebanhos como os respectivos pastores permanecem abrigados, dentro dos estábulos, protegendo-se assim do frio, da chuva e da neve.

Só no Verão do Médio Oriente, que ocorre a partir de Março, é que as condições climáticas começam a melhorar. Portanto, se havia pastores e suas ovelhas permanecendo ao ar livre e à noite, quando Jesus nasceu, é provável que tenha sido em qualquer outro mês do ano, e não no mês de Dezembro. Daí deduzimos que Jesus não nasceu em Dezembro, no Inverno.

Por isso mesmo, entre os teólogos e santos cristãos há várias datas de Natal. Uns, por exemplo, o Bispo João Clemente, da Alexandria, que foi um dos mais conhecidos prelados da Antiguidade, acha que o nascimento de Jesus se deu a 20 de Abril. Outros acham ter sido a 25 de Maio, etc.
A data de 25 de Dezembro não é citada em nenhum dos Evangelhos. A Enciclopédia Early Christianity diz:
“Não se sabe a data exata do nascimento de Jesus”.

Consta no “Our Sunday Visitors Catholic Encyclopaedia”:

“Há um consenso sobre o facto de Jesus não ter nascido no dia 25 de Dezembro”.

Segundo a narração al-qur’ânica, Jesus nasceu na época de tâmaras frescas, e no Médio Oriente, a maturação desta fruta só ocorre no Verão. Portanto, nunca pode ter sido em Dezembro.

Uma vez que não há nada que prove que Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro, fica de fora a questão de nós os muçulmanos, celebrarmos essa data. Por isso, para nós essa data não tem qualquer significado.

Porque é que então, o Natal é celebrado a 25 de Dezembro? Isso só a Igreja poderá responder.

A celebração de nascimento nunca foi promovida por nenhum profeta ou Livro de Deus, incluindo a Bíblia.

Os primeiros líderes da Igreja opunham-se veementemente a isso. Nos finais do ano 245 DC, o filósofo e padre da Igreja Africana – Origen – escreveu no seu livro intitulado “The American Book of Day”, que: “É pecado até mesmo contemplar a observância do dia do nascimento de Jesus, como se ele fosse um rei Faraó”.

A religião tem de ser preservada, assim como nos foi transmitida pelos profetas, e não devemos misturar religião com tradição.

Se permitirmos a mistura da religião com a tradição, poder-se-á chegar a um momento em que se tornará difícil distinguir aquela desta, o que causará uma grande confusão na mente das pessoas, pois as tradições variam em função das gentes, de países, de épocas, etc. A inovação na religião, desfigura-a.
-- 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

quinta-feira, dezembro 20, 2012

AS VIRTUDES DE DIZER OU ESCREVER SALALAHU ALEIHI WASSALAM- Primeira parte:

Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso)  JUMA MUBARAK!
Inna Laha wa mala-i-katahú yu-çalúna ãlá nabi-í. Yá a-yu-al lazina amanú sallú ãleihi wa sallimu taslíman. “Na verdade, Allah e os Seus anjos derramam bênçãos sobre o Profeta. Ó vós que credes! Pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação”. Cur’ane 33:56.

Deus demonstra elevada consideração e afeto pelo trabalho desenvolvido pelos Seus Profetas. São as Suas melhores criaturas, que vieram ao mundo para trazerem a mesma mensagem de Unicidade Divina (Lá ilaha illalah – Não há outra divindade senão Deus). “Glorificado seja o teu Senhor da Majestade, acima disso que Lhe atribuem. E a paz esteja com eles que foram enviados como mensageiros”. Cur’ane 37:180,181. Após a criação de Adam (Aleihi Salam), Adão, que a Paz de Deus esteja com ele, primeiro homem e primeiro Profeta, Deus ordenou aos anjos para se prostrarem perante ele, em sinal de respeito. O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão, que a Paz de Deus esteja com ele, também foi abençoado por Deus.

Para demonstrar à Sua criação, a importância do último dos Profetas, Deus refere no Cur’ane que Ele e os Seus anjos derramam bênçãos para Muhammad. Em seguida, “ordena” aos crentes, para também pedirem bênçãos para ele.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa que ouvir falar de mim, deve enviar Durud (bênçãos) e aquele que enviar um Durd para mim, uma vez, Allah conceder-lhe-á dez Duruds (misericórdias) e perdoar-lhe-á dez pecados e elevará dez graus para ele”. Ahmad e Nassai. Os nossos sábios recomendam-nos para pedirmos bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), nomeadamente durante o salat – orações (no tashahhud), durante o kutba (pelo imamo que está a dirigir o sermão), antes duma prece a Deus (quando pedimos perdão ou quando solicitamos qualquer outro alivio), depois do azan, ao entrar e sair das mesquitas, quando entramos nas casas (depois de saudarmos com Assalamo Aleikum), quando ouvirmos ou mencionarmos o nome dele e ao escrever alguma passagem onde o seu nome é mencionado. Às sextas-feiras, devemos incrementar o pedido de bênçãos.

Quando formos fazer Umra ou Haje, em Maka, devemos passar a maior parte do tempo fazendo Tawaf (circundar a Caaba). Quando se proporcionar a visita à cidade de Madina, onde se encontra sepultado o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), as nossas línguas deverão estar ocupadas a pedir bênçãos para ele.

Hazrat Ali (Radiyalláhu anhu) diz que Raçulullah (Sallalláho alaihi wa sallam) disse: “Avaro é aquele que ao ouvir meu nome, não me envia Durud.”(NASSAI).

Há várias formas de pedir bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Uma das mais simples é recitar “Allahuma Sallí ãlá Muhammadin wa ãlá áli Muhammadin”. É referido no Bukhari, 55:588, que as pessoas perguntaram ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), qual a melhor maneira de pedir bênçãos para ele.
Ele referiu o Durud-Ebrahim, que nós recitamos nas nossas orações, na posição de sentado (tashahhud). “Ó 


Allah derrame bênçãos sobre Muhammad e sobre a sua progénie (família), como derramastes bênçãos sobre Ibrahim (Abraão) e sua progénie. Ó Allah abençoa Muhammad e sua família como abençoaste Ibrafim e sua família, sem dúvida Tu ês Possuidor do Louvor e da Glória”. Ver anexo. 

As bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), podem ser pedidas junto à campa dele, porque ele as ouvirá. Segundo diversos hadices, os Profetas e Mensageiros (Aleihi Salam), encontram-se vivos nas suas campas e efectuam o salah.

As bênçãos também podem ser pedidas em qualquer lugar do mundo, pois os anjos se encarregarão de as transmitir. Hazrat Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: 

Aquele que envia bênçãos perto da minha campa, eu próprio o ouço e aquele que, de longe, me envia um
durud, me é transmitido”. Baihaqui e Mishkat.

Pedir bênçãos para o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), para além de cumprirmos com as ordens de Allah, demonstramos o amor e consideração que sentimos por ele.

“Aquele que sente amor por alguém, lembra-se constantemente dele”. No dia em que Deus levantar a humanidade para prestação de contas, os crentes ansiarão por estar mais perto do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Yahya relatou-me, que ouviu de Malik, este de Abu Zinad, este de Al-Araj e deste de Abu Huraira (Radyialahu anhu), de que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A todos os Profetas foram-lhe dadas suplicas (preces) e eu quero preservar o meu duá como intercessão, no outro mundo, pela minha comunidade”. Maliks Muwatta. 

Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No Dia do Julgamento Final, a pessoa que estará mais próxima de mim, será aquela que enviou mais Durud para mim.” Tirmizi. No dia da Ressurreição, a sede e a preocupação serão imensas.

“No Dia em que soar a trombeta e a segunda a seguir aquela, nesse Dia, os corações batem doridos enquanto os olhos se abaixam amargurados”. Cur’ane 79: 6 a 9.

No local da ressurreição, estará Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) para nos dar de beber a água de Khauçar, que nos acalmará a sede e os tormentos desse dia.

Segundo Abu Hurairah (Radiyalahu an-hu), o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O meu haud (reservatório) será muito largo, maior do que a distância que separa Ealah de Aden. Será mais branco do que o gelo e mais doce do que o mel com leite; os seus utensílios serão em maior número do que as estrelas. Eu afastarei as pessoas estranhas, da mesma maneira que são afastados os camelos estranhos ao haud (reservatório). As pessoas perguntaram: “Reconhecer-nos-ás nesse dia, ó Profeta de Deus?” Ele respondeu: “Sim, vós tereis um sinal que mais nenhum ummah (povo) possuirá.

Vireis ter comigo num estado tal que as vossas faces, mãos e pés brilharão devido aos feitos do wudu (ablução).” – Muslim e Mishkaat.

In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.  Cur’ane 14:41
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
19/12/2012

quinta-feira, dezembro 13, 2012

OS ÁRABES NO PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de  Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK.

Muito depois da morte dos Profetas Ibrahim e Ismail (Aleihi Salam) e antes da profecia de Muhammad (Salalhu Aleihi Wassalam), os Árabes e outros povos da região, adoravam ídolos, combatiam-se entre si e praticavam barbaridades, como por exemplo, o de enterrarem vivas as suas próprias filhas. Muitos deles eram pessoas desprovidas de sentimentos e as guerras entre as diversas tribos, prolongavam-se por longos anos. Quando se sentiam cansados dos combates, faziam tréguas, mas sempre aguardando uma nova oportunidade para voltarem à guerra. Muitas vezes os animais serviam de pretexto, pois bastava que um deles fosse beber numa fonte alheia, para despoletar uma nova batalha. Entre outros pecados os mais graves que praticavam eram: 
1) cometiam o shirk, associando os ídolos a Deus; 
2) o adultério era frequente entre eles; e 
3) matavam os seus próprios filhos, com receio de os sustentar.

Os Árabes de Maka, tinham o privilégio de ter a Caaba, que era visitada pelos peregrinos que tinham das aldeias vizinhas e também de outras localidades distantes. Os chefes coraixitas eram responsáveis pela segurança do local e providenciam água para os visitantes, muito escassa na altura. Antes de se reverterem ao monoteísmo, os Árabes adoravam diversos ídolos talhados em diversas matérias. A pureza da Caaba construída para adoração do Deus único, estava manchada com ídolos, que foram colocados ao longo dos séculos que passaram depois da reconstrução efectuada pelos Profetas Ibrahim e seu filho Ismail (Aleihi Salam). Os Árabes da altura sabiam que o Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) só adorou o Deus Único e que os costumes religiosos e os rituais da peregrinação à Caaba, faziam parte do seu legado. Os peregrinos quando chegavam a Maka, despiam as suas roupas porque as consideravam impuras e depois circundavam a Casa de Deus. Esta nudez foi depois proibida pelo Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), que instituiu o Ehram, duas peças de pano sem costuras, lembrando o dia do nosso nascimento e do nosso funeral, em que os crentes são embrulhados com simples tecidos brancos.

No entanto, apesar de serem idólatras, tinham em mente o conceito de Deus, criador de todas as coisas. Quando os ídolos não respondiam os seus anseios, retiravam as ofertas e falavam grosseiramente para eles! Quando se encontram em sérias dificuldades e porque os ídolos não lhes podiam socorrer, recorriam ao Criador. Quando lhes era perguntado quem criou a terra, os céus e tudo que existe no mundo, respondiam de que foi Deus. Nos seus corações, eles compreendiam o valor da verdadeira adoração a Deus, mas essa compreensão era coberta por uma cortina espessa de ignorância e pelos antigos costumes que passavam de pais para filhos. Mas então como conviviam com esta dualidade de critérios? Recordemos algumas passagens:

Abdul Muttalib, que viria a ser o avô do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), era o chefe dos coraixitas e da Caaba, quando se deu o incidente conhecido como “o ano dos elefantes”, que vem referido num breve capítulo do Cur’ane – Surat Al Fil – 105. Abraha, um governador do Yémen, que fazia parte do reino de Negus da Abissínia, estava insatisfeito por ver os Árabes continuarem a considerar a Caaba em Maka, como seu santuário desde o tempo do Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) e por serem donos e senhores do comércio da zona. Reuniu um grande exército com a finalidade de destruir a Caaba. Antes de entrar em Maka, enviou um pequeno exército de reconhecimento que roubou alguns pertences dos residentes, entre eles, 200 camelos de Abdul Muttalib. Os coraixitas reuniram-se sob a chefia de Abdul Muttalib e chegaram a conclusão de que não tinham capacidade para se defenderem de um exército tão poderoso e esquecendo os seus ídolos, dirigiram as suas preces ao Deus Único. Na presença de Abraha, Abdul Muttalib exigiu a devolução dos seus 200 camelos. Zangado, Abraha disse-lhe que pensava que estava na presença de um verdadeiro líder e que em vez de se preocupar com os seus animais, devia é preocupar-se com a defesa da Caaba. Respondeu Abdul Muttalib de que ele era o dono dos camelos e portanto responsável por cuidar deles, pelo que os mesmos lhe devem ser devolvidos. E quanto à Caaba, tem o seu próprio Dono, e Deus a irá defender. E assim aconteceu, Deus enviou um bando de pássaros, carregando cada um deles, 3 pedrinhas, que foram lançadas sobre o exército invasor. As pedrinhas causaram inúmeras baixas e a debandada dos sobreviventes. (Ver a passagem completa nas minhas mensagens  de 23 e 30/09/2010. Os coraixitas para salvar a Caaba, não invocaram os seus ídolos, mas sim a Deus.

Mais exemplos. Um Árabe que queria vingar a morte do seu pai, dirigiu-se ao templo do seu ídolo zul-khalasah, pedindo orientações para a vingança. O presságio que recebeu, é de que devia abandonar a sua intenção. Furioso, retirou as ofertas que tinha deixado e replicou violentamente com o ídolo, dizendo-lhe que se estivesse no lugar dele, com um pai assassinado, não diria uma coisa dessas. Outro Árabe, levou os seus camelos ao ídolo que tinha acabado de ser manchado de sangue dos sacrifícios. Os camelos ao verem o sangue, apavoraram-se e saíram correndo em todas as direcções. O dono, ao ver esta debandada, ficou furioso e começou a destruir o ídolo, atirando pedras e replicando: “Por Deus, eu tinha vindo para pedir bênçãos para os meus camelos e tu me privaste deles todos”. Os dois ídolos que foram colocados nos montes Safa e Marwa, contam eles de que eram seres humanos, um homem e uma mulher, que teriam cometido adultério dentro da Caaba e por isso Deus os castigou transformando-os em pedra.

Na época do Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele), os seus pais, familiares e todos os da localidade, eram idólatras e também seguiam e adoravam astros. Ainda pequeno, Deus iluminou Ibrahim (Que a Paz de Deus esteja com ele) e guio-o para o caminho do monoteísmo. No Cur’ane, é referido o diálogo entre o Profeta Ibrahim (Aleih Salam) e o pai, que adorava os ídolos por ele esculpidos: “Pai, porque adoras aquilo que não ouve nem vê e em nada te pode beneficiar? Pai, foi-me revelado algo de sabedoria que tu não recebeste. Segue-me pois, vou conduzir-te para o caminho recto.” 19:42,43.

Ele insistiu também com todos os outros, referindo que os ídolos nunca irão responder aos  seus anseios, pelo que deviam voltar-se para o monoteísmo. Mas as advertências não surtiram efeito. O povo convidou Ibrahim (Aleihi Salam) para participar nas festividades religiosas que iam ter lugar fora da localidade, onde iam participar todos, o povo, o rei, os religiosos e os astrólogos. Ele arranjou um pretexto para não ir e aproveitou a ausência deles para com um machado destruir todos os ídolos, com excepção do maior, junto do qual deixou ficar o machado. Quando regressaram, ficaram furiosos com a destruição, tendo chegado à conclusão de que o ídolo não tinha qualquer poder e só poderia ser um o responsável – Ibrahim (Aleihi Salam), o único que ficara na localidade. Foi então chamado na presença deles para ser julgado, começando com a pergunta óbvia se foi ele o causador da destruição. O que respondeu de que tinha sido o grande ídolo e deviam perguntar a ele. A resposta pronta dos líderes foi de que todos sabem que os ídolos não falam e que não faz sentido, dirigir-lhe qualquer pergunta. Então irónico, Ibrahim (Aleihi Salam) perguntou-lhes se sabiam que os ídolos não têm quaisquer poderes, porque teimavam em adorá-los? Foi assim considerado inimigo para ser julgado e punido. 
Façam o favor de ter um bom dia de Juma
Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá

quarta-feira, dezembro 12, 2012

Fitna (Divisão) Esse é um Sinal do Juízo Final

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado Seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos, um dos sinais, que antecipam a chegada do dia do Juízo Final a FITNA que é uma palavra árabe significa a disseminação da falsidade que causar um racha(uma divisão) entre os muçulmanos. Allah (SWT) diz no Alcorão o "Fitna é pior do que matar uma pessoa inocente" A Fitna faz os muçulmanos a lutarem entre si, cada grupo alegando estar no caminho certo, quando todos eles estão no caminho só de Deus Islã. FITNA é um engano usado por Al Shyitan (Satanás) para ver os muçulmanos se desviar da senda de ALLAH(SWT). Como não há muito que ele possa desviar-nos, vamos evitar o álcool, adultério, o jogo, e tudo o que ALLAH nos proíbe, esta é a única maneira que ele pode confundir os que lhe obedecem.
Originalmente o verbo se usa quando se fala de refinar um metal para distinguir o bem do mal, o ouro dos outros metais.

Abu Huraira RA narrou que o Profeta SAAW disse sobre a chegada deste sinal:
“Comecem e a fazer as bondades, antes da chegada das maldades que vão ser como partes da noite escura, (fica difícil distinguir o bem do mal) e que a pessoa amanheça fiel e anoitece infiel).”

No Hadis de Amro Bem Oudf Alansari RA que o profeta disse :
Juro por Allah que não temo a pobreza em vossos depois de mim mas temo a riqueza que os tenta como tentou os povos antes de vos, e acaba com vos como acabou com eles.”

No Alcorão Sagrado: Surat AL-AMBIYA versículo 35: “Toda a alma provará o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem e a Nós retornareis.” E em Sura AL-ANFAL versículo 39: “Combatei-os até terminar a intriga, e prevalecer totalmente a religião de Allah. Porém se se abstêm, saibam que Allah do que fazem, é Onividente.”

Irmãos há dois tipos de FITNA a Primeira é das concupiscências ( Prazeres): Surat AL-IMRAN versículo 14 Allah disse: “Aformoseou-se, para os homens, o amor dos haveres apetitosos: as mulheres e os filhos e os quintais acumulados de ouro e prata e os cavalos assinalados e os rebanhos e os campos lavrados. Isso é o gozo da vida terrena. Mas junto de Allah está o aprazível retorno.

E em Surat Ataghabuni (As defraudações Recíprocas) versículo 15 e 16: “Em verdade os vosso bens e os vossos filhos são uma mera tentação.(provação). Mas sabe que Allah vos reserva uma magnífica recompensa. Então temei a Allah a tanto quanto possas. Escutai-O, obdecei-lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vos! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.”

O segundo tipo FITNA é das duvidas ou das coisas parecidas no qual os muçulmanos estam no caminho errado, acreditando que estam no caminho certo, o domínio confunde o fiel.No Hadis narrado por Maaua ibn Abu Sufian, o profeta disse :
Os judeus se dividem em setenta e um grupos. Uma no Paraíso e as setenta no inferno. E Os cristãos se dividem em setenta e dois grupos. Uma no Paraíso e as setenta e um no inferno. Juro com quem minha alma ta na Mão dEle. Que os muçulmanos se dividem em setenta e três grupos uma deles no paraíso e setenta e dois no inferno. Perguntarão quem esta no Paraíso? A resposta é quem segue Alcoran e minha sunah.

Irmãos e qual é a salvação destas provas todas?
Lembrar de Allah na riqueza, Ele te lembrá na pobreza, lembrar de Allah quando estiver com saúde, ele te lembrá quando estiver doente, lembrar de Allah quando estamos vivo, Ele te perdoará quando estiver morto.

E sempre com sinceridade com Allah, tentar ganhar obter suas conquistas e realizações das nossas obras com HALAL, (licito), comer licito e praticar o licito.

Perguntaram ao Profeta porque nos fazemos suplica a Allah e não aceita. O Profeta respondeu: Coma(alimente-se) com halal(licito) Allah aceitará sua suplica. As pessoas fazem os pecados e querem que suas súplica sejam aceitas? 

Certa vez um sábio perguntou ao seu aluno; o que você faria para se proteger de um cachorro que cuida de ovelhas lhe atacasse? O aluno respondeu vou me defender. O sábio repetiu a mesma pergunta , ele retornou a responder que se defenderia. Pela terceira vez repetiu a mesma pergunta , e o aluno repetiu a mesma resposta. O sábio disse: esta defesa vai demorar e ficará difícil, é melhor pedir socorro ao dono das ovelhas. Ele pode evitar o ataque do cachorro. Assim são as nossas súplicas se pedimos socorro a Allah(SWT), Ele nos protege do Shyitan (Satanás).

A salvação esta em cumprir os mandamentos do Islam, de realizar o Salat(0ração), Zakat, jejum..., e também procurar com conhecimento, de Allah, e do seu Profeta e entender a FÉ, saber distinguir o que é certo e errado, ficar sempre em boa companhia para que ajude a seguir a senda reta e afastar do Shyitan (Satanás). Súplicamos a Allah(SWT) , para nos proteger contra a FITNA.

SALAMO ALEIKOM - Khutb do Centro Islâmico de Brasilia dia 07/12/2012.

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Maria a Mãe de Jesus no Islam (parte 1 de 3)‏

Bismillah Rahman Rahim!Em Nome de Deus o Clemente e Misericordioso

Maria, a Mãe de Jesus, detém uma posição muito especial no Islã, e Deus a proclama como a melhor mulher entre toda a humanidade, a quem Ele escolhe sobre todas as outras mulheres devido à sua religiosidade e devoção.

E lembra-lhes, Muhammad, de quando os anjos disseram, ‘Ó Maria! Por certo Deus te escolheu e te purificou, e te escolheu sobre todas as outras mulheres dos mundos. Ó Maria! Sê devota a teu Senhor e prostra-te e curva-te com os que se curvam (em oração).’” (Alcorão 3:42-43)

Ela também foi um exemplo de Deus, como Ele disse:

“E (Deus propõe o exemplo para aqueles que crêem) de Maria, a filha de Heli, que guardou sua castidade; então sopramos nela Nosso Espírito (ou seja, Gabriel), e ela acreditou nas palavras de seu Senhor e Seus Livros e foi devotadamente obediente.” (Alcorão 66:12)

De fato ela foi uma mulher adequada a trazer um milagre como o de Jesus, que nasceu sem pai. Ela era conhecida por sua religiosidade e castidade, e se fosse diferente, ninguém teria acreditado em sua alegação de ter dado à luz enquanto mantinha seu estado de virgindade, uma crença e fato que o Islã considera verdadeiros. Sua natureza especial foi um dos muitos milagres provados em sua tenra infância. Deixe-nos contar o que Deus revelou em relação à bela estória de Maria.

A Infância de Maria

“Por certo Deus escolheu Adão, Noé e a família de Abraão e a família de Heli sobre todas as outras da criação. São descendentes, uns dos outros, e Deus é Oniouvinte, Onisciente. Lembra quando a esposa de Heli (Hannah; também Ana) disse: ‘Ó meu Senhor! Eu consagro a Ti o que há em meu ventre para ser dedicado aos Teus serviços (servir Teu Lugar de adoração); então aceita-o de mim. Verdadeiramente, Tu és O Ouniouvinte, O Onisciente.” (Alcorão 3:35).

Maria nasceu para Heli e sua esposa Hannah, que era de descendência davídica vindo, portanto, de uma família de profetas, de Abraão a Noé, a Adão, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre todos eles. Como mencionado no versículo, ela nasceu para a família escolhida de Heli, que nasceu na família escolhida de Abraão, que também nasceu em uma família escolhida. Hannah era uma mulher estéril que desejava uma criança, e ela prometeu a Deus que, se Ele a concedesse um filho, ela o consagraria a Seu serviço no Templo. Deus respondeu à sua invocação, e ela concebeu uma criança. Quando ela deu à luz, ela se entristeceu, porque sua criança era uma menina e geralmente eram os meninos que prestavam serviço no Bait-ul-Maqdis.

E quando deu à luz, ela disse, ‘Meu Senhor! Eu tive uma menina...e o menino não é igual à menina.”

Quando ela expressou sua tristeza, Deus a repreendeu dizendo:

“Deus sabe melhor o que ela deu à luz...” (Alcorão 3:36)

...porque Deus escolheu sua filha, Maria, para ser a mãe de um dos maiores milagres da criação: o nascimento virginal de Jesus, que Deus o exalte. Hannah chamou a sua filha de Maria (Mariam em árabe) e invocou a Deus que a protegesse e à sua criança de Satanás:

“E eu a chamei de Maria (Mariam), e a entrego e à sua descendência à Tua proteção, contra o maldito Satanás.” (Alcorão 3:36)

Deus de fato aceitou essa súplica, e Ele deu a Maria e seu filho que estava por vir, Jesus, um tratamento especial – que não foi dado a ninguém antes e nem a ninguém depois; nenhum dos dois foi afligido pelo toque de Satanás ao nascer. O Profeta Muhammad, que Deus o exalte, disse:

“Todos que nascem Satanás toca ao nascer, e a criança nasce chorando por causa de seu toque, exceto Maria e seu filho (Jesus).” (Ahmed)

Aqui, nós podemos ver imediatamente a similaridade entre essa narrativa e a teoria cristã da “Imaculada Conceição” de Maria e Jesus, embora aqui exista uma grande diferença entre as duas. O Islã não propaga a teoria do ‘pecado original’ e, portanto, não aceita essa interpretação de como eles eram livres do toque de Satanás, mas ao contrário essa foi uma graça dada por Deus à Maria e seu filho Jesus. Como outros profetas, Jesus foi protegido de cometer pecados graves. Quanto à Maria, mesmo se adotarmos a posição de que ela não era uma profetisa, ela todavia recebeu a proteção e orientação de Deus que Ele concede aos crentes piedosos.

“Então seu Senhor acolheu-a com bela acolhida, e fê-la crescer em pureza e beleza, e a confiou aos cuidados de Zacarias.” (Alcorão 3:37)

No nascimento de Maria, sua mãe Hannah a levou a Bait-ul-Maqdis e a ofereceu àqueles no templo para crescer sob sua tutela. Conhecendo a nobreza e religiosidade de sua família, eles discutiram sobre quem teria a honra de educá-la. Eles concordaram em tirar a sorte, e não foi ninguém menos que o profeta Zacarias o escolhido. Foi sob o seu cuidado e tutela que ela foi educada.
Milagres em sua Presença e Visitação dos Anjos

Enquanto Maria crescia, até mesmo o profeta Zacarias notou as suas características especiais, devido aos vários milagres que ocorreram na presença dela. Maria, durante o seu crescimento, recebeu um quarto recluso dentro do templo onde ela devia se devotar à adoração de Deus. Toda vez que Zacarias entrava na câmara para ver o que ela precisava, ele encontrava frutas abundantes, e fora da estação, na presença dela.

“Cada vez que Zacarias entrava na câmara, ele a encontrava provida com sustento. Ele disse, ‘Ó Maria! De onde te provém isso?’ Ela respondia, ‘De Deus.’ Certamente Deus concede sustento sem medida a quem Ele quer.” (Alcorão 3:37)

Ela foi visitada pelos anjos em mais de uma ocasião. Deus nos diz que os anjos a visitaram e a informaram de sua condição louvável entre a humanidade:

“Quando os anjos disseram, ‘Ó Maria! Deus te escolheu e te purificou (devido à tua adoração e devoção), e te escolheu (fazendo-te mãe do profeta Jesus) sobre todas as mulheres dos mundos. Ó Maria! Ore a teu Senhor devotadamente, e te prostra e te curva com aqueles que se curvam.’” (Alcorão 3:42-43)

Devido a essas visitações dos anjos e por ela ter sido escolhida sobre as outras mulheres, alguns consideram que Maria foi uma profetisa. Mesmo se ela não foi, o que é matéria de debate, o Islã a considera detentora da posição mais alta entre todas as mulheres da criação devido à sua piedade e devoção, e devido ao fato dela ter sido escolhida para o nascimento milagroso de Jesus.... continua
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"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد


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quinta-feira, dezembro 06, 2012

TEMA DA SEMANA: A MORAL E O CARÁCTER

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Os verdadeiros servos de Deus, são aqueles que andam pacificamente pela terra e quando os insolentes lhes falam, eles dizem “Salam – Paz”. Cur’ane 25:63 “Certamente que a razão pela qual muitas pessoas entrarão no Paraíso, será a piedade e o bom comportamento”. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam).
 
A moral e o carácter, são os princípios fundamentais do Islão. Deus e os Seus Profetas exortam os crentes para a boa conduta. Seguindo os referidos ensinamentos, a Umah seguirá o bom caminho e viverá em paz e em harmonia. As leis emanadas por cada país, refletem, em parte, o desejo dos seus povos, procurando a caminhos para a prosperidade. Algumas leis terrenas, vão ao encontro das recomendações divinas e outras fariam corar de vergonha, a qualquer um dos Profetas se novamente descesse à terra. São célebres as palavras proferidas pelo Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) e referidas pelo Imam Malik (Rahmatulah Aleihi), no seu livro de hadices: “Eu fui enviado para um perfeito e bom carácter”. Ainda sobre o assunto, Imam Malik refere o último conselho que Muadh Ibn Jabal (Radiyalahu an-hu) recebeu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Faça bom o teu carácter, para as pessoas”. Numa outra passagem, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Os melhores dentre vós, são aqueles que são melhores na moral”. Muslim 30:5740.

A importância da moral na sociedade, fez com que muitos piedosos se preocupassem com esta matéria, compilando livros contendo regras de conduta, com ênfase na moral e no carácter, com vista à convivência pacífica entre as pessoas. É o caso do Imam Bukhari, que para além de compilar milhares de ditos do Profeta e dos seus companheiros, deixou-nos um importante livro denominado: “Al-Adab Al-Mufrad” – O Código para a vida cotidiana – O exemplo dos primeiros muçulmanos. Dada a importância da moral e do carácter para a conduta do ser humano, outros nossos antepassados que se dedicaram à transmissão escrita de hadices, também tiveram o cuidado de compilar estes temas em livros separados.

A principal característica dos crentes, é o de se preocuparem com a moral e com o carácter.

Consideram o mundo como um lugar de passagem, onde são “construídos os alicerces do paraíso” que os irão acompanhar eternamente. É um lugar de teste, muitas vezes difícil de se resistir às tentações. É como um aluno que está a ser examinado: uma distração, um erro, poderão ser fatais e colocar em causa um longo período de preparação. A cada momento da vida dos crentes, é um exame para os seus corpos e para as suas almas. Porque o tempo de vida é limitado, utilizam-no de uma forma rentável e produtiva. Como o Zakat purifica as suas riquezas, a moral e a boa conduta purificam os seus corpos, as suas almas e o relacionamento com todos os que o rodeiam. Sabem controlar-se, não proferem palavras obscenas e não se metem na vida dos outros. Porque sabem que as bebidas alcoólicas são proibidas e prejudiciais, não as consomem e não se atrevem a oferecer, mesmos para os não muçulmanos. Têm muito cuidado com a língua e com as suas partes íntimas, porque constantemente se lembram do dito do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Uma pessoa que salvaguarda o que tem entre as suas mandíbulas (a língua) e o que tem entre as pernas, garante-lhe a entrada no paraíso”. Bukhari e Muslim.

Os muçulmanos vivem espalhados pelo mundo onde existem diversas religiões e diversas formas de estar na vida. O crente procura viver em paz e em harmonia com os seus vizinhos e colegas de trabalho. Porque não vive só neste mundo, procura saber os principais fundamentos das religiões que eles professam. Aproveita a oportunidade para esclarecer que o islam é uma religião de Paz, contrariamente ao que muitos pensam. É a sua boa conduta que facilita essa interação. Ao utilizar os novos meios de comunicação, rejeita todos os emails e as mensagens de carácter imoral. Apaga as referidas mensagens e alerta o remetente para se abster deste tipo de mensagens. Não utiliza palavras injuriosas, porque sabe que o retorno delas são mais agressivas. O Profeta Muhammad, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele, referiu: “Um dos pecados mais graves, é quando um homem insulta os seus próprios pais. Alguém perguntou: “ Acaso iria alguém insultar os seus próprios pais?”

Respondeu: “ Sim, é quando um homem maldiz ao pai de alguém e este replica com o mesmo; é quando um homem maldiz a mãe de alguém e este replica com o mesmo.”

Nas sociedades ditas modernas, alguns chefes de família, pouco se importam com os comportamentos dos seus filhos e dos que estão à sua responsabilidade. Muitas vezes, mesmo importando-se, não têm voz ativa e são acusados de atrasados historicamente. “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) recomendou-nos para termos cuidado, porque cada um de nós é o pastor e responsável no que diz respeito ao seu rebanho. Um homem é responsável e guardião sobre os membros da sua família. Será questionado da maneira como os cuidou, na saúde, na educação e na conduta moral”. Muslim.

Outra característica dos crentes, é o de se preocuparem com a fé dos seus entes queridos. Nas suas preces pedem a Deus para manter os seus no caminho da verdade, da moral e da boa conduta. Por isso pedem a Deus: “Rabbaná hab laná min az wá jiná wa zurriátiná kurrata ã-iu-ninn waj-ãlná lil mutaquína imama” Cur’ane 25:74. ”Ó Senhor nosso, abençoa-nos com esposas e filhos, que possam ser o conforto para os nossos olhos e faze de nós líderes dos justos”. “conforto dos nossos olhos” significa que os seus olhos possam vê-los envolvidos no cumprimento dos mandamentos de Deus. Que também os possam vê-los com saúde e bem estar. O melhor consolo para seus olhos, é vê-los obedientes a Deus e ao Seu Mensageiro. Assim eles são os verdadeiros líderes para as suas famílias, porque se preocupam com a salvação dos seus e os aconselham o bem. “Ó vós que credes! Afastai-vos vós mesmos e as vossas famílias do fogo, cujo combustível são os homens e as pedras.” Cur’ane 66:6

Eles terão alegrias neste e no próximo mundo, conforme referiu o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam): “Quando um ser humano morre, suas ações findam, com excepção de três coisas: sadaqah Jaariyah (por exemplo, uma obra que perdure e que beneficie os muçulmanos); O ilm (saber) cujo benefício continua a ser obtido pelas pessoas (por ex. livro religioso escrito); e um filho crente que faz a prece para ele.” – Bukhari e Muslim.

Os crente são pacientes. Quando um espinho se atravessa nas suas vidas, ou quando perdem um ente querido, conformam-se e recitam : “Inna Lilahi Wa Inna Ileihi Rájiuna – Proviemos de Deus e para Ele retornaremos” Cur’ane 2.156, porque tudo o que existe na terra e nos céus pertence a Deus. Tudo que temos, o nosso próprio corpo com o qual vivemos, os nossos bens, os nossos filhos, a nossa família, na substância, nada nos pertence. Inclusivamente as nossas almas, que um dia se separarão dos nossos corpos, ao nosso Criador pertencem e para Ele retornarão.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

“Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

sexta-feira, novembro 30, 2012

TEMA DA SEMANA – DEUS E O PERDÃO.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

E quem cometer uma má ação ou se condenar e então (se arrepender) e implorar perdão a Deus, sem dúvidas que O encontrará Indulgente, Misericordiosíssimo”. Cur’ane 4.110.

Nos primeiro anos da profecia, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) preocupou-se em incutir na mente das pessoas de que LA ILAHA – ILLA LLAH- Não há outra divindade, senão Deus, a única Divindade. Advertiu os residentes de Maka da gravidade de três pecados graves que prevaleciam na sociedade árabe da altura: O Shirk, assassinato e o adultério. E explicou estes três grandes pecados:
1) o shirk, associar alguém a Deus que nos criou;
2) matar o seu próprio filho, com receio do seu sustento e 
3) cometer adultério com a esposa do próximo. Bhukari e Muslim. 
Somos responsáveis pelos nossos atos e pelos nossos pecados cometidos. Para cada pecado, uma punição. Os que abraçaram o Islam, antes idólatras e pecadores, ficaram preocupados quando foram revelados os seguintes versículos: “Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade, nem matam ser que Deus proibiu matar, senão legitimamente, nem cometem adultério; (pois sabem que) quem assim proceder, receberá a sua punição”. “No Dia da Ressurreição ser-lhe-á duplicado o castigo; então aviltados, se eternizarão (nesse estado)” Cur’ane 25:68 e 69.

Mas ficaram aliviados após a revelação do seguinte versículo “Salvo aqueles que se arrependem crerem e praticarem o bem; a estes Deus computará as más ações como boas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”. Cur’ane 25:70.

Ficaram agradecidos com a oportunidade que lhes era concedida para redimirem os seus grandes pecados, com um arrependimento sincero (desde que os não voltassem a praticar). Este versículo tranquilizou os seus corações e foi considerado como uma grande bênção do Criador, já que muito poucos os que abraçaram o Islão, estavam isentos deste tipo de pecados.

Deus perdoa os Seus servos, que se voltam para Ele arrependidos e reformulam o seu modo de vida. Nos hadices do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) constam várias passagens de pessoas que cometeram graves pecados e que Deus aceitou os seus arrependimentos. Um dos exemplos foi do homem que matou uma centena de pessoas, cuja passagem foi referida numa das minhas mensagens anteriores. Seguem mais alguns exemplos:

1 Tabarani referiu um incidente ocorrido com Abu Huraira (Radiyalahu an-hu): “Um dia depois da última oração da noite (ishá), quando Abu Huraira voltava para casa, viu uma mulher que se encontrava à porta da casa. Saúdo-a e entrou. Fechou a porta e ocupou-se nas orações voluntárias. Depois de algum tempo, a mulher bateu a porta.

Depois de abrir a porta, ele perguntou o que ela pretendia. Respondeu de que tinha um problema: ela havia cometido adultério, engravidou, deu á luz e matou o filho. Ela pretendia saber se havia alguma oportunidade do seu grave pecado ser perdoado, Abu Huraira respondeu que não. Agoniada, ela voltou-se para ele e disse: “este belo corpo foi criado para o fogo!”.

Na manhã seguinte, depois da primeira oração, Abu Huraira relatou o sucedido ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que lhe disse que a resposta dele foi incorrcta e lhe perguntou se não tem lido os seguintes versículos do Cur’ane : “Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade……. Salvo aqueles que se arrependerem” . (Ver os versículos 25:68 a 70 atrás referidos). Depois de ouvir esta palavras, Abu Huraira foi à procura da mulher e a encontrou na hora de ishá. Ele deu-lhe a notícia da resposta do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Quando acabou de ouvir, ela prostrou-se no chão e agradeceu a Deus, pois tinha sido aberto um caminho para o arrependimento, para o perdão e para a prática das boas ações.

2 Outro incidente semelhante foi referido acerca de homem velho que foi ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e lhe perguntou: “Ó Mensageiro de Deus, toda a minha vida foi passada em pecado. Não há pecado que eu não tenha cometido, tanto assim que os meus pecados se fossem distribuídos a todo o povo do mundo, todos eles seriam condenados. Existe alguma maneira de obter o perdão?”. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou: “Você abraçou o isslam?” Ele confirmou recitando: “Eu testemunho de que não há nenhum deus senão Allah e que Muhammad é o mensageiro de Deus”. O Profeta disse: “Volte, Deus perdoa tudo e tem poder de mudar suas más obras em boas acções”. Ele perguntou: “É sobre todos os meus crimes e erros?” O Profeta respondeu: “Sim, é sobre todos os seus crimes e erros” O homem retirou-se dizendo: “La ilaha illa llah - Allahu Akbar- Não outra divindade excepto Deus – Deus é o Maior”. Ibn Khatir.

3 Alguns idólatras que mataram inocentes e praticaram adultério, foram ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e disseram: “O que estás a dizer e a chamar as pessoas é bom, mas só se nos disser se há maneira de nós expiarmos as maldades que praticamos  Então foram revelados os versículos 25:68 a 70, acima referidos “Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade……. Salvo aqueles que se arrependerem”, e também o seguinte versículo: “E dize (Ó Muhammad); “Ó meus servos que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo”. Cur’ane 39.53. Quem se arrepender com sinceridade, não associar ninguém a Deus, iniciar uma nova vida de fé, de obediência a Deus e ao Seu Mensageiro, praticando boas ações, no dia da Ressurreição encontrará Deus, o Perdoador e o Misericordioso, que lhe substituirá os pecados cometidos pelas boas ações.

Dos exemplos atrás referidos, não se podem tirar ilações de intencionar pecar, para depois obter o perdão de Deus. Se alguém tiver intenção de cometer um grave pecado, por exemplo o adultério, pensando que se arrependerá depois e por isso Deus o perdoará, estará lançando fogo sobre si próprio. Todos os nossos actos serão julgados de acordo com as nossas intenções.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41. "Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
29/11/2012

segunda-feira, novembro 26, 2012

Pequena descrição sobre a Crença nos Anjos Segundo o Islam

Bismi Lahi, Arhamani , Rahim,

Allah SW criou os anjos através da luz e incumbiu-lhes várias funções para serem executadas. 
Características dos Anjos:
1) Os anjos são invisíveis;
2) Não cometem nenhum pecado e não desobedecem às ordens de Allah SW;
3) Cumprem as ordens de Allah SW;
4)Ninguém, exceto Allah SW sabe por certo o número deles;
5) De todos eles destacam-se quatro:
a) Sayyduna Jibrail (AS);
b) Sayyduna Mikáil (AS);
c) Sayyduna Izráil (AS);
d) Sayyduna Issráfil (AS).
6) Sayydyna Jibrail foi o anjo que trouxe as revelações, Livros e Mensagens de Allah SW aos Profetas. Também fora enviado a fim de ajudar na luta contra os inimigos dos Profeta;
7) Sayyduna Mikáil é o responsável pela alimentação e a chuva. Outros anjos trabalham sob seu comando nas nuvens, no mares, rios e nos ventos. Ele, após receber a ordem da parte de Allah, incumbe aos anjos a tarefa ordenada.
8) Sayyduna Izráil é encarregado de tirar as almas, ou seja, é o anjo da morte. Inúmeros anjos trabalham sob seu comando. Alguns tiram as almas dos piedosos enquanto outros tiram muito duramente as almas dos pecadores e malfeitores.
9)Sayyduna Issráfil soprará as trombetas no Dia do Juízo Final. O som da trombeta destruirá todas as coisas existentes no mundo e, ao , assoprar pela segunda vez, todas as almas ressuscitarão com a ordem de Allah SW;
10) Dois anjos permanecem com os humano. Um deles anota as boas ações e o outro as más. Eles são conhecidos por Kiráman - Kátibin;
11) Há ainda dois que questionam a alma do ser humano após a morte. Eles são conhecidos por Munkar - Nakir;
12) Existem ainda anjos encarregados do Inferno e outros do Paraíso. Alguns encarregam-se de cuidar das crianças, das pessoas idosas, dos fracos etc.;
13) Através do Qur'An e Ahadith, fica-se a saber que existem outros anjos que têm igualmente outras funções.

Fonte: Taleemul HAQ - páginas 33 e 34 - Traduzido por Moulana Ridwan D. Ismael